A OCDE divulgou hoje o seu mais novo relatório econômico, com previsões para o crescimento global até 2021. Você pode baixar apresentações parciais do relatório aqui (em inglês e espanhol).
A íntegra do relatório pode ser visualizada aqui.
Eu separei abaixo alguns paineis das apresentações em espanhol (alguns paineis sobre o Brasil estão em português) e em inglês, e também do relatório.
A previsão da OCDE para o crescimento econômico global nos próximos anos não é muito otimista.
A OCDE identificou o esfriamento acentuado da produção industrial mundial, o que já está contaminando também o setor de serviços.
Por isso, a palavra de ordem divulgada junto com o relatório, é “Turn the tide”, que significa “mudar a maré”, ou “virar o jogo”.
A principal solução apresentada pela instituição é a ampliação dos investimentos públicos, que devem ser responsáveis e transparentes. É o momento adequado para a ampliação desses investimentos, em função dos juros historicamente baixos vigentes no mundo.
Os alvos principais desses investimentos devem ser a modernização da “infra-estrutura física e digital”, “inovações disruptivas [pesquisa e tecnologia]”, “transição energética”, “políticas que liberem o investimento privado”.
Para o Brasil, a OCDE observou a melhora relativa de alguns indicadores econômicos nos últimos meses, apesar da instituição ter reajustado para baixo quase todas as previsões para o país.
Um vídeo com a conferência de imprensa que apresentou os novos dados pode ser visto aqui.