O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, deu entrevista esta semana ao jornal O DIA em que menciona o PCdoB e a pré-candidatura de Brizola Neto (Carlito).
Trecho da entrevista de Freixo:
(…) Com o PCdoB, é sistemático o processo de entendimento.
Mas não foi o que o Brizola Neto declarou à Coluna recentemente. Ele se apresentou como pré-candidato a prefeito pelo PCdoB.
O Brizola Neto acabou de entrar no PCdoB. Tenho um respeito enorme por ele. Mas a minha relação com o PCdoB é antiga. O PCdoB é importante nessa luta. É uma construção. Não vai se dar no tempo do desejo do jornalista e nem no do desejo da minha ansiedade.
(…)
O Cafezinho procurou Brizola Neto para que se posicionasse em relação a essa menção à sua pessoa.
Ele nos enviou a seguinte mensagem:
Nossa pré-candidatura não é nenhum voluntarismo pessoal. Ao contrário, é uma decisão partidária, amplamente discutida e aprovada pelo Comitê Municipal do PCdoB do Rio de Janeiro. Por fim, houve uma resolução partidária, que é a seguinte:
“A cidade do Rio de Janeiro padece de tríplice tragédia quando se fala dos governos a que estamos submetidos. Bolsonaro, presidente cuja administração se baseia na destruição dos fundamentos da Nação e na liquidação dos direitos dos trabalhadores, promove ideias antidemocráticas e ameaça implantar um estado fascista.
Na mesma linha, o Governador Witzel é cúmplice e responsável por uma política de segurança que tem resultado no assassinato de jovens e trabalhadores nas comunidades, um verdadeiro genocídio com evidência na juventude negra, e na expansão das milícias nos territórios da cidade.
Conivente com essas políticas de consequências trágicas que se abatem nas esferas federal e estadual, o Prefeito Crivella agrava a situação de calamidade social do Rio de Janeiro ao se revelar um péssimo administrador e levar adiante uma política pífia, com seguidos cortes no orçamento da prefeitura, que não dá soluções para os problemas de moradia, transporte, saúde e educação. A cidade do Rio de Janeiro está abandonada e se deteriorando a olhos vistos.
Está na hora da sofrida população do Rio dar um basta nessa situação. O PCdoB, formado por homens e mulheres do povo que vivem e sofrem com a crueldade e insensibilidade desses governantes, apresenta ao povo carioca a pré-candidatura de Brizola Neto à prefeitura da Capital do Rio de Janeiro. Brizola Neto, ex-ministro do Trabalho, tem como marca a defesa dos empregos e dos direitos dos trabalhadores. Em seu programa de governo uma das prioridades é o restabelecimento da rede de proteção social, proporcionando ao povo pobre e trabalhador melhores condições de vida. Além disso, Brizola Neto apresentará para a disputa da Câmara de Vereadores uma chapa com candidaturas antenadas com esses ideais populares.
A decisão dos comunistas por uma candidatura majoritária está alinhada com a sua afirmação pela luta em prol de uma frente ampla e de unidade da classe trabalhadora para derrotar o trio Crivella, Witzel e Bolsonaro na cidade. A ampla unidade que o PCdoB defende se traduz na luta pela democracia, pelos direitos sociais e trabalhistas, pela soberania nacional e pelo desenvolvimento com geração de emprego e renda.
Ao apresentar sua pré-candidatura, o PCdoB reafirma e faz um importante chamado para a unidade das forças democráticas e de resistência contra esses governos retrógrados e antipovo.
Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2019
Comitê Municipal do PCdoB-RJ”
NeoTupi
01/10/2019 - 17h20
A nota praticamente confirma o que disse o Freixo. Fala em frente ampla, ampla unidade, em pré-candidatura à disposição da unidade. Para o bom entendedor…
E não tem cabimento o PCdoB querer encabeçar a chapa de uma frente ampla com Brizola Neto, se ele teve só 4.163 votos para Dep. Estadual na última eleição. Se fosse para fincar o pé na candidatura própria, ou seria a Jandira ou a Enfermeira Rejane.
O PCdoB tem legitimidade para pleitear a vice do Freixo, mas acho que Freixo precisa de um vice que represente o eleitorado evangélico. O nome mais natural seria a Benedita da Silva. Mas se tiver uma outra liderança evangélica progressista que represente renovação pode até ser eficiente.
Lucas Emanoel Soares Meira
29/09/2019 - 18h05
Freixo age, nas eleições municipais, como o PT nas eleições gerais do ano passado.
O resultado está dado.
Alan C
27/09/2019 - 09h57
Freixo mais uma vez se comportando como uma criança mimada.
Se fosse o PT ao invés do PCdoB, ele provavelmente diria “sim senhor”.