Eu não sei porquê filosofia e matemática se separam tanto a medida que os séculos passaram. Minha paixão por números me fez entender cedo o teorema de Pitágoras, mas hoje me interesso mais pelo fato de lhe facultarem o surgimento da palavra filosofia (e até a primeira música já composta).
As contas e cálculos me levaram para a engenharia elétrica. Nesse campo do conhecimento, o que sempre me tirou o sono foram os números imaginários (e a poesia das equações de Maxwell). Não aceitava fazer cálculo estrutural com base em coisas imaginárias. Sempre quis saber o que era o “palpável” naquilo.
Foi só na vida sindical que consegui entender de verdade os tais números complexos. Através da amizade com um grande marxista, Professor Normando Rodrigues, conheci um outro professor e marxista simplesmente fantástico de escutar: José Paulo Netto.
Foi vendo uma balbúrdia do Netto na UNB certa vez (vídeo abaixo) que me atentei que as disciplinas “isoladas” na minha mente tinham, pelo menos, um ponto comum: a história.
Entender (pouco!) Marx mudou minha vida completamente. Até mesmo para interpretar filmes, outra paixão que tenho. Pegamos “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin,1936) :
Assim, acompanhando as tretas que tem aparecido na bolha em que estou inserido no Twitter (@tadeuporto pra quem quiser seguir), não posso deixar de prestar solidariedade aos marxistas e também agradecê-los pelos trabalhos realizados por eles e elas.
Afinal, acabei me interessando pela a história da matemática e descobri que: 1) o Youtube é uma plataforma fantástica de aprendizagem e 2) que nossos raciocínios fluem melhor na superfície de Riemann do que no plano cartesiano (também não acho coincidência que a palavra razão sirva tanto a matemática quanto a filosofia).
Bom, enxergar a importância do método marxista para entender a vida é uma coisa. Aprender e investigar as obras (e a própria história) de Marx e outros autores importantes como Engels, Lukács e Gramsci é outra, bem diferente. Os estudos são complexos e demanda uma dedicação muito grande para entendê-los bem.
Por isso, considero muito importante os trabalhos científicos e criteriosos desenvolvidos por pessoas como a Sabrina Fernandes do Tese Onze ; o Jones Manoel e a Larissa Coutinho do Revolushow; o Humberto Matos do Saia da Matrix e tantos outros (citei aqui a galera que vi mais envolvida diretamente nas tretas que vi) .
Com uma linguagem mais acessível, sabendo utilizar as plataformas mais eficientes de comunicação e com um conteúdo bem qualitativo eles e elas têm uma influência cada vez maior na formação de trabalhadores e trabalhadoras.
Posso falar por experiência pessoal, até entrevistei o Jones outro dia (e fui atendido com muita educação). Ouso arriscar que a renovação do sindicalismo nacional é (e será cada vez mais) fortemente influenciada por eles e elas.
Sobre as tretas em si, não esquento muito com a cabeça. Discussões como essa vivemos no mundo sindical o tempo todo, mesmo com grandes aliados. O twitter virou espaço amplo de debate e tá me parecendo uma grande reunião de diretoria de um sindicato.
Como já estou convencido que esse tipo de debate com confrontos faz parte da nossa cultura política e não vai mudar tão cedo (tem muita gente apegada demais a razão cartesiana), sei que devemos aprender a conviver com esse desperdício de energia enquanto não formulamos uma outra cultura de discussão.
Por fim, vou comentar uma discussão recente que acompanhei na bolha: penso que o Henry Bugalho (@henrybugalho) errou a mão no discurso contra Marx e no tom do debate subsequente.
Diversos trabalhadores e trabalhadoras (inclusive um bocado que eu conheço) segue, escuta e respeita o Henry. Como sindicalista petroleiro, tento também enxergar o mundo com os olhos da categoria que faço parte.
Penso, ainda, que Henry tem mais acertos do que erros e aposto que estaremos lado a lado quando o inverno chegar. Assim, no geral, respeito o trabalho que ele faz, inclusive recomendo o canal dele.
Vale lembrar, também, que estou longe de achar que alguém tem a razão no âmbito geral (e confesso que os marxistas que me fizeram enxergar que o mundo é dinâmico demais pra se prender a isso).
Para finalizar real oficial, fica aí a dica de como ler Marx na voz dessa galera. E sigam marxistas como o @h1saiadamatrix; a @sabfb; o @_makavelijones e a @deborabaldin_ no twiter.
José Carlos Lima
15/09/2019 - 21h52
Allende e Vargas sacrificaram a própria vida……Mandela e Lula sacrificaram a própria liberdade …..mal agradecidos existem sim, mas milhões de brasileiros não são ingratos
Martha Aulete
16/09/2019 - 09h45
E aqui no Brasil, por muito tempo, foi o estilo Kitsch do Petismo. Barango. O mau gosto cultural e educacional do PT!
o PT é covarde!
Mídia & Comunicação: O PT se utiliza muito de marketing que maneja frases-clichês e marcantes, tal qual: “minha casa, minha vida”; “Pronatec” etc. etc. (todas essas frases petistas «soam» bem, com boa emissão sonora e quase semelhante a rima interpolada e rica. Melodia aos ouvidos.).
A questão não é maravilhosa em nosso país.
E o dilmismo foi ainda pior, pra Nação.
Mas há mulheres fabulosas. Muitas delas são MULHERES heroínas. Algumas são apagadas. Outras esquecidas. Uma das esquecidas é Janaína Paschoal (pelo menos pela mídia em geral).
O PT é tal qual Ciro Gomes (porém mais dissimulado)… Adota um discurso…, mas, imediatamente um pouquinho ali à frente, muda a direção e o sentido, para confundir e deixar os ouvintes e leitores com a mente confusa… Tática de guerrilha. Fiquem atentos. O PT é truculento. Trata-se de ILUSIONISMO. Moro é picareta? Tolices. Pura narrativa, para o pessoal oposto parar de agir pragmaticamente.
Eis aí a Petê:
Ardil, frase-pronta, chavão, guerrilha virtual, enganação suave, Ersatzbrot, picaretagem arrogância, frase-feita, propaganda, estilo brega, barango cafona e Kitsch, — eis aqui em algumas palavras a essência do PT e, também, do petismo, utilizando-se de obnubilação e ilusionismo. Um antro de vigarismos.O PT é um covardão brega.
Martha Hirsch Aulete
14/10/2020 - 00h13
Bom…, relembrando algo bem recente, na política também. Observe:
Com a “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, hercúlea,
mas aparentemente dominados e encantados!
apenas pelo nome de um só homem [lula]
cujo poder não deveria assustá-los,
visto que é um só (lula –, o vigarista apedeuta).
O PT é puro putifarismo.
Luiz
15/09/2019 - 15h04
Conforme a maior lição deixada pela Lava Jato, quando alguém separa a Ética da Política, tá querendo chegar aonde? Maquiavel disse que era na Política.
Wellington
15/09/2019 - 14h42
Falar de marxismo em 2019 é igual acender fogo esfregando dois palitos, é a sublimação do atraso civil e cultural brasileiro, é a apologia da desgraça.
Meu Deus do Céu.
Wellington
15/09/2019 - 14h34
O marxismo morreu antes de nascer.
chichano goncalvez
16/09/2019 - 11h56
Engraçado não é Wellington ! Faz mais de 100 anos que foi publicado o Manifesto Comunista , e até hoje estão falando dele, discutindo, e os serios, bons e honestos, ao contrario de voces, todos dão razão a Marx, como voces são um bando de idiotas, ou melhor analfabetos politicos, dá uma olhada no texto abaixo, criatura imbecil.
Oscar
15/09/2019 - 12h05
“Minha paixão por números me fez entender cedo o teorema de Pitágoras”.Nossa, que gênio !
Paulo
15/09/2019 - 10h26
Se o diabo considerar o número de mortes que as ideias delirantes desse homem causou – embora travestidas até de libertárias -, nem Stálin ou Mao, Pol Pot ou Fidel, terão igual tratamento no inferno…esse é o perigo, em filosofia política ou filosofia moral, de justificar os meios pelos fins (fins teóricos, é claro, pois na prática jamais foram nem poderiam ter sido alcançados)…
LUPE
15/09/2019 - 22h44
Caro Paulo, “comentarista”, dólares, etc .
As ideias delirantes de Marx ,
como você chama,
tiveram os seguintes resultados:
(entre muitos outros resultados positivos):
Tirou os seguintes países da miséria,
atraso, ignorância e desespero:
_ Rússia (2017) hoje um dos melhores padrões de vida do Mundo
– China (1950) Hoje a segunda potência econômica mundial
e um dos melhores padrões de vida do Mundo
– Cuba (1958) País pobre atualmente,
por causa da perseguição econômica brutal
dos Estados Unidos.
Mas, um país civilizado,
ninguém passa fome ,
e o índice de criminalidade é praticamente zero.
Agora vamos às suas mentiras.
– Que número significativo de mortes fizeram Stalin, Mao e Pol Pot?
Aquelas que a Mídia internacional
controlada pelos donos dos maiores bancos
e investidores nas maiores empresas mundiais ,
mentiu e inventou
descaradamente ?
E que as pessoas nelas acreditaram
porque não há contestação forte à esta poderosíssima Mídia?
– Que cambojanos Pol Pot matou,
além dos mais de 2 MI mortos de inanição,
após os americanos terem bombardeado
com milhões de toneladas de napalm
os campos agrícolas cambojanos?
– Por acaso foram os marxistas que causaram a morte
de mais de 40 MI
durante a Segunda Guerra?
– Por acaso foram os marxistas
que causaram a morte de mais de mais de 1 MI de vietnamitas?
Foram os marxistas que criaram esta guerra do Vietnã
com a farsa do Golfo de Tonkin,
e com o auxílio da Mídia americana?
Só para os banqueiros e a indústria de guerra ganharem mais de 2 TRlhões de dólares
com a guerra?
– Foram os marxistas que derrubaram as Torres Gêmeas
para jogarem a opinião pública americana contra o Iraque,
e tomar destes o petróleo,
às custas de mais de 2 mI de vítimas entre mortos e feridos?
– Por acaso foram os marxistas que inventaram a Primavera Árabe
com a ajuda da Mídia,
jogarem a opinião pública americana contra Gadafi
e tomar o petróleo da Líbia após mais de 1MI de vítimas, entre mortos e feridos?
Não vamos falar em outras “proezas” da direita após 1950,
inclusive a destruição da Iugoslávia
para tomar desta os muitos bilhões de sua economia,
suas estatais, etc,
após quase 1 MI de vítimas, entre mortos e feridos.
Mas, a Mídia tudo esconde,
tudo distorce,
mente descaradamente.
E, assim, os heróis tornam-se malditos criminosos
na cabeça das pessoas.
E os grandes genocidas,
os verdadeiros causadores dos males da Humanidade
na atualidade
ficam nas sombras, blindados pela Mídia.
As pessoas não conseguem vislumbrá-las
na escuridão das sombras….
Paulo
16/09/2019 - 17h43
Caro Lúmpen, leia “Camaradas”, de Robert Service!
chichano goncalvez
16/09/2019 - 11h50
Toma Paulo, levasse um pontapé na bunda, claro tu não sabes nada de nada, és um analfabeto politico, qua, qua, qua, qua e outro qua !
Wendell
15/09/2019 - 10h13
Recomendo o canal Orientação Marxista, do Gustavo Machado. Confiram.
Misael
15/09/2019 - 02h46
“Penso, ainda, que Henry tem mais acertos do que erros e aposto que estaremos lado a lado quando o inverno chegar. ”
Discordo totalmente de você nessa, meu caro. Henry Bugalho é um liberal. Alguém de centro-direita, que viu um nicho no Youtube e embarcou na “resistência”. Mas quando o cala aperto, sempre acaba revelando sua natureza.
Na minha opinião, gente como ele e o Ghiraldelli (americanófilo e com um passado bastante contraditório) só fazem mal à esquerda. E pra piorar são os dois que mais influenciam nosso lado no Youtube.
Esse tipo demoniza tudo o que tenha a ver com nacionalismo, utilizando-se das mesmas estratégias de manipulação da mídia corporativa. O “progressismo” deles se limita às pautas identitárias. Aliás, o identitarismo é fomentado exatamente para confundir, separar e tirar do foco o que mais importa. E claro, ser usado na política imperialista dos “direitos humanos”, estratégia adotada a partir do governo Carter para justificar golpes e pilhagem na periferia do capital. Todo apoio às minorias e grupos oprimidos. Mas, essa conscientização política sobre os problemas do identitarismo made in USA, os próprios oprimidos precisam ter, para que não sejam massa de manobra dos países centrais.
NeoTupi
14/09/2019 - 15h26
Outro dia caí sem querer num vídeo de 20 minutos da Sabrina explicando materialismo histórico. Caramba, como ela explica bem e tem capacidade de síntese e de facilitar a linguagem para leigos como eu, mesmo ela tendo PhD. Não é um tema fácil, mas se prestar bem atenção dá pra se introduzir ao assunto.
Detalhe: nos vídeos dela, nenhum discurso de ódio, nenhum palavrão. Só recorre à inteligência e conhecimento.
Depois vi outro que se tornou clássico “Socialista de iPhone”. Sensacional. Esse até quem é de direita deve pelo menos achar divertido. https://youtu.be/CL2matYOY1A
E outro da época da eleição de 2018 com o título “De onde vem seu ANTIPETISMO?” (ela não é do PT, está bem mais à esquerda do PT como conjunto), que acho legal nestes tempos de esquerdas se bicando. https://youtu.be/blAuBwaeqEI