O governo federal mandou hoje para o Congresso a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020, com detalhes do que pretende gastar no ano seguinte.
A apresentação do governo pode ser baixada aqui.
Eu separei alguns gráficos da apresentação.
Governo prevê investimentos públicos de R$19 bi em 2020 e insuficiência de R$367,031 bi para regra de ouro
BRASÍLIA (Reuters) – O governo previu que os investimentos públicos em 2020 serão de apenas 19,360 bilhões de reais, e indicou insuficiência de 367,031 bilhões de reais para o cumprimento da regra de ouro, que proíbe a emissão de dívida para cobertura de despesas correntes.
Os números constam em projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020, divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. No documento, o governo considerou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,17% no ano que vem, alta da inflação de 3,91% pelo IPCA e um salário mínimo de 1.039 reais.
O governo também manteve a meta já indicada no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de um déficit primário de 124,1 bilhões de reais para o governo central. A conta é que ele será composto por um rombo de 244,2 bilhões de reais para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e um superávit de 120,1 bilhões de reais para Tesouro Nacional e Banco Central.
Este será o sétimo ano seguido em que as despesas públicas vão superar as receitas, com o governo não conseguindo economizar para o pagamento da dívida pública.
Por Marcela Ayres