O blog acaba de receber a informação de que o site Memória da Censura do Cinema Brasileiro, que fazia parte de um projeto iniciado em 2005, em conjunto com o o (hoje extinto) Ministério da Cultura, está fora do ar.
O site constava neste endereço:
http://www.memoriacinebr.com.br
O site tinha um rico acervo de quase 30 mil documentos, mostrando como ocorria a censura a filmes e documentários brasileiros durante a ditadura militar.
Pelos mecanismos de busca, ainda é possível encontrar muitas informações sobre esse projeto, inclusive reportagens e entrevistas que foram vinculadas nos sites da imprensa.
No site é possível ver como o site era antes de ficar offline. No Web Archive é possível ver que o site continuou online até poucas semanas atrás (a última captura periódica foi de maio). Ou seja, foi desativado recentemente.
O projeto havia recebido financiamento do Itaú, através leis de incentivo à cultura.
A fonte que nos deu a informação manifestou preocupação de que o site tenha sido removido do ar por pressão ou ação direta do governo federal.
Seria um tanto irônico, e trágico, que um importante banco de dados, de interesse público, e financiado com dinheiro público, sobre a censura ao cinema brasileiro na ditadura, tenha sido… censurado.
Vamos averiguar.