Datafolha: quase 60% dos brasileiros acham que Moro teve conduta “inadequada”

Segundo o Datafolha, 58% dos entrevistados acham que a Vaza Jato revelou que Moro teve conduta “inadequada”.

73% dos entrevistados mais jovens, até 24 anos consideram que as conversas reveladas pela Vaza Jato mostram uma conduta “inadequada” do ministro Sergio Moro.

A reprovação de Sergio Moro, pelo corte de classe, não mostra grandes diferenças. Todas as classes consideram sua conduta “inadequada”, inclusive setores médios, como os que ganham entre 2 e 5 salários.

Os números foram divulgados há pouco pela Folha.

 

No geral, apesar da maioria considerar que os diálogos da Vaza Jato mostram que Moro teve conduta “inadequada”, 55% acham que ele não deveria deixar o cargo por causa disso; mas 38% acham que sim, que ele deveria deixar o cargo.

A avaliação do ministro sofreu um abalo razoável com a Vaza Jato: sua avaliação de “ótimo/bom” caiu 7 pontos, de 59% em abril de 2019 para 52% hoje. Ainda é, todavia, um nível alto.

 

Uma grande maioria, de quase 60%, acha que as irregularidades de Moro, reveladas pela Vaza Jato, são graves e que suas decisões devem ser “revistas”.

 

Entretanto, mesmo após as reportagens do Intercept e de outros veículos, na cobertura do escândalo da Vaza Jato, uma maioria de 54% ainda considera que a prisão de Lula foi “justa”.

O último levantamento do mesmo instituto referente à prisão de Lula havia sido feito em abril de 2018, e os números são praticamente os mesmos: 54% achavam a prisão justa, e 40%, injusta. 

O percentual dos que consideram a prisão de Lula como “injusta” oscilou 2 pontos para cima, e hoje é de 42%.

No Nordeste, uma maioria de 56% considera, hoje, que a prisão de Lula é injusta, percentual porém um pouco menor do que os 61% de abril de 2018.

Nos próximos dias, o Datafolha deve divulgar o relatório estratificado completo. Entretanto, como os números referentes à prisão de Lula permaneceram praticamente os mesmos, repetimos aqui os números estratificados do relatório de abril do ano passado sobre o tema.

Algumas observações que podemos fazer (e que ainda não fizemos acima), sobre os números divulgados hoje pelo Datafolha:

  • No Sul, o apoio à prisão de Lula era de 64% em abril de 2018, e permanece em 63% hoje.
  • Entre os que tem ensino superior, 71% achavam justa a prisão de Lula, em abril de 2018, percentual que caiu para 62% na pesquisa divulgada hoje. Esta é a única mudança mais expressiva, e positiva para Lula, verificada no período.
  • Houve queda de 71% para 67% no apoio à prisão de Lula entre brasileiros com renda familiar média acima de 10 salários.

Abaixo, tabelas do relatório de abril de 2018, referente à prisão do ex-presidente.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.