Sugiro fortemente que os internautas leiam esse relato até o fim. Eu reproduzo aqui apenas os dois primeiros parágrafos. Mas voltem aqui em seguida para comentar.
O termo “assustador” é irônico: é porque o relato de Lucas Marques nos deixa um tanto assustado com o nosso próprio atraso.
Nos últimos vinte anos, enquanto supúnhamos, ingenuamente, que vínhamos crescendo, na verdade estávamos ficando para trás…
No Linkedin
Por que 9 dias na China me deixaram apavorado…
Publicado 27 de maio de 2019
Por Lucas Marques
Nas próximas linhas vou compartilhar um pouco do que aprendi em uma viagem de 9 dias que fiz para a China. Ao final dele, vocês vão entender claramente porque fiquei muito assustado com tudo que vi lá. Antes, gostaria de fazer algumas ponderações:
1. A China é gigante! O país tem uma população de quase 1,4 bilhões de pessoas e a terceira maior área territorial do mundo. Logo, eu conheci um pedaço muito pequeno da China e não tenho pretensão nenhuma de tentar explicar a China como um todo. Seria o mesmo que alguém visitar o Roraima ou o Rio Grande do Sul e dizer que entende tudo de Brasil.
2. Eu não fui para China para julgar se o modelo político ou empresarial deles é melhor ou pior, certo ou errado, democrático ou não. Eu fui para tentar entender como eles pensam, como eles trabalham e como funciona o sistema político deles. Tentar ver o mundo pelos olhos deles antes de emitir julgamentos ou reforçar preconceitos.
Continuar lendo aqui.
Kleber Tomaz
03/07/2019 - 13h08
Não entendo a palavra assustadora. Seria porque trata – se de China. Se encontrasse uma China decadente talvez não seria tão assustador ? Durante décadas ficamos viajamos na lorota da escravidão chinesa e o comunismo e tal e aqui estamos mergulhados no eterno atraso com uma ex presidente de produz aberrações como a de Pasadena (EUA) e agora elegemos um presidente que vive em 1964. E queremos o futuro ? Esta papo de Comunismo / Capitalismo ou Direita e Esquerda é patético . A palavra chave é gestão . O Gestor pode ser um Comunista ou Capitalista se for um bom gestor antenado com o mercado e com o dia a dia do seu povo é o que importa. Vejamos o Vietnã é um pais controlado por Comunistas porem sua economia é muito mais aberta e dinâmica que a do Brasil Capitalista se podemos afirmar que temos uma economia realmente aberta. Precisamos de um grande estrategista em gestão e macro gestão internacional uma revolução anti burocrática e justiça na questão publica por exemplo menos de 3% do total de aposentados uma ” casta” consomem cerca de 35% do total de recursos da previdência e a solução encontrada é fazer com que os outros 97 % trabalhem mais anos para compensar o rombo a tabela do IR cobra proporcionalmente mais do trabalhador de baixa renda e país tributa consumo o que recai mais sobre o trabalhador de baixa renda . O Brasil não precisa de revolução Comunista insurgência nada disto precisa apenas de bom senso é honestamente isto esta longe muito longe de se alcançar . Vamos continuar comendo poeira por muito para não falar para sempre eu não tenho esperança de alcançarmos o pelotão da frente apesar de ser o país com as melhores condições em todos os aspectos vamos continuar amargando a rabeira do desenvolvimento e o líder em Fofocas e coisas não importantes . Ontem ganhamos de Argentina . Pronto já estamos todos contentes hoje :(
Edson Francisco dos Santos
03/07/2019 - 12h47
E quantos desses negócios são empresas do estado recebendo dinheiro do governo, pois não conseguem prosperar sozinhas? Quantos desses mega empreendimentos não passam de lojas vazias? A china está produzindo um crescimento artificial, pois não tem demanda,ela tem que gerar empregos, por isso fecha seu mercado para empresas estrangeiras, não quer competição com empresas nacionais. Todas as empresas que vc viu são genéricos das americanas. Além disso, vc só viu o centro comercial, experimente visitar as cidades fantasmas: um monte de prédios em processo de degradação. Isso ninguém mostra!!!
THALES HARRYSSON
03/07/2019 - 11h17
Será que irá sobrar espaço para mais alguém além dos donos das empresas, investidores ( sócios) e programadores?
Marcio
03/07/2019 - 11h00
A cultura milenar e principalmente do trabalho do China fazem a diferença mas continua sendo uma porcaria de ditadura comunista.
O trabalho escravo è um problema enorme ainda.
De vèz enquanto na Europa acham galpoes lotados de dezenas de chineses que là dentro dormem e trabalham o dia inteiro (fazendo roupas de marca falsificadas e vendidas no mercado ilegal), imaginem o que aconteçe na China.
CLAUDIO
03/07/2019 - 07h54
Mais um deslumbrado com o mundo capitalista. Como diz o nosso eterno presidente Lula: complexo de vira-lata. Dizer que os chineses somente irão aplicar no Brasil após aprovada a Destruição da Previdência, tenha paciência. Se querem ser iguais aos chineses temos que seguir seus passos, inclusive uma revolução comunista. O Brasil precisa de um governo que faça distribuição de renda e de nossas riquezas. Que invista massivamente em educação e saúde. O resto é conversa prá boi dormir.
Justus
03/07/2019 - 08h54
Revolução comunista?? Isso não deu certo em lugar nenhum!! Tudo o que o comunismo conseguiu produzir, foi fome, miséria, opressão e morte.
Menos Estado
Mais mercado
Menos socialismo/comunismo
Mais liberalismo
Menos coletivo
Mais indivíduo
Menos Marx
Mais Mises
Ulisses
03/07/2019 - 10h03
Por você, a Europa, primordialmente socialista, distribuidora de sua riqueza para o bem da sua população seria comunista?
Justus
03/07/2019 - 11h05
De q Europa vc está falando??
Ulisses
03/07/2019 - 16h50
Europa ocidental! Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca, Holanda, França, Bélgica, Holanda, Itália, Espanha e Portugal. Todos países com governos social democratas, socialistas, que fazem a melhor distribuição de renda do mundo, o contrário do Brasil que regrediu desde a derrubada da Dilma, voltando a fome e caindo a qualidade de vida da população, uma das piores do mundo!
Justus
03/07/2019 - 22h04
Socialistas??
https://youtu.be/tzEPKrHalaY
https://youtu.be/1i9FQ834yFc
Repare como na Noruega não há salário mínimo.
Bom vc se informar melhor. Quem sabe consiga sair dessa bolha.
José Carlos Lima
04/07/2019 - 05h44
Bobinho, país modelo é país que fecha prisões : pelos seus critérios, o modelo é o Haiti
Juba
03/07/2019 - 10h23
Comunista ainda come criancinhas não é?
Justus
03/07/2019 - 11h05
Comunismo mata!!
Ulisses
03/07/2019 - 16h53
Fascismo e toda ditadura mata também. Do nazismo e fascismo italiano e Espanhol (já leu sobre a Ditadura Franco? Sugiro o livro do Antony Beevor, se é que tenha capacidade de lê-lo) a ditadura Saudita que Bolsonaro abraça!
Alan C
03/07/2019 - 11h58
“Mais Mises”
huauhauahuhauhauhauhauhauahuhauahuahuahuahuahauhauhauhauhauhauahuahuahauh
Alan C
03/07/2019 - 06h56
Até os anos 80 o Brasil era superior a China em praticamente todos os segmentos, isso mostra bem que país o Brasil poderia ter se tornado. Tirando o fato de não termos uma saída para o pacífico, de resto nós temos absolutamente tudo. O problema do Brasil são os brasileiros.
Justus
03/07/2019 - 08h49
Verdade. Especialmente os esquerdementes.
Ulisses
03/07/2019 - 10h11
Uma comparação entre a direita e a esquerda, longe dos esbirros dos fascistas ignorantes. O que seria do Brasil se a direita, José Serra, tivesse ganhado as eleições em 2002? Em um exercício de futurologia pretérita, com o caos social econômico que estava em 2002, que fez uma população tradicionalmente reacionária como a brasileira votar no PT, onde estaríamos hoje? O caos social teria explodido em 2008, no crash americano?
http://www.hildeangel.com.br/comparando-o-brasil-de-2002-a-2013-segundo-a-oms-a-onu-o-banco-mundial-o-ibge-o-unicef-etc/
Alan C
03/07/2019 - 12h00
Uau! Moldure sua resposta, é uma tese de doutorado! rs
Admar
03/07/2019 - 00h06
E por trás da nossa cortina como esta o Pais Brasil?
Igor
02/07/2019 - 22h20
Cidade bonita, empreendimentos legais, mas e atrás dessa cortina bonita?
https://www.dissentmagazine.org/article/condition-working-class-shenzhen-peasant-workers-authoritarian-consumerism
Paulo Rogério
03/07/2019 - 03h41
Sugiro a você visitar New York e tentar contabilizar quantos mendigos há por lá. Ou quantas pessoas vivendo em situação de penúria, ainda que não estejam desabrigadas (ainda2).
Marcus Padilha
03/07/2019 - 09h48
A vida atrás dessa cortina é infinitamente melhor que dentro de uma “comunidade”.
Paulo
02/07/2019 - 20h39
Ninguém nega que o capitalismo de Estado chinês está ganhando a corrida tecnológica. Se vai cruzar a faixa final, ainda não sabemos (até porque, cruzada a faixa, começa outra corrida, e assim indefinidamente, como demonstra a história dos impérios). Agora, a pergunta que fica é quando o sistema político vai se flexibilizar. Sim, porque, com todo esse desenvolvimento, os cidadãos de Hong Kong vão aos limites da força física para se opor ao Regime de Pequim. Essa é a questão!