No Conjur
Suspeição de Moro
Carmen Lúcia diz que não retirou HC de Lula da pauta da 2ª Turma
24 de junho de 2019, 20h36
Por Tábata Viapiana
A ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, divulgou uma nota de esclarecimento em que diz não ter retirado e nem incluído nenhum processo da pauta de amanhã da 2ª Turma. Eleita a nova presidente do colegiado, ela disse que o exercício do mandato só começa nesta terça (25/6), ou seja, afirmou que ainda não pode mexer na ordem dos julgamentos.
A nota foi divulgada horas depois de um pedido de Habeas Corpus do ex-presidente Lula ter sido retirado da pauta de amanhã da 2ª Turma. No HC, o petista pede a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e a anulação da condenação no caso do triplex do Guarujá.
No andamento processual, consta que o HC foi retirado da pauta “de ordem do ministro Gilmar Mendes”. Gilmar foi quem pediu vista em dezembro do ano passado, quando o Habeas Corpus começou a ser analisado pela Turma. Hoje, o ministro pediu o adiamento argumentando que não haveria tempo suficiente na sessão para a análise do caso.
Prioridade no julgamento
No início da tarde, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, enviou um ofício a Carmen Lúcia pedindo a realização do julgamento amanhã, última sessão antes do recesso do Judiciário. A defesa argumentou que processos com réu preso devem ter prioridade, assim como casos que já começaram a ser julgados.
Na nota, Carmen Lúcia afirmou que “todo processo com paciente preso tem prioridade legal e regimental, especialmente quando já iniciado o julgamento, como nos casos de vista, independente da ordem na pauta divulgada”.
Clique aqui para ler a nota da ministra Carmen Lucia.
Justiceiro
25/06/2019 - 11h31
Caramba! Gilmar Mendes pediu vistas desse julgamento em dezembro de 2018. SEIS MESES e Lula não pediu pressa.
O ministro só liberou agora e nosso Zanin acha que não pode esperar mais um mês? Por que a pressa agora?
Se perderem, vão se conformar?
Márcio
25/06/2019 - 07h02
O “cumpanheru” Gilmarzinho sabe que do jeito que tá não vai dar em nada, esticou o prazo para ver se o Gringo pública algo mais interessante.
charles rodrigues
25/06/2019 - 03h18
Eu acho que estão brincando com as instituições desse país, pra começar, LULA não deveria estar preso e agora com todas essa avalanche de provas da parcialidade de MORO mante-lo preso é dar tiro no pé, estão querendo ver esse país pegar fogo, só pode.
Justiceiro
25/06/2019 - 11h29
Qual avalanche de provas, companheiro Charles? As que Greenwald publica a seu bel prazer, sem submeter à verificação de autenticidade?
Se eu disse quer tenho conversas de que você é gay, você não vai poder contestar, certo?
Marcelo Adriano
25/06/2019 - 01h54
Quem também vem manobrando para manter LULA preso é o Gilmar Mendes, tarefeiro do PSDB. Lembremos que ele impediu a posse de LULA como ministro de DILMA. Sua especialidade é soltar bandidos graúdos. É o símbolo da direita podre e sem escrúpulos no STF.
LUPE
24/06/2019 - 23h16
Caros leitores
Poderes, poderes muito muitíssimo fortes
(leia-se bilhões [ou trilhões ] de dólares)
das riquezas do Brasil
(principalmente o petróleo)
manipulando forças
para manter o maior e mais digno líder do Brasil afastado.
Líder digno não não é da conveniência dos nossos superpoderosos inimigos
(principalmente superpoderosos inimigos estrangeiros)
que nos pilham e saqueiam
permanentemente.
Saques e pilhagens
que a Grande Mídia esconde,
não noticia.
Porque a Grande Mídia trabalha e serve
aos nossos inimigos.
É inimiga,
não amiga
dos brasileiros………………….