Reproduzimos abaixo, texto da Agência MBrasil, que traz algumas informações (bastante confiáveis, segundo minhas fontes) sobre o estado de espírito com que o presidente do PDT, Carlos Lupi, irá visitar o ex-presidente Lula.
***
Convidado por Lula, Lupi aceita ir a Curitiba, mas deve cobrar a eleicão de Bolsonaro
Em 2018, Lula se recusou a receber Lupi.
Diante da vitória de Bolsonaro, o ex-presidente Lula resolveu voltar a mexer suas peças no tabuleiro político. Além de dar diversas longas entrevistas a veículos de comunicação (com autorização judicial), essa semana, Lula convidou Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, para visitá-lo em Curitiba para uma conversa.
Não se sabe o teor do assunto. Porém nos bastidores, Lupi tem dito que irá aceitar o convite e visitar o presidente em Curitiba/PR. Lupi alega que pelos anos de convivência com o expresidente, acaba sendo um “dever de humanidade” a visita e prestar solidariedade para com o petista.
Todavia, pessoas próximas a Lupi tem dito que o presidente do partido irá cobrar a eleição do Bolsonaro de Lula. Na avaliação dos trabalhistas, as ações orquestradas por uma ala radical do PT e Lula para isolar a campanha de Ciro Gomes (PDT) à presidência, foram o que permitiram a vitória de Jair Bolsonaro. Segundo os pedetistas, todos sabiam que a chance da vitórida de Fernando Haddad (PT) como candidato “poste” de Lula eram mínimas, diante do sentimento de antipetismo instalado no país.
O PT e Lula são acusados de manobrar para isolar politicamente a candidatura de Ciro. Inclusive há acusações de promessas de verbas para que aliados de Ciro no nordeste abandonassem o pedetista e apoiassem Haddad. O PT chegou a retirar algumas candidaturas suas para convencer o PSB a ficar neutro e não apoiar Ciro, o que daria ao ex-ministro tempo de tv e diversas estruturas de campanha pelo país.
Lula recusou receber Lupi e Ciro em 2018
Na ocasião da prisão de Lula, tanto Lupi como Ciro se predispuseram a visitar o expresidente para prestar lhe solidariedade, inclusive entrando na justiça para terem esse direito. Entretanto, o próprio Lula recusou recebê-los, não os incluindo na lista de visitantes.
Para muitos, essa seria uma jogada política de Lula, esperando que o PDT desistisse da candidatura de Ciro à presidência. O que não aconteceu. O PDT lançou oficialmente a chapa de Ciro à presidente. Somente após o lançamento da candidatura de Ciro que Lula quis chamar Ciro e Lupi, para pedir que estes abandonssema disputa e aderissem a candidatura “fake” de Fernando Haddad. Lupi explicou que após o lançamento oficial da candidatura, isto seria inviável.
Ao ser questionado sobre o assunto, Ciro tem afirmado que o que Lula queria não era uma chapa para disputar a presidencia, mas sim prepostos seus, que o representassem e o obedecessem no comando do país, o que para Ciro isso seria uma verdadeira “farsa”e uma “vergonha” para com o país.
Lupi deve aceitar o convite de Lula, mas o expresidente deve ouvir do trabalhista “verdades” que com certeza lhe deixarão desconfortável, tendo em vista que Lula não tem se mostrado afeito a ouvir críticas, tão pouco reconhecer erros.