Nota da Abraji publicada há pouco:
Ao atacar jornalista, Bolsonaro se afasta de compromisso com a democracia
O papel de um jornalista é perguntar. O papel de um detentor de mandato, que deve prestar contas do que faz ao público, é responder – de preferência, com civilidade e compostura. O presidente Jair Bolsonaro ignorou mais uma vez essas regras básicas ao atacar uma profissional e um veículo de imprensa durante uma entrevista em Dallas (EUA), nesta quinta-feira (16.mai.2019). Ao exibir o vídeo do episódio para seus milhões de seguidores nas redes sociais, o presidente amplificou o ataque e deu a ele caráter público, expondo a repórter a ofensas e ameaças de militantes virtuais governistas.
Durante entrevista coletiva, a jornalista Marina Dias perguntou a Bolsonaro se o corte de recursos para a Educação resolveria o problema, mencionado pelo presidente momentos antes, de não haver universidades brasileiras entre as 250 melhores do mundo. Bolsonaro chegou a iniciar uma resposta diferenciando corte de contingenciamento, mas irritou-se quando a repórter reafirmou que se tratava de um corte:
“Você é da Folha? (…) Primeiro, vocês da Folha de S.Paulo têm que entrar de novo em uma faculdade que presta e fazer um bom jornalismo. É isso que a Folha tem que fazer, e não contratar qualquer uma ou qualquer um para ser jornalista, para ficar semeando a discórdia e perguntando besteira por aí e publicando coisas nojentas”, disse o presidente.
Bolsonaro publicou o vídeo do ocorrido em sua conta no Twitter e em sua página no Facebook com uma legenda depreciativa: “(…) Aqui nos Estados Unidos uma repórter da Folha desconhecia a diferença entre corte e contingenciamento. Nós explicamos.”
É, no mínimo, a segunda vez neste ano que o presidente da República compromete o trabalho de uma jornalista ao atacá-la em público. Em março, ele publicou em suas redes sociais uma peça de desinformação contra uma repórter do jornal O Estado de S.Paulo.
Ao estimular um ambiente de confronto e intimidação contra jornalistas e veículos de mídia, Bolsonaro se afasta do compromisso democrático que assumiu ao tomar posse, e fica mais próximo dos governantes autoritários, de diversos matizes ideológicos, que buscam demonizar a imprensa por ver nela um obstáculo a seus projetos de poder.
Sempre que há restrições à liberdade de imprensa e de expressão, quem perde é a sociedade. A Abraji pede respeito ao Jornalismo.
LUPE
17/05/2019 - 22h05
Caros leitores
O Anjo Exterminador tem as costas quentes, >>>>
a Grande Mídia.
Que depende dele prá,
entre outras cositas,
emplacar a “Reforma/Destruição/Calote da Previdência.
Então ele faz assim >>> “Vamos cortar 30% da Educação. ” ! ! !
O povo chia.
Aí para a jornalista
ele diz.
“Eu não disse cortar,
eu disse contingenciar. “….
Por que o “presidente”
não disse isso desde o início???
Quadrilha, quadrilha, quadrilha.
Desde a Gr Md.
Mais canalha ainda,
ele , o “presidente”
vai dizer que o governo tá sem dinheiro.
“Vamos aprovar o crime da Reforma/Destruição/Calote da Previdência.”
se não não tem dinheiro prá nada! ! ”
dirá ele, e a Gr Md lhe dando apoio.
E a Gr Md conivente com nossos inimigos,
que querem ver aprovado este crime,
endossa dá força às suas palavres.
Quadrilha de criminosos,
contra o Brasil e contra os brasileiros,………………..
Mas, a culpa,,,,, dizem “eles”>>>>>>>>>>>
>>>> é do PT
(e o povo, com a cabeça envenenenada pela Gr Md , acredita! ! !
Paulo André
17/05/2019 - 13h26
Quero saber qual será a próxima viagem que essa PESTE vai inventar para fugir, mais uma vez, das manifestações do dia 14 e 30 de junho????
ELE DEVERIA IR PRA MARTE. E NÃO VOLTAR NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alan C
17/05/2019 - 13h56
Mas é a única coisa que ele sabe fazer, fugir.
Foi aos EUA sem nenhum motivo, não foi recebido por nenhuma autoridade, o prefeito de Dallas, assim como o de NY, não quis recebê-lo, o próprio governo americano disse que a viagem do bozo não era oficial e por isso não havia nenhuma agenda, o bozo fingiu um encontro com um ex-presidente, uma coisa exdrúxula sem nenhum sentido, ele apenas foi passear com verba do contribuinte e de lá ele diz que não tem verba…. Depois os bolsominions do fórum ficam com raivinha, rs.
Paulo André
17/05/2019 - 13h24
É uma CAPIVARA mesmo!!!!!
Vai embora de Brasil, praga!!!!
VIVA O COMEÇO DO FIM DESSE GOVERNO DE MERDAAAAA
a.ali
17/05/2019 - 11h49
como se “afasta da democracia” ? esse energúmeno e sua tropa de otários desconhecem democracia…
teria de ter levado alfafa para o trouxa que está atirando para os lados no maior desespero…estão destapando as patas dele e da turma de milicianos, da qual faz parte… se não cairem no colo do safado do moro e se o pais tiver moralidade entram em cana mas conhecendo nossa justi$$a…
Olavo
17/05/2019 - 11h19
Para pergunta idiota, resposta no mesmo nível… Esta turma da Foia gosta de aparecer, em todas entrevistas do Bolsonaro sempre tem um engraçadinho esquerdista. Esta jornalistazinha mequetrefe nunca mais vai querer aparecer, tomou uma invertida do mito…
Gilmar Tranquilão
17/05/2019 - 13h02
Porra! Chamar a falha de sp de esquerda tem que ter muita merda na cabeça kkk
Alan C
17/05/2019 - 10h00
Não sabe nem falar, vai atacar alguém como?
Carlos Roberto
17/05/2019 - 09h19
“Se afasta da democracia”?!
Quando foi que ele esteve ao lado dela?!