Podcast com Jacqueline Muniz: “pacote anticrime de Moro é patético”

Jacqueline Muniz, pesquisadora da Universidade Federal Fluminense e uma das maiores especialistas em segurança pública no país, ganhou notoriedade nacional no ano passado, quando deu entrevistas para grandes canais de televisão, nas quais fez críticas contundentes – e sobretudo substanciosas – à “intervenção militar” no Rio de Janeiro.

No dia 26 de abril de 2019, o editor do Cafezinho encontrou-se com ela num Café do Rio de Janeiro, e pediu sua opinião sobre os números do G1/Monitor da Violência, divulgados recentemente, que mostram uma forte queda no número de homicídios no país, com ênfase nos estados do Nordeste.

A professora começou a entrevista enfatizando que é preciso destacar que os números referem-se aos últimos 15 meses, e, portanto, não refletem nada que o atual governo federal tenha feito.

Em 51 minutos de entrevista para o Podcast Cafezinho, a professora deu uma aula sobre segurança pública, explicando (e desmistificando) diversos conceitos importantes sobre “crime organizado”, “milícias”, “homicídio”, “guerra ao crime”.

Muniz lembrou que, mais importante do que ficarmos restritos a números absolutos, é preciso analisar a qualidade dos “registros”, e identificar quais os tipos de crimes de morte são cometidos no Brasil. Para isso, os estados precisam abrir a “caixa preta”.

Muito crítica das políticas de segurança conduzidas pelo Brasil nos últimos 15 anos, a professora também não vê com bons olhos o pacote anticrime proposto pelo ministro Sergio Moro. “É patético”, afirma ela.

Ouça a entrevista com atenção, no streaming abaixo, ou clique aqui.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.