O site Todos com Ciro fez um post em defesa do ex-ministro, procurando contextualizar a frase que gerou críticas em setores da comunidade judaica.
Segundo o site, houve descontextualização, pois a imprensa não reproduziu um trecho da fala de Ciro em que ele explica o que disse:
Separei um trecho do post, além do áudio em questão:
(…) Antes de Ciro Gomes responder à pergunta feita pelo HuffPost, ele foi perguntado por um jornalista do jornal O Estado de São Paulo sobre acusações de ser “antissemita” por críticas à mudança da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém.
(…)
ESTADÃO: queria que você comentasse a reação da comunidade [judaica sobre a declaração de que Ciro seria antissemita pelas críticas a Bolsonaro sobre a mudança da embaixada brasileira para Jerusalém].
CIRO GOMES: É o seu editor que mandou fazer [essa pergunta] e evidentemente isso já deve ser por influência corrupta de uma fração dessa comunidade que, como qualquer comunidade, também tem corruptos. Minha palavra não tem nada de antissemita. Conheço a tragédia, conheço o que aconteceu, tenho absoluta solidariedade e você não encontrará um traço na minha extensa vida pública que não seja de respeito. Isto não quer dizer, muito menos vou aceitar a imposição, de que um bando de vagabundo que, por ter muito dinheiro, começa a financiar campanhas no Brasil de um canalha como Bolsonaro. Depois vão achar ruim porque eu falo o que falo. Então, engula, porque vou falar de novo.
Rouberto Magrinho
29/04/2019 - 16h46
O Coroné não deve ser antijudeu. Ele é só bronco e não consegue ser diplomático. Não vai ganhar eleições nacionais nunca. Que se ferre.
Paulo
28/04/2019 - 00h41
Decifra-me ou devoro-te! Há um ditado espanhol, da Idade Média, que diz, textualmente, o seguinte: “os judeus entram pobres num país rico e saem ricos de um país pobre”. Verdade, mentira ou um falso dilema?
BRUNO LEONARDO ROCHA DE OLIVEIRA
18/06/2021 - 13h01
Mentira.
Olha para a nação dos próprios judeus. Pegaram uma terra arrasada e hoje é uma das mais prósperas do mundo. Além disso, pegue exemplos como Nova York, Holanda e até mesmo Pernambuco na era de Nassau que é possível atestar que onde há judeus há sempre espírito de prosperidade.
Mas, claro que há sempre fracassados como Hitler que tentarão mentir sobre este povo.
Jeferson
27/04/2019 - 09h01
O problema não é a critica desnecessária aos judeus, e sim esta maneira estúpida do Ciro de fazer política. Para que agredir as pessoas deste jeito? Sabe quando ele vai vencer uma eleição para presidente? Nunca…
NeoTupi
29/04/2019 - 10h01
Político em entrevista precisa responder para o público ouvinte ou leitor, não se trata de debater com o repórter ou editor. Ciro não conseguiu assimilar essa regra básica até hoje.
Essa pergunta era muito simples de tirar de letra e aproveitar para dizer que o Bozo só está fazendo m…
Bastava falar o óbvio sobre a posição tradicional do Itamaraty até antes do Bozo meter o Brasil em encrencas de graça, inexplicavelmente (ou só explicado por motivos escusos), prejudicando empregos e produtores no Brasil pela perda de exportação para países árabes e ainda colocando os brasileiros em risco de virarem alvo do terrorismo sem ter nada a ver com o conflito árabe-israelense. Até o Mourão já falou isso.
Mais um erro infantil do Ciro, como dezenas que vi durante a campanha: todo dia ele tinha que explicar algo que disse no dia anterior e virara notícia negativa para ele..
Zé Maconha
27/04/2019 - 00h48
Isso sim é vitimsmo , agora qualquer um que critique o governo de Israel é antissemita.
Devo descender de judeus convertidos pois meu sobrenome é Lima e acho que o estado de Israel nem deveria ter sido criado.
Já que fizeram a merda que pelo menos deixem os palestinos terem seu próprio estado agora.
Na Espanha os muçulmanos respeitavam os judeus e lhes davam liberdade pra praticar sua fé , quando os cristãos dominaram a região mataram e torturaram até o último judeu que não se converteu ou fugiu.
Claro que ser superior a um cristão não é grande coisa mas os judeus deveriam ser mais gratos.
Se eu tivesse uma máquina do tempo voltaria pra matar Abraão e salvar o mundo da desgraça que são os seguidores de Jeová.
Faraj
26/04/2019 - 20h00
Não é possível, nos dias de hoje, não poder criicar determinados grupos de judeus, ou será que só existe judeu bom? Existem bom e maus em todas as comunidades, credos, cor e raças criticar por exemplo o Estado de Israel por limpeza étnica é antissemitismo? Não..
Admira-me que grupos de judeus apoiem um preconceituoso de carteirinha, misógino que odeia as minorias. Acho que apoiar eesa figura no poder é um desrespeito a todos que Hitler matou…
Alan C
26/04/2019 - 18h43
Ele falou o que???? Ah, bom, achei que ele tinha agredido uma mulher em rede nacional e dito, mais de uma vez, que não a estupraria pq ela era feia e não merecia, ufa!….
Utra Mario
26/04/2019 - 18h09
Nessa modinha de importar tudo que não presta dos EUA, vão importar essa mania de chamar de antissemita todo mundo que crítica o que tem de mais podre em Israel.
Já faz tempo que os conservadores usam esse “argumento” contra a Ocasio Cortez e Ilhan Omar, e até Bernie Sanders, que é um judeu. Qualquer um que acuse grupos extremistas israelitas de fazerem essas bobagens que fazem hoje em dia devem ser calados, os palestinos morrendo em gaza, os negros morrendo nas periferias, os centro-americanos morrendo nos EUA? Que se danem…
Paulo
26/04/2019 - 17h42
Acho que ele se referiu ao editor do Estadão, porque esse jornal tem conhecidas raízes judaicas…
Sérgio Araújo
26/04/2019 - 17h16
Cirolipa é mais grosso e mais ignorante que Bolsonaro, quen não é coisa facil.
Carlos
26/04/2019 - 16h43
E a comunidade judaica brasileira também não se revoltou com o então presidente Lula em 2009, quando ele convidou pra vir ao Brasil em visita oficial o então presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad (conhecido antissemita e que pregava o aniquilamento do Estado de Israel).
brasileiro
26/04/2019 - 16h53
Os palestinos são semitas também, então os I$raelenses são anti-semita?
Francisco
26/04/2019 - 15h14
Explica que eu te ouço, mas explica:
O Cafezinho, cada vez mais ‘ricuperiano’ e divertido, posta o que lhe interessa, a explicação do fato, sem antes ter postado o que não lhe interessava, o vídeo do fato que leva ao vídeo da explicação postada, por motivos mais que óbvios, diria até, cirululantes.
Só mesmo, rindo!
Aliança Nacional Libertadora
26/04/2019 - 18h49
É muito cômico mesmo…..fazem o que acusa os outros de fazerem….pois um bolciromínion acima lembrou do Lula e Ahmadinejad mas não lembrou do Lula com qualquer judeu como se não tivesse ocorrido….Imagina se alguém da esquerda fosse envolvida nessas declarações racistas e misóginas da direita assumida e da quinta coluna? Não é a segunda vez do Coroné Testosterona com declarações preconceituosas……sempre tendo que se explicar…….Biruta…
CezarR
26/04/2019 - 14h15
E o Solnik hein? Que vergonha!