Bernie Sanders, democrata e um dos cotados para as eleições 2020, disse que o governo do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, é “racista” durante uma assembléia da CNN.
Nesta segunda-feira (22/04), o popular senador do Estado Vermont foi convidado a comentar sobre sua crítica de longa data a Netanyahu – que neste mês venceu uma eleição altamente disputada e garantiu seu quinto mandato como primeiro-ministro.
Em discurso Sanders afirmou:
“Eu não sou anti-Israel, mas o fato é que Netanyahu é um político de direita que, eu acho, está tratando o povo palestino de forma extremamente injusta. Então, o que eu acredito é que os Estados Unidos dão seus bilhões de dólares em ajuda militar a Israel. O que eu acredito não é radical, apenas acredito que os Estados Unidos deveriam lidar com o Oriente Médio em condições de igualdade. Em outras palavras, o objetivo deve ser tentar unir as pessoas e não apenas apoiar um país, que agora é dirigido por um governo de direita, ouso dizer, racista. ”
Antes da eleição em Israel, Sanders disse que esperava que Netanyahu perdesse. “Quando chega a hora da eleição em Israel, ele sempre tenta ir mais longe à direita, apelando ao racismo, acho que é lamentável”. A observação foi em resposta à promessa de Netanyahu de anexar os assentamentos judaicos ilegais em terras palestinas ocupadas por Israel, logo depois de ser reeleito.