Artigo do Lula na Folha de S.Paulo: Por que têm tanto medo de Lula livre?
Faz um ano que estou preso injustamente, acusado e condenado por um crime que nunca existiu. Cada dia que passei aqui fez aumentar minha indignação, mas mantenho a fé num julgamento justo em que a verdade vai prevalecer. Posso dormir com a consciência tranquila de minha inocência. Duvido que tenham sono leve os que me condenaram numa farsa judicial.
O que mais me angustia, no entanto, é o que se passa com o Brasil e o sofrimento do nosso povo. Para me impor um juízo de exceção, romperam os limites da lei e da Constituição, fragilizando a democracia. Os direitos do povo e da cidadania vêm sendo revogados, enquanto impõem o arrocho dos salários, a precarização do emprego e a alta do custo de vida. Entregam a soberania nacional, nossas riquezas, nossas empresas e até o nosso território para satisfazer interesses estrangeiros.
Hoje está claro que a minha condenação foi parte de um movimento político a partir da reeleição da presidenta Dilma Rousseff, em 2014. Derrotada nas urnas pela quarta vez consecutiva, a oposição escolheu o caminho do golpe para voltar ao poder, retomando o vício autoritário das classes dominantes brasileiras.
O golpe do impeachment sem crime de responsabilidade foi contra o modelo de desenvolvimento com inclusão social que o país vinha construindo desde 2003. Em 12 anos, criamos 20 milhões de empregos, tiramos 32 milhões de pessoas da miséria, multiplicamos o PIB por cinco. Abrimos a universidade para milhões de excluídos. Vencemos a fome.
Aquele modelo era e é intolerável para uma camada privilegiada e preconceituosa da sociedade. Feriu poderosos interesses econômicos fora do país. Enquanto o pré-sal despertou a cobiça das petrolíferas estrangeiras, empresas brasileiras passaram a disputar mercados com exportadores tradicionais de outros países.
O impeachment veio para trazer de volta o neoliberalismo, em versão ainda mais radical. Para tanto, sabotaram os esforços do governo Dilma para enfrentar a crise econômica e corrigir seus próprios erros. Afundaram o país num colapso fiscal e numa recessão que ainda perdura. Prometeram que bastava tirar o PT do governo que os problemas do país acabariam.
O povo logo percebeu que havia sido enganado. O desemprego aumentou, os programas sociais foram esvaziados, escolas e hospitais perderam verbas. Uma política suicida implantada pela Petrobras tornou o preço do gás de cozinha proibitivo para os pobres e levou à paralisação dos caminhoneiros. Querem acabar com a aposentadoria dos idosos e dos trabalhadores rurais.
Nas caravanas pelo país, vi nos olhos de nossa gente a esperança e o desejo de retomar aquele modelo que começou a corrigir as desigualdades e deu oportunidades a quem nunca as teve. Já no início de 2018 as pesquisas apontavam que eu venceria as eleições em primeiro turno.
Era preciso impedir minha candidatura a qualquer custo. A Lava Jato, que foi pano de fundo no golpe do impeachment, atropelou prazos e prerrogativas da defesa para me condenar antes das eleições. Haviam grampeado ilegalmente minhas conversas, os telefones de meus advogados e até a presidenta da República. Fui alvo de uma condução coercitiva ilegal, verdadeiro sequestro. Vasculharam minha casa, reviraram meu colchão, tomaram celulares e até tablets de meus netos.
Nada encontraram para me incriminar: nem conversas de bandidos, nem malas de dinheiro, nem contas no exterior. Mesmo assim fui condenado em prazo recorde, por Sergio Moro e pelo TRF-4, por “atos indeterminados” sem que achassem qualquer conexão entre o apartamento que nunca foi meu e supostos desvios da Petrobras. O Supremo negou-me um justo pedido de habeas corpus, sob pressão da mídia, do mercado e até das Forças Armadas, como confirmou recentemente Jair Bolsonaro, o maior beneficiário daquela perseguição.
Minha candidatura foi proibida contrariando a lei eleitoral, a jurisprudência e uma determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU para garantir os meus direitos políticos. E, mesmo assim, nosso candidato Fernando Haddad teve expressivas votações e só foi derrotado pela indústria de mentiras de Bolsonaro nas redes sociais, financiada por caixa 2 até com dinheiro estrangeiro, segundo a imprensa.
Os mais renomados juristas do Brasil e de outros países consideram absurda minha condenação e apontam a parcialidade de Sergio Moro, confirmada na prática quando aceitou ser ministro da Justiça do presidente que ele ajudou a eleger com minha condenação. Tudo o que quero é que apontem uma prova sequer contra mim.
Por que têm tanto medo de Lula livre, se já alcançaram o objetivo que era impedir minha eleição, se não há nada que sustente essa prisão? Na verdade, o que eles temem é a organização do povo que se identifica com nosso projeto de país. Temem ter de reconhecer as arbitrariedades que cometeram para eleger um presidente incapaz e que nos enche de vergonha.
Eles sabem que minha libertação é parte importante da retomada da democracia no Brasil. Mas são incapazes de conviver com o processo democrático.
Luiz Inácio Lula da Silva
Ex-presidente da República (2003-2010)
ORIGINALMENTE PUBLICADO NA FOLHA DE S.PAULO
Nostradamus ( bacia & banquinho )
08/04/2019 - 11h02
A mais preclara verdade ! Sem tirar nem por.
Quem ainda vai queimar a bunda nos mármores do inferno, entre outros, será o Luciano da Havan.
Vamos para a frente com fé, força e esperança!
Lula Livre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Justiceiro
08/04/2019 - 09h14
Se foi o Lula que escreveu essa carta, fui eu quem escreveu a Divina Comédia.
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
E verdade esse billete
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAUHAUHA
Marcelo Dias
08/04/2019 - 23h06
KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!! Brilhante comentário, cumpanhero Dante!! É verdade ese bilete tamém!!
Antonio Amato
09/04/2019 - 19h25
Não entendo a Folha cuspir na cara de seus assinantes com um artigo de um criminoso julgado e sentenciado! Afinal, o paranoico realmente acredita na sua verdade mas temos milhões que lamentavelmente dão ouvidos a esse presidiário ladrão que destruiu décadas de desenvolvimento de nosso país e nos deixou esta herança maldita de desempregados, empresas falidas e fechamento de tantas outras! Nos humilhou internacionalmente, passamos vergonha ajoelhando para Chaves, Fidel, Morales, Maduro, patrocinamos obras no exterior enquanto tantas eram necessárias aqui! Quantas pessoas morreram e ainda irão morrer devido a falta de estrutura e condições precárias de nosso combalido sistema de saúde? Quantos enriqueceram às custas destas pobres pessoas? Será que não veem? E temos que nos deparar com um artigo que com toda a certeza não é de autoria de quem assinou. VERGONHA!!!!!
Fábio maia
07/04/2019 - 23h20
Rosário para bens pelo suicídio profissional. Os comentários de teus seguidores estão com a mesma profundidade do UOL e do antagonista. Infelizmente quando se cruza o rabecão não tem mais volta.
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 23h39
Verdade. Ainda bem que temos os bastiões da verdade , que nem vc, que estabelecem o que é permitido ou não. Obrigado por se dar ao trabalho de comentar. Vc é meu novo Deus.
degas
09/04/2019 - 06h33
Mas “cruzar o rabecão” é ótimo.
Roque
08/04/2019 - 08h16
Pelego, vai para o 247, Tijolaço ou o DCM. Lá sim vc vai poder ver somente comentários favoráveis ao calango bebum condenado. Graças a Deus o Miguel é uma exceção, é um cara de esquerda, mas sabe ouvir o contraditório e dá espaço para quem pensa diferente dele.
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 21h45
Alanzinhx, me conte mais sobre a Siemens? O fato dela ter permanecido, gasto mais de 400 milhões de euros, e levado 10 anos para retornar é prova que o governo ajudou? Vc que é um especialista em assuntos econômicos (deve ter sido diretor de uma grande empresa, ou é), nos ajude. Isso significa que, por exemplo, a AG, pode voltar a crescer? Então o problema não estava nem no MP da Alemanha nem do MP do Brasil?
Sergio Araujo
07/04/2019 - 21h51
Tà caindo no jogo dele de tocar o assunto fora dos trilhos.
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 21h54
Não Sergio. Mas eu tenho um defeito: adoro ver o Alanzinhx se contorcer para defender bandidos e atacar os mocinhos.
Alan Cepile
08/04/2019 - 08h21
Serjola, deixa o desesperado pra lá, fiz a mesma pergunta 4x, se não quer responder fo**-se, dou a mínima.
Sérgio Araújo
07/04/2019 - 16h34
Se confessar cai o mito, o personagem construído nos anos com mentiras acima de falsidades.
Como ele mesmo diz…a desgraça da mentira é que mentiu uma vez tem que mentir a vida toda.
Seria a mesma coisa de apagar a própria história, a própria vida; não falará nunca.
Esses heróis de quarto mundo vou te contar…
Roberto
07/04/2019 - 16h29
EM INFINDÁVEL TORRENTE DE DETRITOS E DEJETOS, gemendo e rangendo os dentes, o Brasil político, jurídico, nacional e até ambiental, veio abaixo em poucos anos, em sofrimento de autodestruição e lágrimas não derramadas.
Seus valores espirituais, sócio-políticos, jurídico-morais transformaram-se em um monte de cacos. NÃO HÁ LÍNGUA NEM BOCAS PARA EXPLICAR O QUE ACONTECEU.
COM ESPERTEZA DEMAIS QUE VIROU BICHO E COMEU O DONO, mas sem Sabedoria, forças destrutivas incontroladas e incontroláveis, competindo entre elas próprias, demoliram tudo em pedacinhos como uma gigantesca fachada em vidro blindex. A DIREITA VOCALIZOU AS PIORES ENERGIAS DO INCONSCIENTE RETUMBANTE até com argumentos contra o Povo e em defesa dos seus privilégios e enriquecimento.
COM FALSIDADE, SERVE AO IMPÉRIO ULTRAPASSADO QUE QUER AINDA SER HEGEMÔNICO NO MUNDO, e à doentia época política atual, mesmo sabendo que pisa e cospe no Povo e no Futuro dele. ESQUIZOFRENIA COLETIVA, que se define pela antissociabilidade e pela fuga da realidade. COM SUA PSIQUE ESQUIZÓIDE, mas sem a criatividade que às vezes ocorre nos que sofrem dos Transtornos de Personalidade Esquizoide, a Direita não aprende a ver o Povo e a Nação objetivamente.
Não compreendemos o que está acontecendo no mundo desafiador, e as sombras espessas do inconsciente coletivo com sua energia imensa e não conhecida, cortaram e sangraram a nossa Cultura e a nossa Alma. Tudo ficou incerto, mutante, e o que é imprescindível ficou para o Futuro talvez distante.
BOZO COM SEUS FILHOS, MILICIANOS E TORTURAS E TORTOS JUDICIÁRIOS, não são uma idéia e sim um Arquétipo Primitivo e destruidor, que foi impingido ao Povo, e a multidão se moveu para o lado do Precipício, como em um Estouro da Boiada. Não houve como resistir a ela.
NO INCONSCIENTE COLETIVO, JÁ DISSE UMA VEZ JUNG sobre o crescimento do Nazismo e Fascismo na Europa há quase cem anos, a História se prepara, e quando os Arquétipos são ativados em grande número de indivíduos, eles vêm à tona, aquilo negativo ou positivo que o momento induz, e todos são arrebatados.
NOVOS ARQUÉTIPOS POSITIVOS TÊM QUE SURGIR EM RESPOSTA, antes que nos lancem numa guerra que já estão treinando.
Algo vai acontecer.
Roberto Souza, 07 de abril de 2019.
Paulo
07/04/2019 - 19h30
O que você profetiza?
Maria Carmen Ribeiro
07/04/2019 - 16h24
07 de abril de 2019
O artigo do ex-presidente Lula é excelente.Estou apoiando a Campanha Lula Livre.Sou povo e me sinto representada por Lula.Ele fala com o coração.Espero que continue a escrever para todos nós que
apreciamos sua luta pelo Brasil e seu povo sofrido.
Sérgio Araújo
07/04/2019 - 17h24
Sim,
faz muita falta para o povo sofrido da OAS, Odebrecht, JBS…
Alan Cepile
07/04/2019 - 17h40
…atuando e não completamente paralisadas pela Farsa Jato, certo?
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 17h44
Alanzinha, a lava a jato não paralisou as empreiteiras. O que diminui os negócios delas foi a corrupção confessa. Mas a tentativa de defender os bandidos foi válida, menina. Tá melhorando.
Alan Cepile
07/04/2019 - 18h48
brasileirinhas, ah não foi a Farsa Jato?! Foi quem então? Pararam pq quiseram??? rsrs
Me diga em qual planeta o próprio país paralisou suas próprias empresas ou as deixou à mercê de abutres americanos ditando as regras… Cite algum!
Quando foram flagrados em corrupção a Alemanha paralisou a Wolkswagen ou a Siemens? Os EUA paralisou a AIG? O Japão paralisou a Nissan? A França paralisou a Renault??
Tá piorando..
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 19h02
Menina, vc precisa se informar. Ficar repetindo o que seu namoradfo conta para vc não funciona. Vou te dar alguns nomes, a menina pesquisa, e quem sabe aprende e para de passar vergonha. Quando eu acho que vc melhorou, vc vem com uma resposta dessas? Pesquisa Siemens, Enron, Bernard Madoff, Lehman Brothers, Cendant, Helmut Kohl….
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 19h04
E menina, o país não paralisa a empresa. O mercado foge de uma empresa assumidamente corrupta, o valor de mercado cai, o volume de negócios cai e vem o prejuízo. Seu namorado ainda não te explicou como funciona o mundo?
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 19h08
A Nissan cai 10,8% na Bolsa de Paris e 8,7% na de Frankfurt após a prisão do Ghosn. Culpa dos procuradores japoneses, Menina?
Alan Cepile
07/04/2019 - 19h19
Ah brasileirinhas, chamar os outros de menina 745x por comentário não ofende nem um pobre de direita kkkk
Mas é Ó-B-V-I-OOOOOO que o valor de mercado cai no momento da corrupção, o volume cai, o prejuizo blablablabla…. Vc se esforçou tanto pra dizer que 1+1=2???? Tá piorando….
As empresas que eu citei, e que vc Ó-B-V-I-OOOOOO não respondeu hoje são empresas reconhecidas e sólidas no mercado, e sabe pq? Evidente que não né? hahaha, mas explico, pq o governo desses países, juntamente com as próprias empresas e seus investidores, não são trouxas como o braZil de dar tudo de mão beijada pra americano espertinho.
Tá piorando…. mas já pode me responder falando menina 958 vezes kkkkkkk
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 19h26
Menina, a Siemens demorou 10 anos e gastou mais de 400 milhões de Euros para retomar o padrão. A Enron não teve a mesma competência. As outras, o tempo dirá. Se as empresas brasileiras tiverem a capacidade da Siemens, ótimo. Se não, novas Enrons. Mas menina, pergunta para o seu namorado se a queda de valor da Renault-Nissan é culpa dos procuradores japoneses?
Batista
07/04/2019 - 20h36
Braseiro da Silvia é a nova cara do cafezinho em tempo de costear o alambrado com Ciro em busca das sobras do desmonte do medíocre eleito.
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 20h40
Mais um ptminion, sem argumentos e imputando as preferências sexuais dele. Rebata argumentos e eu respondo. Infantilidades, só respondo o Alanzinho/a (agora fiquei em dúvida).ç
Alan Cepile
07/04/2019 - 20h52
A brasileirinhas se acha esperta, enrola, enrola, tenta criar uma fumaça citando OUTRAS empresas e não responde qual foi o país nesse planeta que paralisou suas próprias empresas para beneficiar outro país.
Pirou muito….
Brasileiro da Silva
07/04/2019 - 21h10
Meninex, eu comentei sobre a Siemens que vc citou. Aonde esta a enrolação? Não seria vc que não consegue responder e foge? A Siemens demorou 10 anos e gastou 400 milhões de Euros por causa dos procuradores alemães? Não sei seu gênero, mas sei que vc tem argumentos extremamente fracos. Tenta melhorar, meninx. Fale mais sobre Siemens, que VC citou.
Alan Cepile
07/04/2019 - 21h28
PQP…. alguém chama o Frota pras brasileirinhas pq tá só piorando….
Enron, Bernard Madoff, Lehman Brothers, Cendant, Helmut Kohl…. Ridículo, nem vou comentar.
Siemens, que foi a única que eu citei dentre as 45 que tua mente doente citou, teve apenas seus diretores presos, a empresa CONTINUOU trabalhando, não teve nenhuma Farsa Jato alemã, aliás, a empresa hoje a Siemens é só a maior empresa da Europa e uma das maiores empresas do mundo.
Agora para de enrolação e responde QUAL PAÍS DO PLANETA PARALISOU SUAS PRÓPRIAS EMPRESAS PRA FAVORECER OUTRO PAÍS E SEUS INVESTIDORES ABUTRES???
Sergio Araujo
07/04/2019 - 20h14
Alanzinho,
vira e volta tudo se reconduz a ideologia…triste.
Alan Cepile
07/04/2019 - 20h58
brasileirinhas,
A ideologia conduz as pessoas, a tua está estampada nos teus comentários.
Boa noite
Sergio Araujo
07/04/2019 - 21h52
Sim, a ideologia de quem nunca votou na vida.
A sua è uma tentativa de jogar o assunto fora dos trilhos e culpar os outros como sempre a ideologia fàz.
O que aconteceu em outros casos tem pouco ou nada a ver com o que acontecia sistematicamente a anos como rotina entre politica e grandes empresas no Brasil….uma vergonha planetaria repugnante para quem nào vive num ambiente toxico como esse.
Talvèz voce nào perceba mas està defendendo o indefensavel por afinidade ideologica, nada mais (tipo quem dà asilo politico a Battisti ou vai a posse de Maduro e nào vai a do proprio Pais porque nào ganhou a eleiçào).
A ideologia è um cancer da humanidade.
Alan Cepile
08/04/2019 - 08h38
NADA do que vc falou está na discussão, reparou? Óbvio que não….
Fiz uma pergunta aos ilibados senhores da ideologia idiota, mas não respondem e sabemos pq.
O resto é só fumaça….
Sergio Araujo
08/04/2019 - 11h23
Se a mim se refère, nào entendì…??
Sergio Araujo
07/04/2019 - 19h26
Basta nào roubar.
Sergio Araujo
07/04/2019 - 19h38
Atuando como escritorio de corretagem a favor das grandes empresas, das empreiteiras e dos milionarios que fazem o Brasil um dos pises mais desiguais do mundo.
Sergio Araujo
07/04/2019 - 19h47
Atuando na base da gorjeta para o Presidente da Republica e para o Partido se perpetuar no poder ??
Comprando votos no Congresso ??
Seu conceito de legalidade e democracia è esse Alanzinho ??
Sò porque voce gosta de quem està no poder pode tudo ?
Paulo
07/04/2019 - 15h44
Lula e Dirceu são os únicos que jamais assumirão a culpa pela roubalheira transformada em método, que instituíram no país, durante as gestões petistas – e que, na verdade, era apenas o modelo de Santo André (da época do infeliz Celso Daniel) replicado em escala nacional. E não assumirão por uma razão política, por desejarem preservar o mito do revolucionário, do homem de esquerda impoluto, do sindicalista que virou presidente; e por uma razão prática – a quem entregariam, se eram os chefes? Sérgio Cabral é um corrupto de direita, pra ele, a questão moral talvez tenha um peso maior. Talvez…
Roque
07/04/2019 - 14h44
O mesmo mimimi de sempre. O lula tá dando bobeira, já era para estar liberado a muito tempo. Na boa, mas já passou da hora dele assumir os crimes que ele cometeu. Roubos, desvios, palestras fakes, sítios, triplex, instituto, enriquecimento ilícito dos filhos, enfim foram tantas pilantragens que fica até difícil enumerar neste comentário. O cabral já abriu o bico, não aguentou o xilindró, tá entregando todo mundo. Basta o lula assumir que era o líder da quadrilha, dizer que foi ele quem organizou toda esta roubalheira, era o chefe. Entrega o restante da que quadrilha, e ele vai poder ganhar um prisão em casa. Vai ser bem melhor, vai poder curtir os netinhos em casa, jogar dama, dominó, enfim vai levar uma vida de criminoso arrependido.
Batista
07/04/2019 - 15h27
“Às vezes é melhor ficar calado deixando que os outros pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida”.
Abraham Lincoln.
Sérgio Araújo
07/04/2019 - 16h41
Se cantar cai o “mito”… não falará nunca.
Começou bem mas se perdeu rapidamente para o mundo do crime.
Sérgio Araújo
07/04/2019 - 17h34
Não existe arrependimento, quem abre a boca é porque ganha algo em troca.
Quem finge de se arrepender é só para se passar de vítima, de coitado.
Alan Cepile
07/04/2019 - 14h40
Texto sem nenhuma novidade,
Segue a vida.
Sérgio Araújo
07/04/2019 - 14h21
Pilantra puro !!
Ronaldo de Faria Castro
07/04/2019 - 14h31
Sérgio, ignorante funcional!
Sergio Araujo
07/04/2019 - 19h30
Teu cù.
Alan Cepile
07/04/2019 - 21h03
Ideologia estampada na testa
Sergio Araujo
07/04/2019 - 21h50
No teu cù.
Alan Cepile
08/04/2019 - 08h27
Porra serjola, monossílabo terminado eu U não tem acento, não nos envergonhe!
Sergio Araujo
08/04/2019 - 11h22
Kkkk,
perdoe meu portugues anda meio enferrujado, nào sou daqui, meu teclado tambèm nào ajuda com os acentos.
Ronaldo de Faria Castro
07/04/2019 - 14h33
#LulaInocente
#LulaLivreJá
Claudio
07/04/2019 - 13h18
Nosso eterno presidente sairá da prisão e retornará para onde nunca deveria ter saído: OS BRAÇOS DO POVO BRASILEIRO
Marcelo
08/04/2019 - 23h15
O Lula tá preso, amiguxo!! E de lá ele não sai tão cedo!! E o inverno está chegando de novo – só que não vai ter nem uma cachacinha pra aguentar rsrsrs