Menu

Flávio Dino e a mudança de foco: que tal falarmos de Reforma Tributária?

A entrevista coletiva que Flávio Dino (PCdoB) deu a blogueiros no Barão de Itararé, na última quarta-feira, é uma preciosidade. Vale a pena assistir. O governador do Maranhão mistura precisão, sofisticação e carisma em suas análises. É definitivamente um dos grandes quadros da esquerda nacional. Em sua análise de conjuntura, ressaltou a centralidade, na política de […]

61 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A entrevista coletiva que Flávio Dino (PCdoB) deu a blogueiros no Barão de Itararé, na última quarta-feira, é uma preciosidade. Vale a pena assistir. O governador do Maranhão mistura precisão, sofisticação e carisma em suas análises. É definitivamente um dos grandes quadros da esquerda nacional.

Em sua análise de conjuntura, ressaltou a centralidade, na política de Bolsonaro, do discurso do inimigo típico do fascismo. O resultado da beligerância permanente do presidente é, para Dino, o acirramento de três contradições: democracia x autoritarismo, nação x imperialismo e ricos x pobres.

Na questão democrática, Dino defende frentes o mais ampla possíveis para evitar qualquer arreganho autoritário. Ressaltou a importância do Lula Livre e de um Judiciário sem preferências partidárias.

Dino afirmou que uma frente para garantir o Estado de Direito deve ser receptiva a qualquer setor que se descole de Bolsonaro, inclusive liberais e direita tradicional. Defendeu a flexibilidade tática nas articulações congressuais, isto é, aproveitar as contradições da direita e fazer as alianças possíveis.

Questionado sobre a possibilidade de uma frente com Ciro Gomes, a qual supostamente seria inviável por este não ter feito campanha para Fernando Haddad no segundo turno das eleições, Dino foi enfático: “É evidente que Ciro é uma liderança do nosso campo”.

Dino tem toda a razão. Mesmo que se considere um erro a postura de Ciro no segundo turno, transformar esta atitude específica em um veredito final e um expurgo do pedetista do campo que se considera esquerda é, nos melhores casos, irracional. Nos piores, oportunismo puro.

A estratégia petista para as eleições contribuiu infinitamente mais para a vitória de Bolsonaro do que qualquer ato de Ciro. A tal ponto que nem a presença do papa – ou de quem ele representa, em divina pessoa – com adesivo no peito e distribuindo panfleto pelo Brasil no segundo turno seria capaz de vencer o antipetismo.

Sobre a contradição nação x imperialismo, Dino falou da importância de construirmos novamente uma identidade nacional oposta à do viralatismo, que voltou com força máxima – vide o deslumbramento entreguista do presidente diante de Trump. “A identidade nacional é uma ficção, é construída, mas é uma importante disputa simbólica”.

Acerca da contradição pobres x ricos, Dino sugeriu uma mudança de foco. Em vez de falarmos em Reforma da Previdência, que tal focarmos na Reforma Tributária?

Para resolver a crise fiscal, a direita só tem olhos para a renda dos nossos aposentados. Uma aposentadoria digna, a propósito, é dever do Estado prover.

Parece ser, de fato, uma estratégia interessante para o campo popular propor uma Reforma Tributária como contraponto à da Previdência. Colocar nas ruas a discussão sobre o fato de o sistema tributário brasileiro ser profundamente injusto.

O Presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Floriano Martins de Sá Neto, explica a tragédia que é o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) em nosso país:

No Brasil, um princípio constitucional fala que tem que haver a progressividade dos impostos, mas o IRPF é regressivo: a partir de 40 salários mínimos, ou R$ 40 mil, o cidadão começa a pagar menos do que aquele que recebe R$ 5 mil. A alíquota máxima é de 27,5%, mas a carga efetiva das pessoas que têm alta renda é (acima de R$ 320 mil), em média, 6%.

Repare na discrepância do imposto sobre herança no Brasil e em alguns países desenvolvidos:

Ressalte-se que o imposto sobre herança é um tributo totalmente meritocrático, para usar um termo caro aos peculiares liberais brasileiros. Estes, além de serem liberais só e somente só na economia, pensam que herdar a fortuna do papai é algo deveras meritório.

A Anfip tem uma proposta de Reforma Tributária Solidária que ataca a crise fiscal combatendo a abjeta desigualdade brasileira. Aqui, a página do Facebook da proposta.

Que tal aproveitarmos a deixa da discussão sobre a Previdência para falarmos da Reforma Tributária? A esquerda parlamentar bem que podia pautar o tema junto aos nobres deputados tão preocupados com o déficit.

Para que não demore a chegar o lindo dia em que a ideia de taxar os ricos cairá na boca do povo, mudemos o foco.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Molusco Lavador

30/03/2019 - 14h11

A esquerda está tão carente de lideranças que qualquer um que seja capaz de utilizar algumas palavras rebuscadas e aplicar a devida concordancia verbal, como Ciro e Dino, já é capaz de assumir o posto de encantador de burros, o qual ficou vago quando o grande guru passou a hospedar-se na PF de Curitiba.

    Renato

    30/03/2019 - 15h10

    Disse a mais pura verdade !

    cabra retado

    30/03/2019 - 15h16

    Disse a mais pura merda! kkkkkkk

      Renato

      30/03/2019 - 18h54

      Cabra arrombado, o destino de Dino ssauro é o mesmo de Ciro Gomes; transformar em curral mais um estado do Nordeste; e só !

    Sergio Araujo

    30/03/2019 - 18h11

    Tiro è mestre nisso…fala atè o infinito sem dizer nada.

    A unica coisa que o eleitor nào endoutrinado lembra do Tiro è que tava pronto para tirar todo mundo do SPC.

    Lembro dele nos debates entre Presidenciaveis na TV…

    Tiro…quantos anos voce tem ? Ah Bolsonaro falou isso….
    Tiro… quantos voce pesa ? Ah Bolsonaro falou isso…
    Tiro…? Foi Bolsonaro !!

    Sergio Araujo

    30/03/2019 - 18h12

    E no final da obra dizem que è o eleitor que nào sabe votar…para justificar a derrota.

    Melo

    30/03/2019 - 23h47

    Uma pena num espaço que cabe mais gente, principalmente do PSDB do Moro; na verdade um bom lugar para tomar um suco de LARANJA e entender como o Bozo se aposentou aos 32 anos com 10 mil. Vou perguntar ao Queiróz, o maior vendedor de todos os tempos.

    Antonio MC

    03/04/2019 - 15h14

    Realmente! Os burros ligo se manifestam encantados com a capacidade de Dino! Pode assumir meu rapaz, não tenha vergonha. Os da esquerda Jô o tem, o encantamento agora segue tipos igual a você. Venha!

    Antonio MC

    03/04/2019 - 15h17

    Realmente! Os burros logo se manifestam encantados com a capacidade de Dino! Pode assumir meu rapaz, não tenha vergonha. Os da esquerda já o tem, o encantamento agora segue tipos igual a você, mas não precisa se auto-denominar apenas venha.

Nostradamus ( bacia & banquinho )

30/03/2019 - 10h31

Quem sabe sabe e não inquieta os outros nem faz pirraça ou provoca intrigas. Não é o caso do nosso presidente do dedo no cu, nunca me esquecerei deste necrófilo. Agorinha ele foi para uma reunião na seita dele onde só entra homem, já viram disso ? Na teologia do cristianismo não existe isso. Os pastores pentecostais é que inventaram isso de discriminar sexo em reunião de igreja… daí que devem só falar pornografia, kit gay, mamadeira de piroca, mulheres mostrando seios em passeatas. Talvez na semana que vem tenhamos novidades na área da família… a mando da famíglia… pela Damares… tipo: temos que considerar o tipo de absorvente que as meninas moças e mulheres jovens usam hoje em dia… muito semelhantes ao formato da mamadeira de piroca… porque isso está trazendo uma excitação precoce e isso está comprovado na Carta das Filipinas e Preceituações Manuelinas… Temos que acabar com isso no Brasil, que por falar a verdade foi espalhado pelas universidades corrompidas pelas esquerdas e pelo marxismo…
Então vemos um presidente fascista ignorante rodeado de loucos. E agora como descartá-lo ? Eis o dilema dos que o colocaram lá, seja por ódio ou por que motivo tenha sido. Mercado, mídia, centro, direita… todos sabem que ele não pode mais ficar… a questão apenas é como e quando. Após a Páscoa saberemos. Impedimento ? Parlamentarismo ? Renúncia ? Suicídio ? Suicidado ?
Avião caído ?

    Roque

    30/03/2019 - 12h18

    Com esta esquerda fraca, ultrapassada e corrupta, o mito vai ficar pelo menos uns oito anos… E depois elege quem ele quiser.

      Sergio Araujo

      30/03/2019 - 19h11

      2026 Magno Malta neles !! kkkkk

        GUILHERME

        30/03/2019 - 22h40

        Tem idiota pra tudo mesmo.

          Sergio Araujo

          31/03/2019 - 09h33

          E Frota Vice !! Kkkk

      Guilherme

      30/03/2019 - 22h56

      Com uma esquerda fraca e ultrapassada, você ainda vem a um site reconhecidamente progressista? Sua vida deve ser um fracasso completo, meus sentimentos. Com toda essa “defasagem”, angariamos 46 milhões de votos no 2° turno. Diga-me porque acha isso, afinal a tal direita é detentora de um intelecto invejável… Ser abjeto, com certeza o cérebro já está putrefado!

        Roque

        31/03/2019 - 09h18

        O pelego militonto vcs tomaram uma surra de um candidato com 8 segundos de televisão, totalmente desconhecido do povo, que tomou uma facada criminosa da esquerda e ficou praticamente todo o período da eleição no hospital ou em casa, e vem dizer que a esquerda é forte???? kkkkkkkkkkkk, Vcs viviam dizendo que qualquer um que o calango bebum condenado indicasse seria eleito. Cadê a tal transferência de votos do safado para o andrade??? Não dianta ficar de mimimi, é sim uma esquerda fraca, ultrapassada, corrupta e sem um líder confiável.

          Sergio Araujo

          31/03/2019 - 11h00

          O ambiente sindical e do trabalho nào è mais o dos anos 80 e nunca mais serà, um outro Lula nào vai nascer nunca mais.

          Lula tem mais de 70 anos e condenaçoes em andamento e que virào para os proximos 20 anos pelo menos; vai para prisào domiciliar em brèva acho (via STJ) mas nào sei o que pode fazer daqui pra frènte, a imagem dele e do PT foram queimadas.

          Os jovens esquerdofrenicos de hoje saem das faculdades completamente frouxos, retardados, feministas, antifascistas, LGPFAKDIDteistas e outras palhaçadas. Ninguem tem coragem de passar vergonha em publico tentando fazer politica.

          O resto se comenta por si…o PT è uma facçào criminosa que seria extinto à anos se fosse o Brasil um Pais normal, PSOL, PCB, ecc… ou nada è a mesma coisa.

          Ciro coitado…. os poucos que conseguem olhar na cara dele sem rir nos primeiros10 segundos começam a rir depois de 11.

          Sei là…

Milson

30/03/2019 - 08h35

Que gostei da entrevista quando foi falado na preciosidade. AÍ BABOU CERTO.

Renato

30/03/2019 - 07h12

“Colocar nas ruas a discussão sobre o fato de o sistema tributário brasileiro ser profundamente injusto.”. Ué e por que em treze anos do governo parceiro, Dino ssauro não botou a boca no mundo a respeito da injustiça do nosso sistema tributário? Ou só agora, após a posse de Bolsonaro, o sistema passou a ser injusto ??

Juracir

29/03/2019 - 17h43

Juizes federais vão fazer treinamento nos estados unidos pago pelo governo americano.

Brazil. um pais de tolos.

    Brasileiro da Silva

    29/03/2019 - 20h10

    Vai se informar melhor. É um seminário em SP.

Justiceiro

29/03/2019 - 17h25

Esse comunista de mierda foi acusado de, no ano passado, mandar a polícia identificar quem fazia campanha contra a reeleição dele, no Maranhão. Foi muita a pressão que a polícia fez nos adversários do mierda.

Esse mierda também desrespeita a justiça pois tem mais de duas centenas de mandados de reintegração de posse, que ele não cumpre pois não deia a polícia ir cumprir a ordem.

    NeoTupi

    29/03/2019 - 22h21

    Enfim um Sarneynista que sai do armário.

      Vinícius

      30/03/2019 - 08h59

      Boa! O Cavaco não cai longe do todo!!!!
      Sensacional a sua observação!!!!

Lucas

29/03/2019 - 17h08

O governador Flavio Dino com suas sábias palavras e sempre bem certeiras e coerentes , sempre bem colocadas, atenta a um governador preparado pelo seu partido político, apesar de ser comunista, o governador não segue a cartilha comunista, mas tenta mascarar suas características comunista no Estado. O fato do governador ter derrotado e tirado de cenário ( pelo menos por enquanto) a família Sarney, não o faz Salvador da pátria, como a matéria faz uma comparação de PT com Bolsonaro, que são lados da mesma moeda, no Maranhão não é diferente, a família Sarney está com uma política desgastada assim como o PT, qualquer candidato ao governo do Estado com uma campanha bem acentuada e estratégica e com um financeiro grande, ganharia essas eleições para o governo do Estado do Maranhão. Flávio Dino ganhou a primeira e a segunda eleição a base de críticas sobre o grupo Sarney em vários pontos, e hj ele emprega as mesmas características e bate nas mesmas teclas, nós mesmos erros. Flávio Dino ao criticar o governo o federal sobre a reforma da previdência mostra muita bravura e empoderamento, bem como dominador do assunto, porém, o estado do Maranhão está com a previdência quebrada e ok déficit em mais de 2 bilhões $. Flávio Dino não polpa gastos públicos, gastos públicos já é uma marca de sua política, além de que, não pega direitos de funcionários, pois o estado do Maranhão é um dos estados que mais recebe verba federal e um dos que mais arrecada impostos, mesmo assim as contas do governo estão quebradas. Enquanto isso, a máquina pública está sobrecarregada, sao 37 secretários além dos presidentes de autarquias, isso para poder firmar alianças com partidos, o secretariado e presidência de estatais estão nas mãos de parentes de deputados, de próprios deputados, indicados de partidos e afins. Hj tem a base da assembléia a seu favor, afinal, a compra de partidos e distribuição de cargos foi um marco de sua campanha em 2018. Sem falar no porto do Itaqui que o estado está prestes a perder a administração, pois foram constatados saques irregulares dos cofres do porto para o tesouro do Estado sem prestar explicação ao governo federal que tem um contrato com a existência de uma cláusula onde proíbe o estado de fazer qualquer tipo de saques dos cofres do Porto para qualquer que seja o setor do Estado, que os lucros do porto sejam destinados a melhorias do próprio Porto, mas não é isso que vem acontecendo, assim como foram feitos vários saques milionários do fundo da previdência do Estado, o Porto do Itaqui veio tbm sendo alvo de tamanho descaso.

marcio barreto santos

29/03/2019 - 16h15

Vamos fazer uma reforma ao estilo americano, total autonomia aos estados, cada um comanda sua economia, sua educação, sua previdencia e paga um jaba para o governo federal se manter. Nao passaria nem em votação de condominios, a maioria dos estados vive pendurado no governo federal, e os municipios pior ainda todos falidos, dependentes dos estados mais ricos da federação para fechar suas contas mensais. Então vamos falar serio demagogia barata.

lucio

29/03/2019 - 16h06

nao concordo com estas medidas patrimoniais, a desegualdade só se combate obrigando os empresarios magnatas á pagar salarios mais altos. como fazia o FORD nos EUA (bozo nao admira os eua?).
a proposito de eua… vc sabem quanto é lá a aliquota do iptu? varia de 1 a 2% ao ano sobre o valor atualizado de mercado (e nao o valor de compra).
imagine aqui pagar 4000 por ano sobre uma casa de 200.000, kkkk.

    Alan Cepile

    29/03/2019 - 16h17

    Admira os EUA pq tem uma visão chucra e tapada dos valores americanos e de como eles agem na política.
    Esse bozo faz tudo ao contrário pq ele, bem como sua trupe “nazismo de esquerda”, são ignorantes demais pra notar que os EUA são bem diferentes daquilo que essa gente acha que eles são.
    O braZil da bozolândia faz tudo ao contrário dos EUA achando que está sendo igual. É uma tapadice nunca antes vista!

    Sergio Araujo

    29/03/2019 - 17h49

    Kkkk,

    veja que eu tava brincando sobre quadruplicar o salario minimo. Rsrs

    Mesmo assim estou curioso de saber como voce obriga os outros a pagar o salario que voce estabelece…com o facào na mào…?

    Seria tipo uma lei do salario justo como a do Maduro sobre preços…?

    Apòs 2000 anos de evoluçào humana e o bla bla bla infinito da esquerda è esse….sugar dos outros e quebra-los de impostos (isso jà aconteçe) …?

      lucio

      29/03/2019 - 19h27

      sergio,
      detestei a lei do preço justo de maduro.
      mas se se deixasse os patroes totalmente livres, o salario seria ZERO. e assim era até 150 anos atras, escravidao.
      se obriga os patroes por exemplo aumentando o minimo acima da inflaçao aos poucos. os empresarios inteligente nao deveriam ser contra porqué o trabalhador melhor abastecido tem mais grana para comprar. é dinheiro que sai pela porta e entra pela janela.
      todos os paises mais ricos tem salarios altos. isto nao acontece só nos paises de burros, de patroes que nao sabem pensar a longo prazo e que gozam sadicamente em se ver cercados por miseraveis.

        Sergio Araujo

        30/03/2019 - 08h45

        Voce nunca foi empresario nè ?

          lucio

          30/03/2019 - 09h23

          coitadinhos dos empresarios brasileiros! kkkk.
          a % media de lucro no brasil, excluindo alguns paises arabes, é a maior do mundo.
          um amigo na europa é dono de um bar. os funcionarios custam 1500 (bruto) por mes, ele lucra liquido 3000 por mes. relaçao 2/1.
          e aqui? relaçao 10/1 no minimo.
          aqui perto de casa tem uma grande loja de materias de construçao, conheço o contador. os funcionarios custam mediamente 1500 (bruto), o dono lucra 2.000.000. relaçao 1333/1. na europa seia impossivel.
          e este dono faz o que de tao eficiente para merecer tudo isto? erdou a empresa e passa o dia todo na piscina com putas de luxo, kkkk.
          sem contar a sonegaçao de impostos que todos empresarios faz e ninguem controla (já sei, para vc sonegar é justo porqué imposto é roubo).
          o brasil é o PARAISO dos empresarios.
          curiosidade: vc faz o que e qual sua renda? eu sou autonomo e pago todos os impostos que devo.

          Sergio Araujo

          30/03/2019 - 10h11

          Voce nào sabe do que fala.

          Sergio Araujo

          30/03/2019 - 10h21

          Voce tem cara de ter dinheiro e viver de juros nas costas dos brasileiros…

          lucio

          30/03/2019 - 11h15

          sergio,
          nao, agora trabalho por conta propria no esporte (treinador, personal trainer, escrevi livros sobre treinamento). antes, na europa, era economista assalariado por uma empresa privada.
          e como economista conheço bem milhares de empresarios alí e aqui.
          agora mim fale o que vc faz na vida.

          Sergio Araujo

          30/03/2019 - 11h30

          Tem certeza que nào tem nem uma graninha aplicada à 10/12% ao ano…hein ?!? Deus tà vendo viu !!! Kkkk

          lucio

          30/03/2019 - 18h02

          repito: vc faz o que? corta cana a salario minimo?

          Sergio Araujo

          30/03/2019 - 19h16

          Nào,

          Lula me tirou da pobreza.

          Ricos de esquerda chique…tem nojinho de pobres nè !?!?

          lucio

          30/03/2019 - 19h42

          porqué nao responde á minha pergunta? que falta de educaçao…
          moro numa “comunidade”, nao tenho carro, ando de chinelo, minha mulher é empregada, meus cunhados operarios. adoro pobres e detesto a “classe media” fascista, racista e desumana.
          agora bozo, com ajuda de americanos e israelenses, vai transformar o pais em un paraiso, kkkk.
          sou de centro, nao de esquerda. claro que um cara de centro parece de esquerda para um nazista…

          Sergio Araujo

          31/03/2019 - 09h37

          Rapaz,

          voce tem renda em euro, no minimo uns 300 mil no Tesouro e anda de chinelo em favela desfarçAdo para nào ser asssaltado !! Kkkkkk

          Voce que è o economistào da vèz, tira o dinheiro investido e abra uma empresa, larga de ser tanga frouxa, ganharia muito mais !! Ou nào tem coragem e fica falando de quem tem ??

          OBS: eu vendo oleo de peroba !! Kkkk

          Sergio Araujo

          30/03/2019 - 10h23

          Tà muito exaltado, doido para enfiar as màos no bolso dos outros…sinto cheiro de rosca queimando por aì ! Rsrs

Evair

29/03/2019 - 15h38

Esse congresso é majoritariamente de aluguel, alem de ser golpista.
Não vão fazer reforma nenhuma que seja do bem e que melhore a vida do povo.
Estão lá para defender o interesse de grandes empresario e grandes bancos.

Sérgio Araújo

29/03/2019 - 14h19

E comparar o Brasil com Estados Unidos ou Japão faz algum sentido ?

Zé Maconha

29/03/2019 - 14h13

O Pedro a forma como você escreveu faz ficar difícil saber o que foi dito pelo Dino e o que foi dito por você.
Acredito que não foi de propósito mas muita gente vai pensar que a tese de culpar o PT é dele e não sua.
A culpa não é do Ciro nem do PT é dos eleitores de Bolsonaro.
Se vamos discutir estratégia a do PT levou Haddad ao segundo turno com o dobro dos votos do Ciro.
Desde 89 o PT esteve no segundo turno de todas as eleições, vencendo 4 em 8.

Sérgio Araújo

29/03/2019 - 13h44

O único negócio interessante no Brasil é sem duvida o investimento financeiro, o do Tesouro Direto em primis.

O resto é uma porcaria.

Alan Cepile

29/03/2019 - 13h39

Repito o que disse no outro tópico do Flávio Dino, é um dos mais importantes quadros da política nacional e nacionalista. Esta entrevista é uma preciosidade que todo eleitor deveria ver e refletir.

Neste trecho, Dino foi absolutamente certeiro:

“A estratégia petista para as eleições contribuiu infinitamente mais para a vitória de Bolsonaro do que qualquer ato de Ciro. A tal ponto que nem a presença do papa – ou de quem ele representa, em divina pessoa – com adesivo no peito e distribuindo panfleto pelo Brasil no segundo turno seria capaz de vencer o antipetismo.”

É o que digo a bastante tempo, petismo e bozonarismo são duas faces da mesma moeda, um sobrevive na existência do outro, e a rejeição ao primeiro, fruto de uma propaganda maciça, dia e noite, no PIG, levou o segundo ao poder.

Felizes seriam os brasileiros se tivessem feito com o Brasil o que Flávio Dino fez com o Maranhão. Nisso o PT fracassou fragorosamente, e, pelo visto, a bozolândia vai fracassar tb.

    Alan Cepile

    29/03/2019 - 13h45

    Esqueci de comentar uma coisa, 8% de imposto sobre herança se não me engano somente o Ceará cobra, a média no restante do Brasil é 4%. Nos EUA, que ninguém duvida que seja a pátria mais capitalista do universo, cobra entre 27% e 49% dependendo do estado.

      NeoTupi

      29/03/2019 - 16h55

      Que eu saiba quem cobrou 8% primeiro foi o RS em 1991 (Pedro Simon governador). Outros governadores aumentaram a progressividade na base de cálculo. Quando o PSDB voltou ao governo retrocedeu. Hoje voltou a ter alíquota de até 6%. Vários estados estão passando a cobrar 8% de alíquota máxima além do CE: RJ, SC, PE, SE, TO.

    Zé Maconha

    29/03/2019 - 13h58

    Quem disse isso foi o cara que escreveu o texto.
    Dino nunca diria uma coisa dessas , apenas a parte depois do hífen foi dita pelo Dino.
    Nem com adesivo no peito …
    Essa coisa de igualar PT e Bolsonaro sim , ajudou na eleição do miliciano.
    Mas concordo que a ajuda de Ciro não traria a vitória , isso não apaga o erro do Ciro de forma alguma.
    Se um dia Ciro ganhar , o que eu duvido , vai precisar do PT pra governar.
    Esses ataques mútuos são totalmente improdutivos e comparar a Bolsonaro?
    Nem Mussolini merece isso.

      Alan Cepile

      29/03/2019 - 14h58

      Ciro fez o que deveria fazer, apoiou Haddad e desviou a maioria dos seus votos para ele, além disso, mais o que os petistas queriam? Que Ciro subisse em palanque tendo sido duramente golpeado pelo PT? Sejamos francos, que sentido isso faz?? O importante eram os votos e isso ele deu ao PT, o resto é pura intriguinha que só faz dividir o campo progressista.

      Tb acho que Ciro não se elege, pra presidente penso que acabou pra ele, a imagem desgastou e ele iria precisar dos votos dos petistas, e isso ele não vai ter. Ciro seria um bom ministro da Casa Civil ou de relações exteriores.

        NeoTupi

        29/03/2019 - 17h14

        Por favor não entenda visão crítica com “ataques a Ciro”, pois ambos os campos temos lutas mais importantes do que ficar em disputas improdutivas. Acho que Ciro, para seu próprio bem, deveria ter feito o papel que Brizola fez em 1989 com Lula no segundo turno contra Collor. Lula não ganhou aquela eleição, mas Brizola preservou sua liderança nacional e teve votação avassaladora para o governo do Rio na eleição seguinte. Só perdeu popularidade depois ao se aproximar mais do que devia do governo Collor como governador (erro que Ciro quase cometeu no início do governo Bozo com a tal oposição propositiva). Ciro deixou um vácuo que está sendo preenchido por Flávio Dino.

          Alan Cepile

          29/03/2019 - 18h21

          Pensamos BEM diferente, e não é mais o caso de falar da eleição, já foi.

Zé Maconha

29/03/2019 - 12h54

Dino está totalmente certo.
Aliás uso a mim como exemplo.
Recebi uma herança , foram descontados apenas 5% que é o imposto de SP.
Hoje possuo LTNs e pago apenas a alíquota mínima de IR 15% sobre meus rendimentos.
Alguém que trabalha e ganha mais de 2.300 , se não me engano, paga a mesma alíquota que eu , pessoas com bons salários pagam alíquotas maiores que as minhas.
Eu poderia tranquilamente pagar mais impostos.
Bolsonaro prefere tirar de quem trabalhou a vida inteira , de idosos carentes , para beneficiar rentistas como eu.
Eu sou contra mas se vocês que votaram nele não me ouvem , tudo bem.
Mais LSD e prostitutas de luxo pra mim , como meus rendimentos vem dos impostos de vocês , estão trabalhando pra me sustentar.
Pensem nisso.

Sérgio Araújo

29/03/2019 - 12h45

Eu sou melhor ainda…aumentaria de 4 vezes o salário mínimo e o jogo tá feito,… quero ver alguém me dizer que não vai dar certo !! Kkk

A coisa trágica é que em 2019 ainda exista um Partido Comunista.

Sergio Araujo

29/03/2019 - 12h25

Vixe…um genio absoluto esse Dino.

Sò um elemento do Partido Comunista Brasileiro para inventar uma porcaria como essa, aumentar o imposto de sucessào è fazer uma reforam tributaria ?…vai dar certo, sem duvida alguma !! kkk

Onde eu fui parar…

    Roque

    29/03/2019 - 12h40

    Este será o candidato da esquerda nas próximas eleições para presidente. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Mais um comunista nutella…

      Nostradamus ( bacia & banquinho )

      29/03/2019 - 17h10

      Nutela é o dedo no cu do teu presidente necrófilo. Cada um…

        Nostradamus ( bacia & banquinho )

        30/03/2019 - 09h25

        Esta é a tática de todo fascista, intimidar, diminuir… Mas vocês estão muito enganados! Não vão nos calar seus fsdsps!!! Menina nervosa tu irás ver daqui há pouco em que irás te tornar !

      Guilherme

      30/03/2019 - 22h44

      Qualquer um é melhor que o MICO.

    Guilherme

    30/03/2019 - 22h49

    Seu energúmeno, o Partido Comunista Brasileiro é o PCB, vai se informar antes de proferir baboseiras. O Dino é do PCdoB. Não dá pra entender nada do que você escreve. Você tem alguma deficiência cognitiva ou é apenas analfabeto?

      Sergio Araujo

      31/03/2019 - 09h40

      Putz,

      è verdade, agora sim que o trein vai…


Leia mais

Recentes

Recentes