Por Rodrigo Mondego
Advogado militante dos Direitos Humanos
O que houve na Escola Estadual Raul Brasil, que fica na cidade de Suzano-SP, foi um ataque terrorista de ultra-direita. Os assassinos que praticaram esse atentado, além bolsonaristas, eram notoriamente o que costumamos chamar de fascistas, por mais que ainda tenha gente que ache exagero chamarmos indivíduos dessa estirpe assim.
Os dois participavam de fóruns virtuais de pregação, organização e divulgação práticas de ódio, um deles era o Dogolachan. “Dologa”, como muitos chamam, é um fórum online de debates, onde é garantido o anonimato dos membros e de quem divulga conteúdo por lá. Em uma rápida pesquisa na internet, encontramos diversos casos de pessoas que sofreram algum tipo de crime que partiu desse chan, normalmente as vítimas são mulheres, negros, LGBTs, militantes de esquerda ou ativistas da área dos Direitos Humanos.
No final de 2017, por ter atuado como advogado de uma vítima de racismo de ataques que partiram desse grupo, virei alvo deles, ainda mais quando descobriram que eu já tinha atuado em diversos casos prestando apoio a pessoas que sofreram violações de Direitos Humanos.
Comecei a receber ameaças virtuais de todos os tipos. Primeiro contra a minha pessoa, depois familiares e até uma ameaça a bomba contra a OAB-RJ, caso não casassem minha carteira de advogado. Chegaram ao ponto de descobrirem meu endereço e mandarem um telegrama dos correios para minha casa, com ameaças de morte e estupro contra a minha mãe e a mim.
Tomei todas as medidas judiciais possíveis. Primeiro descobrimos um suspeito que depois teve provada sua inocência: ele foi deixado propositalmente como bode expiatório pelo membros do Dogolachan.
Mais de um ano depois prenderam o hacker Marcelo Valle Silveira Mello, também conhecido como Psy, responsável pela criação do Dogolachan em 2013.
Pelos crimes cometidos contra diversas pessoas, ele foi condenado pela justiça federal a 41 anos, seis meses e 20 dias de prisão em regime fechado por associação criminosa, racismo, divulgação de imagens de pedofilia, coação, incitação ao cometimento de crimes e terrorismo cometidos na internet.
Acontece que ele nunca atuou sozinho e somente ele foi preso nessa operação. Fora que o Chan continuou ativo e a todo vapor.
Ignorar o recorte ideológico das pessoas que praticaram esse atentado e minimizar a ascensão do fascismo no Brasil são dois erros graves.
Uma mobilização realmente organizada contra isso é mais do que urgente e necessária.
O fascismo está passando e algo tem que ser feito.
MATHEUS
19/03/2019 - 09h15
Que reportagem escrota
ROBSON JSOUZA
17/03/2019 - 18h02
INCRIVEL COMO A INTERNET TEM ESPAÇO PARA TANTA GENTE INÚTIL . CANALHAS QUE DEFENDEM OS BANDIDOS COMUNISTAS ESQUERDISTAS CORRUPTOS LADRÕES SAQUEADORES DO ERÁRIO PÚBLICO. LÓGICO, SÂO DA MESMA INDOLE . MAS HÁ TABÉM OS MALUCOS DA DIREITA QUE QUEREM SER O PRÓPRIO CAXIAS . A VERDADE É QUE OS DOIS LADOS TENDEM A GERAR BARBAROS E PSICOPATAS COMO ESSES DE SUZANO . SÓ DEUS PODE NOS LIVRAR DESSA LOUCURA.
DIREITA DO BEM E DE BEM
15/03/2019 - 17h27
HIPOCRITAS ESTES VAGABUNDOS, SO PELO CODINOME DO CARA ZE MACONHA VOCE VE A ESPIRTE, INDOLE DA PESSOA
Bozo & Andrade Artigos para Festas Infantis
15/03/2019 - 10h47
Miguel, seu blog é dos melhores, inclusive porque não está atrelado ao dogmatismo petista, que tanto mal fez ao pensamento crítico brasileiro.
Apenas um conselho, se me permite: tenha sempre em mente o “paradoxo da tolerância”, do filósofo liberal radical Karl Popper (insuspeito, portanto, de qualquer veleidade esquerdista).
Porque o seu blog está sendo infestado de pessoas que não querem discutir valores ou princípios pela ótica da direita política liberal ou conservadora (opção válida e necessário contraponto, uma vez que, para ser direitista, não é preciso ser um assassino, coisa que os jovens em questão e muitos outros fizeram (fazem) questão de ignorar.
Seu blog está sendo tomado pelo sentimento de propagação do ódio, com xingamentos e baixarias de toda espécie, por essa gente que pensa que ser de direita é o mesmo que torcer fanaticamente por um time de futebol qualquer: se esse time ganha de forma irregular, torna-se preciso negar isso de todas as formas possíveis. Até o cúmulo de negar mortes.
Livre-se dessa escumalha, Miguel.
Roque
15/03/2019 - 13h01
O primeiro a ser banido vai ser vc…
Bozo & Andrade Artigos para Festas Infantis
15/03/2019 - 13h16
Sabe interpretar texto? Sabe exercitar capacidade analítica?
Argumento é simples, mas não simplista: qual limite da tolerância para com intolerantes? Devemos deixá-los agir livremente, sem freios?
Se acha que sim, e se maioria pensa assim, então… adeus civilização!
Roque
15/03/2019 - 14h42
zzzzzzzzzzzzzzzzzz, vaza para o 247, Tijolaço ou DCM. Lá vc pode babar a vontade nos bagos dos políticos bandidos da seita esquerdopatas. Larga de ser vaca de presépio e passe a pensar um pouquinho só com os seus parcos neurônios…
Luiz
15/03/2019 - 17h56
Sr. Bozzo, seria possível nos dar a referência bibliográfica do citado paradoxo atribuído ao positivismo lógico de Popper. Como uma lógica residual a ser discutida no interior de enunciados puramente empíricos pode dar ao sr. Popper a condição de filósofo liberal? Um filósofo não é aquele que contextualiza a universalidade? Um liberal não é aquele que acredita na governabilidade?
Jorge
15/03/2019 - 09h03
Interessante a opiniao pessoal do escritor do texto, vai contra o concenso geral de que a separacao de racas, sexualidade e outros é uma pratica da ideologia esquerdista.
Enquanto para a direita somos todos seres humanos e devemos ter direitos identicos, indiferente de quem seja; na ideologia mais esquerdista somos todos separados em grupos e nossos direitos sao separados pela nossa cor e por com quem fazemos sexo, nossa origem, nosso trabalho, nosso peso.
Jorge
15/03/2019 - 08h55
Ultra-direita?
Ele defendia o liberalismo economico, a liberdade individual, impostos baixos e que o dinheiro fique na mao do trabalhador, ao invez do governo?
Se nao, ele nao era nada direitista….
Sérgio Araújo
15/03/2019 - 08h03
O que as Faculdades Brasileiras produzem são esses militantes transtornados.
Roberto
14/03/2019 - 22h01
Este sujeito é advogado de porta de cadeia de petistas safados. Não vale a merda que ele caga. Sempre travestido de vermelho, se fazendo de vaca de presépio de políticos bandidos. Na verdade, esta corja sempre usa os meios mais podres para tentar levar alguma vantagem em cima de tragédias. São urubus a procura de carniças para se alimentarem…
Jorge
14/03/2019 - 21h53
Ataque terrorista de ultra direita de cu é rola, seu devogado safado. Então as outras tragédias que aconteceram no Brasil nos últimos 16 anos foi culpa de quem?? Do Lula? Da Dilma? O povo está vendo como vcs da esquerda estão usando esta tragédia para fins políticos. se não tem o que falar, cala esta boca imunda e respeita a dor das famílias destas vítimas inocente.
wellington
14/03/2019 - 18h48
Rodrigo Mondego!? Vai tomar no seu cú….. Ultra direita é o cú da sua mãe !!!
Sergio Araujo
14/03/2019 - 18h40
Onde a ideologia chega è repugnante, domina completamente cada pensamento de quem se deixou indoutrinar, no Brasil o nivèl da podridào è amplamente superado.
L. Jota
14/03/2019 - 18h30
Policia pede prisão de terceivo envolvido. Segundo noticido na internet, os criminosos compraram as armas brancas no mercado livre.
Justiceiro
14/03/2019 - 17h49
O verme do advogado (outro adjetivo não comporta a definição pra esse cara) que se diz defensor dos direitos humanos poderia me responder uma pergunta?
sr. advogado dos diabos. Um dos fascista, bolsonarista, ultradireitista que cometeu aquela chacina era
‘di menor’. Você, como defensor dos direitos humanos e do ECA, teria que defender que o menino só passasse três anos em regime de detenção, não é?
Responda.
Se ele não responde, talvez um petista se proponha a responder.
Delgado
14/03/2019 - 17h37
Ontem mesmo tinha um coleguinha da turma do MBL em video dizendo que o pais precisa de mais armas. O sujeito é visivelmente deturpado mentalmente. Muitos videos postados inclusive em canais
de terceiros e possivelmente em contas falsas .
Atineli
14/03/2019 - 16h44
Pois é q o cafezinho há muito tempo resolveu acolher coronéis abutres tipo cirandeiro e essas figuras nefastas. Triste destino. Oxe.
Zé Maconha
14/03/2019 - 15h52
Está claro que foi um atentado terrorista.
Esses grupos de extrema-direita são os responsáveis.
A polícia já fala em oranização crimnosa.
O triste é que muitos dos bolsonaristas que o Miguel deixa comentar aqui são membros desses fóruns extremistas.
Os ciristas parecem não enxergar que fascista não é adversário , é inimigo.
DIREITA DO BEM
15/03/2019 - 17h25
HIPOCRITAS ESTES PETISTAS, DEVIAM LAVAR A BOCA COM SABAO DE COCO ANTES DE FALAR DE QUE VOTOU NO BOLSONARO
Vlad
18/03/2019 - 10h51
censura, repressao e extermínio dos que tem opiniao diferente é tudo que a esquerda sabe fazer ou tem algo mais?