Donald Trump continua com objetivo de retirar estrangeiros da competição no mercado trabalho com os estadunidenses. A proibição de emprego planejado pelo governo, que entra em sua fase final de revisão, afetará cerca de 100.000 cônjuges imigrantes com vistos de trabalho.
O governo de Donald Trump tem planejado o cancelamento do visto de trabalho de milhares de imigrantes que estão nos EUA desde o ano passado graças ao status de imigração de seus cônjuges.
A proibição de emprego planejada pelo governo, que entra em sua fase final de revisão, afetará cerca de 100.000 cônjuges imigrantes com vistos de trabalho.
Nesta semana, como último passo, o Departamento de Segurança Interna enviou a nova regra proposta para o Escritório de Administração e Orçamento.
Deste modo a proibição afetaria as esposas e os maridos dos portadores de vistos H-1B que estão em processo de obtenção de um “Green Card”.
Quando a administração Obama, o ex-presidente implementou esta autorização de trabalho conhecido como H4 EAD, em parte para ajudar a lidar com a acumulação maciça de pedidos de “Green Card” por titulares de vistos H-1B da Índia e China, sofrendo uma espera gigantesca para obter residência permanente, fator que impossibilita que seus cônjuges trabalhem legalmente no país.
Pesquisadores da Universidade do Tennessee estimaram que 93% dos cerca de 100.000 cônjuges, que possuem o visto H-4, são mulheres da Índia.
A mudança de regra proposta por Trump nasceu de sua ordem executiva “compre americanos e contrate americanos”, segundo a “Homeland Security”.
“Alguns trabalhadores estadunidenses se beneficiariam com esta regra proposta para ter uma melhor chance de conseguir empregos que alguns dos trabalhadores H-4 têm atualmente”, disse o Departamento de Segurança Interna e USCIS para justificar a aplicação desta regra.
Nesta quarta-feira, a Homeland Security enviou seu esboço da regra H-4 para o Escritório de Administração e Orçamento (OMB), que irá revisá-lo e devolvê-lo à Homeland Security com ou sem as mudanças recomendadas.Após a revisão, a Homeland Security publicará uma minuta de regra no registro federal, o que gerará um período de comentários públicos.
A regra só será finalizada após o encerramento do período de comentários. No entanto, o prognóstico é haja um volume de ações para tentar bloquear a regra proposta por Trump.