Em artigo publicado hoje, o PCO acusa Haddad de pertencer à “ala reacionária do partido”.
Trechos do artigo do PCO:
Então, caberia a pergunta: por que não será também Gleisi a grande liderança política à frente das caravanas pela liberdade de Lula?
(…)
Os cargos conquistados ao longo dos anos pelo PT em todo o Brasil construíram um setor extremamente direitista e reacionário dentro do partido, com indivíduos como Washington Quaquá, que coloca a culpa do impeachment em sua vítima direta, Presidenta Dilma; Tarso Genro, que não perde uma oportunidade sequer para sugerir ao partido baixar a cabeça publicamente à direta, naquilo que ele chama de “autocrítica”; ou o governador do Ceará, Camilo Santana, bolsonarista explícito, que pediu ao fascista que enviasse a Força Nacional para endurecer a repressão do povo cearense, ao invés de agir para aliviar a aguda miséria gerada pela política direitista do golpe.(…)
Agora, não por acaso, para que as caravanas pela liberdade de Lula pudessem chegar às ruas, certamente na mesa de negociação interna das lideranças petistas foi colocada a condição de que Haddad – a voz da ala reacionária do PT – e não Gleisi, fosse a liderança deste movimento.
Não por acaso também, as caravanas irão iniciar no estado mais direitista governado por um membro do PT, que atende muito mais à política do Ciro Gomes, do que à liderança de seu próprio partido.
No mesmo dia em que ataca Haddad, o PCO também publicou um artigo com furibundos ataques a mim, mas por respeito aos leitores do Cafezinho, prefiro nem comentar. A direção do PCO parece ter perdido a frieza na análise e está nitidamente reagindo com o fígado, o que leva a discussão política a cair de nível.
Fred
15/02/2019 - 09h30
Nao estamos mais em 1950… O fato de ainda vermos politicos com opinioes como essa do PCO prova que nosso pais esta uns 70 anos atrasados em realacao a politica… Essa extrema esquerda nao tem mais lugar no mundo atual, que exige economia aberta e liberdade.
Tiago
14/02/2019 - 11h21
Rui Costa é um grande analista político. Ele tem razão quando descreve o Haddad, mas o PT é assim, um partido de tendências (existem as mais à esquerda e as mais à direita). Ninguém nega isso. O próprio Haddad disse na entrevista ao 247 que está à direita do PT no método, ou seja, não é um revolucionário e ainda acredita nos meios institucionais. Não existe novidade em relação à isso. É importante, no entanto, lembrar que esse mesmo Rui Costa diz que Ciro é de direita e está aí para dividir o campo de esquerda.
Carlos
14/02/2019 - 01h17
Esse maluco foi desmascarado como cirista que é e ficou #xatiado. Só rindo…
Os xiliques desses burgueses acusando o PCO de ser sectário me lembram as Teses de Abril, onde Lênin ironiza uma acusação de ter plantado a guerra civil na “democracia revolucionária” russa. É muita loucura…
Gabriel
13/02/2019 - 11h15
O PCO escreveu: “o governador do Ceará, Camilo Santana, bolsonarista explícito, que pediu ao fascista que enviasse a Força Nacional para endurecer a repressão do povo cearense”. Na realidade, o PCO está dizendo que o “povo cearense” é marginal, bandido e que mata, além de colocar fogo nos õnibus e prédios públicos. Vai, PCO, vai!
Carlos
13/02/2019 - 09h12
A um tempo atrás percebi que o site estava alinhado com Ciro e PDT, então questionei nos comentários. Recebi uma resposta veemente do editor dizendo que isso não era verdade. Mas agora volto ao site e claramente vejo este alinhamento e surf no anti-petismo. Nos comentários vemos que este surf no anti-petismo tem agradado muitos leitores.
Miguel
13/02/2019 - 08h07
Acho que o senhor deveria assumir de vez a guinada à Direita. Usando o PCO para atacar o Haddad, típico movimento reacionário ( acusa o opositor dos métodos que na verdade utiliza). Quanto ao PCO, coerência sempre e, uma vez que desnuda o coronel Ciro, também entra na linha de fogo da pena convertida. Mantenho para o senhor a pergunta que insiste em não responder: Cite UMA crítica dura ao ataque do Bolsonazi ao trabalhador? E não vai criticar o coronel Ciro por apoiar o fim da aposentadoria do trabalhador? Vergonha
Carlos
13/02/2019 - 09h17
Acredito que em algum momento os editores deste site tiveram um desentendimento com petistas, ai ocorreu um racha. Agora fica fácil perceber a linha editorial pró Ciro e anti-PT.
Justiceiro
13/02/2019 - 19h01
Qual o problema de Miguel votar ou ter simpatia por Ciro Gomes? Ciro por acaso é bandido? O bandido, temos que lembra vocês odos os dias, está preso, babaca.
Vocês querem impor suas vontades, suas opiniões em blogs alheios?
Criem vergonha. Tem blog que só aceita gente de sua laia. 247, por exemplo.
Tiago
14/02/2019 - 11h26
Uma dúvida pretenso “justiceiro”: Você é um bolsominion ou cirominiom? Eu não vejo nenhum problema no alinhamento do cafezino com o Ciro. Da minha parte, sou petista, lulista e denunciarei a perseguição e prisão política do Lula para o resto da minha vida.
João Lucas
13/02/2019 - 00h45
Logo num momento como este da história do Brasil, a gente vê a esquerda reagindo desse jeito. Ao invés de se juntar, se auto destrói. Não bastasse o Ciro fazendo todo o espetáculo dele, agora o PCO com essa. Ainda bem que temos Boulos e Haddad lutando por uma frente democrática.
Cid
12/02/2019 - 21h49
Os opostos que se amam, PTminions e Bozominions, operam no mundo da fantasia delirante, um luta contra a ursal e reverencia um torturador o outro cultua um líder preso e multicondenado e se enxerga como único partido legítimo e guardião eterno da esquerda … Ainda espero ver o país sair dessa fase e eleger um governo que pense e aja com os pés no chão e a cabeça na terra.. O texto do pco é exemplo disso
Sebastião
12/02/2019 - 20h30
O interessante é um partido extremista como o PCO, ter se aliado ao PT reacionário(segundo palavras dele mesmo). Sobre Haddad, não seria uma boa liderança, porque perdeu a eleição em 2016 só disputar a reeleição, e ainda teve menos votos que Bolsonaro na capital que ele governou. Tem governadores que o PT, poderia dar oportunidades, assim como o senador Wagner.
Débora
12/02/2019 - 18h59
Respeito muito o PCO,mas tudo é relativo.Haddad pode ser moderado demais ou até a direita da esquerda,mas em comparação com o CIRO GOMES Haddad é esquerda raiz.
Paulo Rogério
12/02/2019 - 19h14
Você, de forma não intencional, sintetizou a perfeita definição de ser petista: quando se trata do PT, tudo é relativo. Mas, só o PT é esquerda, não é mesmo?!
Essa suruba entre PT, PSOL e PCO é um bacanal perfeito. Ninguém ali está preocupado com coisa alguma, senão com o seu próprio ego.
Tiago
14/02/2019 - 11h29
Desculpe, mas na minha opinião, que está preocupado com o próprio umbigo é o Ciro e, em menor escala, o PCdoB, que querem ocupar espaço (o que é até legítimo), mas ofuscando e isolando o PT.
germano silveira santos
13/02/2019 - 09h10
concordo com você.
Luiz
12/02/2019 - 18h56
Eu gostaria muito de ler seus comentarios sobre o artigo do PCO.
Seu argumento de que eles “perderam a frieza” e “capacidade de analise” nao se contrapõem aos argumentos bem fundamentados do PCO (concordemos ou não com eles).
Amauri
12/02/2019 - 18h22
Como já disseram, o PCO é um jagunço mulambento do PT, fazendo o serviço sujo de atacar os adversários da mesma forma como o PSOL o fez no episódio da câmara. A esquerda não-lulista tem que pensar com muita seriedade se está disposta a continuar aceitando esse bullying do lulismo, em troca de um sonho maluco em que o cachaceiro sai do xadrez nos braços do povo, retoma o poder e volta a distribuí-lo entre os partidos de esquerda. Qual a probabilidade desse cenário se tornar 100% realidade? Lula precisa ser colocado no seu devido lugar, e não há outra forma de fazê-lo sem retirar imediatamente a adesão acéfala ao “Lula livre”, e fazer crítica realista e combativa a esse posicionamento. A esquerda que quer sobreviver precisa se reinventar como a social-democracia que, bem ou mal, funcionou nos anos FHC e Lula e tem viabilidade eleitoral. É preciso mostrar como o PT e o Lula atual se tornaram a antítese do Lula que fez um bom governo no passado, e deixar bem claro para o povo que se está lutando para voltar a um modelo socioeconômico que deu certo, e não para voltar à roubalheira.
Debora
12/02/2019 - 19h06
Pela sua forma de se expressar,chamando o melhor presidente da história deste país de cachaceiro já se vê de que lado vc está. É UM elitista e preconceituoso.Aceite vc,abra mão vc do Lula Livre ,40 milhões não abrem eu não abro. É UMA questão de justiça e princípios,coisa que vc parece não conhecer.Deve te votado no Coronel Ciro ou mesmo em Bolsonaro.
Paulo Rogério
12/02/2019 - 19h32
Não considere todos os votos que o Haddad obteve no segundo turno como a defesa de um plano partidário monotemático em torno do Lula Livre. A maior parte das pessoas que votaram no poste2, fizeram isso como um voto anti-Bolsonaro. Inclusive os “ciristas” que votaram em peso no poste2, por desencargo de consciência, que também defenderam (até onde foi possível, dada a safadeza petista contra os aliados históricos) o Lula Livre, mas o fizeram como defesa de uma justiça de fato, e não como projeto de governo para um país fraturado, quebrado, em uma espiral decadente que parece não ter fim.
Agora, com esse sectarismo, essa arrogância dos petistas em se acharem donos dos votos da esquerda, o que vocês conseguirão, nas próximas eleições, é se encontrarem com o PSDB no mesmo limbo que esse já se encontra!
Alan Cepile
12/02/2019 - 20h09
É preciso dividir as coisas, uma pauta Lula livre como linha de frente é um erro, muito embora Lula deveria estar livre, ninguém em sã consciência nega isso, afinal, Lula foi condenado sem provas, e o moro confessou isso, pra todos verem o nível do nosso judiciário.
Agora, o fato de Lula estar condenado sem provas não permite que o PT faça tantas burradas como vem fazendo, pra dizer o mínimo, desde o impeachment.
São duas coisas diferentes.
Paulo Rogério
12/02/2019 - 20h24
Honestamente, Alan? Se me perguntarem, direi que defendo a liberdade do Lula, pois não foram apresentadas, pela parte acusadora, provas dos crimes, nem tampouco o suposto elo entre a reforma no triplex e os três contratos da OAS com a Petrobrás.
Agora, continuar militando em torno desse tema, quando o que deveria estar em debate é o país, cujo futuro está sendo dizimado pela horda ignara que exerce o poder, é a mais pura perda de tempo! E tempo, para salvar alguma coisa parecida com um país, até 2022, é recurso escasso que deve ser usado de forma inteligente e pragmática.
Portanto, deixemos os petistas dançarem ciranda, de forma monotemática,em torno do Lula livre.
Sebastião
12/02/2019 - 20h45
Esses caras vem em blogs progressistas, fingindo-se que estão neste lado da política. Mas o palavreado entregam eles. Interessante que muitos da elite, criticam tanto Lula o chamando de CACHACEIRO, alguns de maconheiros, mas uma boa parcela e grande, são cheiradores de pó.
Amauri
13/02/2019 - 18h57
Respondendo a você a à Debora, até a Gleisi deu uma cheirada no cangote do cara e disse “é cachaça!” no comício do sindicato dos metalúrgicos. Tem vídeo e tudo. Naturalmente que a minha forma de expressar denota um julgamento de valor, que eu mantenho: o pior inimigo da esquerda brasileira hoje se chama Luis Inácio Lula da Silva, que está irremediavelmente obcecado em usar os minguantes recursos da esquerda para patrocinar o seu delírio de sair da cadeia e retomar o poder que nem ele nem os sindicatos voltarão a ter. Os sindicalistas botam pilha nessa ideia estúpida porque eles também estão desesperados para virar um jogo que não tem volta. Se conseguíssemos virar a página do cachaceiro agora, talvez em 2022 já existisse uma nova esquerda, social-democrata, viável para disputar o poder. Mas do jeito que a coisa está se encaminhando, nenhum passo à frente vai ser dado antes de terminar a luta fratricida dentro da esquerda, depois da qual é bem possível que não haja mais ninguém na esquerda, e/ou não haja mais país para salvar.
Zé Maconha
12/02/2019 - 17h03
Haddad é a extrema-direita dentro do PT mas comparado ao Ciro ele é o Bakunin.
Roque
12/02/2019 - 16h32
O que é PCO? Quem é este tal de Rui? O PUTÊ ainda a existe? PSOL e PCdoB são os puxadinhos do PUTÊ? Me desculpe, mas no Brasil ainda existe algum partido de esquerda? Eu só ouço elogios ao Mito e a sua excelente e qualificada equipe de governo. Com esta esquerda bandida, o Mito vai ficar uns 20 anos no poder…
Ataulpho Andrade
13/02/2019 - 17h44
Tu fede a bolsonarismo…
Bozo & Andrade Artigos para Festas Infantis
12/02/2019 - 16h31
Pimenta nas Costas não passa de jagunço do petismo ensandecido!
Desculpem a redundância ao final…
Claudio Freire
12/02/2019 - 15h32
E segue a esquerda se digladiando.
Gente, nosso inimigo é a direita.
É tão difícil assim priorizar a luta contra a direita?
Ataulpho Andrade
13/02/2019 - 17h53
Para uma luta ser bem-sucedida, é necessário delimitar seu campo e polarizar com seu inimigo.
Isso é óbvio: se você confunde seu inimigo com seu aliado, o resultado será a confusão generalizada, e não uma vitória.
O que ocorre hoje é a delimitação de quem é radicalmente contra o GOLPE DE ESTADO de 2016 e suas consequências (prisão do Lula, eleição do Bolsonaro, políticas direitistas) e quem finge que não houve um GOLPE DE ESTADO, e age como se nada houvesse acontecido, como se o governo Bolsonaro fosse um governo normal, com o qual se pode negociar, etc.
Ou seja, o conflito é entre quem na hora H, para além do discurso, vai combater a direita e quem vai se apalermar.
ari
12/02/2019 - 15h11
Wagner da CUT visitando o Mourão, PSOL, Haddad e Boulos, os valentes do twitter, Manoela e as fake news, Freixo se babando todo para o Boechat, os partidos ditos de esquerda brincando de congresso em Brasília achando que vão a algum lugar. O povo, enquanto principal fator de resistência, totalmente esquecido. Enquanto isto, a ditadura constitucional avança. Que o diga a CNBB. E logo um policial vai me matar com medo, achando que a garrafa de água em minha mão era um coquetel molotov.
Ah, o Rui está certíssimo. Haddad foi o grande erro do Lula
Molusco Lavador
12/02/2019 - 14h48
Quantos votos o PCO teve na última eleição? É só uma pergunta.
Carlos
12/02/2019 - 15h29
O presidente do PCO, Rui Costa Pimenta já foi candidato presidencial em quatro eleições (2002, 2006, 2010 e 2014). Nas eleições de 2006 ele teve a sua candidatura impugnada pelo TSE e a maior votação que teve foram nas eleições presidenciais de 2002 (vencida pelo ex- presidente Lula), onde obteve 38.619 votos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Rui_Costa_Pimenta Mesmo sendo um partido minúsculo o PT abriu o microfone para dirigentes do PCO discursarem no lançamento da candidatura do ex- presidente Lula em 2018.
Nelson
12/02/2019 - 14h46
Felicidades para quem vota no Ciro Gomes e para nós que temos ojeriza por ele e por isso não votamos nele também.
Olinto
12/02/2019 - 14h39
É o Cafezinho em sua guerra híbrida particular: desconstruir e minar o PT para aplainar o terreno ao cirismo eee
Miguel do Rosário
12/02/2019 - 15h08
O fato de publicar comentários como o seu no blog também faz parte da “minha guerra híbrida” particular? Acho que o que ocorre é a criminalização da política, que também é feito por setores hegemonistas da esquerda. Tudo que é diferente do que eu penso tem de ser aniquilado: isso sim, aliás, é guerra híbrida.
N.Martins
12/02/2019 - 15h33
Aí sim gostei. Votei no B17 e sempre respeito a ideia alheia pois se todos pensarem iguais a humanidade seria burra. Sempre leio os blogs de esquerda e a diferença com relação ao fato é a distorção feita pelo jornalista.No mais tudo seis por meia dúzia.
Olinto
12/02/2019 - 16h38
Eu só constatei um fato e vc concordou que se trata da questão da hegemonia da esquerda. Eu conheço suas razões para discordar da estratégia e táticas do PT/Lula porque leio o seu blog, mas, no geral e à luz da Realpolitk, ainda acho as do PT o melhor freio contra a guinada conservadora que está espraiando.
Paulo Ricardo
12/02/2019 - 17h49
E tá funcionando que é uma beleza, Óh!
João
12/02/2019 - 22h12
Teu lugar é ao lado do esquerdista oriundo das lutas populares da Arena, PSD, PMDB e PSDB além dos comunas do PPS, por favor seu preconceito contra os petistas é nítido taxando qualquer crítica dos petistas como críticas vindas de um partido hegemonista, já disse aqui antes e volto a dizer, ao PT não foi dado o protagonismo, foi conquistado, PDT é a esquerda ( classificar de centro esquerda já é bondade no caso do PDT) que se contenta em agir nas franjas da burguesia e com a complacência desta, como era antes do PT no Brasil, com exceção de alguns períodos históricos. Ciro Gomes não tem base social, não tem nada por trás, não tem apoio popular e é membro de uma oligarquia local, na onde ele é de esquerda eu não sei.
Alan Cepile
12/02/2019 - 17h39
Olinto, só por curiosidade, vc vai naquela expelunca do brasil171 e diz:
“É o brasil171 em sua guerra híbrida particular: desconstruir e minar o PDT para aplainar o terreno ao lulismo eee”
Deixa eu adivinhar! Vc não faz lá mas faz aqui, acertei?? rs
Olinto
13/02/2019 - 01h27
Acertou! Escrevo aqui justamente pq é uma das trincheiras antifascista. Mas isso não me impede de contestar as posições do timoneiro do Cafezinho, apesar do bateu/levou que ele adotou de uns tempos para cá rsrs
Alan Cepile
13/02/2019 - 14h57
Mas então o lulismo pode e o cirismo não pode, é assim??
Luiz Carlos P. Oliveira
12/02/2019 - 14h38
Desde que o PT foi fundado existem divergências entre suas várias correntes. Isso é notório e sabido. Alguns são mais radicais outros mais brandos. Mas isso nunca desuniu o PT. O que posso dizer agora é: PCO, VAI CUIDAR DO TEU PARTIDO E NÃO ENCHE O SACO.
Cafezinho, quer defender o Ciro, defenda. É um direito teu. Mas esquece o PT. Vocês são Ciristas, não tem partido nem ideais. E pensar que já fui leitor assíduo de vocês…
Marcelo
12/02/2019 - 14h15
Miguel, com todo respeito, mas o artigo do PCO sobre sua defesa acrítica a Ciro Gomes está bem escrito e rebate seus argumentos com racionalidade. Miguel, de tudo que vc escreve no artigo rebatido pelo PCO o que eu achei de uma inocência ímpar, foi vc dizer que o judiciário precisa ser atraído e não empurrado para a direita. Ora, quem discorda disso? Mas daí vc criticar quem se manifesta contra ESSE Judiciário, criticar a indignação com tanta sacanagem DESSE Judiciário e quase defender “bons modos, arrego para com ESSE Judiciário, acho completamente equivocado. ESSE judiciário já tem lado, Miguel, vc ainda não percebeu Isso? ESSE judiciário precisa ser enfrentado, desmascarado, cobrado duramente. Não existe luta social sem isso! Quanto a Ciro, na minha opinião, vc erra quando assume o cearense de forma tão complacente e apaixonada, mesmo ele sendo um personagem sem diálogo com movimentos sociais, com estudantes, com ego exarcebado e sem bandeira nenhuma. E mais, liderança não pode agir com o ” temperamento sanguíneo”. Vc minimiza essa característica de Ciro como se fosse uma bobagem. E não é.
Paulo Rogério
12/02/2019 - 14h44
O artigo do PCO é rasteiro, nada mais do que isso. Visa tão somente sufocar qualquer pensamento destoante à narrativa do PT, dentro da esquerda.
Por que encher o saco do Miguel, por ele não acreditar no tipo de estratégia politica que o PT impõe? Porque ele é de esquerda, sim, e goza de muita credibilidade dentro da militância de esquerda.
Portanto, Marcelo, vá realizar a sua patrulha, você e aquele desvairado do RCP, em outras bandas!!!
Marcelo
12/02/2019 - 14h52
Olha, Paulo, vc me mandando “parar de patrulhar” divergência de opinião parece até ironia, não acha, não?
No mais não vou iniciar um papo com alguém patrulhador de quem “ousa” criticar Ciro Gomes, e por dizer o óbvio: que Miguel do Rosário tem posicionamento completamente acrítico em relação a Ciro.
Sobre o PT, deixo que vcs Ciristas e Petistas se matem. Não tô nem aí pra essa briguinha imbecil. Sou progressista e sei que essa briga fútil só nos enfraquece. Blz?
Marcos Videira
12/02/2019 - 14h11
Rui Pimenta (PCO) e Valter Pomar (PT) repudiam Haddad. Para eles, Haddad é um reacionário e Ciro é um fascista infiltrado. Sectários, se consideram os únicos líderes do povo brasileiro ! Mas tanto um quanto o outro não tem voto. Aliás, o povo nem sabe quem são… Pergunte ao seu vizinho, colega, parente…
Nesse Pomar só nasce Pimenta: haja hemorróidas…
Luiz Carlos P. Oliveira
12/02/2019 - 14h41
Leitura perfeita.
Carlos Eduardo
12/02/2019 - 14h51
Rui Costa Pimenta é para a política brsileira o mesmo que Inri Cristo é para a divindade….
ari
12/02/2019 - 15h14
Que eu saiba, Marx nunca teve um voto e mudou o mundo. Voto, meu amigo, elege qualquer coisa. Já uma ideia vai muito além
Carlos Eduardo
12/02/2019 - 18h07
Então ainda bem que ninguém ouve as ideias do Rui..
Marcos Videira
13/02/2019 - 11h29
ARI: No “Manifesto” escrito em 1847 por Marx e Engels, apesar de não dissimular seus objetivos, está formalizado que “os comunistas trabalham pela união e pelo entendimento dos partidos democráticos de todos os países”. Portanto, na luta política defendida por Marx e Engels, NÃO HÁ espaço para o SECTARISMO. Por serem sectários, Pimenta e Pomar não são teóricos marxistas (como se imaginam). Não se expõem publicamente em busca do voto popular. São somente burocratas partidários cujas opiniões levam ao enfraquecimento, pela divisão, das forças democráticas.
Alan Cepile
12/02/2019 - 13h46
Esse Rui Costa Pimenta é um bobalhão, basta ver o que é (ou NÃO é) o partido dele, um nada, um zero completo. E as análises dele são completamente fora da órbita, nem vale a pena comentar.