No site da FGV
Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio e CEBC firmam Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica
No último dia 30, o Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio e o Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) firmaram um Acordo de Cooperação Científica e Acadêmica com o objetivo de desenvolver estudos e análises sobre a China e sobre a relação entre os dois países. A assinatura do acordo foi realizada na presença do Vice-Diretor da Escola, Antonio Maristrello Porto, o Coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China, Evandro Menezes de Carvalho, o Presidente do CEBC, Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, e o Diretor Roberto Fendt.
O acordo tem como ênfase o estudo das questões jurídicas da China e da relação Brasil-China, compreendendo a dimensão das empresas e das instituições estatais e do partido. “Esta parceria nasce a partir da compreensão da relevância que as questões jurídicas passaram a ter na relação sino-brasileira dado o volume de negócios entre os dois países e, também, em razão da evolução do Estado de Direito na China assumida pelo governo chinês como política primordial para o desenvolvimento econômico do país”, explica o professor Evandro.
A parceria FGV-CEBC visa, dentre outras atividades, organizar grupos de trabalho para análise das controvérsias jurídicas decorrentes das relações Brasil-China e o estudo do sistema jurídico e da cultura jurídica chinesa, além da publicação de livros, artigos ou relatórios conjuntos, bem como a realização de seminários ou palestras.
Foto: CEBC