Por Manuela D’Ávila, no Facebook
Todos sabem – ou quase todos – que não sou deputada mais. Alguns também sabem que eu não participei das reuniões de meu Partido sobre a eleição na Câmara. Eu já havia dito que acho que todos os partidos erraram um pouco nesse processo. Para mim, com a minoria ABSOLUTA que temos na Câmara e com a tendência de aumento da PERSEGUIÇÃO e CRIMINALIZAÇÃO dos movimentos sociais e partidos de esquerda, o mais importante é garantir nossa existência para lutarmos na rua. Isso para mim deveria significar a construção de uma candidatura comprometida com a democracia já que os 130 deputados de nosso campo JAMAIS chegariam ao 2o turno. Ou seja, serviria para demarcar, para alegrar, para discursar por uns dias mas não havia chance de vitória. Claro, sempre defendi que DEVERÍAMOS ter esgotado as conversas entre nós em primeiro lugar. Mas vejam bem, isso tudo acabou. E pela votação se percebe como muita gente discursava inflamado mas não garantiu o voto no segredo da urna, ne?
Alguém tem dúvida de quem vai estar na rua lutando contra o governo Bolsonaro? Não, ne?
Mas acreditem e falo sobre isso com os olhos marejados:
PSOL E PT tentaram impedir, a partir de uma manobra regimental, a fusão do PCdoB com PPL, mecanismo legal que construímos para SUPERAR A CLÁUSULA DE BARREIRA e seguirmos existindo legalmente. Ou seja, uma eleição da câmara que não estivemos juntos e nossos aliados Há mais de 30 anos tentaram nos colocar na semi-legalidade!!!!!
NOS, que retiramos a minha candidatura à presidência para compor uma chapa quando tínhamos 3% nas pesquisas, os mesmos 3% de Haddad. E sabemos o quanto isso afetou nossa eleição de parlamentares!!!! Nos, que fomos para rua, mesmo com a invisibilidade machista imposta a mim na TV Porque afinal “as fake news eram grandes” e eu prejudicava a chapa porque as pessoas acreditavam nas mentiras. Nós que, ao contrário de tantos somos defensores de Lula e de sua liberdade em todos os momentos. Nos, que engolimos a derrota na câmara dos deputados, quando O PT se aliou ao PMDB, para nos derrotar em 2006.
A eleição da Câmara já passou. Nós seguiremos na rua, em oposição a Bolsonaro. Mas companheiros, companheiras, isso foi grave demais. Ninguém solta a mão de ninguém, não significa um monte de gente rezando a cartilha do pensamento de um único partido. Ninguém solta a mão de ninguém, significa engolir em seco as diferenças (tipo eu fiz com a não aparição minha na TV, lembram?), discutir internamente , superar problemas e seguir na luta juntos.
O povo brasileiro precisa da nossa luta comum e da nossa unidade. Não soltem as mãos que SEMPRE – e não só de vez em quando – estão na luta.
https://www.facebook.com/126702654044870/posts/3324277914287312/
Marcos Videira
03/02/2019 - 12h52
Manuela: você é um ser humano grandioso, com valores humanísticos admiráveis. Tem o meu absoluto respeito.
Neste momento você está sentindo exatamente o mesmo que Ciro Gomes sentiu.
Não demora muito para aparecer um petista por aqui e dizer que vocês do PCdoB são fascistas. Comunistas, porém fascistas…
Cid
02/02/2019 - 17h30
Como sempre a história do escorpião e o sapo… já foi assim com Brizola, Ciro, a Manu e o PSB.. o PT precisa repensar sua pretensão hegemonista par a voltar ao jogo político
Silvio Miguel Gomes
02/02/2019 - 15h28
Análise errada. Vejo nas ruas aumentar a pobreza, crianças pedindo (o q não via há muito tempo). A partir daí fazer oposição (unida) aos reaças de direita. Não sou de esquerda e já fui filiado ao PL , PFL. Os comentários também são de ressentimento
Alan Cepile
02/02/2019 - 14h07
Grande Manu, como no eu disse aqui diversas vezes, teu maior erro foi sumir é mapa pra dar espaço à um partido podre com fome me de poder, agora acho que ficou bem claro.
Zé Maconha
02/02/2019 - 10h38
Que isso Miguel?
Entendo você deixar pessoas de direita comentarem mas deixar que venha um idiota usando um monte de nomes diferentes para ofender a Manu?
Se eu chamar esse idiota de pobre de direita invejoso que tem que engolir que a Manu e os filhos do Lula são ricos enquanto ele vai passar a vida como escravo lambe botas do patrão , você vai deixar?
Ou você só é tolerante com o ódio e o discurso vazio da direita?
Deixa eu odiar e falar besteira também hahahaha
De
Alice
02/02/2019 - 10h37
PCdoB acabou de ser vice na chapa com o PT deveria ter continuado junto no bloco com o PT. Haddad/Manuela tiveram 44.87 % , aproximadamente.47.038.963 dos votos.
Ultra Mario
02/02/2019 - 14h43
Por favor petistas, parem de contar esses 40 e tantos % como mérito e comecem a olhar para o outro lado. Ou engolia a seco o PT ou aceitava o fascista.
Afinal, é exatamente isso que esse partido quer. Radicalizar cada vez mais a direita e acabar com todas as opções de esquerda, pois mérito próprio o PT não tem mais.
No fim estão usando a mesma tática do PSL. Ao invés de pedir votos a favor de sí próprio, pedir votos contra o outro. E quem perde com isso é o Brasil.
RICARDO
02/02/2019 - 10h32
Sem comentários, lugar de louco é no hospicio
Zé Maconha
02/02/2019 - 10h25
Parabéns Miguel por deixar esses idiotas , muitos deles são o mesmo cara , virem aqui atacar a Manuela com seu machismo e ignorância.
Você é tão escroto quanto eles por dar espaço para que postem o seu ódio.
Querem ódio?
Pois vocês são um bando de retardados , pobres , casados com barangas gordas e que vão acordar cedo pra servir o patrão o resto da vida.
Segunda feira acordarei ao meio dia enquanto vocês servem seus donos como escravos que são.
Pobre de direita é puta do patrão.
A Manu é rica , assim como a família do Lula , vocês vão morrer POBRES e escravos hahahahaha
Beco Fonseca
02/02/2019 - 10h24
Essa tal de Manuela ainda existe? Kkkkkkk
Juliana Sálvio
02/02/2019 - 10h18
Colocam na cabeça que socialismo só não mistura com democracia, a democracia que vocês defendem e a mesma que a do Maduro na Venezuela, ver o povo depender do governo , ser miserável, ser inútil, na verdade a degradação do ser humano, vocês são o lixo dos lixos
heitor
02/02/2019 - 09h53
Ja vão tarde Ptzada ..bando de ladroes…
Airton
02/02/2019 - 09h50
Gostei do choro e da toalha jogada
Luis
02/02/2019 - 09h37
Quem mandou condiar no PT?
fabio
02/02/2019 - 09h32
Coitada da Manoela…. todos sabem ou deveriam saber que ela gosta mesmo é de New York e se ela pudesse viveria lá fazendo compras… esquerdista de araque !!!
LUIZ REINALDO ANDRADE
02/02/2019 - 08h15
Tadinha da Manuela. De duas uma: ou nasceu com o DNA esquerdóide ou encheram sua cabecinha de doutrinas…. aliás, ainda tem espaço nessa cabecinha pra mais asneiras….antes não tinha nada. Pensa no Brasil como brasileira, sem ficar importando e reescrevendo falácias ditas socialistas. Ou se recolha e vai cuidar da família. Não vá pras ruas pra aparecer ou dizer bobagens como a abestada da Gleice. E nao fique acusando os outros de coisas que vocês esquerdóides fazem o tempo todo…mentir e distorcer os fatos.
Juliana Sálvio
02/02/2019 - 10h21
Ela e muito burra , o que uma unidade tem a ver com critérios, com prática, com verdade, será que ela não queria falar de humildade?????
Sergio
02/02/2019 - 08h04
Existem coisas realmente muito importantes que vc pode e deve fazer agora Manu…como por exemplo tentar se livrar desse espirito esquerdista que destrói a sua mente,seja original.livre se dessa radicalização,um político pra dar certo é sempre um idealista focado e não um sociopata desvirtuado.acorda menina,e como disse o mano Brown….é hora de voltar pra base e reaprender a lingua das masssas.
Tem que existir a esquerda pra justificar a direita.mas não incite o ódio.sua causa e das minorias é justa,suas atitudes é que devem mudar.
Tiago Pasito
02/02/2019 - 07h54
Manuela, você é um ótimo quadro político da esquerda. Tive muito orgulho de você quando tentou juntar a esquerda na disputa eleitoral para presidência. Ninguém solta a mão de ninguém!
André
02/02/2019 - 07h53
“Criminalização dos movimentos sociais” é uma porra!! Criminalização dos bardeneiros, marginais, criminosos……que invadem terra dos outros!
Miro
02/02/2019 - 07h51
Será que quando ela diz “ninguém solta a mão de ninguém“, conseguiu ter eco junto ao “corajoso” Jean Willys! Rsrs
Heraldo
02/02/2019 - 07h46
Lula tá preso babaca
Roque
02/02/2019 - 07h15
Outra viúva do condenado… Bem feito sua babaca, quem mandou vc abaixar as calças para os bandidos do PT. Se fudeu!!! Agora, chore como uma menininha…
Anderson
02/02/2019 - 07h08
Desespero e irracionalidade TOTAL! Lixo quase humano! Bonitinha por fora e lixo total por dentro! O Brasil é maior que as suas ideologias que pregam a divisão do povo Brasileiro! Seu cérebro é consumido por fezes! Tenho vergonha de uma “pessoa” que acredita na total destruição do Brasil!
José Vander da Silveira
02/02/2019 - 06h59
E desolador saber que os objetivos da esquerda no Brasil só pensão nas minorias. e não no Brasil como um todo , quando chegaram quase destruiu até a única coisa que ainda temos a esperança.voces buscaram com as próprias mãos uma maldição de Deus.e vem mais além das derrotas.podem esperar.
Professor
02/02/2019 - 06h25
Oi Manuela. Além de vc ser mentirosa, omissa e conivente com a marginalidade, deveria ir à missa. Faz muito tempo que vc não comparece! Ou aquela ida com o poste Addad foi apenas mais uma enganação para o povo? Vc é uma vergonha como pessoa e uma desgraça para o Brasil.
Sepúlveda
02/02/2019 - 06h23
Isso é pro PC do B aprender e deixar de ser uma legenda de reboque do PT. O mesmo PT que conspirou contra a reeleição da senadora Vanessa, líder na luta contra o impeachment. Esse é o pago que o PT dar ao PCdoB e a todos os aliados. Na verdade a Vitória de Bolsonaro deve ao petismo que impediram o surgimento de outras lideranças ao não cederem cabeça de chapa empurrando goela abaixo a quinta candidatura consecutiva no maior momento de desgaste da legenda. Parabéns ao Lula que de dentro da cadeia, conspirou contra os próprios aliados, mas para quem o conhece na intimidade essa não é uma surpresa.
Silvana
02/02/2019 - 01h33
Vai trabalhar mulher
Paulo
02/02/2019 - 00h29
Tolerar o intolerável e suportar o insuportável. Tal qual Hirohito, em 1945, o PC do B se rende incondicionalmente àquilo que julga ser o ideário esquerdista: a abnegação, a constrição, o sacrifício em nome da “causa”. O espírito de Luís Carlos Prestes irrompe sobranceiro na pessoa de Manuela. O “Cavaleiro da Esperança”, que se casou por interesse partidário com Olga Benário, e que viu, impassivo, ela ser deportada pelo Governo Vargas, para morrer sob o jugo nazista, grávida, provavelmente, do relacionamento de interesse entre eles, orquestrado pela Internacional Comunista. Manuela, que, casada, e defensora do aborto, embora mãe, se predispõe à auto-defenestração em nome do Partido e da “causa”. Tenho pena dessa menina. E falo sério…
Daniel
02/02/2019 - 00h29
Não entendi bem.
Mas o candidato escolhido o tal do freixo, foi totalmente sem noção.
Não tinha como dar certo, como de fato não deu.