EX-PRESIDENTE LULA PARA O NOBEL DA PAZ
Capa do jornal francês L’Humanité publicado nesta terça-feira (29). Confira o link e a íntegra da reportagem TRADUZIDA abaixo:
https://www.humanite.fr/bresil-le-president-lula-propose-pour-etre-le-nobel-de-la-paix-667064
Quase meio milhão de pessoas já assinaram uma petição lançada pelo artista e ativista pelos direitos humanos argentino, Adolfo Pérez Esquivel, para fazer do ex-presidente um Prêmio Nobel da Paz. Aquele que hoje é prisioneiro político teve a iniciativa de um programa para erradicar a fome.
Que gosto tem a farinata? Essa granola, reservada exclusivamente para os pobres, que lembra a ração servida aos animais de estimação, e da qual ninguém conhece a composição, foi apresentada em 2017 pelo (então) prefeito conservador de São Paulo, João Doria, como uma revolução na luta contra a fome no país. O que importa, no final, é que os especialistas entenderam que a farinata ampliaria a desigualdade ao invés de reduzi-la. E isso seria um “passo atrás no progresso alcançado nas últimas décadas no campo da segurança alimentar”, segundo o conselho regional de nutrição. No Brasil, como em outros lugares, o termo “revolução” continua sendo usado em favor de projetos reacionários. No início dos anos 2000, Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso político condenado sem prova, iniciou sua presidência com a ambiciosa campanha “Fome Zero”. “Precisamos superar a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é matar ninguém, mas salvar vidas ”, disse ele na ocasião.
“O Brasil deixou o mapa da fome”
O emblema da campanha – um prato, uma faca e um garfo sobre uma bandeira brasileira – evocava “a maravilha das sensações saciadas” citada pelo escritor Jean-Marie Le Clézio. Mas também o gosto de tudo que falta, além do arroz e do feijão. E especialmente esperança. Em 2014, no coração do popular bairro de Campo Limpo, Lula convidou a todos para medir o progresso do gigante sul-americano desde o início dos anos 2000: “Antes, a mãe que ia fazer compras devolvia o carrinho vazio porque tudo estava inacessível. A carne tornou-se acessível, podemos nos dar ao luxo de ir a restaurantes, viajar, ir à universidade. Quem teria imaginado isso? Companheiras, diga a seus filhos que antes, a esperança não era permitida.”
Embora várias aspirações tenham desaparecido desde a eleição de Jair Bolsonaro como presidente, alguns cidadãos parecem determinados a travar uma luta extremamente política para ganhar a candidatura de Lula ao Prêmio Nobel da Paz de 2019 em nome de “correlação entre a garantia dos direitos humanos pelos povos, especialmente saúde e segurança alimentar, e a construção internacional da paz”, segundo o Comitê de Solidariedade Internacional para a defesa de Lula e da democracia no Brasil.
Lançada pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1980, o artista argentino Adolfo Pérez Esquivel, a petição já reuniu cerca de 500 mil assinaturas, incluindo as dos sociólogos Jean Ziegler e Éric Fassin, Angela Davis, o ator Danny Glover, o lingüista Noam Chomsky e o sindicato UGTT. Segundo eles, os programas Fome Zero e Bolsa Família “foram os principais responsáveis pela queda das taxas de desnutrição no país (de 11% em 2002 para menos de 5% em 2007), bem como pela redução dos índices de extrema pobreza, que, segundo relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV), caiu 50,6% no período referente ao mandato de Lula. Isso permitiu que o país alcançasse o sucesso histórico de deixar o mapa da fome da ONU em 2014”.
No cenário internacional, as políticas iniciadas por Lula também levaram a uma série de programas em todo o mundo, incluindo o Fome Zero Internacional, em 2004, sob a liderança do governante brasileiro, do ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e do Presidente Francês Jacques Chirac. Além disso, ao contrário de seu antecessor, Lula continuou a desempenhar um papel de mediador, sublinham os iniciadores da campanha. Esse foi o caso entre a Venezuela e a Colômbia, durante o conflito armado na Colômbia, e pela Declaração de Teerã, que visava estabelecer um acordo regulando o programa nuclear iraniano.
“Um exemplo mundial da luta contra a pobreza”
A indicação de candidaturas ao comitê do Nobel termina na quinta-feira. Estão aptos a apresentar nomes os parlamentares e ministros, os chefes de estado, os membros da Corte Internacional de Justiça em Haia e da Corte Permanente de Arbitragem em Haia, ou professores, reitores e diretores de universidades. Para justificar sua iniciativa, Adolfo Pérez Esquivel argumenta que a fome “é um flagelo e um crime contra as vítimas da pobreza e da marginalização, privadas de vida e esperança por gerações. Por esta razão, se um governo nacional se tornar um exemplo global da luta contra a pobreza e a desigualdade, contra a violência estrutural que nos aflige como humanidade, deve ser reconhecido por sua contribuição à paz na humanidade.”
E para fazer ressoar essa sentença de Martin Luther King: “Se alguém me anunciasse que o fim do mundo é para amanhã, eu ainda plantaria uma macieira.”
Texto de Lina Sankari
JOSÉ ANTONIO GOMES
04/10/2019 - 14h18
Se derem para o Papa a humilhação dos fascistas ainda vai ser maior, porque ele certamente irá recusar e mandará entregar ao Lula.
Pierre
31/01/2019 - 12h31
Se Lula nao tivesse roubado do pobre mais do que deu para eles, acho que ele teria chance. Mas acho que nao vai dar para ele nao. Gastaram um dinheirao a toa colocando ele la como indicado. Poderiam aproveitar o dinheiro melhor colocando outros brasileiros ocm mais chances la.
JUAN CASTRO
30/01/2019 - 18h52
Me divirto com a marginalidade dos comentários dos seguidores do marginal bolsonaro
Roberto
30/01/2019 - 13h38
Uma pequena nota sobre este tal “Jornal”… “L’Humanité (A Humanidade), ou na sua forma abreviada e coloquial, L’Huma, é um diário francês, fundado em 1904 pelo dirigente socialista Jean Jaurès. Em 1920, após a separação entre a SFIO e o Partido Comunista Francês, o L’Humanité passou a ser o órgão oficial deste último. … e ao fato de que os subsídios estatais a jornais partidários foram diminuídos”. Preciso falar mais alguma coisa????? Estes miliontos da esquerda adoram passar uma vergonha, kkkkkkkkkkkkkkkk.
Roque
30/01/2019 - 09h51
Disputa acirrada com outros brasileiros, Fernando Beira Mar, João de Deus, Marcola, Bruno do Flamengo, e o casal Nardoni. Forza Lula!!!!
Ana Glória Marques
30/01/2019 - 09h40
Lula merece ser eleito o PREMIO NOBEL DA PAZ, os corruptos são os que o aprisionam. Os corruptos não prendem um corpo do Lula, prendem a ideia, prendem o conhecimento do Lula, prendem a palavra do Lula, prendem a imagem de ver o Lula com um microfone e uma tV a sua disposição, isso sim os golpistas, essa forças armadas corrupta não querem.Lula é capaz de erguer esse pais a uma potência mundial. Esse ze(s) povinho não tem capacidade de julgar o Lula, um bando de pobre de conhecimento comprando ideias de corruptos. Lula livre, Brasil melhor.
Justiceiro
30/01/2019 - 10h42
“…Os corruptos não prendem um corpo do Lula, prendem a ideia, prendem o conhecimento do Lula, prendem a palavra do Lula(…).
******************
KAKAKAKAKAKAKA
Que isso, Glória? Segundo o próprio Lula, o que tá preso é o corpo não a ideia.
Se você ama tanto Lula, deixe-o preso.
Veja que nesses 9 meses de cadeia, ele já leu dezenas de livros (antes não lia livro por que lhe dava azia), não bebe mais (a não ser que ente uma garrafinha escondida), está cuidando da saúde fazendo exercícios físicos…
Deixe o homi se cuidar.
Roque
30/01/2019 - 07h02
Na verdade, com certeza um brasileiro vai ganhar o nobel da paz. A disputa está entre o Calango bebum condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro, o Fernandinho Beira Mar preso por tráfico de drogas e assassinatos, Bruno goleiro do Flamengo preso por assassinato e feminicídio e correndo por fora João de Deus preso por ser tarado sexual. Forza Lula!!!!
Brahma Xadrez
30/01/2019 - 00h42
Rindo até 2030 dessa patacoada!!! Indicar um corrupto e lavador de dinheiro para o Nobel é igual indicar pornochanchada para o Oscar…
Roque
29/01/2019 - 21h03
A disputa está acirrada entre quaro candidatos brasileiros, Lula condenado e preso por corrupção e lavagem de dinheiro, Fernandinho Beira Mar traficante internacional, Bruno assassino cruel e dissimulado e João de Deus, tarado sexual. Vamos ver quem vai ganhar…
Paulo
29/01/2019 - 20h31
Alfred Nobel deve estar se contorcendo no túmulo…
Francisco
30/01/2019 - 01h34
Certamente, ao ser citado levianamente por um pascácio como tu.
Justiceiro
29/01/2019 - 16h12
L’humanité, um jornalzinho medíocre, foi criado pelos comunas franceses e tinha até a foice e o martelo como símbolo.
Depois da queda do Muro de Berlim, o pasquim, que já não valia nada, foi incorporado – ora, vejam! – a um grupo privado (pausa para rir KAKAKAKAKAKAKA), mesmo assim vive na maior pindaíba, sobrevivendo de doações de simpatizantes.
Aposto uma garrafa de pinga que o PT, abarrotado de dinheiro roubado, pagou pela capa do jornal para glorificar o presidiário.
Próximo, próximo.
otavio de oliveira rodrigues
29/01/2019 - 15h25
Quem sao os concorrentes dele nessa disputa? Fernandinho Beira Mar, Marcola e Nem da rocinha?
Alan Cepile
29/01/2019 - 14h44
Não vou comentar, passo a palavra aos patos da Fiesp.
ari
29/01/2019 - 17h43
Há alguns anos, um chinês ganhou um nobel (não me lembro de que). Preso, nao teve autorização do governo chinês para ir receber o prêmio. Imagine-se a sinuca de bico dos idiotas de Curitiba se o Lula for o ganhador…
Alan Cepile
29/01/2019 - 18h01
Nada abala os idiotas de curitiba, afinal, são idiotas…
Paulo
30/01/2019 - 09h58
Ele estava preso pq lutava por democracia, não por roubo.
Justiceiro
29/01/2019 - 18h35
Eu escrevi um comentário, mas acho que Miguel não vai liberar.
Vamos ver.
Mas que a página de capa foi comprada, isso foi.
Alan Cepile
29/01/2019 - 20h31
kkkkkkkkkk
Justiceiro, aqui é Houston, volta pra Terra!!!!!! rs