O CNI/Ibope lançou uma pesquisa sobre medo que os brasileiros tem do desemprego, que passou despercebida. A pesquisa de campo foi feita no início de dezembro. O relatório completo foi ao ar recentemente e pode ser baixado aqui.
Eu separei alguns gráficos. Repare a diferença entre pobres e ricos no quesito “medo do desemprego”.
Na média geral, porém, os brasileiros estão mais otimistas, provavelmente por causa da eleição, que teoricamente ajuda a estabilizar o sistema político, contribuindo para a melhora da economia.
Paulo
28/01/2019 - 22h27
Se o desemprego veio para ficar, se a robotização, como se costuma dizer, é inevitável, e se, como alguns dizem, não deve nem mesmo ser temida, então deve-se concluir que o Governo terá que subsidiar parte da população, perenemente? Aquela parte, justamente, que não conseguirá adaptar-se aos novos tempos? Ou deverá ser largada ao léu?
Jobless Robot
28/01/2019 - 14h56
beep beep boop
Centenas de milhões de empregos afetados. Trilhões de dólares de riqueza criados. Estes são os impactos potenciais de uma onda futura de automação. Neste episódio de Moving Upstream, viajamos para a Ásia para ver a próxima geração de robôs industriais, o que eles são capazes e se eles são amigos ou inimigos de trabalhadores pouco qualificados.
https://www.youtube.com/watch?v=HX6M4QunVmA
Luz Na Escuridão
28/01/2019 - 14h39
Assim como ninguem fiscaliza mineradoras e outras atividades de risco
Ninguem fiscaliza o mercado de trabalho. Não é mesmo sindicatos?