Esse é um assunto que, a meu ver, cabe perfeitamente uma provocação ao STF. Agora vamos ver se os excelentíssimos estão dispostos a defender a transparência, condição fundamental para se combater a corrupção.
***
No site do PSOL
PSOL vai recorrer contra decreto que esvazia Lei de Acesso à Informação
24/01/2019
O PSOL vai protocolar Projeto de Decreto Legislativo na Câmara dos Deputados para sustar o Decreto presidencial que permite que servidores imponham sigilo ultrassecreto e secreto a dados públicos. O partido também vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a medida do governo Bolsonaro.
Publicado nesta quinta-feira (24), o Decreto 9.690/2019, assinado pelo presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, permite que servidores comissionados e dirigentes de fundações, autarquias e empresas públicas imponham sigilo ultrassecreto e secreto a dados públicos.
De acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), dados e informações classificadas como ultrassecretas e secretas podem se tornar públicas após 25 e 15 anos, respectivamente. O decreto presidencial, na prática, esvazia a LAI, violando princípios básicos da Constituição Federal.
A Lei de Acesso a Informação é um importante instrumento democrático a favor da cidadania. A medida do governo Bolsonaro – que começa marcado por inúmeros escândalos de corrupção – é mais uma grave afronta ao dever de transparência e ética na gestão pública.
***
Cafezinho: O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) também vai tomar providências contra o decreto. Ele disse que vai apresentar um outro decreto, legislativo, para evitar que a medida do governo entre em vigor.