O discurso de Bolsonaro em Davos

Arnd Wiegmann/Reuters/Direitos reservados

O presidente Jair Bolsonaro fez o mais curto discurso da história de Davos. Assista e comente.

Resumo do internauta Flavio Duarte, em seu Facebook:

Flavio Duarte

Resumo da passagem do Bolsonaro por Davos, o maior Fórum Econômico do planeta.

1 – Pela primeira vez na história do Fórum de Davos é dada a oportunidade a um presidente Latino-americano de abri-lo, horário em que a casa está mais lotada e os ouvidos todos atentos.

2 – O tempo que ele tinha para apresentar o Brasil para o mundo seria de 30 a 45 minutos no máximo.O Bolsonaro falou por 6 minutos e respondeu perguntas do Presidente do Fórum por mais 7 minutos. Total de 13 minutos. (… o que já é um avanço para quem tem por costume fugir dos debates)

3 – Frases de efeito permearam o discurso para a nata da economia mundial:

– “Não queremos uma América bolivariana” ;
– “Queremos tirar viés ideológico dos nossos negócios” ;
– “Estamos aqui porque queremos fazer parcerias com os senhores para bem-estar da nossa população”;
– “Vamos defender a família e os verdadeiros direitos humanos”;
– “Gozamos de credibilidade para fazer as reformas de que precisamos e que o mundo espera de nós”; (enquanto isso a Xi Jiping diz que o mundo não imporá regras à China)
– “Nossas relações internacionais serão dinamizadas pelo ministro Ernesto Araújo, implementando uma política na qual o viés ideológico deixará de existir”;
– “Deus acima de tudo”; (… mas sem ideologia)

4 – Ao final, ao invés de sair para almoçar com empresários mundiais ou com chefes de outros países no intuito de vender o “Brasil não ideológico” que atrairá investimentos, preferiu ser fotografado almoçando um sanduíche num supermercado porque tem que agradar o eleitor “acabou a mamata, agora é na caneta BIC”. A dúvida é se ele escolheu o sanduíche pela aparência ou pela especificação do conteúdo… em inglês.

5 – Ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 2013, formado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e professor da prestigiada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o americano Robert Shiller reagiu ao discurso do presidente Jair Bolsonaro, que abriu o Fórum Econômico Mundial de Davos:

– “O Brasil é um grande país e merece alguém melhor. Ele me dá medo”, (…). “Eu terei que ficar longe do Brasil”.

————————————————————————-

É isso aí. É o que temos para o cardápio pelos próximos anos. Para a desgraça de nossa nação, os idiotas estão no poder e o preço que pagaremos será bem caro. Muito caro!!

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.