Kennedy Alencar: Freixo procura apoios para enfrentar Maia

Arquivo Planalto

Sim, é claro que FHC, do PSDB de João Dória, vai apoiar Marcelo Freixo, do PSOL… Mas quem sabe? No Brasil, tudo pode acontecer.

Da minha parte, eu acho que a esquerda deveria achar um nome capaz de agregar mais partidos. Freixo é um grande quadro, dos melhores, mas é de um partido considerado (muitas vezes injustamente) radical, de ultraesquerda, e terá dificuldades enormes para reunir apoios numa casa tão conservadora.

Há muita gente falando que o melhor candidato da oposição seria Alessandro Molon, do PSB, mas parece que o nome que vem sendo cogitado, objetivamente, é Julio Delgado, também do PSB mineiro.

Corre também a informação que o escolhido será JHC (João Henrique Caldas), do PSB de Alagoas.

****

No blog do Kennedy

Freixo pretende buscar apoio de FHC para enfrentar Maia
Deputado do PSOL defende frente republicana

KENNEDY ALENCAR
São Paulo

O deputado federal eleito Marcelo Freixo (PSOL), que entrou na disputa pela presidência da Câmara, pretende procurar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A intenção de Freixo é tentar ampliar o apoio político para além das forças tradicionais de esquerda no Congresso.

Nesse contexto, faz sentido a conversa com FHC, influente liderança do PSDB. Freixo tem procurado dirigentes de outros partidos de esquerda, como PT, PC do B e PDT.

Entre os tucanos, porém, há deputados que tendem a seguir a orientação do governador de São Paulo, João Doria, de apoio ao governo Bolsonaro. Essa ala não comporia com forças de esquerda.

O deputado do PSOL fluminense deverá buscar tratativas com o PSB e setores do PSDB e de outras legendas para que sua candidatura não seja apenas para marcar posição, mas para ter competitividade contra a postulação favorita, a do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Freixo diz que deseja criar uma frente informal de partidos e parlamentares para defender o que ela chama de “pauta republicana”, a fim de evitar eventuais retrocessos promovidos pelo rolo compressor conservador na próxima legislatura.

Campo conservador

Maia deu um chapéu no PT. A aproximação com os petistas serviu para atrair o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. O presidente da Câmara tem maior afinidade ideológica com o governo Bolsonaro e a agenda econômica do ministro Paulo Guedes. O DEM é de direita.

Ouça o comentário sobre a disputa pela presidência da Câmara no áudio abaixo:

(se tiver dificuldade para ouvir, vá no link original).

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.