Menu

O lawfare contra Cristina Kirchner

A “operação Condor” judicial, denunciada por um grande jurista argentino, continua a tomar forma. Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, está sob a mira de setores poderosos do judiciário argentino. Na Agência Brasil Justiça confirma processo que pode levar Cristina Kirchner à prisão Publicado em 20/12/2018 – 16:39 Por Agência Brasil * Brasília A Justiça da […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
- Alberto Raggio/Reuters

A “operação Condor” judicial, denunciada por um grande jurista argentino, continua a tomar forma. Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, está sob a mira de setores poderosos do judiciário argentino.

Na Agência Brasil

Justiça confirma processo que pode levar Cristina Kirchner à prisão

Publicado em 20/12/2018 – 16:39
Por Agência Brasil * Brasília

A Justiça da Argentina confirmou hoje (20) a abertura de processo contra a ex-presidente da República e senadora Cristina Kirchner (2007-2017), de 65 anos, e vários de seus ex-assessores por associação ilícita e 27 fatos vinculados a suborno e corrupção. A ação determina pena de prisão preventiva para a ex-presidente, que é acusada de ser chefe de quadrilha.

Porém, o destino de Cristina Kirchner está nas mãos do Senado, uma vez que ela tem mandato parlamentar e imunidade. Caberá ao Parlamento decidir se deve ser aberto um procedimento interno, permitindo a punição penal.

O assunto é destaque na imprensa argentina e manchete nos principais jornais do país, Clarín e La Nación.

Julgamento

O Tribunal de Apelações, da Sala I da Câmara Federal, também ratificou a acusação e a prisão preventiva do ex-ministro do Planejamento Julio De Vido; do ex-secretário de Obras Públicas José López e do ex-funcionário Roberto Baratta.

Com essa decisão, o juiz Federal Claudio Bonadio terá condições de ratificar o pedido no Congresso Nacional de punição contra Cristina Kirchner.

Em setembro, a ex-presidente da Argentina afirmou, em um documento apresentado diante do juiz, que “nunca irão encontrar” algo que a envolva em crimes de corrupção, pois “jamais” se apoderou de dinheiro ilícito.

“Podem continuar monitorando meus movimentos e os de minha família, escutar de maneira clandestina minhas conversas telefônicas e escavar toda a Patagônia argentina ou onde quiserem. Nunca vão encontrar nada que me envolva, pois jamais me apoderei de dinheiro ilícito”, diz o texto.

Cristina Kirchner responde a seis processos – a maioria por corrupção – e prestou depoimento em 18 de setembro em Buenos Aires por supostos crimes de lavagem de dinheiro no caso conhecido como Rota do Dinheiro K (de Kirchner). O depoimento ocorreu depois que o juiz encarregado da causa foi obrigado por uma Câmara superior a intimá-la, apesar de ter resistido a tal medida durante dois anos.

* Com informações da Télam, agência pública de notícias

Edição: Fernando Fraga

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Renato

21/12/2018 - 19h53

Justiça é o que ocorre quando se tenta ´punir corruptos de direita. Quanto se tenta punir corruptos de esquerda, temos o tal Lawfare.

    Marcos

    22/12/2018 - 20h24

    Na verdade justiça só e feita quando alguém é condenado em última instância com provas. Lawfare é quando distorcem a lei para punir quem é uma ameaça aos interesses de um grupo que tem relações promíscuas com o poder judiciário.
    Casos de Brasil e agora Argentina.
    Basta ver que Lula foi condenado e preso sem uma única prova cabal ou material.
    Por outro lado políticos filmados e pegos com dinheiro rastreado sequer são processados.
    Um motorista que movimentou comprovadamente R$ 1,2 milhões se dá ao luxo de faltar duas vezes ao depoimento e onde está a prisão coercitiva? Alguém bateu o pé na porta do apartamento dele?
    Só cego, fanáticos religiosos e idiotas não enxergam a realidade.

Toby Williams

21/12/2018 - 13h15

Lawfare? Tenham vergonha! Mais uma integrante do FORO DE SÃO PAULO envolvida em atos ilícitos!

    CAR-POA

    21/12/2018 - 13h20

    SE VC É TROLL,TÁ NO LUGAR ERRADO VAI PRO YOUTUBE,OU OUTROS REFUGIOS DE IGNORANTES ( FAÇA JUS A TEU SALÁRIO).
    SE VC NÃO FOR ,VC É UM POBRE COITADO,IGNORANTE ,MANIPULÁVEL,IMBECIL EM GRAU EXTREMO.
    POUPE-NOS DA SUA MISÉRIA,JÁ BASTA O BOÇALNATO.

CAR-POA

21/12/2018 - 10h39

LEMBRANDO AOS DESINFORMADOS OU MAL INFORMADOS ,CORRÊIA EX- PRESIDENTE PROGRESSISTA DE EQUADOR ENFRENTA O MESMO PROCESSO DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.
AGORA SÓ FALTA O EVO MORALES E O URUGUAY E AMÉRICA DO SUL FICARÁ COMO O TIO SAM GOSTA.
EXCEÇÃO FEITA A MADURO QUEM FELIZMENTE PRA ELE RECEBEU ESTE ÚLTIMO MÉS A VISITA DE 3 BOMBARDEIROS ENVIADOS POR PUTIN E DEZENAS DE PILOTOS PARA FAZER TREINAMENTO COM SEUS PARES VENEZUELANOS.
AÍ A BRIGA É EM OUTRO NÍVEL,AO PONTO QUE O BOÇAL QUE AGITA SUA MASSA IMBECIL COM VENEZUELA,A CADA VEZ ESTÁ FICANDO MAIS “CALMO”.

    Gustavo

    21/12/2018 - 15h55

    Nada contra o Uruguai, mas registro aqui que embora deixada de lado tem uma questão curiosa na Bolívia.

    Evo Morales se elegeu, reelegeu, fez um referendo perguntando pra população se poderia tentar mais um mandato, a população disse não por maioria e mesmo assim ele vai ignorar o referendo e tentar (bem democrático).

    Sobre a Venezuela a questão é igualmente interessante. Nicolas Maduro prendeu os principais líderes da oposição ou os inabilitou politicamente com processos manipulados ou que carecem de provas (um enredo muito parecido com o que fizeram com o Lula). Aí ficou fácil ganhar as eleições democraticamente. Com uma constituinte só de chavistas cujo os critérios eleitorais sequer estavam previstos na constituição o que dizer ?

    López foi acusado de manipular uma onda de protestos e por isso foi condenado. Capriles foi acusado de atos de improbidade administrativa e julgado sem sequer ter sido intimado. Corina Machado teve o mandato cassado porque foi lá no Panamá falar da situação da Venezuela.

    A Venezuela se ilude em achar que Rússia e China são amigos quando na verdade emprestam dinheiro para “adiar” um colapso econômico e uma queda eminente a troco de muito petróleo “barato” e influência política. A conta vira cara. Não duvido nada terem de “privatizar” a PDVSA

CAR-POA

21/12/2018 - 10h24

LAWFARE,UMA DAS FERRAMENTAS QUE O DEEP STATE AMERICANO IMPLEMENTA EM SUAS GUERRAS HÍBRIDAS.
FATO QUE OS IDIOTAS OU MAL INTENCIONADOS FINGEM DESCONHECER QUANDO ATRIBUEM A DERROTA ELEITORAL ,A DECISÕES ERRADAS ,”HEGEMÔNICAS” DOS PTS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES.
NESTE BLOG ,ABUNDAM,PIOR !!!!19/12 FOI MAIS UM DIA EM QUE A MÁQUINA DO GOLPE ENTROU EM FUNCIONAMENTO ,E OS CARAS AINDA FALAM EM “AUTOCRÍTICA”!!!!
ESTE ,O DE CRISTINA KIRCHNER É OUTRO EXEMPLO DO QUE HOJE ENFRENTAMOS EM AMERICA LATINA E QUE TEVE SEU ANTECENDENTE NA “PRIMAVERA ÁRABE “,VIVENDO E APRENDENDO ,SEUS TROUXAS!!

Paulo

20/12/2018 - 20h05

No fim, ao que parece, a “primavera socialista”, na América Latina, vai chegando ao fim, ou chegará, em breve, com os principais “chefões” atrás das grades…triste e melancólico desfecho, pois, embora não seja de esquerda, reconheço o direito ao contraponto e os ganhos de uma oposição saudável. Talvez, em matéria de idoneidade moral, esperava-se da esquerda latino-americana aquilo que ela não estava preparada pra dar…

    CAR-POA

    21/12/2018 - 10h08

    Vc não é esquerda nem direita,vc é um imbecil político.Destila seu ódio por povo sendo um morto de fome que depende do seu trabalho,ao igual que eu.
    Mas,com um clara diferença,eu sei a que lado pertenço.
    Manipulado aqui,manipulado lá,vc conhece a origem dessa denúncia ,ou só fala pelo que lhe “informa” a imprensa canalha do Brasil????
    No caso do Lula foi um triplex “de luxo” que não é dele,nunca foi dele,e que nunca apareceu nenhuma prova DOCUMENTAL Q

      Renato

      21/12/2018 - 19h55

      Justiça é o que ocorre quando se tenta ´punir corruptos de direita. Quanto se tenta punir corruptos de esquerda, temos o tal Lawfare.

        CAR-POA

        22/12/2018 - 01h30

        Vc é um pobre coitado.Vc é pobre sem duvida,assim como eu,por que insiste em defender os que te penetram uma e outra vez,vc é masoquista ou burro????
        Aprenda garoto,questione,questione sempre ,desconfie,os caras poderosos não tem os mesmos interesses que vc ,ELES ESTÃO DO OUTRO LADO DO MURO.
        ESTUDE.

    CAR-POA

    21/12/2018 - 10h15

    Vc não é esquerda nem direita,vc é um imbecil político.Destila seu ódio por povo sendo um morto de fome que depende do seu trabalho,ao igual que eu.
    Mas,com um clara diferença,eu sei a que lado pertenço.
    Manipulado aqui,manipulado lá,vc conhece a origem dessa denúncia ,ou só fala pelo que lhe “informa” a imprensa canalha do Brasil????
    No caso do Lula foi um triplex “de luxo” que não é dele,nunca foi dele,e que nunca apareceu nenhuma prova DOCUMENTAL QUE FOSSE DELE.
    Já no caso delá ,as “provas” são fotocópias de cadernos (em que segundo os moros de lá os origiunais foram queimados!!!!!) onde supostamente escritos por um motorista que entrega vultosa somas de dinheiro (como ele contava milhares de notas ,isso ainda é um mistério) a funcionários do governo.
    A táctica dos moros de lá é a mesma,pegam empresários e fazem falar sobre o ANTIQUÍSSIMO assim como no Brasil,sistema de corrupção estatal/privado.Eles são absolvidos.ontem a 2° instãncia os “inocentou” e pegam quem ?QUEM? QUEM? OS OPOSITORES POLÍTICOS.
    ACUSAM,NÃO APRESENTAM PROVAS,MAS,LÁ O FURO É MAIS EMBAIXO,LÁ O POVÃO NÃO PERMITIRÁ ,O QUE O POVO DE MERDA QUE NOS SOMOS ,PERMITIU COM LULA
    ANTES DE FALAR MERDA ,TE INFORMA ,.[

Gustavo

20/12/2018 - 20h04

Tomara que em algum momento a justiça argentina descubra como foram as circunstâncias, motivações, etc do promotor Alberto Nisman que denunciou a nobre senadora e a investigava.

    CAR-POA

    21/12/2018 - 10h44

    VC É UM IGNORANTE DA REALIDADE BRASILEIRA E QUER DAR PITACO NOS PAÍSES DOS OUTROS ?????
    A HISTÓRIA DE NISMANN ,AINDA NÃO FOI ESCLARECIDA,MAS,PRA QUEM TIVER 2 NEURÔNIOS O ÓBVIO SALTA AOS OLHOS.
    QUEM MAIS TINHA A PERDER ERA ELA,O CARA SÓ REQUENTOU A DENUNCIA VAZIA QUE TINHA FEITO 2 ANOS ANTES.
    ERA METIDO A ESPIÃO,E COLABORABA COM A CIA , O MOSSAD ,E O SNI DA ARGENTINA.
    LEMBRANDO,IRÁN FOI ACUSADO ,(POR QUEM SERÁ???) DE TER ORGANIZADO E EXECUTADO O ATENTADO A AMIA NA CAPITAL ARGENTINA.
    TE INFORMA GAROTO ,DEPOIS ABRE O BICO.

      Gustavo

      22/12/2018 - 19h44

      Caro CAR-POA

      Sua indignação e constantes ofensas contra aqueles que pensam diferente de você só mostra o quão vazias são suas críticas.

      Não tratei ninguém com a falta de respeito que você costuma distribuir contra opiniões contrárias.

      Tivemos um promotor morto por circunstâncias ainda não esclarecidas. Eu só gostaria que a justiça encontrasse a explicação. Só isso é ponto.

      Já você vocifera comentários desprezíveis e que nada agregam a um debate. Até acho que você possa ter razão em varias das considerações mas a forma como você se porta ofendendo gratuitamente opiniões divergentes diminuem em muito a sua credibilidade.

      Gustavo

      25/12/2018 - 00h52

      Caro CAR-POA

      Não sou senhor da verdade e admito sim que você possa (como deixa a entender) ser muito melhor conhecedor da política nacional e internacional do que eu.

      Todavia talvez esse suposto vasto conhecimento é esvaziado quando se avalia a sua educação.

      Eu apenas disse que gostaria de saber se a justiça descobriu algo sobre o promotor que foi morto e que investigava a senadora.

      Ler a sua resposta que pode até estar correta é desanimador. O primeiro passo de quem não tem razão é tratar os outros com ignorância gratuita.


Leia mais

Recentes

Recentes