De 2003 até 2018, Brasil acumula saldo positivo de R$ 155 bilhões com Venezuela

Alexandre Meneghini/AP

Hoje passou na minha Linha do Tempo do twitter uma mensagem do Antagonista sobre a mais recente decisão do governo Bolsonaro, de “desconvidar” os “ditadores” da Venezuela e Cuba à posse do novo presidente. O post é uma crítica lacônica à Veja, que chamou o gesto de Bolsonaro de “deselegante”.

O Antagonista conclui que “espera que ele [Bolsonaro] cometa outro gesto deselegante e boicote o comércio com esses dois países.”

Eu fui ao site da Secretaria de Comércio Exterior, e levantei o comércio entre Brasil e Venezuela de 2003 a 2018, e, para efeito de comparação, também levantei o comércio entre Brasil e EUA.

Descobri, então, que no acumulado de 16 anos de 2003 a 2018, o Brasil obteve um saldo positivo com a Venezuela de quase 40 bilhões de dólares, ou 155 bilhões de reais.

No mesmo período, o saldo comercial do Brasil com os Estados Unidos ficou negativo em 2,7 bilhões de dólares, ou quase 11 bilhões de reais.

Nem preciso lembrar, aos gênios do Antagonista, que Arábia Saudita e China também não são exatamente modelos padrão de democracia ocidental, e ninguém pensa em cobrar do governo brasileiro que corte relações comerciais com esses países.

 

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.