Menu

Notas internacionais (Ana Prestes) 05/11/18

Notas internacionais (por Ana Prestes) 05/11/18 – O anúncio de Moro como Ministro da Justiça do governo JB repercutiu em toda a imprensa internacional, de charges a artigos, o tom usado foi: JB fará ministro o juíz que prendeu seu rival. – John Bolton, conselheiro de segurança nacional dos EUA, em evento na última sexta […]

5 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Notas internacionais (por Ana Prestes) 05/11/18

– O anúncio de Moro como Ministro da Justiça do governo JB repercutiu em toda a imprensa internacional, de charges a artigos, o tom usado foi: JB fará ministro o juíz que prendeu seu rival.

– John Bolton, conselheiro de segurança nacional dos EUA, em evento na última sexta (2) chamou Venezuela, Cuba e Nicarágua de “troika da tirania”, anunciou sanções e defendeu parceria com JB no Brasil, a quem comparou com  Iván Duque, da Colômbia.

– Rússia, China e Irã dão sinais de que apoiariam a Venezuela em eventual conflito regional.

– JB diz que Brasil poderá romper relações diplomáticas com Cuba.

– Política externa pró-Israel de JB pode prejudicar o superavit comercial de 7,7 bilhões de dólares que o Brasil tem com os países árabes, fruto ainda da cooperação sul-sul desenvolvida pelo governo Lula.

– Sobre os anúncios de política externa de JB, disse o diplomata Rubens Ricupero: “A política externa brasileira sempre teve como princípio a universalidade das relações. Nós procuramos ter relações com todos os países, qualquer que seja a orientação de cada um. É um imperativo da convivência entre as nações.”

– Rubens Barbosa, diplomata cotado para chanceler em um eventual governo PSDB, disse sobre os anúncios de JB: “o Brasil tem uma tendência a ter relações com todos os países e, no caso de Cuba, nós temos interesses lá. Exportamos para Cuba e fazemos investimentos lá.”

– EUA se preparam para as eleições legislativas que ocorrem amanhã, 6 de novembro. Vão eleger 435 representantes para a Câmara, 35 senadores e 36 governadores. Democratas são considerados favoritos para a Câmara e os republicanos para o Senado. É aguardada uma eleição maior de mulheres e negros.

– EUA devem voltar hoje com todas as sanções contra o Irã, que estavam suspensas como parte do acordo nuclear de 2015. O fim de semana foi de protestos no Irã. As sanções vão atingir toda a sociedade iraniana, que já está prejudicada desde o anuncio de rompimento unilateral do tratado, por parte dos EUA, no ano passado. Quase todos os produtos no Irã estão ligados à cadeia mundial de fornecimentos. A moeda nacional iraniana já perdeu 70% do seu valor no último período. Oito países foram “autorizados” a continuar comprando petróleo iraniano. Durante os protestos do fim de semana, iranianos comemoraram a tomada da embaixada dos EUA em 1979, durante a Revolução Islâmica.

– Continua em evidência nas manchetes internacionais o caso do jornalista saudita, Jamal Kashoggi, morto ao entrar em um consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia. Seus familiares fizeram pedido oficial à monarquia saudita para a devolução dos restos mortais, para procedimentos do funeral. Há, no entanto, informações de que o corpo pode ter sido desmembrado e até mesmo dissolvido em ácido.

– As fake news também tem sido instrumento auxiliar da direita xenófoba europeia. Partidos como a Liga Norte, da Itália, Reagrupamento Nacional na França, UKIP do Reino Unido ou o Fidesz da Hungria, tem baseado sua política altamente restritiva quanto à migração a um suposto “plano Kalergi” que teria como objetivo realizar uma “limpeza étnica” dos brancos no continente europeu e substituir por uma mistura étnica com outros povos. Kalergi foi um diplomata austro-hungaro que nos anos 20 do século passado propôs uma ampliação da noção de fronteiras na Europa. A referência a esse “plano” tem sido usada por autoridades em toda a Europa para justificar políticas desumanas com migrantes.

– Caravana de migrantes hondurenhos rumo aos EUA está em Puebla, no México.

– EUA e Coreia do Sul começam exercícios militares hoje, mesmo com as solicitações da Coreia do Norte para que parem os exercícios.

– Japão e EUA também fizeram exercícios militares neste final de semana.

– Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel visitou ontem (4) a Coreia do Norte.

– Segundo dados divulgados pelo Unicef, 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos estão em situação de desnutrição severa neste momento no Iêmen, que desde 2015 está sob ataque da Arábia Saudita.

*a imagem de Trump com os dizerezes “sanctions are coming” em referência as sanções contra o Irã que começam hoje, foi postada pelo próprio Trump em seu twitter.

Apoie o Cafezinho

Ana Prestes

Ana Prestes Socióloga, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Autora da tese “Três estrelas do Sul Global: O Fórum Social Mundial em Mumbai, Nairóbi e Belém” e do livro infanto-juvenil “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”. É membro do conselho curador da Fundação Maurício Grabois, dirigente nacional do PCdoB e atua profissionalmente como assessora internacional e assessora técnica de comissões na Câmara dos Deputados em Brasília.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Guimarães Roberto

05/11/2018 - 13h30

Os “Isteites” estão doidos para fabricar uma guerra, principalmente contra país detentor de grandes reservas de petróleo. Aqui não foi preciso nem ameaça, os entreguistas fizeram o serviço na certeza que não seriam responsabilizados.

Paulo

05/11/2018 - 11h50

Acho precipitado o Brasil apoiar qualquer medida beligerante na América Latina, capitaneada pelos EUA. Há décadas tentamos forjar alianças, no Continente. Mesmo Cuba, Venezuela e Nicarágua, ditaduras ou protoditaduras, precisam ser tradas com cautela, por mais que nos apiedemos de seus povos…

    Paulo

    05/11/2018 - 11h53

    Tratadas….

Nivaldo

05/11/2018 - 11h49

157 das 200 principais entidades econômicas por receita são corporações e não países
As 10 maiores receitas corporativas excedem US $ 3 trilhões
Governo britânico pede apoio ao Binding Treaty para que as corporações prestem contas na ONU em Genebra esta semana

As maiores corporações continuam a acumular receitas muito acima da maioria dos governos, segundo dados compilados pela Global Justice Now. Comparando as receitas de 2017, 69 das 100 principais entidades econômicas são corporações e não governos. As dez maiores corporações – uma lista que inclui Walmart, Toyota e Shell, além de várias corporações chinesas – arrecadaram mais de US $ 3 trilhões no ano passado.

Quando se trata das 200 maiores entidades, a diferença entre corporações e governos se torna ainda mais pronunciada: 157 são corporações. O Walmart, a Apple e a Shell acumularam mais riqueza do que países razoavelmente ricos como Rússia, Bélgica e Suécia.

https://www.globaljustice.org.uk/news/2018/oct/17/69-richest-100-entities-planet-are-corporations-not-governments-figures-show

Tao

05/11/2018 - 10h36

Marshall McLuhan chegou à fama durante os anos 60, mas lutou para comunicar uma visão alternativa usando a mídia padrão da época.

https://www.youtube.com/watch?v=x1GI8HN14Bg


Leia mais

Recentes

Recentes