Menu

Ibope: Bolsonaro 59% X 41% Haddad em votos válidos

No Ibope Inteligência Primeira pesquisa do segundo turno mostra Jair Bolsonaro 18 pontos percentuais à frente de Fernando Haddad nos votos válidos Na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no segundo turno da eleição para presidente da República, sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de São Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) lidera […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Ibope Inteligência

Primeira pesquisa do segundo turno mostra Jair Bolsonaro 18 pontos percentuais à frente de Fernando Haddad nos votos válidos

Na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no segundo turno da eleição para presidente da República, sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de São Paulo, Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa com 59% dos votos válidos e Fernando Haddad atinge 41%. O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos.

VOTOS VÁLIDOS: JAIR BOLSONARO 59% X FERNANDO HADDAD 41%

Considerando os votos totais, Jair Bolsonaro têm 52% das intenções de voto e Fernando Haddad, do PT, alcança 37% das menções entre os eleitores brasileiros. Aqueles que declaram votar em branco ou anular o voto somam 9% e os que não sabem ou não respondem totalizam 2%.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

vicente

16/10/2018 - 08h00

Complicado. Quase irreversível. Se a tragédia acontecer, será um aprendizado pra essa gente que insuflou ódio na população desde 2003 achando que era só tirar o PT.
Bem fez o PT que se manteve na disputa. Se o PT tivesse apoiado Ciro Gomes, nada nos indica que este venceria o coiso e o futuro do PT, único partido do Brasil ainda de pé (apesar de ser o mais atacado), seria o fim. Com a mobilização petista, ainda nos resta uma organização para enfrentar a longa noite que se aproxima.

    Serg1o Se7e

    16/10/2018 - 12h01

    pt ainda de pé?

    Acho que você olhou os resultados do primeiro turno de alguma outra eleição passada….

foo

16/10/2018 - 04h17

A situação está muito complicada, e, a essa altura, parece cada vez mais difícil de reverter.

É difícil, pois do outro lado não há o menor escrúpulo. Eles apelam para os instintos mais baixos, de medo e ódio.

O que nós podemos fazer é continuar conversando, tentando mudar voto por voto, até o dia D.

    Serg1o Se7e

    16/10/2018 - 12h03

    Apelam mesmo!
    Tanto apelaram que rolou até facada!

    ops!

Damião Bonfim

15/10/2018 - 23h03

Desde muito cedo, Bolsonaro cresceu discursando contra o PT (como se esse fosse o responsável por toda corrupção no País). Com o flerte da sociedade à Justiça (que também investia contra o partido), nada parecia favorável à estrela.
Ao insistir em lança candidatura ao Planalto, o que o PT conseguiu (como ninguém conseguiria) foi dar contexto (e munição) ao discurso de Bolsonaro, cujo teor depende irremediavelmente do PT. Sem PT, talvez o “mito” continuaria sendo um mito, mas não seria uma realidade. Nesse sentido, os quase 60% de votos válidos a ele, segundo as pesquisas registradas projetam, nada mais são que resultado de um plebiscito sobre a volta do PT ao Poder. E a resposta, por ora, parece ser NÃO!

Depois da eleição, o povo vai pensar em Bolsonaro – e mais ainda, quando ele der início ao seu governo. Se é que ele sabe o que fará. Pela campanha, não é possível saber, porque ele não discute, não aprofunda nada e anseia que todos votem nele no escuro.

Da nossa parte, por respeito ao País, resta-nos dar o voto de confiança em Haddad, para que “não pequemos por omissão”, já que aos nossos olhos, o passado está bem ali.

Imaginem termos de aturar um provável discurso de posse a exaltar torturadores e a dizer que fomos libertos do comunismo! É a eleição de um personagem que parece fascinar pela ignorância com que representa a consciência política de um povo que não sabe lidar com a democracia, e que por isso acha que qualquer um pode cuidar dela.

Ou alguém está votando em Bolsonaro por causa de seu programa de governo, de sua eloquência, visão de País e percepção das reais demandas da sociedade? Nesse sentido, realmente, para que debate? Não se está discutindo País, mas questões morais, de costume e medos. Se o País estivesse mesmo procurando escolher um Presidente, Bolsonaro nem seria assunto.

    Serg1o Se7e

    16/10/2018 - 12h11

    Damião, você falou “pela campanha, não é possível saber, porque ele não discute, não aprofunda nada e anseia que todos votem nele no escuro”.

    Programas de governo e debates não são bases sólidas para escolher um candidato.
    Lembro você que em 2014, durante praticamente todo o ano, a então presidente Dilma AFIRMOU, CONFIRMOU E ASSINOU EMBAIXO que a economia ia bem, que não tínhamos de nos preocupar. Durante os debates ela foi contundente (se é que isso seja possível para ela….): não há crise!
    Assim que assumiu em janeiro de 2015 (já um pouco após o segundo turno) nem preciso dizer tudo que aconteceu com nossa economia e conosco. Dilma mentiu descaradamente para ser reeleita e depois terminou de afundar o país.
    O próprio presidiário Luis Inacio reconhece que ela foi um erro dele e para a economia do país.

    De que adianta discutir se depois de assumir tudo pode mudar, ou pela mentira ou pelo contexto?

vinicius

15/10/2018 - 21h08

Parabéns PT. Parabéns.

devanir marchioli

15/10/2018 - 21h03

Haddad só esta cumprindo tabela neste segundo turno, depois da trágica manobra petista que colo do Bolsonaro esta eleição, tudo o que temos que fazer e já começar a pensar nas eleições de 2022, abandonar de vez o PT e Lula e começar a preparar a campanha de Ciro para aí ele liderar as forças progressistas

CezarR

15/10/2018 - 20h42

Ah, mas a culpa não é do PT, diz a colunista do Cafezinho. Certo, a culpa é do impeachment e da prisão injusta e não da leitura da conjuntura diante do impeachment e da prisão injusta….

    Mariana T Noviello

    16/10/2018 - 04h39

    Não, ao contrário, é irônico!! A colunista diz, que quanto tudo isso acabar e o Coiso ganhar, neste clima que nós vivemos, ninguém vai precisar se preocupar pq os ataques são sempre contra o PT.


Leia mais

Recentes

Recentes