O Datafolha divulgou hoje um gráfico que reúne estimativas sobre o potencial de voto dos principais candidatos. Há categorias de voto convicto, voto volúvel, alto potencial de votar, médio potencial, baixo potencial e causa perdida.
Chama atenção o tamanho do voto classificado como “causa perdida” para Bolsonaro, Marina e Alckmin. Neste quesito, os melhores posicionados são Haddad, com 38%, e Ciro, com 41%.
Bolsonaro, no entanto, tem um percentual de “voto convicto” muito superior aos demais, de 21%, o que talvez lhe garanta, desde já, um lugar no segundo turno.
Eu não gosto muito dessas estatísticas de “potencial de voto”, porque as considero o lado mais frágil e subjetivo das pesquisas, mas talvez os internautas tenham curiosidade para saber. O gráfico é esse aí.
***
O Datafolha publicou outro gráfico, no site:
fernanda
12/09/2018 - 17h35
Quando prenderam lula ,prenderam nossa “esperança”mais nessa eleição vamos fazer justiça
eles podem prender ele mas não pode calar nossa voz. que vai ser ouvida nas urnas.
Jose Do Patrocínio.
15/09/2018 - 04h33
FALOU TUDO Fernanda! essa CAMBADA prenderam o LULA; MAIS jamas poderão PRENDER nossas idéias, porquê dia 7 de Outubro lá ESTAREMOS votando em LULA . E VAMOS VENCER LOGO NO PRIMEIRO TURNO. POIS Deus é infinitamente MAIOR! do que os justiceiros DA terra.
Alan Cepile
12/09/2018 - 09h50
Miguel, gostei dessa pesquisa, principalmente os dois extremos do gráfico, o “voto convicto” e a “causa perdida”, eles dão um bom panorama da situação, já o que está no meio desses dois é sim bem volúvel.
Bolsonaro tem o voto convicto bem sólido, em compensação quase metade dos eleitores não vot nele de jeito nenhum.
Bolsonaro vai se firmando como o candidato certo no 2º turno pra perder a eleição, portanto, vejo luz no fim do túnel para o nosso campo.
Paulo
12/09/2018 - 09h12
Bolsonaro já está no 2º turno. Será outra eleição plebiscitária entre centro/direita e esquerda. E, provavelmente, Haddad estará do outro lado (pequena chance para Ciro, mas terá que manter a distância para o petista na próxima pesquisa, ou ampliar, do contrário, será atropelado). Se isso se confirmar, ambos terão o adversário “dos sonhos”. Resta saber quem vai transformar o sonho em pesadelo e acordar caindo da cama…