Menu
, , ,

Por uma melhor política do petróleo

A partir de hoje, vou separar um espaço aqui no Blog para escrever sobre o candidato que apoio aqui no Rio de Janeiro: o petroleiro e sindicalista José Maria Rangel. Mas não só isso: vou tentar utilizar esse espaço para dar aluma visibilidade a candidaturas ligada ao mundo do petróleo. Primeiramente sobre o Zé: ele é […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Facebook José Maria Rangel

A partir de hoje, vou separar um espaço aqui no Blog para escrever sobre o candidato que apoio aqui no Rio de Janeiro: o petroleiro e sindicalista José Maria Rangel. Mas não só isso: vou tentar utilizar esse espaço para dar aluma visibilidade a candidaturas ligada ao mundo do petróleo.

Primeiramente sobre o Zé: ele é candidato a Deputado Federal pelo PT do Rio, com o número 1350.

Conheço o Zé Maria há anos do movimento sindical petroleiro e fui coordenado por ele duas vezes, no sindicato dos petroleiros do Norte Fluminense e na Federação Única dos Petroleiros. Sei de fato da liderança e da capacidade de luta e articulação que o Zé tem, algo que o credencia como um grande nome da Câmara.

Contudo, além do potencial pessoal, outro fator faz com que a candidatura do petroleiro seja tão importante: a conjuntura adversa.

Meu companheiro de Blog progressista, o professor especialista no mercado de óleo e gás Roberto Morais, destacou em seu Blog que a candidatura surge como algo natural, justamente, por conta de Rangel ser um grande combatente de assuntos que estão em voga atualmente, como a retirada de direitos trabalhistas e a entrega do petróleo.

Compartilho da mesma opinião.

Do ponto de vista da industria de óleo e gás, a candidatura do Zé é crucial para o Estado do Rio de Janeiro. Não há, atualmente, nenhum deputado ou deputado que conheça tanto o mundo do petróleo – tanto na teoria quanto na prática – logo no momento que o país enfrente uma guerra legislativa sobre o petróleo e suas reservas.

Ademais, tento em vista a componente ideológica da desastre neoliberal (alguns empresários argumentam que só há geração de emprego com flexibilização de direitos),  o nome do Zé se destaca, dentro das forças trabalhistas, pela forte luta em defesa dos direitos de sua categoria.

Por isso, considero um voto no Zé Maria é um voto pela soberania nacional, em defesa das nossas riquezas, e pela soberania popular, em defesa do nossos direitos.

Dito isso, gostaria de fazer desse um espaço de debate, e não só de apresentação de um candidato. Portanto, qualquer pessoa que tiver uma candidatura relacionada ao mercado de óleo e gás e quiser um espaço para apresentar aqui, pode me mandar email que vou providenciar.

Sei que temos diversas candidatura espalhadas pelo pais compromissadas com um mercado de petróleo nacional desenvolvimentista (no mínimo) e seria muito bom discutirmos esse assunto por aqui.

Quem tiver interesse, pode me mandar email no tadeubop@gmail.com. Ou direct no Twitter (quase não uso mais Facebook) @tadeuporto.

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Baruch

09/09/2018 - 23h30

Além de Glauber tem Marcelo Freixo e muitos outros que já provaram para que vieram, e não fazem parte de um partido que ignora a questão da dívida.

Baruch

09/09/2018 - 23h28

Até poderia considerar o nome dele se não se não fosse candidato do PT, que é um dos únicos partidos que prevêem a expulsão de congressistas que desrespeitem a votação da cúpula. Tem Glauber Braga no Rio, que é comprometido com Auditoria Cidadã da dívida pública e Ciro vai precisar de deputados comprometidos com essa causa que o PT luta contra.

Alan Cepile

09/09/2018 - 16h09

Não sou do RJ mas apoio a candidatura do Zé Maria, uma importante liderança no setor de O&G, precisamos dele na câmara dos deputados.


Leia mais

Recentes

Recentes