Menu

Bolsonaro despenca no ES; Ciro avança 4 pontos e empata com Marina

Essa é a pesquisa Ibope mais recente, realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, no Espírito Santo. Ou seja, já pegou um pouco da comoção provocada pelo atentado sofrido pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Naturalmente, não é possível ainda relacionar uma coisa com a outra, mas Bolsonaro caiu cinco pontos, embora ainda […]

24 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Essa é a pesquisa Ibope mais recente, realizada entre os dias 5 e 7 de setembro, no Espírito Santo. Ou seja, já pegou um pouco da comoção provocada pelo atentado sofrido pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Naturalmente, não é possível ainda relacionar uma coisa com a outra, mas Bolsonaro caiu cinco pontos, embora ainda lidere a pesquisa com 24%.

Marina Silva vem em segundo lugar, com 15% (mesmo percentual de pesquisa anterior),  empatada tecnicamente com Ciro, que foi o candidato que mais avançou, passando de 9% para 13%.

Haddad também experimentou um crescimento substancial: tinha 2% e agora tem 5%.

***

Na Gazeta

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 24% das intenções de voto estimuladas entre os eleitores do Espírito Santo. Em seguida, aparece Marina Silva (Rede), com 15%, e Ciro Gomes (PDT), com 13%. É o que indica pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope a pedido da Rede Gazeta e divulgada neste sábado (08).

O levantamento mostra, ainda, Geraldo Alckmin (PSDB) com 9% e Fernando Haddad (PT) com 5%. O petista é o provável substituto de Lula na cabeça de chapa do PT. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura do ex-presidente, que está preso, com base na Lei da Ficha Limpa.

As intenções de voto em Bolsonaro no Estado caíram cinco pontos percentuais, na comparação com a pesquisa anterior do Ibope realizada com eleitores capixabas. Na amostragem de agosto, ele apareceu com 29%.

Não é possível relacionar integralmente o desempenho do líder da pesquisa neste levantamento com o atentado que ele sofreu na quinta-feira (06). A sondagem do Ibope começou a ser feita ainda na quarta-feira (05). As entrevistas foram feitas durante três dias, e só terminaram na sexta-feira (07).

Marina manteve os 15%. O maior crescimento foi registrado por Ciro Gomes. Na pesquisa de agosto ele tinha 9% das intenções, quatro pontos percentuais a menos do que tem agora.

Alckmin cresceu de 6% para 9%. Haddad, de 2% para 5%. Ambos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

 

Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) aparecem com 2% da preferência no Estado. O emedebista manteve o mesmo percentual da pesquisa passada. Amoêdo tinha 1% no mês passado.

Alvaro Dias (Podemos), Guilherme Boulos (PSOL) e Vera Lúcia (PSTU) mantiveram 1% das menções.

Cabo Daciolo (Patriota), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

No levantamento estimulado, a lista de candidatos é apresentada aos entrevistados.

ESPONTÂNEA

Quando os pesquisadores perguntaram a intenção de voto dos entrevistados no Estado sem apresentar a lista de candidatos, Bolsonaro e Lula tiveram o mesmo volume de menções: 21%, cada. No levantamento anterior, o candidato do PSL tinha 23% na espontânea. O petista, 18%.

Nessa sondagem, Ciro Gomes tinha 1%. Agora, tem 4%. Geraldo Alckmin e Marina Silva passaram de 2% para 3%. João Amoêdo, de 1% para 2%.

REGISTROS

A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 07 de setembro de 2018. O Ibope entrevistou 812 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. Isso representa a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A sondagem foi contratada por A Gazeta do Espírito Santo Rádio e TV LTDA e está registrada na Justiça Eleitoral. No Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo o protocolo do registro é ES-06092/2018. No Tribunal Superior Eleitoral, BR-08894/2018.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Neto

11/09/2018 - 16h32

Ciro fez parceria com os comunistas da China. Será que ainda tem alguém que acha que o comunismo seria o melhor para o Brasil? Quem duvida vai no site do PDT que está lá bem explícito a parceria de Ciro Gomes com Partido Comunista Chinês.

    Manuel Feijó

    12/09/2018 - 09h44

    E isso aí: Ciro é “camunista”. Como a rede “Grobo” e o PSDB ( o nome já diz: tem o S de social, que, como todo mundo sabe, é disfarce para comunista).
    O ex-capitão do exército é o único que representa os verdadeiros valores da família brasileira: tradição, família e propriedade.
    Anauê!
    (Como tem debilóides nesta colônia americana…)

Luis Castro

10/09/2018 - 01h07

Comovente como esse blog torce por Ciro. Nada contra, faz parte do jogo democrático. Agora sem querer desmerecer o Espirito Santo, trata-se de um pequeno Colégio Eleitoral conservador, tanto que Lula perdia lá para Bolsonaro, que não pode servir de referência para a situação dos candidaros em todo o Brasil. Menos paixão mais pé no chão.

    Batista Neto

    12/09/2018 - 10h22

    Como dizia o velho Brizola, como se pode dizer também do PHA, estão costeando o alambrado. E, não demora, vão cair do cavalo!!

Ricardo dos Reis

09/09/2018 - 16h36

Ciro Gomes tem propostas e as detalha de cabeça, não precisa de cola na mão. Assim percebe-se que ele foi parte atuante na criação do seu plano de governo. O Bolsonaro não responde nada objetivamente. Como alguém que era estatista e corporativista até dias atrás mudou radicalmente e virou liberal? E o tal Estado mínimo que ele prega?! Com prega Estado mínimo com o peso que ele, seus filhos e todos os outros parlamentares e membros dos 3 poderes e MP causam aos cofres públicos? Foi ele quem pagou a UTI aérea que o levou de Minas para SP? É ele quem vai pagar o caríssimo tratamento no caríssimo Albert Einstein?! Por que toda vez que um político vai pra um hospital caro desses o povo os cobra pra se tratarem no SUS e os seguidores do Bolsonaro nada falam agora? Ciro Gomes 12 Presidente do Brasil!!!

    Brasileiro da Silva

    09/09/2018 - 16h46

    Provavelmente o mesmo que pagou Lula no Sírio Libanês, Marisa no Sírio, Dilma no Einsten: o povo

      Geraldo Habib

      09/09/2018 - 22h27

      Outro debilóide mau caráter

Paulo Galhardo

09/09/2018 - 16h33

Agora que a disputa começou para valer, os números começaram a se mexer.
Lula livre e Ciro presidente!

Alan Cepile

09/09/2018 - 16h02

Moro em Vitória e o eleitor aqui no ES sempre foi conservador (pra usar uma palavra mais polida).

Fernando

09/09/2018 - 15h52

Cada vez eu me convenço mais que comentar qualquer coisa na internet é perda de tempo.
O certo é resolver no voto.
Só tem pó.rra loka na net. O cara ou mulher se transforma na internet em um não ser humano.

    Francisco

    09/09/2018 - 22h21

    Um e outro, ainda mais obtuso, em ‘brasileiro da silva’.

Josa

09/09/2018 - 13h38

Fernando Brito é Brizolista de primeira linhae não é tão Cyrista,Cyro não é Brizola,Cyro é Tarso

fausto

09/09/2018 - 13h19

Primeiro turno nada. Existe uma correlação de forças na sociedade. O Bolso é extremamente popular na internet. O Brasil não se resume a rede, embora ela ofereça parâmetros consideráveis. Segundo turno pode muito bem ser Ciro x Bolso, e a vitoria será do campo progressista. Brasil pra frente!

Nelson Ferreira

09/09/2018 - 13h18

Agora que a disputa começou de verdade, os números começam a se mover.
Lula livre! Ciro presidente!

Marcelo

09/09/2018 - 13h18

A vitória de #Ciro é inevitável.
Brizola presente! Ciro presidente!

    Josa

    09/09/2018 - 13h40

    Cyro não é Brizola,Cyro é Tarso

      Alan Cepile

      09/09/2018 - 15h41

      E Dilma é Temer, certo?

Antonio Passos

09/09/2018 - 13h07

A declaração do comandante do exército ACABA com as eleições. Está tudo explicado agora em termos de STF, estamos sob golpe militar. Isto prova que a luta sem Lula é fraude. Qualquer um que seja eleito, já se sabe que terá o aval da milicada, o que significa que não mudará as diretrizes do golpe. Pra mim foi colocada a tampa do caixão do Brasil.

claudinei

09/09/2018 - 12h59

MENTIRA.
A TENTATIVA DE HOMICIDIO EM PRAÇA PUBLICA COMO FIZERAM COM TIRADENTES OCORREU DIA 6 AS 16:00, VESPERA DE FERIADO, ESSA PESQUISA NAO É ATUAL.

OUTRA MENTIRA É Q O ESPIRITO SANTO REPRESENTE ALGO NO BRAISLL..
NAO PASSA D UMA FAIXA DE AREIA Q NAO PRODUZ NADA.
RSS

É UM NORDESTE ATRAPALHANDO MINAS A VER O MAR.
NADA MAIS.

JAIR BOLSONARO O PRESIDENTE DA SAUDE PUBLICA DE QUALIDADE
O PRESIDENTE DAS SANTA CASAS DE MISERICORDIA
DOS MEDICOS ESTATAIS
DAS FACULDADES D MEDICINAS..
FORA CUBANOS

BOLSONARO PRIMEIRO TURNO.

    Geraldo Habib

    09/09/2018 - 13h20

    Debilóide mau caráter! Vá gritar com a prostituta que o botou no mundo!

    zazul

    09/09/2018 - 15h10

    Votou a favor do congelamento das verbas para Saúde pública. Deveria ter sido tratado em hospital particular

    Possidia

    10/09/2018 - 02h29

    Acho essas pesquisas uma verdadeira Fake News ! Não tdmmpefigo ! Boldonafo ganha no primeiro turnos ! Qual outfo candidato que arrasta multidõss ? Tá na cara, ê porque os petistas não enxedgaram nem o triples do Lula que desde 6 anos atras estava declarado no imposto se renda

Calebe

09/09/2018 - 12h58

Em tempo: o candidato a presidência Jair Bolsonaro passa e já faz foto, em que simula armas com as duas mãos, sem aparelhos.

    Luiz Neto

    11/09/2018 - 16h35

    Calebe, esse é símbolo dele para o combate à criminalidade, tem gente que confunde com violência mas o que ele quer dizer é que vai combater duramente a bandidagem. Em suma,o que ele quer dizer com isso é que quer proteger as pessoas de bem.


Leia mais

Recentes

Recentes