O jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, editor do Conversa Afiada, publicou ontem entrevista com o candidato Ciro Gomes.
Abaixo, a descrição do vídeo no Youtube:
A TV Afiada resolveu entrevistar Ciro Gomes sobre assuntos além da batalha da campanha diária e as divergências com Lula e o PT.
O ansioso blogueiro considerou que os espectadores talvez preferissem entender como vai funcionar o “vou tirar você do SPC” (que irritou tanto o Bonner, na entrevista que concedeu ao Ciro – quá, quá, quá!).
Outros pontos de interesse: o que o Ciro vai fazer com programs do Lula/Dilma: Minha Casa, Bolsa Família, FIES?
O Ciro vai retomar o pré-sal. Mas, perguntou o ansioso blogueiro: vai rasgar contratos com os gringos?; o que significa para o espectador o “conteúdo nacional”?; e os 80 mil empregos que o Moro destruiu na indústria naval – tem conserto?
A entrevistou rodou, rodou, e sempre se voltava aos bancos…
Como furar o cartel dos bancos? Qual a função do Banco do Brasil e da Caixa? Como estimular a criação de bancos online, para concorrer com os bancões e enfrentar a má vontade do Banco Central (cujo presidente é o principal economista e provavelmente sócio do Itaúúú)?
Quem comprar a crédito vai se beneficiar com esses novos bancos?
Ciro quer retomar a Embraer para defender o pré-sal e a soberania nacional. Ele quer preservar aqui, como nosso, o cargueiro KC-390, o caça Gripen (que ele visitou na Suécia, com a bandeira do Brasil) e acelerar a produção de submarinos movidos a energia nuclear.
E, presidente, vai comutar a pena do herói Almirante Othon Silva!
E a questão da Segurança, que atinge os mais pobres?
Ciro acha que o problema central da Segurança é desmontar o crime organizado que, de São Paulo, com a cobertura dos governos tucanos, se espalhou pelo Brasil todo – inclusive no Ceará – e na América do Sul.
Ele quer botar a Polícia Federal para cuidar disso.
Uma polícia que vai passar a ter chefe: ele, Ciro.
Já que não teve no Governo Dilma.
E a Educação: como levar ao Brasil todo a experiência exitosa da prefeitura de Sobral, no Ceará, que ele, o irmão Cid e Veveu Arruda (já entrevistado na TV Afiada) já comandaram?
E um tema submerso nessa campanha eleitoral.
A política externa.
O que ele mudaria na política externa de Lula e Celso Amorim?
Nada!
Mas, faria correções de rumo indispensáveis, depois da fase sem política externa, no Governo Dilma: com relação à Venezuela, por exemplo.
Onde o Brasil errou em relação a Chávez e Maduro?
Em tempo: essa TV Afiada não trata da Patricia Pillar. Que pena!