ESCLARECIMENTO SOBRE O QUE FOI DITO NO JORNAL NACIONAL
Em mais de 30 anos de vida pública, jamais respondi a nenhum processo criminal e/ou fui investigado por corrupção. Tenho FICHA LIMPA e os certificados abaixo, expedidos em maio deste ano, provam isso.
A respeito do que foi dito pelo jornalista William Bonner no Jornal Nacional durante a entrevista do candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, venho esclarecer:
Em 2011, fui acusado por uma revista de ter utilizado um avião de propriedade do dono de uma ONG durante um compromisso oficial no Maranhão em 2009 em troca de conceder benefícios a essa ONG em posteriores licitações do Ministério do Trabalho.
Diante disso, eu mesmo entrei com uma ação no Ministério da Justiça para a devida apuração dos fatos. Após exaustiva apuração, sequer foi instaurado inquérito criminal contra mim.
Em 2012, o MPF moveu uma ação civil pública para apurar se seria necessário ressarcimento aos cofres públicos caso houvesse ocorrido improbidade administrativa.
Não seria o caso de ressarcimento, pois não foi gerada nenhuma despesa. Mesmo cumprindo agenda oficial, não utilizei o avião da FAB, o que geraria custos.
A ação está na 6ª Vara do Distrito Federal.
Lamento que o Jornal Nacional não tenha sequer explicado do que se trata o caso, tendo apenas jogado a informação sem nenhum compromisso em contextualizar a notícia.
Reforço que sou FICHA LIMPA e não aceitarei que meu nome seja citado sem o devido esclarecimento, na tentativa de me igualar a políticos sob investigações gravíssimas de corrupção e com o claro objetivo de prejudicar a candidatura do combativo Ciro Gomes à Presidência do Brasil.
Carlos Lupi
Presidente Nacional do PDT