UMA POSSE HISTÓRICA?
Ricardo Cappelli
Faltando 40 dias para o primeiro turno das eleições presidenciais vivemos uma fase de euforia dos pólos. Lula e Bolsonarro seguem liderando com folga. A população, acossada por uma crise econômica profunda, parece não estar disposta a nenhum tipo de moderação.
Haddad ainda patina nas pesquisas, mas o potencial de transferência do ex-presidente o faz favorito para o segundo turno na avaliação dos principais analistas políticos.
O curso da luta fez de Lula o anti-sistema pela esquerda, o que enfrentou os poderosos e por isso está encarcerado. Bolsonaro é o outro lado da moeda, a encarnação do anti-establishment pela direita. Chuta a esquerda, o politicamente correto e a grande mídia com a mesma potência.
O único que parece ter bala na agulha para desafiar este cenário é Alckmin. O ex-governador de SP terá nada menos que 44,2% de todo o tempo de TV. Geraldo terá 433,2 comerciais de TV de 30 segundos nos 35 dias de campanha. Haddad aparecerá em 185,6 comerciais. Ciro terá somente 52,6 inserções. Marina apenas 30. Bolsonaro terá ínfimos 11 comerciais.
A eleição deste ano será o teste definitivo da televisão.
Ciro se consolidou como Dom Quixote, não está morto mas tem pela frente uma tarefa que faz de Hércules um pigmeu. Marina continua no coração da família Marinho sonhando com o naufrágio definitivo dos Tucanos.
Segundo Mauro Paulino, diretor do Datafolha, em 2014 67% das pessoas decidiram seu voto para presidente com um mês de antecedência. Cerca de 11% escolheu seu candidato faltando 15 dias para o pleito, 8% uma semana antes, 6% na véspera e 9% no dia.
De sábado para domingo foram decididos 15% dos votos. Apesar do cenário atual e das análises na praça, não é prudente descartar surpresas de última hora.
Confirmado o segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, independentemente do resultado final, estaremos diante de um momento histórico. A vitória possível de qualquer um dos dois indicará apenas para onde a história girará.
A vitória de Jair será a volta dos militares ao poder pelo voto popular mais de 30 anos depois de terem saído do Planalto pela porta dos fundos. No seu discurso de posse o Capitão, mantendo sua coerência, homenageará o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e inscreverá o nome do torturador no panteão dos heróis nacionais.
O livro “A Verdade Sufocada”, do comandante do DOI/CODI, passará a ser obrigatório nas escolas. A grande mídia vai corar de vergonha e fazer críticas progressistas ao bufão, apesar de comemorar por dentro a vitória do fascismo sobre a esquerda.
Se o ex-prefeito de São Paulo for o vencedor a história também viverá um momento único.
Coerente com a linha definida pelo PT, pode-se imaginar o Presidente Haddad assinando sua posse formal pela manhã em Brasília e seguindo para Curitiba para, como advogado do preso verdadeiramente eleito, entregar-lhe a faixa presidencial e colher o discurso que será lido para a multidão enlouquecida na porta da carceragem da PF.
Será impositivo anunciar para o mundo que Lula, legitimado pelo povo, receberá indulto. Um soco épico no estômago do sistema.
Viveremos a redenção, uma espécie de fênix ressurgida das cinzas para dois setores marginalizados pelo sistema e antagônicos. A consagração da escolha popular pela radicalização. A negação da mediação como saída. É difícil imaginar como o Brasil se comportará.
A noite do dia 7 de outubro está chegando. Trará consigo uma posse histórica?
Ultra Mario
29/08/2018 - 01h10
Mas como o Brizola dizia, o PT é o partido do sistema, uma UDN de macacão.
Soco no estomago do sistema é Marina Silva e Ciro Gomes, pra acabar de vez com essa briguinha coxinha vs mortadela que levou o país a ruínas.
Mauro D.
29/08/2018 - 19h50
Marina Silva?!Ela é financiada pelo ITAÚ e pelo Geoge Soros.
Acho melhor você se informar.Marina é tão do Sistema quanto Meireles
claudio
29/08/2018 - 00h34
VOCÊ QUER LULA LIVRE? SIMPLES. SIMPLES ASSIM VOTE 13 DE CABO A RABO.
Nostradamus ( banquinho & bacia )
28/08/2018 - 19h17
mmmmmmmmmmmmmmmmmm cobra mandada!
Alan Cepile
28/08/2018 - 16h35
Só uma dúvida em relação ao indulto por parte de Haddad.
Ao ser perguntado sobre isso por 3 vezes no Canal Livre da Band, Haddad se esquivou e não respondeu se daria ou não indulto à Lula, ao ponto do Boechat dizer que aquele assunto morreria ali já que, mesmo após 3 vezes perguntado, Haddad não respondeu.
Fazendo o advogado do diabo, tem blog de esquerda (e extremamente Lulista) afirmando que Haddad não quer Lula, quer é ser presidente, e só.
Justiceiro
28/08/2018 - 15h23
Capelli, que sempre pareceu um pouco menos radical, rasga seu véu e mostra sua verdadeira cara. Está dizendo com todas as letras que Addad é uma farsa, um embuste. Addad, um pai de família, um cara que tem formação acadêmica, não sente a menor vergonha em se submeter a tamanho desprezo por si mesmo.
Então, segundo Capelli, Addad assume de manhã e vai pra Curitiba pra soltar Lula, acompanhado de uma multidão ensandecida?
Só que pode encontrar pela frente outra multidão mais ensandecida ainda pra impedir.
O que teremos? Uma guerra civil, que há tempos os petistas desejam. Só que do nosso lado teremos as Forças Armadas. Quem sabe Addad assume de manhã e à noite já esteja fazendo companhia a Lula na cadeia.
CRITICADORDOREALMADRIDDEPIUM
29/08/2018 - 18h39
LULA NÃO PRECISA E NÃO QUER INDULTO, ELE NÃO COMETEU NENHUM CRIME, A JUSTIÇA SABE DISSO E VAI SOLTÁ-LO DEPOIS DAS ELEIÇÕES .
Pedro Cândido Aguarrara
28/08/2018 - 12h51
asdert aghuiop mnhgtyu.
O golpe foi péssimo para o Brasil. Sem dúvida. Péssimo!
Mas, em compensação, o golpe foi ótimo para o PT e para toda a esquerda brasileira.
Justamente as duas coisas que o golpe pretendia “destruir”.
O golpe realizou a maravilha de tirar o PT das garras das bandas podres do PMDB e do PP.
O PT não fará mais alianças políticas com essa súcia. Só construirá alianças com a esquerda
de agora em diante. E isso é muito bom. O PT está mais forte depois do golpe que estava antes e
a esquerda, com o PT, se tornou muito mais forte que antes do golpe.
Ou seja, deu tudo errado para quem rasgou a Constituição e jogou o Estado de Direito no lixo
na vã pretensão de acabar com o PT e com a esquerda.
A partir de janeiro teremos um governo REALMENTE de esquerda, com um programa de governo
REALMENTE de esquerda, com TODOS os cargos públicos mais importantes preenchidos por
pessoas que tenham um compromisso REAL com a esquerda e com a luta da esquerda para
melhorar as condições de vida das pessoas mais humildes da população.
E TUDO ISSO GRAÇAS AO GOLPE!!!
Muito obrigado Rede Globo!!! Muito obrigado FIESP!!! Muito obrigado BAND, Veja, Isto É, Folha e Estadão!!!!
Muito obrigados aos senhores procuradores, policiais federais e juízes de TODAS as instâncias que,
politizados, ideológicos e CARTELIZADOS, ao invés de destruir o PT e a esquerda terminaram nos
dando esse FORMIDÁVEL PRESENTE!!!
Alvaro torres
28/08/2018 - 12h32
Acreditar na transferencia votos do lula de tal forma que o levara ao segundo turno o Haddad e como acreditar no historia da carochinha. O eleitor no lula e de baixxissimo nivel intelectual e social. No nordeste ninguem conhece o seu andrade. Hadad nao chega entre os 4 primeiros
Pedro Cândido Aguarrara
28/08/2018 - 12h50
Por quê pessoas imbecis e totalmente despreparadas, que nem terminaram o primário, gostam tanto de postar “opiniões”?
Alan Cepile
28/08/2018 - 16h40
Por quê pessoas totalmente sem educação, que infantilmante não conseguem lidar com o contraditório, gostam tanto de postar “opiniões”?
Pedro Cândido Aguarrara
31/08/2018 - 12h19
Estamos vendo como você “lida com o contraditório”.
Sai daqui coxinha, vai procurar sua turma….
Flávio
28/08/2018 - 22h50
Você tem razão; Lula adora opinar !
jacó
28/08/2018 - 11h42
É LULA/HADDAD 13 EM OUTUBRO COM A BENÇÃO DO DEUS DOS CÉUS PARA O BEM DO POVO QUE AGUARDA A VITÓRIA FINAL.
Serg1o Se7e
28/08/2018 - 11h21
Eu só mudaria o “serão” por “seriam”, já que se trata de uma hipótese muito fantasiosa.
Hudson
28/08/2018 - 10h52
E o legislativo? Não se deve esquecer que, na prática, temos um sistema pralamentarista.
Lucas
28/08/2018 - 11h19
Não sei se foi um erro proposital, mas realmente temos um sistema PraLAMENTARista.
E quanto ao “sonho” do Miguel do Rosário de um indulto ao Lula dado pelo Haddad, por mais que pessoalmente não acredite que o Plano B vá fazer isso, vale lembrar do judiciário (minúsculo mesmo) junto à pgr, suspendendo pontos do indulto dado pelo temer no final do ano passado.
Não ache que o sistema vai aceitar o soco sem dar o troco.
Pedro Cândido Aguarrara
28/08/2018 - 12h54
Lula não aceitará indultos pois não é culpado de crime algum. Terá que haver RECONHECIMENTO das arbitrariedades cometidas contra ele nos dois processos, do apartamento e do sítio.
Também não aceitará prisão domiciliar pois não é pombo-correio para usar tornozeleira.