A pressão internacional contra Lula deu um salto após a determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU de exigir que o Estado brasileiro restitua os direitos políticos do ex-presidente.
O lawfare contra Lula assustou a elite mundial, preocupada que esse tipo de processo se espalhe, qual metástase, pelas democracias do mundo, trazendo caos econômico, insegurança jurídica e crises políticas, ingredientes perigosíssimos por criarem o ambiente propício para guerras.
***
No site do Lula
“Peço que a ONU envie uma comissão para verificar o cumprimento da liminar concedida a Lula”, diz ex-presidente da Colômbia após visita
23 de agosto de 2018
Nesta quinta-feira (23/08), o ex-presidente colombiano Ernesto Samper visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Polícia Federal. Em coletiva após a visita, o líder latino-americano denunciou a prisão política de Lula e lembrou a determinação do Conselho de Direitos Humanos da ONU, que exige que o Estado brasileiro garanta a Lula o direito de ser candidato.
O ex-secretário-geral da Unasul (União das Nações Sul-americanas) leu uma declaração em que afirma que a comunidade internacional está com Lula. “Lula não está só. Não nos esquecemos de sua luta contra a fome. A ONU já se pronunciou por sua candidatura”, disse Samper. Sobre a determinação das Nações Unidas, o ex-presidente colombiano reafirmou que Lula está sendo perseguido judicialmente. “Peço que a ONU envie uma comissão para verificar o cumprimento da liminar concedida a Lula. Ele está sendo perseguido judicialmente. É um preso político e deve ser liberado para voltar a lutar pela democracia e pela inclusão social”.
Samper ainda alertou: “se impedirem Lula de ser candidato, se criará uma situação de dano irreparável”. Confira abaixo a íntegra da declaração do ex-presidente.
Declaración del Ex-presidente de Colombia ERNESTO SAMPER PIZANO después de su visita al Ex-presidente Lula da Silva.
He venido a visitar al expresidente Lula en su sitio de reclusión en Curitiba como un acto de solidaridad personal y política. Lo he encontrado, como siempre, sereno, entusiasta y positivo. Cargado de ideas y proyectos de futuro. Él no está solo. La comunidad internacional lo acompaña como el arquitecto de la política que convirtió a Brasil en actor mundial, lo recuerda con afecto en Suramérica donde se pusieron en marcha sus programas de lucha contra el hambre y la pobreza que sacaron más de 200 millones de suramericanos de la pobreza. Esa misma comunidad se ha pronunciado esta semana, a través del Comité de Derechos Humanos de Naciones Unidas, para reclamar que se respete su derecho a tener un juicio justo y ser votado en las próximas elecciones presidenciales-. Le pido al Estado brasileño que, respetuoso como ha sido durante los años de gobierno en democracia, de los compromisos internacionales que forman parte del orden constitucional mundial, le ofrezca al expresidente todas las garantías a que tiene derecho para competir, en igualdad de condiciones con sus rivales, en las próximas elecciones presidenciales. Así mismo, considero de gran importancia que la Comisión envíe veedores que verifiquen el cumplimiento de su mandato y revise la idoneidad del juicio que se le sigue a Lula. En especial, la aplicación de reglas universales del debido proceso como la presunción de inocencia, el derecho a la intimidad de la defensa y la libre controversia de las pruebas. Quienes han sometido al expresidente Lula a un implacable, casi inhumano, acoso judicial y mediático, deben quedar advertidos de que, con su comportamiento, están avalando la cada día mayor convicción internacional de que Lula es un preso político y que, como tal, debe ser liberado para que pueda seguir trabajando por el Brasil democrático, incluyente y reconciliado que sigue soñando desde la cárcel.
Curitiba. Agosto 23 del 2018.
Serg1o Se7e
30/08/2018 - 14h07
Bom ler:
http://jornalpequeno.blog.br/johncutrim/fake-onu-por-carlos-alberto-sardenberg/
Justcieiro
24/08/2018 - 09h20
Sampler já falou, agora quero ouvir a opinião de Álvaro Uribe, outro ex-presidente da Colômbia.
ari
24/08/2018 - 11h37
Uribe é um Temer ou Al Krimin da Coômbia e provavelmente elogiaria o Moro
Justiceiro
24/08/2018 - 12h21
Obrigado, Ari. Seu comentário só mostra o que a gente já sabe há muito tempo: Democracia pra vocês é eu estou certo, vocês errado.
Por isso vocês reclamam tanto da nossa presença aqui. Não suportam o contraditório simplesmente porque não sabem contraditar.
Ari
24/08/2018 - 12h45
Vc está certíssimo: na A. Latina é impossível democracia com a direita que temos. Ou melhor, no mundo inteiro (democracia: governo DO, PARA e PELO povo). No Brasil, com o golpe, destruíram o país, nada mais do que isto.
Justiceiro
24/08/2018 - 09h19
Sampler já falou sua besteira, agora
Luis Castro
23/08/2018 - 21h36
Antes a luta era totalmente desigual em favor dos golpistas agora, depois da decisão da ONU, a coisa muda de figura e a esperança renasce. O Governo, Judiciario e grande midia em saia justa. Cumpre ou não cumpre eis a questão. Agora a pressão não é só interna mais internacional e promete grandes embates.
Brasileiro da Silva
23/08/2018 - 21h41
Mudou. De investigado, o corrupto condenado passou a ser tratado como presidiário. Foi uma grande evolução.
Renato
23/08/2018 - 21h20
Poxa, mas só ex dá apoio a Lula. Nada de Putin, Trump, Angela Merkel, Theresa May, Emmanuel Macron prestar apoio a Lula ? É , os dirigentes do primeiro nem sabem da existência de Lula !
Brasileiro da Silva
23/08/2018 - 21h27
E veja que coincidência:
– José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal, está sendo denunciado por 31 crimes;
– Samper, acusado de receber dinheiro do Carter de Cali para se eleger.
Por que será que eles apoiam o corrupto?
Brasileiro da Silva
23/08/2018 - 21h29
*Cartel
ari
24/08/2018 - 11h36
Um pouquinho de inteligência não faz mal a ninguém
Chefes de estado não podem dizer que “esta é minha opinião pessoal”. Falam sempre em nome de seus países e, como tal, seus pronunciamentos podem ser interpretados como desrespeito a autonomia dos povos. O próprio papa, ao apoiar o Lula, na primeira vez, mandou um representante que usou uma linguagem simbólica (um terço) e através do ex-Ministro Amorim, um pedido de orações
Stalingrado Lula da Silva
23/08/2018 - 21h13
O Papa defende Lula.
Vários intelectuais e chefes de Estado mundo à fora defendem Lula.
O povo brasileiro defende Lula.
Somos todos Lulas.
Lula Magno Presidente!
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder
Brasileiro da Silva
23/08/2018 - 21h19
Pode nos mostrar uma declaração do Papa defendendo o Corrupto Condenado?
ari
24/08/2018 - 11h40
Como diria Pulitzer, a única profissão que não precisa de estudos é a de idiota
O Papa é um chefe de estado e como tal ele não pode e não deve se imiscuir em assuntos internso de um país em respeito à autonomia dos povos. Mas, ao mandar um terço para Lula e posteriormente, através do chanceler Amorim, um cartão pedindo orações ele está literalmente gritando Lula Livre
Renato
23/08/2018 - 21h22
Dê aí o nome de chefes de estado do primeiro mundo que deram apoio a Lula . Só meia dúzia !
Brasileiro da Silva
23/08/2018 - 21h30
Talvez Maduro???
Alexandre Neres
24/08/2018 - 00h54
Dá dó ver o comentário desses trolls. Não entendem bulhufas de diplomacia. O Papa Francisco na condição de Chefe de Estado ultrapassou todos os limites. Saiu da reunião com Celso Amorim pedindo para que Lula rezasse por ele. Os idiotas da objetividade não sabem ler nas entrelinhas, não captam sinais, só falam asneiras. Um deve estar vestido com o manto da CBF. O outro asno quer alguém do primeiro mundo para validar o apoio, aí quem sabe se despe do complexo de vira-lata. Isso é que dá ficar assistindo Globonews.
ari
24/08/2018 - 11h43
Inadvertidamente fiz um comentário parecido com o seu. Como disse alguém, o problema com os idiotas é que eles são muitos. Mas brevemente saberemos, com razoável segurança, seu número exato a partir dos votos no inominável
Renato
24/08/2018 - 13h44
Já os idiotas da subjetividade, os militontos, não sabem nem ler as linhas e ficam inventando mensagens cifradas nas entrelinhas. São patéticos !
Brasileiro da Silva
23/08/2018 - 20h51
Esse é aquele que foi investigado por se eleger com dinheiro do Cartel de Cali (drogas)? Por que sera que eu não me espanto dele defender o corrupto condenado?