Menu

A macabra semelhança entre João Amoêdo e Bolsonaro (e Alckmin, Meirelles, Álvaro, Marina…)

O Partido Novo se define, em sua página no Facebook, como o “resultado da iniciativa de cidadãos comuns com um mesmo objetivo: devolver poder ao cidadão e assim melhorar a vida das pessoas”. O patrimônio de quase meio bilhão – com “b” mesmo – de reais do seu candidato a presidente demonstra o quão comuns […]

78 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Partido Novo se define, em sua página no Facebook, como o “resultado da iniciativa de cidadãos comuns com um mesmo objetivo: devolver poder ao cidadão e assim melhorar a vida das pessoas”. O patrimônio de quase meio bilhão – com “b” mesmo – de reais do seu candidato a presidente demonstra o quão comuns são os cidadãos do partido.

A Wikipedia fornece uma definição muito mais acurada do Novo: “um partido político brasileiro de direita alinhado às ideias do liberalismo econômico”.

Esta definição se aplica com perfeição às candidaturas de Bolsonaro, Alckmin, Meirelles e Álvaro Dias. Todas são de direita e alinhadas às ideias do liberalismo econômico. Excluindo-se as pautas ambientais, Marina Silva também entra nessa lista.

O modelo econômico adotado por cada candidato é o fator que delimita os campos, separando os interesses populares e os interesses do capital. É, portanto, a questão fulcral na eleição.

Para os defensores do capital – adeptos do liberalismo econômico – o Estado deve abster-se de investir em tudo o que interessa para a população: saúde, educação, transporte, etc. O que importa é não atrasar o pagamento da infinita dívida pública e, assim, garantir o lucro dos especuladores. Em uma economia liberal, é importante que o desemprego seja alto para que o valor dos salários possa ser rebaixado e, assim, aumente a taxa de lucro dos grandes empresários.

Ou seja, o liberalismo econômico convive muito bem com a pobreza e a miséria. Elas são parte fundamental do seu projeto, melhor escrevendo. Também a morte não é problema para os liberais, afinal, na “meritocracia”, se você não tiver dinheiro para pagar um plano de saúde, não merece ser tratado e, por consequência lógica, merece morrer. É, em suma, um sistema macabro.

O fato de o escandaloso lucro dos bancos brasileiros – cujas taxas de juros são das maiores do planeta – aumentar nos períodos de crise – mais de R$ 21 bilhões apenas entre maio e junho, 15% maior do que no mesmo período do ano passado – é outra evidência de que o 1% até prefere que o resto da população tenha dificuldades para sobreviver. Já que falamos em bancos, não poderíamos deixar de mencionar que alguns dirigentes do Itaú são os grandes financiadores do Partido Novo.

Claro que nada disso pode ser dito para a população. Usam-se, então, diversos artifícios.

Pintar o Estado como vilão é um deles. Daí o papo furado de “devolver o poder ao cidadão”, como se a guerra se desse entre o Estado e as pessoas. Na realidade, os Estados nacionais são as únicas instituições que têm estatura para defender o cidadão diante do poderio descomunal do capital e seus tentáculos (bancos, multinacionais, mídia, Judiciário).

As palavras que Bolsonaro decorou e os outros candidatos desenvolvem com um pouco mais de sofisticação – desregulamentar, desburocratizar, etc. – também fazem parte do arsenal retórico para esconder a tragédia social que resulta da aplicação dos dogmas liberais.

Outra tática usada pelos representantes do capital é simplesmente mudar de assunto. Daí a insistência exasperante de Bolsonaro nas pautas morais, de Álvaro Dias na Lava Jato, da mídia na questão da corrupção, e assim por diante.

Lula/Haddad, Ciro Gomes e Guilherme Boulos são as candidaturas relevantes que, cada uma a seu modo e com diferentes intensidades, propõem-se a enfrentar a barbárie liberal.

Amoêdo, Bolsonaro, Alckmin, Meirelles, Álvaro Dias e Marina podem diferir em questões pontuais e no modo como se apresentam. Temos o novo, o moralizador, o gestor, o homem do emprego (risos), o lavajateiro, a ambientalista.

Na questão que importa – o orçamento do país vai servir para garantir os investimentos públicos, o emprego e o bem-estar da população ou os lucros dos bancos e dos especuladores? – são idênticos: todos servem ao capital em detrimento dos interesses populares.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edilaine

03/10/2018 - 10h36

Bobagem é o que vocês dizem de liberalismo econômico ser bom e não compactuar com miséria, parem de olhar só para o próprio umbigo, são burros para um caralho sim.

    Lucas

    03/10/2018 - 14h53

    Edilaine,
    Na verdade, a grande questão envolta nesse tema está em quem é o responsável por promover desenvolvimento econômico. Liberais, como eu, creem no indivíduo como o responsável pelo seu próprio crescimento, enquanto esquerdistas costumam achar que governos ou coletivos ou sei lá o que devam prover as coisas que as pessoas necessitam para elas. O grande problema dessa abordagem da esquerda é: quem determina o que cada um quer ou precisa para si? O governo/Estado? Sindicatos, entidades, ou whatever? Ou cada individuo individualmente?? Eu acredito que seja o individuo, e ninguém mais, o grande responsável por ditar os rumos de suas vidas, realizando escolhas e assumindo compromissos e responsabilidades para si, inclusive incorrendo no risco de viver na miséria. Ao Estado cabe atrapalhar o menos possível. Lembre-se que não existe almoço grátis, não há NADA que o Estado dê a alguém que não seja retirado de outrem. É nessa “brincadeira” de tirar de alguém que tem mais pra dar pra alguém que tenha menos que ficam todos sem nada.

Lucas

02/10/2018 - 19h39

Cara, todo mundo é livre pra se expressar e dizer o que quiser, mas vc poderia ter feito um esforcinho mínimo pra não dizer tanta besteira e mentira.
O liberalismo não compactua com a miséria, como vc afirma. Defende inclusive combater a miséria. Mas a MISÉRIA. Não a desigualdade econômica, como a esquerda costuma defender. Pode procurar aí (formado em Direito, vc deve ser um cara inteligente…) inúmeros discursos de ícones liberais e eles vão falar em igualdades perante as leis e igualdade de OPORTUNIDADES. No campo econômico a desigualdade não é um problema, mas a pobreza é que é!!
Aliás, a esquerda se arvora combatente da pobreza e defensora dos pobres e miseráveis, mas é ela quem mais gerou miséria no mundo até hoje por todos os lugares por onde passou.
O liberalismo econômico de verdade seria a melhor coisa para os pobres e miseráveis desse país que estejam dispostos a arregaçar suas mangas e buscarem seus sonhos.

Sandra araujo

22/09/2018 - 22h09

Rapaz, quanta bobagem vc escreveu neste artigo, se eu fosse vc apagaria correndo enquanto ainda é tempo. A função da mídia deveria ser informar e não desinformar como vc está fazendo. Procure saber realmente o que defendem os liberais, pois liberalismo de verdade não tem nada haver com esse monte de bobagens que vc escreveu aí. Falta de credibilidade total!

Adenilton

19/09/2018 - 03h03

Bom dia a todos que aqui deixou os seus comentarios .
Primeiramente peço desculpa por nao ser um cidadão tao instruido quanto os demais .
Vejo propagandas e acompanho os candidatos a presidente deste ano e pelo que pude entender é que as pessoas fazem questão de apostar sempre nos mesmos por medo de mudar, e por outro lado as ”grandes midias ” fazem questão de esconder os novos que talvez tenha uma proposta de fato inovadora , mas que nao será vista pois a pior coisa do jornalismo para os menos estudados são as pesquisas de intençao de voto que diz ( vote nesse pois ele foi bem avaliado )
E dessa forma induz boa parte do eleitor leigo que nao tem convicção do seu voto a votar em quem vai bem nas pesquisas.
Gostaria de poder falar a todas as pessoas vote em quem você de fato acredita que vai fazer algo pelo Brasil .
Se é que existe

Jarbas albino

11/09/2018 - 01h44

Boa noite a todos.

Primeiramente ninguém aqui quer briga. Cada faca no seu lado. A minha para defender o futuro presidente uso para limpar o cano da pistola. E se falhar uso meu direito de cidadão brasileiro em defender essa pátria linda que quero para todos nós
Força capitão. E se Deus querer . Estamos com nosso general. Brasil vai mudar de um jeito ou de outro.

ANTONIO CARLOS FERNANDES

02/09/2018 - 12h58

Se vc nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo deve saber que está no estado “locomotiva” do Brasil, onde o PSDB domina e Alckmin foi governador por diversos anos.
Bolsonaro tornou-se conhecido em 1986. Na ocasião, liderou um protesto contra os baixos salários dos militares. Por causa do protesto, foi preso por 15 dias, mas acabou se tornando herói dos praças. Em junho de 1988, os militares foram julgados e inocentados. Nesse mesmo ano, Bolsonaro foi para a reserva (33 anos) com a patente de Capitão. Há 30 anos recebendo aposentadoria de R$5.800 (hoje) sem fazer nada. A família toda vive da política há quase 30 anos.

    ANTONIO CARLOS FERNANDES

    02/09/2018 - 13h03

    Geraldo Alckin
    “Fui deputado estadual, duas vezes federal. Poderia estar aposentado, recebendo como deputado desde os 50 anos de idade. Não recebo um centavo. A lei permite. Nem tudo que é legal é ético. E política é uma atividade essencialmente ética. Quem não tem compromisso com a ética tem que estar fora da política”. https://catracalivre.com.br/cidadania/geraldo-alckmin-a-politica-de-segu

Daniele

30/08/2018 - 17h35

Me desculpa, mas o que ‘grande mídia’ tenta vender e justamente o que está escrito neste texto.
Gostaria de colocar somente um conceito sobre o etnocentrismo a que se refere o texto abaixo:
“Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos, atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas.”

Pessoa F.

30/08/2018 - 09h58

Bom texto. Faço essa mesma leitura do momento político. Para ter essa compreensão , é preciso ter alguns conceitos: geopolítica, etnocentrismo, etc. E tambem ser capaz de filtrar o que a grande mídia tenta vender.

JOSE BATISTA NETO

28/08/2018 - 10h30

Nossa!! O Cafezinho virou pista de teste para os drones bancados pelo biliardário Amoedo!! Pelamordedeus! Ninguém merece!!

Bruno

27/08/2018 - 17h37

Boa tarde,

Poderia por gentileza indicar os livros sobre liberalismo que você se baseou para discorrer sobre o assunto nesse texto?

Rogerio

27/08/2018 - 17h35

PT 14 anos de governo, com banqueiros tendo lucros milionários. E doando para PT, PSDB, PMDB.

PT em 14 anos, ainda não conseguiu dar um pedaço de terra pro coitado do Boulos começar a produzir.

Será que o Boulos arranja um emprego que não seja como CC um dia? Acho que não…

Daniele

27/08/2018 - 14h12

Meus Deus, este texto se superou, nunca vi tanta asneira. Onde foi parar o jornalismo deste país!!! Quer dizer que “Lula se propõe a enfrentar a barbárie liberal?” Barbárie foi o que ele e a catrefada dele fizeram com o nosso país. Essa não cola mais.

Eduardo

27/08/2018 - 09h10

Só falou besteira.
O que o Amoedo prega e que o estado tem que cuidar da saúde, educação e segurança, tudo o que os últimos governos não fizeram.
O foco dos últimos governos foi cuidar das estatais.
O blogueiro esquerdista esqueceu de falar da semelhança entre Amoedo e Suíça, Cingapura, Nova Zelândia e todos os países bem sucedidos.

Voto novo 30.

26/08/2018 - 22h05

Bem, acho que depois desse texto você pode rasgar qualquer título que tenha em casa. Se fez realmente direito, deve usar o diploma pra limpar a bunda. Continue no jornalismo mesmo, com essa ideologia você não serve mesmo para o direito.

Marcel

26/08/2018 - 20h02

Esse não fez direito, Fez esquerdo.

Rafael

26/08/2018 - 06h19

Nunca li tanta bosta num lugar só.

Gabriel

24/08/2018 - 22h33

Matéria rídicula. Reflexo de anos de ideologia esquerdista no Brasil. Vamos abrir a cabeça! João Amoedo é o candidato mais preparado, só não vê quem realmente não quer ver.

Rph

24/08/2018 - 18h57

Petista não consegue ser imparcial.
Vê qualquer candidato que pode ser ameaçador e já começa a inventar.
Mas é bom ver que o Amoedo esta causando, sinal de que é um voto interessante.

Se todo funcionário do banco é banqueiro, pode falar para a moça do caixa que ela não pode sentir a crise.. é banqueira !

#PTnuncamais

Felipe A

24/08/2018 - 17h50

Texto tendencioso e desconexo. Qual país vc vive amigo?

Freitas

24/08/2018 - 16h07

O mais chato é ter um artigo parcial condenando “o capitalismo” e embaixo ter link pedindo doação de dinheiro para “o cafezinho”.

    Luiz Octávio

    24/08/2018 - 16h28

    Não tem nada a ver uma coisa com outra.

    Mariana

    24/08/2018 - 20h22

    Eu nunca li tanta merda junta! Com certeza quem escreveu reprovou todos os anos da escola em história.

Sr Bolsomico

24/08/2018 - 13h58

Pergunta que não quer calar. Já que estamos num país democrático de DIREITO, quando o eleitor, o cidadão que paga carissimo estas vergonhosas verbas partidárias tomarão conhecimento com o tempo IGUAL PARA TODOS em rede de Rádio e TV? È um escracho um partido sujo como o PSDB ter 6 minutos enquanto outros não nem tempo de mostrar seus projetos não é mesmo Podemos e NOVO?

Sr Bolsomico

24/08/2018 - 13h51

O povo quer saber quanto vai ter que pagar pelo Alckmin ter tanto tempo de TV assim, quando vai acabar a discriminação e o desprezo pelos pequenos e diferenciados partidos (leia-se NOVO E PODEMOS), quando candidatos como Álavaro Dias que já tem um a grande biografia terá mais tempo e exposição na imprensa. O que fazem é covardia. Colocam as mesmas caras de sempre: precisa citar? Tem gente que aparece em 4 em 4 anos mas a emissora tendenciosa faz questão de divulgar suas velhas ideias, seus enjoativos discursos. VAMOS RENOVAR?

Fernando Damião

24/08/2018 - 13h38

Meu Deus, Que jornalista é esse… Além de ser absolutamente tendencioso também é de esquerda, ideologia cujo ápice é a mais absoluta miséria e mortalidade em todos os níveis possíveis e imagináveis. Vá estudar! “jornalista´´.
“Lula/Haddad, Ciro Gomes e Guilherme Boulos são as candidaturas relevantes que, cada uma a seu modo e com diferentes intensidades, propõem-se a enfrentar a barbárie liberal.´´ – Pedro Breier
O primeiro é um corrupto, ladrão e presidiário inelegível, o segundo é um homem disposto a continuar a VERDADEIRA BARBÁRIE no país com o objetivo de afundá-lo de vez implementando o socialismo, o terceiro é um ser que disse que a massacrada Venezuela vive uma democracia tão democrática quanto aquela que rege a maior potência do planeta (EUA), e ainda usa de sua pseudo inteligência para fazer sopa de letras, números e cálculos com a intenção de persuadir ignorantes sem cautela como você, jornalista. E o quarto e último que você citou, porém não menos importante, é um terrorista, vagabundo e Invasor de propriedade privada que diz que o impeachment foi golpe e que a prisão do maior ladrão da história do país também. Mas já era de se esperar, a maior parte dos jornalistas são de esquerda, ávidos por passar fome em um regime comunista.

William Leite

24/08/2018 - 13h15

Quanta baboseira em amigo Pedro.

Vinicius Carvalho

24/08/2018 - 12h44

Bom dia , Sera que eu li isso mesmo ? .. Liberalismo é lugar de miséria ?? .. Cara , fala sério .. não sei como alguém da espaco pra voce falar uma asneira dessa .. Que droga voce esta usando meu amigo ? .. .!! Essas desinformações a população que acabam com o nosso país .. Jovem , mude de profissão , voce nao entende absolutamente nada do que esta falando .!!!

Vinicius Kotsuka

24/08/2018 - 12h34

Pra alguém que se diz gostar de Jornalismo, pelo pouco conhecimento que tenho na área creio que um dos ”mandamentos” deste profissional seja a IMPARCIALIDADE.

Melhor ficar no direito onde sua formação pode ter te trazido melhores e maiores conhecimentos.

Keillor Avelar Gomes

24/08/2018 - 12h23

Caro colunista, bom dia! Lendo um Artigo totalmente equivocado como este, onde você tem uma ideia de Liberalismo econômico deturpada da realidade, vê-se que o Brasil realmente tem uma educação de péssima qualidade, até nos níveis superiores. Mas ainda dá tempo de você aprender, basta usar a EXTELIGÊNCIA, pesquisar mais no Google sobre o Papel do Estado nos Paises onde o Liberalismo é aplicado, que por coincidência são as nações mais ricas do mundo, e depois disto evoluir, abandonando seus ideais de esquerda, assim como eu fiz, e evoluir. Abs

Mirian

24/08/2018 - 11h53

O NOVO, é feito de pessoas que a meu ver não podem ser comparadas aos políticos até agora eleitos;
uma vez que ainda não vimos sua ação como políticos. Apenas como pessoas.
E distorcendo suas falas ou os colocando no mesmo baú de todos os outros apenas conseguiremos tirar a perspectiva de uma possibilidade…

    Claudio

    24/08/2018 - 11h57

    Concordo com você que o NOVO é diferente do que está ai.

    Os políticos do Brasil são o pior tipo de gente. Bandidos e corruptos que só pensam em poder e manter os clãs das suas famílias. Os políticos que estão ai são todos homicidas, matam milhares diariamente com o roubo e a má gestão de serviços de saúde, educação e segurança.

    Considerando isso, é muito inteligente votar no NOVO, é a única alternativa diferente dos políticos atuais que são uma decepção total para a nação.

Alan Cepile

24/08/2018 - 11h39

Vixe, o mbl mandou seus escravos invadirem!

Relaxem, tomem um Cafezinho e aproveitem a boa informação (sem fake news que vcs tanto gostam).

=))

    Claudio

    24/08/2018 - 11h47

    Quero o seu bem Alan.. para você e o povo brasileiro.. quero para todos os brasileiros o mesmo bem que tem os Americanos, Franceses, Holandeses, Ingleses.. enfim todos os países desenvolvidos.

    Não venha querer você Alan para nós brasileiros a Fome, a doença a corrupção, a ditadura da Venezuela, Cuba, Coreia do Norte.

    É tão difícil entender.

    Não sou escravo, não tenho lados.

    Mas escolher a fome e a miséria é Burrice!

    Vamos abrir a mente e querer o que é bom.

    Quem come bosta é urubu! Vc gosta de bosta! Então coma escondido! O povo não quer bosta! Se vc gosta de bosta vai comer sozinho e quietinho.

    O povo quer o que é bom.. quer ser trabalhar e ser feliz!

      Alan Cepile

      24/08/2018 - 14h36

      “A democracia é uma delícia, uma beleza e eu dei a vida inteira e continuarei dando mas ela tem certos custos”

      Ciro Gomes, debate na RedeTV.

    Claudio

    24/08/2018 - 11h59

    Alan.. vá lá para a Venezuela tomar seu cafezinho..

    Putz.. a esquerda do seu PT acabou com toda a Venezuela. Nem cafezinho tem lá para tomar.

    Nossa bandeira nunca será vermelha!

      Alan Cepile

      24/08/2018 - 14h37

      “A democracia é uma delícia, uma beleza e eu dei a vida inteira e continuarei dando mas ela tem certos custos”

      Ciro Gomes, debate na RedeTV.

Claudio

24/08/2018 - 11h26

O que faz o autor desser artigo um ser tão ignorante.
Deve estar com o rabo preso em algum esquema do PT, sindicato ou algum outro esquema da esquerda que só sabe ficar sentado tomando cafezinho e jogando conversa fora!
Trabalhar faz bem! Mas trabalho de verdade que agrega para ao país.
O pensamento de gente que escreve e concorda com esse texto, são todos ladrões de oxigênio.. não agregam nada ao planeta.. só levam o mundo para a podridão, corrupção, fome e doenças.
Vá trabalhar vagabundo!

Maicon

24/08/2018 - 10h42

Não acredito que o Google me trouxe um resultado de pesquisa um texto tão tendencioso como esse… tempo jogado fora…

valter rodrigues

24/08/2018 - 09h41

Cada um entende do jeito que quer entender? O melhor mesmo é o PT? PSOL?PCdoB? Cuba é potência? Não a crise na Venesuela , como diria o presidiário PTralha, é apenas uma marolinha!!!Não entendo como tem sites que dão espaços para canalhas que distorcem verdades para vender mentiras!!

Vinicius

24/08/2018 - 09h00

muito desinformado , este autor está precisando estudar mais .

João Magalhães

24/08/2018 - 07h37

Realmente, as pessoas tendem a fugir dos países mais liberais para os mais socialistas. É a tendência.

not deceived

24/08/2018 - 06h18

da série: blá blá blá de um “sitezinho” chinfrim !!!

Pedro Silva

24/08/2018 - 02h45

O que o Amoedo diz:
“Vamos deixar de operar no desnecessario para poder fornecer educaçäo saúde e segurança”
Como você conseguiu converter essa afirmação clara e direta em:
“o Estado deve abster-se de investir em tudo o que interessa para a população: saúde, educação, transporte, etc. O que importa é não atrasar o pagamento da infinita dívida pública e, assim, garantir o lucro dos especuladores.”

    CezarR

    24/08/2018 - 11h04

    O problema é que o Amoedo diz um truísmo sem qualquer efeito prático. O que é o Estado inchado? Vamos pensar, por exemplo, em privatizar todas as empresas estatais, sabe que economia isso trará? ZERO! As estatais não dependem de subvenções estatais, notadamente as de capital aberto

Alessandro Alcantara

24/08/2018 - 00h25

E eu perdi meu tempo lendo este texto, mau escrito e desconexo com a realidade…

    Crístian Rosa

    24/08/2018 - 09h34

    Talvez tenha errado na hora de tomar tua medicação. Por isso sua confusão mental.

Marcelo Oliveira

23/08/2018 - 23h52

Kkkkkkkkkkk artigo totalmente perdido, direcionado e esquerdopata. Beira o absurdo a mudança de conceitos liberais para impor um ponto de vista ultrapassado. Kkkkkkk tudo que fora postado é desconexo, bolivariano, reacionário, falacioso… perdido, totalmente perdido. Kkkkkkkkkkk pra rir mesmo.

Franklin Caetano de Freitas.

23/08/2018 - 19h00

Bom texto. O PT ofereceu a conciliação das classes fez para todos. Isso porém não foi suficiente para as elites. O discurso de Haddad hoje em relação aos bancos não tem conciliação.

Justiceiro.

23/08/2018 - 18h28

Ai, ai..as maiores potências econômicas do mundo praticam a economia de mercado. Principalmente a China. Como bem disse Deng Xiaoping: “não importa a cor do gato desde que ele cace ratos”.

Graças a política de mercado, a China se tornou a segunda maior potência econômica do mundo. Já paísecos como a Venezuela, tão festejada pelos petistas, está uma miséria só, mesmo sentada numa das maiores reservas de petróleo do mundo.

    Baruch

    23/08/2018 - 19h41

    Quem falou em política de mercado aqui?

    CézarR

    23/08/2018 - 20h53

    Depende do que você entende por “economia se mercado”. O Brasil praticou e pratica economia de mercado, lucrou muito nos últimos anos. A China, os EUA, a Europa, todos praticam economia de mercado,mas assim como o Brasil, tem certos protecionismos. O que você entende por economia de mercado, creio, é que é um problema: abre-se o país para as importações, sem nenhuma preferência por aquisição de know-how tecnológico e nós ficamos a exportar grãos e outras commoditties para pagar produtos de altíssimo valor agregado.

Claudio Mesquita

23/08/2018 - 17h52

Acho que o maior problema é esse fla/flu entre Ciristas e Lulistas nos blogs progressistas.

O Miguel tem publicado entrevistas e debates com os candidatos tentando trazer para a mesa a discussão sobre seus programas de governo. Mas parece que quase ninguém está interessado. Tem que destruir o “inimigo”. Só se discute os tanto por cento que um subiu e o outro desceu. A besteira que um ou outro falou.

Tem que trazer pra rua a discussão sobre a plataforma de governo que o Brasil precisa para se tornar uma nação próspera para todos os brasileiros. Esse sectarismo já cansou.

Por exemplo: Não pode conversar com ruralista porque é tudo reacionário, golpista. Mas o agronegócio é uma parte importante de nossa riqueza, tem que fazer parte do plano. O Ciro agora é coroné direitasso, com a Katia Abreu de vice então.

Do outro lado o Haddad foi conversar com os empresários e agora virou PPPHaddad. O povo adora um clichê. Impressionante.

Desejo ao Miguel toda a paciência do mundo para aturar os desaforos de muitos comentaristas mais sectários. Sempre uma das posições mais lúcidas.

    Baruch

    23/08/2018 - 19h44

    Qual outro feito relevante do Haddad além da lei das PPPs? Ciclovias em SP? Bater recorde de desaprovação na prefeitura de SP?

    Alan Cepile

    23/08/2018 - 20h43

    Claudio, bem lúcido seu comentário, gostei, bom ler comentários livre de paixões exacerbadas.

    É bom que se diga que essa disputa dos eleitores do Ciro e do PT na blogosfera inicialmente se deu no 247 e no Duplo Expresso, o primeiro expulsando sumariamente quem ousasse não ser lulista, o segundo fazendo programas de horas xingando e sendo extremamente deselegantes com o Ciro Gomes, insuflando seus seguidores a odiar Ciro. Depois o GGN andou expusando tb, só nçao sei como isso anda hoje por lá, pois eu nem passo perto.

    Esses 3 blogs, principalmente o 247, fizeram um tremendo desserviço ao campo progressista, dividindo os eleitores, que começaram a se ver como inimigos, e a direita adorou e continua adorando ver a esquerda se matar.

    O que isso resultou? Se Ciro estiver no 2º turno não terá os votos de uma parte dos petistas que o odeiam devido a pataquada que o 247 começou, e a recíproca tb é verdadeira, se o candidato do PT estiver no 2º turno, parte dos eleitores do Ciro não votarão nele pelo mesmo motivo.

    Esse show de burrice estratégica protagonizado por esse 3 blogs pode custar SIM a vitória pro nosso campo.

Flávio

23/08/2018 - 17h15

Na boa, esse discurso é antigo não cola mais, os cara ficaram 13 anos no poder e os bancos ficaram mais ricos, ou seja, a esquerda no poder vira mais direita que a própria direita ( disse maluf apoiador do lula e haddad ou andrade enfim o vice do lula ), o pior que os números não mentem é só pegar os daquela época, enfim o muro caiu em 1989 e tem gente que acha que a culpa foi dos pedreiros, vai saber, rsrsrsrs

Giu

23/08/2018 - 17h05

Quem convive bem com a pobreza são os regimes apoiados por este site. Olhem a fuga em massa de cidadãos venezuelanos que fogem do pais só com a roupa do corpo, na tentativa de escapar da fome e perseguição política.

Duvido que publiquem meu comentário, mas a verdade é essa. O resto é conversa pra boi dormir.

    CezarR

    23/08/2018 - 17h19

    Regime que eu conheça é o paleo, o flexível e o low carb. Pare de falar asneiras e aprofunde-se um pouco mais nas coisas. Na Venezuela há eleições e o Maduro com seus enormes erros tem sido reeleito, quem fugiu das eleições foi justamente a oposição. Foi esse mesmo modelo de oposição venezuelano encapada pelo Sr. Aécio Neves que nos levou a desgraça que estamos vivendo hoje e acabou, paradoxalmente, por fortalecer a imagem do Lula. Se o Maduro erra (e erra muito, mas muito mesmo), a oposição erra ainda mais. Agora volta lá pro Antagonistas.

      Cesar

      24/08/2018 - 11h28

      Cara deixa de ser retardado, na Venezuela existe uma ditadura, as últimas eleições nem foram reconhecidas pelos países sul-americanos. Que pena q internet e papel as pessoas podem escrever qualquer asneira, essa foi a maior bosta que já vi alguém escrever..

      Espero q tenha sido ironia sua

    Luiz Paulo

    23/08/2018 - 18h03

    Fazer um comentário raso desses, sem ao menos citar os embaraços econômicos que têm sido impostos ao governo Maduro pelos EUA, é má-fé, interdição ideológica, desconhecimento ou um misto dos três.
    Não seja tolo, mas sendo tolo não seja desleal.
    Não sou, nem de longe, um defensor da condução da política e da economia venezuelanas, porém, não avaliar a conjuntura em sua inteireza, reconhecendo acertos (e houveram muitos!) e equívocos (há também, muitos e graves), é entronizar a burrice que está campeando pelo Brasil nesses últimos tempos.

      Justiceiro

      23/08/2018 - 18h32

      Embaraços econômicos impostos pelos EUA foram depois que Maduro já tinha arruinado a Venezuela, rapaz. Essa desgraça começou com Chávez e continuou em crescente vertiginosa com o Maduro. Como o canalha bolivariano começou a tomar empresas norte-americanas, o governo se meteu. É bem diferente daqui, pois quando Evo nos tomou duas refinarias da Petrobras, Lula ainda bateu palmas.

    Alan Cepile

    23/08/2018 - 20h46

    Giu,

    E a oposição bombardear o parlamento venezuelano com helicópteros é bem republicano, né?

CézarR

23/08/2018 - 15h46

O que me espanta é ver que há aqueles que caem nessa ladainha do Partido Novo. Conheço quem viva da produção e trabalho e quer votar num candidato voltado ao rentismo. Há uma profunda falta de compreensão do que sejam os projetos econômicos das candidaturas, até mesmo por aqueles em melhor situação econômica e com maior grau de instrução. O Ciro está há um ano e meio falando que seu projeto é voltado a quem trabalha e produz, aí o cara que vive da produção quer votar nos candidatos do rentismo…. Idiossincrasias da nossa classe média!

    Alan Cepile

    23/08/2018 - 16h20

    É pq nossa classe média é politizada no Jornal Nacional, se tornando presa fácil desse papinho de estado mínimo, de direitos humanos protegem bandidos, que o MST invade, depreda e mata, que cultura é sinônimo de “viadagem” que ensina criança a ser gay e outros absurdos…

    Enquanto esse círculo vicioso da informação presa a um só conceito não for quebrado, será difícil a sociedade brasileira se livrar da viseira de cavalo que a obriga a olhar somente onde a mídia tradicional quer.

      CezarR

      23/08/2018 - 17h24

      Sim, é um problema, mas pessoas com maior grau de instrução deveriam ser mais vacinadas contra esse tipo de manipulação. Quando vemos, porém, o que certos sites alternativos fizeram esse ano, testemunhamos que não são apenas os coxinhas os manipuláveis. A esmagadora maioria da mídia tem o discurso uníssono anti-pt e a mídia alternativa é quase igualmente uníssona no discurso “só o PT salva”!

Pedro Breier

23/08/2018 - 15h20

Valeu, Alan. O PT teve alguns períodos de políticas anticiclicas, mas de fato é o mais próximo do liberalismo do campo popular. Acho que a magnitude dos programas sociais/educacionais e o posicionamento na política externa também são elementos que afastam o PT da turma do capital.

    Baruch

    23/08/2018 - 18h39

    Exemplos (perdão o sarcasmo, não resisti).

    “Magnitude dos programas sociais/educacionais”
    -DRUs que desviavam recursos sociais e educacionais, todos os anos, para priorizar pagamento da dívida.
    -PROUNI que desvia recursos da educação pública para faculdades privadas precárias.

    “Posicionamento na política externa”
    -Emprestimos ao FMI pagando 10% de juros e recebendo 1%,

    “Afastam o PT da turma do capital”
    -Desde 2006 os presidenciáveis do PT foram os que mais receberam doações do sistema financeiro, mais que Alckmin, Serra e Aécio.

    Alan Cepile

    24/08/2018 - 10h02

    Sim, vc tem razão.

    É como o Ciro Gomes disse numa resposta na entrevista na Globo News sobre Lula ser um anjo ou um demônio.

    Lula espancou a fome, deu assistência social aos mais necessitados, elevou o PIB, chegou quase no pleno emprego, por outro lado entregou a economia aos bancos, colocou uma quadrilha na linha de sucessão, inventou a Dilma… Estamos falando da mesma pessoa, portanto ele não é anjo, nem demônio (palavras do Ciro).

    Cesar

    24/08/2018 - 11h34

    Cara apaga esse post, seu esquerda tendencioso, pq vc não publica algo q preste.
    Apresente fatos, e não só esse discursinho de esquerda, seu amante do lulo.

    Fraco fraco fraco fraco fraco… li esse texto e meu estomago ruim, sério.

      Alan Cepile

      24/08/2018 - 14h39

      “A democracia é uma delícia, uma beleza e eu dei a vida inteira e continuarei dando mas ela tem certos custos”

      Ciro Gomes, debate na RedeTV.

Baruch

23/08/2018 - 14h21

O PT entra nessa lista também, sempre recusou os pedidos de auditoria da dívida e finge que não existe. Foi o Lula quem revogou o art192 da constituição permitindo os juros abusivos, isso sem falar do pagamento e o emprestimo sem nenhum nocivos ao FMI.

Alan Cepile

23/08/2018 - 14h09

Pedro Breier,

Disparado o seu melhor texto no Cafezinho, de fácil assimilação, papo reto, parabéns!

Mas não poderia deixar de citar que os governos petistas deram boa vida única aos banqueiros, a economia brasileira foi liderada, com total autonomia, pelo Bank of Boston (Meirelles), depois pelo Bradesco (Levy), e continuou com práticas neoliberais como isenção fiscal, perdão de dívidas e ter deixado as reformas fiscal, da previdência e agrária de lado.

Se a Marina tem o discurso liberal bem disfarçado num ambientalismo tosco (sou biólogo e sei bem as artimanhas dela), o petismo tb foi liberal e igualmente bem disfarçado com assistencialismo barato e mal feito.

    hamilton damato

    23/08/2018 - 16h44

    Assistencialismo barato, uma ova sr. Caprile. Foi graças aos programas de Lula voltados para a educação, financiamentos, que eu consegui entrar na faculdade e virei um biólogo. Antes, eu achava que a vida surgia de poças d´água!

      ari

      23/08/2018 - 17h09

      maioria dessas pessoas não conhece os programas sociais do s governos do PT, particularmente o bolsa família

      Alan Cepile

      23/08/2018 - 20h51

      Sr jangada, de repente a sua vida surgiu de poças dágua…. não vai se afogar!

    ari

    23/08/2018 - 17h08

    Governar não é necessariamente fazer o que se quer mas o que se pode fazer. Por exemplo, os governos do PT não conseguiram aprovar a renovação da CPMF
    Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES na era FHC disse, no programa Brasil Nação da TV Educativa do Paraná, na época do Requião, que, logo após a reeleição, a banca mandou um recado ao Lula para que ele não mexesse no sistema caso contrário eles acabariam com seu governo. Mais recentemente ouvi isto do Jessé Souza.

      Baruch

      23/08/2018 - 21h30

      A EC40, que revogou o artigo 192 da constituição, que tratava de limitar o sistema financeiro e os juros, foi colocado em pauta na câmara pelo então presidente, João Paulo Cunha (PT), e o Partido dos Trabalhadores OBRIGOU seus deputados a votarem sim (o estatuto do PT obriga a obediência de decisões partidárias).


Leia mais

Recentes

Recentes