Os números do Ibope confirmam uma análise que vínhamos fazendo já durante as lutas contra o impeachment. O movimento de resistência ao golpe, primeiro, e depois a indignação crescente contra a prisão de Lula, estavam reativando as relações orgânicas entre a população e o Partido dos Trabalhadores, fraturadas em função do massacre midiático ininterrupto, além dos desgastes decorrentes dos governos Lula/Dilma.
Derrubando Dilma e promovendo uma violentíssima ruptura institucional, a direita cometeu um grave erro político.
***
Na Forum
Ibope: PT é o partido preferido dos brasileiros e supera a soma de todos os outros
De acordo com a pesquisa Ibope mais recente, o PT tem 29% da preferência do eleitorado brasileiro, número que supera a soma de 34 partidos
Na época do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e com o cerco se fechando contra Lula, muitos analistas políticos se apressaram ao dizer que o PT “morreu”.
A pouco mais de dois meses para o primeiro turno das eleições de 2018, pesquisas de opinião dizem o contrário. Além de o candidato do partido, Lula, liderar as intenções de voto para a presidência em todos os levantamentos, a pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (20) apontou, ainda, que o PT é o partido preferido dos brasileiros.
29% dos entrevistados disseram ter maior “preferência ou simpatia” pela legenda de Lula e Dilma. O índice de aptidão do PT diante do eleitorado supera a soma de todos os outros demais partidos registrados no TSE. Por outro lado, 39% dos entrevistados disseram não ter preferência por nenhuma sigla.
O levantamento é o mesmo que apontou Lula com 37% das intenções de voto.
Confira, abaixo, a lista completa de preferência partidária, de acordo com o Ibope.
PT – 29%
PSDB – 5%
PDT, MDB, PSB, PSOL – 2%
DEM, PCdoB, PP, PSC, PSD, PSL, PTB, PV, Solidariedade, Novo, PMB – 1%
PCB, PCO, PTC, Avante, Podemos, Patriota, PHS, Pros, PMN, Rede, PPL, PR, PPS, PRB, PRP, PRTB, Democracia Cristã, PSTU – menos de 1%
Nenhum/Não tem preferência – 39%
Não sabe/Não respondeu – 7%