É razoável supor que há, dentre o portentoso – e crescente – número de eleitores que pretendem votar em Lula, dois grupos.
O primeiro percebe a sua condenação e prisão como injusta e como um instrumento para retirá-lo da disputa eleitoral. Para este grupo, é óbvio que a insana ofensiva do Judiciário e da grande mídia contra o ex-presidente não tem nada a ver com combate ao crime – e tudo a ver, para ficarmos no jargão global, com perseguição política.
O segundo grupo é composto de pessoas que até acreditam na sinceridade da propalada cruzada contra a corrupção empreendida pela Lava Jato sob o foguetório da Globo. Entretanto, mesmo estes não compram a balela de que a corrupção é o grande problema do nosso país. Do contrário, não votariam em Lula, “o chefe do esquema”.
Há aqui também um previsível efeito colateral da eterna campanha antipolítica levada à cabo pela mídia: se política e corrupção são inseparáveis, como quer fazer parecer a lavagem cerebral diária dos jornais e telejornais, melhor votar no corrupto em cujo governo a vida melhorou, não é mesmo?
O fato é que ambos os grupos de eleitores não foram convencidos pelo massacre jurídico e midiático imposto a Lula. Este está preso e sem poder falar com o povo (a não ser por cartas) desde o último dia 7 de abril.
Mesmo assim, os percentuais de Lula subiram acima da margem de erro nas pesquisas Ibope e Datafolha recém divulgadas. Os adversários estão estagnados. Os números de Lula quase chegam a dar-lhe a vitória no primeiro turno, sendo que ele bate todos os adversários nas simulações de segundo.
Trata-se de mais um feito invulgar do retirante nordestino que chegou à presidência: disparar na liderança da corrida eleitoral isolado em uma cela, enquanto os outros candidatos fazem campanha. Um fenômeno.
Há uma conclusão cristalina que emerge deste quadro.
A máquina de moer gente composta pela mídia e pelo Judiciário consegue manipular parte da classe média e alta por meio do ódio e do preconceito.
O povão, por sua vez, é duro de enganar.
Resta à direita aprofundar o seu golpismo atávico. A Justiça de São Paulo recebeu denúncia por improbidade administrativa contra Haddad, ontem, tornando-o réu. O timing político do Judiciário para atingir o PT continua afiado.
Nas urnas, a coisa está cada vez mais complicada para a turma que não é muito chegada nessa coisa de povo e democracia.
Reginaldo Gomes
24/08/2018 - 12h18
Vi novamente o vídeo da mulherada do STF manguaçadas , cantando e rebolando no pagode que teve lá na suprema casa da justiça do povo (STF) , então , lembrei dum samba da antiga , um pout pourri do Martinho da Vila ,que é mais ou menos assim:
“””””Na minha casa todo mundo é bamba !
Todo mundo bebe , todo mundo samba!!!!…… ( outra! dá um lá maior!!!!!)
Canta ,canta minha gente !!!!
Deixa tristeza pra lá!
Canta forte , canta alto;
Que a vida vai melhorar!!!!!
Que a vida vai melhorar!….
(viva!!!! a justiça do povo!!!!!)
Carlos Roberto Honorio da Silva
24/08/2018 - 11h11
Se Lula tivesse comprovadamente roubado um prego, ninguém o estaria apoiando. O problema é que sendo o mais investigado da História, não encontrou-se contra ele nem uma infração de transito. Hora. O povo além de não ser besta, já conhece a rede BOBO a muito tempo, e o que dizer então da mídia internacional? O fato é que o POWERPOINT não enganou ninguém.
Batista Neto
23/08/2018 - 10h04
As ma$$onaria$$ moralmente degeneradas que dominam e infeccionam o tecido orgânico da Alta Burocracia estatal habitaram durante tanto tempo a bolha de privilégios, que as envolve e protege, que perderam as mínimas noções de auto percepção. Passaram a sentir-se demasiadamente poderosas, muito além do extraordinário e real poder que lhes conferem as disposições legais. Chegaram a um ponto de se considerarem deuses tão poderosos que resolveram descer da bolha celestial para o play ground de política terrena, onde só sobrevivem e prosperam as espécies resistentes e mais adaptadas aos rigores das batalhas mundanas. Resolveram ousar enfrentar e vencer o mais calejado, valente e experimentado guerreiro, imune à insalubridade e virulência dos campos de batalha terrestres. Atravessaram o Rubicão e não sabem mais como voltar para dentro da Bolha, para a vidinha boa que sempre tiveram.
Fernando
23/08/2018 - 09h50
Moro: o nosso jenio. Lula agora é tão conhecido qto Pelé.
Se não é perseguição pq stf e STJ não julgam os recursos pendentes.
PQ se julgar fatalmente terá que anular aquela sentença merdática do Moro e trf 4. Aquilo não tem sustentação jurídica pq não tem provas. Desde qdo notícia de jornal é prova ?
Justiceiro
23/08/2018 - 09h37
Soltem todos. Se Lula é inocente, Beira Mar também é. Se Lula está sendo injustiçado, Marcola também tá.
Soltem todos. Cunha, Palloci, Geddel, Sérgio Cabral, Elias maluco, Rogério 157…soltem todos e deixem eles serem candidatos pelo PT.
Fabricio Azevedo
23/08/2018 - 14h28
Estou vendo que de justiça, o Justiceiro não entende nada. Contra o Beira Mar, o Aécio, o Serra, o Temer, tem uma singela diferença: há provas factuais, o que não há contra o Lula.
Justiceiro
23/08/2018 - 18h36
Vocês são devotos, não são cidadãos. Vocês não tem ideologia, tem fanatismo.
Se um dia Lula vier a confessar seus crimes, gente do seu tipo vai dizer que o próprio Lula tá mentindo.
Jose carlos
23/08/2018 - 21h52
Tem razão, por isso o Aecio está solto.
Alexandre Neres
23/08/2018 - 09h07
Muito bom. Os manifestoches moldados pela mídia. O bloco monolítico do partido da justiça. Lula fez andar rápido até o nosso letárgico, caríssimo e mastodôntico judissiário. Golpismo atávico. Povão duro de enganar. Irretocável.
Stalingrado Lula da Silva
23/08/2018 - 07h29
Lula Magno, o maior estrategista político do Brasil
#HaddaNoGovernoLulaNoPoder
Renato
23/08/2018 - 04h59
Ascensão de Lula , de Eduardo Paes , de Romário, de Renan Calheiros,desmoraliza o país !
Batista Neto
23/08/2018 - 09h25
A que país V. Sa. estaria se referindo?
Batista Neto
23/08/2018 - 09h27
No meu país os casos a que vc se refere não tem nenhuma relação de similaridade. Misturou alhos com bugalhos.
Renato
23/08/2018 - 09h58
Você ainda está residindo na Venezuela ou já correu para Pacaraima ??
Fabricio Azevedo
23/08/2018 - 14h29
Romário, Paes e calheiros SÃO ADVERSÁRIOS POLÍTICOS de Lula. Romário pelo menos parece honesto, o que já não posso dizer dos outros dois.
Renato
23/08/2018 - 16h41
Paes e Calheiros adversários de Lula ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Boa piada. Conte outra !
Marissoni
23/08/2018 - 00h19
Parabens! Lula e o cara! Enquanto alguns jornalistas e analistas politicos desacreditavam da estrategia de Lula e superestimavam a ofensiva midiatica-juridica, apostando nos concorrentes, o “bom velhinho”, que tira de letra a adversidade desde pequeno, sabia que outros nao foram forjados no fogo como ele, e so ele com sua musculatura emocional, intelectual e moral poderia escancarar o golpe e reverter a manipulacao da massa, infelizmente, levada na onda do primeiro momento.