É importante lembrar que Ciro foi um dos primeiros (quiçá o primeiro) a protocolar pedido para visitar o ex-presidente Lula. O TRF4, no entanto, impôs uma série de vetos às visitas ao ex-presidente. O PDT é agora o primeiro a insistir, junto aos tribunais superiores, para fazer a visita.
No Jota
STJ vai analisar visitas de políticos a Lula na PF
Em meio a indefinição de cenário eleitoral, PDT insiste em encontro de Ciro com ex-presidente
MARIANA MUNIZ
MÁRCIO FALCÃO
BRASÍLIA
21/08/2018 12:02
Atualizado em 21/08/2018 às 12:06
Pela primeira vez, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi acionado para decidir sobre visitas de políticos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal do Paraná desde 7 de abril, cumprindo execução provisória da pena em condenação na Lava Jato.
A questão foi apresentada à Corte pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em meio ao processo eleitoral e às indefinições sobre a candidatura de Lula, o partido quer garantir que o petista tenha encontro com o presidenciável pedetista, Ciro Gomes, o presidente da legenda, Carlos Lupi, e o deputado André Figueiredo (CE). O caso foi encaminhado para o relator da Lava Jato no STJ, Felix Fischer.
Os advogados do PDT questionam decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que negou o pedido da legenda, assim como a 12ª Vara da Justiça Federal do Paraná, responsável pela execução da pena do petista. Os políticos informaram à Justiça Federal que eram amigos de Lula e que não apresentam ‘qualquer risco ao funcionamento da sede da Polícia Federal’, sendo que a visita é uma das manifestações da ressocialização da pena.
Ao STJ, o PDT alega que após as negativas de acesso a Lula, o TRF4 passou a autorizar a visitação de duas pessoas às quintas-feiras e que a visitação de amigos é um direito líquido e certo inerente ao prisioneiro. Sua restrição, segundo a defesa, não pode ser levada a cabo em nome de circunstâncias inexistentes no caso concreto.
“No caso se trata de um requerimento individual, de três pessoas, que, em dia a ser determinado, querem fazer visitação ao amigo que está custodiado. Sustentam que a visitação é uma das manifestações de ressocialização da pena e que o direito à visitação é também de terceiros e ademais, o próprio custodiado declarou-se publicamente amigo dos impetrantes”, dizem os advogados da sigla.
Ao rejeitar o pedido de visita, o juiz de segunda instância João Pedro Gebran Neto afirmou que ‘não é direito líquido e certo de amigos a visitação a um preso, não cabendo o mandado de segurança’.
O magistrado sustentou ainda que não é cabível uma decisão apenas para beneficiar os políticos. “Não é razoável pretender-se modificar a rotina da instituição que tem outras atividades preponderantes, para viabilizar a visitação por todos os interessados, o que nem mesmo ocorreria em um estabelecimento prisional.”
Na semana passada, a Força Tarefa da Lava Jato questionou visitas e requereu que a Justiça impeça a presidente do PT, senador Gleisi Hoffmann (PR), de atuar como advogada de Lula no processo da execução de sua pena na condenação do caso tríplex.
De acordo com a Força Tarefa, “sob outro aspecto, basicamente por que todas as procurações juntadas aos autos são de políticos (ainda que alguns não exerçam mandato legislativo), revelam numa análise perfunctória, que as visitas não tem por objetivo a defesa judicial do apenado, senão a de possibilitar por parte de Lula, a condução e a intervenção no processo eleitoral de quem materialmente está inelegível, transformando o local onde cumpre pena – a sede da Polícia Federal – , em seu comitê de campanha”.
MARIANA MUNIZ – Repórter em Brasília
MÁRCIO FALCÃO – Editor em Brasília
helio
22/08/2018 - 18h59
O artigo que fala da rejeição do Haddad é pura queimação da chapa do PT. Desencarna do Ciro Miguel!
helio
22/08/2018 - 18h57
O Miguel é um jabuti na esquerda e, aqui, porta voz do Ciro. Ciro queimou o filme.
Sergio
21/08/2018 - 17h08
Esqueçam este cara!
Justiceiro
21/08/2018 - 15h42
Miguel. Ainda hoje, em Guarulhos, Ciro chamou a candidatura de Lula de fraude. Por que ele quer visitar Lula? Será que vai dizer na lata do presidiário pra ele parar de enganar os pobrezinhos desmiolados do PT?
Wilton Santos
21/08/2018 - 15h33
Oportunista! Agora que a candidatura Lula decolou de vez o Ciro corre para conseguir alguma boquinha no futuro governo do Lula ou Haddad. É um tremendo de um cafajeste, depois de ter rifado o Lula e agredido o PT.
JOÃO BATISTA
21/08/2018 - 15h43
Quem gosta de boquinha é petista, assim falou Roberto Jefferson, o amigo e parceiro de lula.
Ciro quer gerar emprego para milhões de brasileiros, não pra ele.
Ciro é graduado em direito, com experiência acadêmica no exterior. Ciro foi dirigente de grandes empresas brasileiras.
Ciro recusou ministério no segundo governo lula e nos dois desgovernos dilma.
Ciro apoiou lula de 2002 a 2016, por isso busca visita-lo há algum tempo.
Ciro está acima dessas asneiras da escumalha petista.
Se haddad for eleito, façam bom proveito, pois Ciro estará cuidando da vida dele, bem distante do que virá.
JOÃO BATISTA
21/08/2018 - 16h00
A candidatura de lula decolou de vez? Kkkkkkkkk
É verdade, o judiciário mandar a candidatura dele para o espaço!
Marcelo
21/08/2018 - 14h54
Larga a alça do caixão do PT, Ciro. Essa gente já deu provas mais que suficiente de que não possuem caráter e escrúpulo algum.
Sergio
21/08/2018 - 17h09
Verdade.
sempre Voltaço
21/08/2018 - 14h14
Ciro querer visitar Lula agora? é pra rir? então vai. kkkkkkkkkkkkkkkkk
JOÃO BATISTA
21/08/2018 - 14h05
Ciro deve fazer o que sua consciência pede, pois é característica dele não se render à conveniência. Se fosse, teria aceitado o convite para ser vice.
Interessantes, esses ptminions.
Lula recebe Paulo Câmara, Eunicio, Renan, Edison Lobão e outros que votaram a favor do impeachment de Dilma, e é visita de companheiro, humanitária, de solidariedade.
Ciro, que esteve ao lado de lula de 2002 a 2016, é interesse.
Se lula for candidato, leva no primeiro turno.
E criticam Ciro, que dizem ser 5%, um dígito.
Exigem de Ciro o que isentam nos golpistas.
J Fernando
21/08/2018 - 13h58
Acredito que Ciro deve mesmo continuar insistindo com essa visita. É uma forma de demonstrar que são adversários no 1º turno, apenas (independente se o candidato for Lula ou Haddad).
Concordo que as esquerdas devem conversar e Ciro encampa muitas das propostas da esquerda.
Não sou eleitor do Ciro, mas se o 2º turno for Ciro x qualquer candidato da direita, voto Ciro, sem dúvida alguma.
Ari
21/08/2018 - 13h56
É bom ter certeza de que ele não vá com uma peixeira escondida. Desculpem, não dá mais para aguentar esse cafajeste
Sandro
21/08/2018 - 14h08
Como não? Só porque toda autocrítica que nós esperamos ouvir do PT infelizmente acaba saindo da boca de Ciro Gomes?
Gente, abram os olhos, o PT errou e errou muito, e o sectarismo cega! Tudo aquilo que o PT julgava e apontava os dedos para o PSDB, acabou fazendo igual. Votei no PT a vida toda mas nunca fui petista, sempre fui e serei de esquerda e na minha humilde opinião, toda vez que o Ciro faz uma crítica ao PT, ele sobe no meu conceito, sabe por que? Porque ele diz o que todos nós da esquerda precisamos ouvir. E na falta do PT fazer a autocritica, o Ciro pelo menos tem CORAGEM!!!
Caio
21/08/2018 - 13h26
E vão negar, obviamente, como se a justiça pudesse adotar método especifico para determinar quem pode ou não visitar um preso.
Daisy
22/08/2018 - 09h10
Assim como Ciro torceu muito para Lula ser preso para tirar ele das eleições, vai torcer mais ainda para matarem a visita.
José Catarina
21/08/2018 - 13h11
Muito oportunista esse tal Ciro/PDT. ” Convém criticar os candidatos em quem não vamos votar… ( algo assim ) ” são palavras do Miguel para defenestrar um petista ” chato ” em comentário ontem aqui no blog. Muito bem… Não será um risco para o Ciro passar entre os setores do PT fanáticos ? Será bem vindo em Curitiba pelo pessoal do acampamento Lula Livre ?
Miguel do Rosário
21/08/2018 - 13h30
São fanáticos?
José Catarina
21/08/2018 - 14h30
Você vive dizendo isso. Alimentando isso. É uma vergonha!
JOÃO BATISTA
21/08/2018 - 16h03
Catarina, volta pro reduto!
Luiz Zimermann
21/08/2018 - 12h52
Ciro sempre correndo atrás do prejuízo…..um pouco tarde visitar Lula, mas vale , ainda, a pena a solidariedade…quem sabe suba um pouco nas pesquisas eleitorais….
Miguel do Rosário
21/08/2018 - 12h58
Luiz, esqueça um pouco as pesquisas. Tem gente que está tentando pensar o Brasil para além das pesquisas, das eleições e dos partidos, e já tentando articular as estratégias para um novo governo, onde, evidentemente, ninguém poderá governar sozinho. A propósito, Ciro foi o primeiro a fazer pedido de visita a Lula, assim que ele foi preso. O TRF4 na época vetou todas as visitas. Tanto é que agora Ciro e PDT apelam para tribunais superiores.
Luiz
21/08/2018 - 13h19
Pode ser Miguel, mas o timing (logo apos pesquisa q o mostra estacionado), somente conspira para a imagem de um Ciro oportunista.
Miguel do Rosário
21/08/2018 - 13h50
As pessoas que pensam assim, vão sempre encontrar um motivo para justificar como pensam. Tem pesquisa nova quase todo dia. E a esquerda precisa conversar. Lula e Ciro não podem pensar ao nível ingênuo de setores apaixonados da militância.
Luiz Zimermann
21/08/2018 - 18h37
Miguel desembarca…tá na hora…iremos compreender….sei o que ele pensa do Brasil…sim a la Sobral….