O Ibope acaba de divulgar a íntegra do relatório da pesquisa de intenções de votos para presidente da república, no Rio de Janeiro.
Vamos fazer a análise em duas partes. Com Lula e sem Lula.
Com Lula, o ex-presidente lidera no Rio com 29%, contra 22% de Bolsonaro. A maior força de Lula está na periferia da região metropolitana, onde ele tem 34% dos votos, contra 24% de Bolsonaro. Entre a população mais pobre do estado, com renda familiar inferior a 1 salário, Lula tem três vezes mais votos que o segundo colocado, Jair Bolsonaro, que tem 12%.
Entre eleitores com renda familiar acima de 5 salários, porém, Lula tem 21% dos votos, contra 31% de Bolsonaro.
Marina, por sua vez, tem 9%, com força concentrada no interior, onde pontuou 13%.
Ciro tem 7% no cenário com a presença do ex-presidente Lula. Entre homens, Ciro tem 8%, acima de Marina, que tem 6%. Entre eleitores que ganham renda familiar superior a 5 salários, o pedetista tem 10%, 4 pontos à frente de Marina. .
Agora vamos ao cenário sem Lula.
Neste cenário, Jair Bolsonaro lidera com 25%, seguido de Marina e Ciro, com 12% e 10%, respectivamente.
Entre eleitores homens, Bolsonaro tem 32%, contra 11% de Ciro e 8% de Marina. Entre mulheres, Bolsonaro tem 17%, contra 16% de Marina e 10% de Ciro.
Ciro é forte entre eleitores com ensino superior, onde pontuou 15%, contra 11% de Marina; e também entre os que ganham renda familiar acima de 5 salários, onde tem 16%, contra 9% de Marina.
Na capital, Bolsonaro lidera com 27%, seguido de Ciro, com 11% e Marina, com 9%.
Haddad tem 2% no Rio; ele alcança, porém, índices um pouco melhores entre homens (4%), eleitores com ensino superior (4%) e com renda entre 2 e 5 salários (5%).