Finalmente, consegui a íntegra do relatório da pesquisa CNT/MDA, e disponibilizo para vocês um link desobstruído. E agora posso fazer uma análise mais detida.
A novidade dos números é o avanço de Lula. A sua prisão injusta, mais a sucessão de violências de que tem sido vítima, ajudou o PT a criar uma aura heroica no entorno do candidato, que está fortalecendo ainda mais a sua imagem. É o que diz Jaques Wagner, em entrevista publicada hoje no Valor. O ex-governador da Bahia observou que, se Lula “estivesse solto, mas eventualmente sua candidatura fosse interditada, a sensação de perseguição seria muito menor”.
Os lavajateiros, pelo jeito, foram com sede demais ao pote…
O avanço de Lula absorve os votos de todo o campo progressista, como está se vendo pelo desempenho de Marina e Ciro, que oscilaram negativamente desde maio, embora ainda dentro da margem de erro.
Enquanto Lula subiu quase 5 pontos, de maio a agosto, passando de 32% para 37%, Marina emagreceu 2 pontos e Ciro oscilou 1,3 ponto para baixo.
A pesquisa CNT/MDA não pesquisou outro cenário, porque a lei eleitoral a partir do registro das candidaturas obriga os institutos a incluírem sempre todos os nomes.
Mas ela oferece outros gráficos interessantes, que nos permitem visualizar o crescimento ou recuo dos candidatos em situações sem Lula.
Há números, por exemplo, do potencial positivo e negativo dos candidatos. Vamos analisar o que aconteceu com Marina, Ciro, Bolsonaro e Alckmin. Para isso, fui buscar o quadro da pesquisa de maio do mesmo instituto, para comparar a variação de maio até agosto.
O quadro mostra que, depois de Lula (que tem 55,9%), o candidato com maior potencial positivo de votos é Ciro Gomes, com 45%, tendo crescido fortemente sobre a pesquisa de maio, o segundo maior crescimento depois de Alckmin, cujo potencial positivo saltou de 34,8% para 38,6%.
Os cenários de segundo turno também evidenciam mudanças nas intenções de voto que não aparecem no primeiro.
Lula e Ciro, por exemplo, melhoraram suas performances nos cenários em que disputam o segundo turno com Alckmin e Bolsonaro.
Lula ampliou sua vantagem sobre Bolsonaro nos segundo turno para 50% X 26%.
Ciro, por sua vez, que estava empatado com Alckmin em maio, ultrapassou o tucano e hoje pontua 25% X 22%, obtendo uma vantagem de 3 pontos.
Na disputa com Bolsonaro, em maio Ciro perdia do capitão por 28% X 24%. Hoje, Ciro estaria empatado em 29% X 28% com Bolsonaro.
Marina, por sua vez, piorou seu desempenho diante de Alckmin: em maio tinha vantagem de 27% X 19%; hoje está em 27% 24%, com a vantagem ainda de Marina.
Haddad ainda perde de Bolsonaro por 31% X 14%.
***
Um internauta usou a estimativa da pesquisa para migração de votos de Lula, e fez uma projeção de um cenário sem o ex-presidente.
Brasileiro da Silva
20/08/2018 - 19h30
Não tive acesso a pesquisa do IBOPE, mas me parece que ele mostra 2 cenários.
Nilson Moura Messias
20/08/2018 - 19h02
Lula, dançou e ganhou na beira do abismo; a esquerda terá Haddad, no segundo turno; enquanto Luiz Inácio, vivo, a hegemonia da esquerda chama-se Partido dos Trabalhadores. O outro se contente com Sobral…
Miguel do Rosário
20/08/2018 - 19h37
Nilson, deixe de ser burro. Eu torço por uma vitória da esquerda com Haddad ou Ciro. Mas ainda tem um segundo turno. Tem um governo. Cantar vitória antes da hora, ser arrogantes, falar em hegemonia, esnobar quadros e militâncias por causa de “pesquisa”, é ser muito medíocre. Sem contar que essa eleição é só o início da brincadeira. O jogo vai ficar pesado mesmo depois dela!
Brasileiro da Silva
20/08/2018 - 19h55
Miguel, vc viu a pesquisa do Ibope?
Justiceiro
20/08/2018 - 18h44
Miguel, não aconteceu o que eu queria que não acontecesse: uma chapa Com Ciro de cabeça de chapa, com Addad como vice. Seria uma chapa já com um pé no segundo turno e, confesso, seria difícil derrotar.
Mas Lula, que se acha um deus da esquerda, com seu egocentrismo crônico, não deixou.
Ele preferiu arriscar com Addad. Se o ex-prefeito ganhar, Lula vai manipulá-lo mesmo da cadeia (Addad não terá coragem de indultar Lula). Preferiu isso com medo de Ciro se tornar o líder da esquerda no Brasil.
hocuspocus
20/08/2018 - 19h25
Por que os pts deveriam coloca-lo como cabeça de chapa? a troco de que? popularidade?o 4,1% o nega , a afinidade e o apoio demonstrado com a prisão ILEGAL do petista ? o seu histórico de pula-pula?.A culpa é de Lula? que fanatismo é esse?.
Quais os merecimentos do Ciro para desejar ser alçado como o “candidato” progressista ?????
Orlando Arruda
20/08/2018 - 19h44
O cafezinho é o único blog a torcer contra Lula: ……. a estratégia de levar essa situação até o limite é dançar à beira do abismo.
Parabéns Miguel. Você conseguiu ficar com menos um seguidor.
Sds
Alan Cepile
20/08/2018 - 20h01
Quanta choradeira, meu Jesus!!!
Nego tá muio mal acostumado com blogzinho 247 e acha que aqui o Miguel deve expulsar quem não acha Lula sexy…
Debatam com senso crítico, e, principalmente, sem ser INFANTIS!
Wilton Santos
20/08/2018 - 17h32
O povo aos poucos reconhece o quão sacana foi o Ciro Gomes com o Lula. Dificilmente o eleitorado do PT e do Lula vão votar no Ciro. Quando começar a propaganda eleitoral gratuita no dia 31 os brasileiros conhecerão melhor o Haddad e o Ciro simplesmente vai desaparecer nas pesquisas. Certamente o Haddad vai chegar ao segundo turno, inclusive em primeiro lugar à frente do Bolsonaro.
Miguel do Rosário
20/08/2018 - 17h39
Desculpe, mas em que Ciro foi sacana com Lula?
Justiceiro
20/08/2018 - 18h28
Lula ofereceu a vice de sua chapa a Ciro. Mas ficando de fora – COMO VAI FICAR – Lula deixaria Ciro de vice, de Addad.
Ser vice de Addad é muita humilhação.
E o cara ainda diz que foi Ciro que sacaneou com Lula.
Ricardo JC
20/08/2018 - 18h46
Miguel, admiro seu esforço, mas a realidade é esta mesmo. Ciro passou boa parte do tempo elogiando a Lava-Jato (se isto não é sacanear o Lula, não sei mais o que seria) e outro dia mesmo disse que a chapa do PT é uma fraude. Veja, não há problema em você ter o Ciro como candidato. Eu mesmo já declarei voto no Ciro se ele for ao 2o turno com qualquer candidato da direita, mas insinuar que o Ciro não está busacando crescer às custas de bater no PT é dose…
Alan Cepile
20/08/2018 - 20h05
Vamos parar com as FAKE NEWS, por favor…
Ciro disse que é a favor da Lava Jato enquanto uma força tarefa para combate à corrupção, e não o que aquela molecada mimada tornou a força tarefa, é MUITO, MUITO, MUITO diferente.
Seria a mesma coisa que eu dizer, por exemplo, que Lula é de direita só pq deu boa vida pra banqueiro.
Ricardo JC
20/08/2018 - 20h42
Você é que está tentando tergiversar sobre este assunto. Ciro disse, com todas as letras, que apoiava a Lava-Jato. Foram estas as palavras que ele usou. Em nenhum momento isto indica, de maneira genérica, como queres nos fazer crer, que ele apoia a luta contra a corrupção. Não que ele não apoie, esta luta, mas veja, jamais, em tempo algum poderia dizer que apoia a Lava Jato. Se a questão era esta, deveria ter condenado a Lava-Jato (e não dizer que a apoia) e ter dito, com todas as letras, que é a favor de investigações que levem à verdade dos fatos relativos à corrupção no país, como aliás, todos somos. A verdade é que você e outros ciristas que frequentam o blog apostavam na derrocada do PT e, cinicamente (me desculpe, mas esta é a palavra correta), quiseram se aproveitar disto para emplacar o seu candidato. É justo, A política é assim, quando um cai, o outro ocupa o espaço. Caíram do cavalo. O cenário atual é cada vez mais negro para o Ciro, que nem nos debates com um monte de barangas (exceção feita ao Boulos, que tem estado muito bem nos deabates, em minha opinião) consegue se destacar. Os debates tem sido a pá de cal para este monte de candidatos. Esta é verdade.
Jailson
20/08/2018 - 18h50
Miguel, por favor. Em que Ciro foi Sacana? Veja o retrospecto das afirmações dele. Você tá fazendo alguma viagem lisérgica?
Alan Cepile
20/08/2018 - 20h07
Eu vi todas as afirmações dele e continuo com a pergunta:
Em que o Ciro foi sacana com o Lula???
Francisco
20/08/2018 - 17h10
Miguel, coloca a cabeça fora da janela e sinta o cheiro de revolução silenciosa no ar, o Brasil obsequioso, manso e quieto feito jaguatirica, de todas as classes, de todas as latitudes, de todas as camisas, de todos os ritmos, de todas as cores, de todos os tons, com exceção dos 15% alçados da cripta e revelados abraçados a Bolsonaro, vai aos poucos percebendo que a solução para sair da crise está sequestrada e presa em Curitiba, o óbvio ululante, passam a dizer.
Não vai ter procuradoria que seja, lavajateiro que queira, general de pijama que esperneia, marinho que escoiceia e mineirinho que cheira, que segurem o tsunami barbudo que arma-se à deriva do Brasil golpista.
Se toca e oriente-se pelo movimentar de PHA, que desloca enquanto escrevo-lhe, seus pertences, materiais e imateriais, secos ou molhados, intelectuais ou xerocopiados, para o lado que protagoniza e continuará protagonizando a porfia, os que empataram os golpistas e empacaram o golpe, ao impedi-los de vencerem a eleição e legalizarem-no, apesar de mais de, ‘Ciro Ciro no Fubá’, o ‘egocandidato’, fazendo par de vaso e dupla ‘limão, açúcar & pinga’, com a ecocandidata, a ‘Fadinha da Floresta’.
O golpe está com os dias contados, nesse momento as franjas ‘lisas e isentas’ do potentado da classe dominante tece sua teia para resolver como ‘combinar’ com Lula a saída da crise, só não cheira o ó do borogodó no ar nesse sentido, só não vai atrás do Lula elétrico como saída civilizada e mais rápida e indolor, quem já morreu ou sumiu.
Apure os ouvidos…: “Tu vens, Tu vens / Eu já escuto os teus sinais
Miguel do Rosário
20/08/2018 - 17h28
Maravilha, Francisco. Mas não posso fazer análises cantando músicas do Alceu Valença. Tenho que usar o sangue frio e ser objetivo. Se a revolução vir, estarei junto. As revoluções também precisam, mais que tudo, de gente com pé no chão, bom senso e sangue frio para analisar a conjuntura sem fanatismos ou paixões.
Nostradamus ( bacia & banquinho )
20/08/2018 - 17h51
Querido Miguel! Não sejas mais um a enfatizar, a alimentar, a ideia de que os petistas são fanáticos. A política carece de paixões também, quem disse que não ? Por que aproveitar a oportunidade de ver um petista feliz extravasando a opressão que tem nos ombros e lembra-lo que não deve ser fanático ? Para que isso ? Vai dizer agora que não… te conheço muito bem, tua personalidade… não precisa isso amigo! Vou repetir um questionamento antigo que já tinha até esquecido pois não compreendo esse teu pé atrás com ” setores do PT “. Qual é o motivo disso ? Qual a revolução que esperas ?
Miguel do Rosário
20/08/2018 - 17h53
Não alimento isso. Conheço muitos petistas. Não são fanáticos. Mas tem uns de internet, que eu não conheço, que são bem chatos sim.
Ricardo JC
20/08/2018 - 18h48
Kkkkkk…você mesmo confirma o que acaba de negar. Surreal!!!
Nostra
20/08/2018 - 18h56
De nossa parte fique tranquilo que não te aporrinharemos mais.
Jailson
20/08/2018 - 18h59
Desculpe-me Miguel, mas seus post não indicavam que você quisesse alguma revolução, por menor que fosse. Você queria que o PT desistisse de Lula e da luta e caísse nos braços de Ciro.
Alan Cepile
20/08/2018 - 20h12
A verdade é que vcs, petistas, queriam que O Cafezinho expulsasse qq um que ousasse ser contra Lula e o PT assim como faz aquela porcaria tosca do 247.
Como isso não acontece vcs sapateiam…. E sabe pq vcs não abandonam O Cafezinho? Pq sabem que é o melhor blog de esquerda que existe.
Francisco
20/08/2018 - 19h58
Revolução silenciosa, só pode ser silenciosa e portanto silenciosa será, como mais que desenhada está. Os tarados revolucionários e os pascácios da replicação, terão que adiar seu protagonismo, essa será silenciosa, pois brasileira, sem estampidos, além de um caramuru aqui, outro ali. A novidade é que o povo não estará de cocoras apreciando a fraude e sim a impedirá com a manifestação do voto.
A 46 dias da eleição, com a qual pretendiam legalizar o golpe, para tirar o Brasil do atoleiro onde o encalharam, com uma crise econômica aprofundada por irresponsáveis pautas bombas, para acelerar o golpe na Dilma e uma crise política sem solução, se as eleições não forem legítimas.
E sendo, teremos a revolução silenciosa ocorrendo, pois qualquer observador do cenário político brasileiro, com um minimo de discernimento, sabe que estão a espaçarem ao limite as pesquisas, pois estas mostrarão, como mostrou hoje a da CNT/MDA que Lula vence de goleada no primeiro turno e caso insistam em turbina-lo mantendo-o preso e inelegível, vence também com o “Andrade”, o Haddad ou o “Zé trindade”, pois é essa a revolução silenciosa que Lula provoca, com ajuda inestimável dos Lavajateiros e que não permite aos golpistas realizarem eleições legítimas, sem fraudes, mesmo admitindo-se que não seja Lula na urna, pois perdem para Lula ou “Lula” e mais ninguém.
E se não forem legítimas ninguém, se não eles, serão os vencedores premiados com as batatas, pois a crise continuará e estaremos todos no beco sem saída.
Justiceiro
20/08/2018 - 18h33
Vai ter revolução, é?
Quando vai começar. Era pra ser no julgamento de Lula. Nada. era pra ser no dia da prisão. Nada. Era pra ser no dia do registro da candidatura. NADA.
Quando vai ser? dia 31 de novembro, igual a data do recibo do aluguel do Lula???
Baruch
20/08/2018 - 19h30
Tinha até esquecido o recibo de 31 de novembro, patetico.
Foram tantas ações lesa-patria do governo petista que considero as acusações da lava-jato irrelevantes. A EC40 foi o maior crime do PT!
Fernando Araújo
20/08/2018 - 17h06
A que vale é a pesquisa espontânea (sem apresentação de nomes). Nela, metade dos entrevistados declara não saber em quem vai votar ou simplesmente que votará nulo ou em branco. São eles que vão decidir a eleição e eles só se decidem faltando poucos dias para o pleito. Qualquer pesquisa feita antes de outubro só revela as preferências momentâneas dos mais ligados em política; a maioria está ligada é em novela e futebol.
Rokko
20/08/2018 - 16h54
com pesquisa comprada por mim até eu fico em primeiro…
…
Patrice L
20/08/2018 - 16h53
Outra.
Caem por terra as interpretações cafezinhas, precipitadas, de que a ausência nos debates têm prejudicado o PT. O Lula, tendo crescido 5% em relação à pesquisa anterior, desmente isso. Quem anda empacado é o Ciro.
Patrice L
20/08/2018 - 16h41
Miguel
O Cafezinho tá Ciro-desoriented.
O que aponta na tabela emprestada a um leitor não condiz com outras coisas que estão nos blogs.
O Nassif diz que quase a metade (17,3%) dos que disseram votar em Lula (37,3%) irão de Haddad, se for o caso.
Podendo ser até mais porque 82,3% de eleitores do Lula declararam-se fiéis ao presidente.
Veja, então, que o cálculo não foi, como o do leitor, de aplicar 17,3% em 37,3% (quase 40%).
Veja, também, que só em PE o Haddad perfaz 27% do total, na ausência do Lula (55% do total).
Ou seja, quase a metade.
De onde descabidos os cálculos do leitor e a inferência de que Haddad esteja tão lá embaixo. Ou vc supõe números tão diferentes para o resto do NE?
Tijolaço mostrando Lula liderando no IBOPE em diversos estados. Wishful thinking achar que a transferência para o Haddad será irrisória.
O Ciro, sozinho, tem uma estatura eleitoral decepcionante. Inclusive no N é NE. Só não vê quem não quer.
hudson rodrigues da silva
20/08/2018 - 18h26
Se o Nascif fez essa conta de padeira ele verá que somando-se os 17 do Hadadd com os demais que recebem os votos do Lula ele passará de 37. O cálculo que foi apurado é o real, do universo dos 100% dos votantes no Lula, apenas 17% vão votar no Haddad, 12% na Marina, 10% no Ciro, etc. A maioria vai pra indecisos.
Patrice L
21/08/2018 - 13h27
Hudson
Vc tem razão sobre essa conta não bater e, portanto, não ser assim
Por outro lado, penso que ficou subestimado, ou não bem esclarecido, o potencial do Haddad nesta e na outra pesquisa divulgada ontem.
Mas o Cafezinho acho que fez matéria hoje a respeito do Haddad no Ibope.
Justiceiro
20/08/2018 - 18h53
Ai,ai…Nassif te enganou, rapaz. 17% dos 37% votos de Lula que iriam pra Addad são “quase a metade”. São 17% de 37% e não de 100%, ou seja: 17% de 37% dá em torno de 6,3%.
Só por um exemplo: Você acha que 20% de 50 reais são 20 reais?
Ramires
20/08/2018 - 16h24
Não adianta tentar manipular a população com pesquisas fajutas.
É vez da direita.
#PTNuncamais #ForaPSDB
#BolsonaroNeles
jochann daniel
20/08/2018 - 17h07
Huuuuuuuuuuummm
Olha o troller ……………………
Miguel do Rosário
esses caras
estão usando
o Cafezinho
para denegrir Lula,
o PT,
o petismo.
Bloqueia eles.
São inteligentes,
têm força,
tem a alta técnica
dos comentários malévolos
e subliminares. (aprendido em um dos institutos mantidos em dólares pelos nossos inimigos)
têm “aval” da Grande Mídia……
Só estão nos comentários
para fazer o Mal………………….
Alex
20/08/2018 - 16h20
Ele vê sim, Miguel .. só quer torrar seu saco!
Justiceiro
20/08/2018 - 16h07
Meu caríssimo Miguel. O que vale da pesquisa é a última parte destacada em azul.
Addad herda 17% dos votos de Lula, ou seja: 6,3% que, juntando com seus 2% chega de 8,3% a 9%.
Isso é o que vale já que Lula nem poderá votar quanto mais ser votado.
Os petistas podem seguir o conselho de FHC e votar em Alckimin. Ou se revoltar e votar em Bolsonaro.
Maria de Fatima
20/08/2018 - 16h00
Miguel existe um erro no seu cálculo sobre Haddad. 17% de 40% corresponde a 6,8% + 4% de Haddad nas pesquisas sem Lula então ele tem 10,8%. Portanto LULA candidato com certeza ganha no 1.o turno Haddad candidato vai ao segundo turno. Qualquer cenário o PT ganha. Infelizmente mais uma eleição e Ciro consegue novamente ser o próprio adversário. Ciro arrogante e incapaz de entender o que está em curso,novamente vai terminar a eleição na casa de 2%.
Alan Cepile
20/08/2018 - 16h53
Os 4% de Haddad já são de eleitores do Lula, portanto essa soma não existe.
Hudson
20/08/2018 - 18h12
Você acha que exite alguém desses 4% que votariam no Haddad na pesquisa sem o Lula que não votariam no Lula? Esses 4% estão incorporados nos 37 do Lula. O que teremos é que Haddad poderá ter a mesma quantidade de votos que o Ciro, um pouco mais ou menos, com isso, pode ser que no melhor cenário a Marina vá com o Bozo pro segundo turno, no pior, o Alkimin cresce e passa todos e vá pro segundo turno com o Bozo. Se o PT não fosse o centro do universo estaria apoiando o Ciro, até pra admitir que os problemas que eles vivem hoje são por suas próprias culpas, não foi o Ciro que os colocou do lado do PMDB e ajudou a saquear as contas públicas pra se manter no poder.
hocuspocus
20/08/2018 - 18h45
——–Se o PT não fosse o centro do universo estaria apoiando o Ciro, até pra admitir que os problemas que eles vivem hoje são por suas próprias culpas, não foi o Ciro que os colocou do lado do PMDB e ajudou a saquear as contas públicas pra se manter no poder.——
Vc duvida da transferência de votos do Lula para o Haddad ,por que ela funcionaria se o “escolhido” fosse o Ciro???? só os pts estão com problemas? os brasileiros não? e o final da frase é lamentável,engoliu toda a propaganda golpista e ainda não a cuspiu.
Curiosamente ,os ciristas coinciden com a direita ao chamar os pts de fanáticos por ainda acreditar que é possível.Sugerem se “adequar a realidade” paradoxalmente o maior erro cometido pelos pts em 13 anos de governo .
L@!r M@r+3$
20/08/2018 - 19h34
De novo: PARA de culpar a minissaia pelo estupro! Se o Temer se juntou com o congresso de canalhas canalhas canalhas pra derrubar a Dilma, a culpa é do Temer e não da Dilma/PT!
Alan Cepile
20/08/2018 - 20h16
Mesmo que indireta há uma culpa sim… Lula foi avisado por Ciro e por petistas não lulistas (ex: Tarso Genro, Jaques Wagner) a não colocar Temer na vice da Dilma, Lula não ouviu e o resultado todos nós sabemos.
jochann daniel
20/08/2018 - 15h28
Esta subida de 5%
é estatisticamente
significativa.
Vamos ver
dia 20 de setembro.
Lula chegará a 40%?
Se acontecer,
aí sim,
a Estatística
estará mostrando
que Lula
está sendo “descoberto”
pelos brasileiros
que atualmente
o odeiam.
Apesar
de todo o esforço
contra Lula
mantido
pela Mídia inimiga…..
Justiceiro
20/08/2018 - 16h11
Dia 20 de setembro??? HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Deixe de fazer beicinho e decida-se logo: Ou é Bolsonaro ou Alckimin.
jochann daniel
20/08/2018 - 16h58
Caro “Justiceiro”
Você é troller,
a serviço
e em colaboração
com nossos inimigos.
Teu negócio é com o Brasil e os brasileiros.
Teus comentários ………… >>>>>>>>>…………….
seguem
o que você aprendeu
com nossos inimigos.
(Foi no Millenium?, foi no Fórum da Liberdade? Foi ???
How much in dollars???
jochann daniel
20/08/2018 - 17h10
… teu negócio é ………… com o Brasil e com os brasileiros….
Ricardo JC
20/08/2018 - 20h54
Kkkkk…Alckmin já está morto. Defecções em praça pública. Até FHC já está recomendando voto no PT no 2o turno. Ele tem 5% das intenções de voto. Está muito mais para um nanico do que para qualquer coisa. Ele só sobe se o Bolsonaro sofrer um baque improvável. E isto não vai acontecer. É só conversar com qualquer bolsonarista que você vai entender. Está desperdiçando seu tempo contando esta estorinha.
Nostradamus ( bacia & banquinho )
20/08/2018 - 15h22
… pela Via Láctea… estrada tão bonita… num lindo balão azul… nesta cauda de cometa… pegar carona nesta cauda de cometa… ninguém segura mais !!! Está escrito nas estrelas !!!
Lula Livre !!!
……………….Lula Livre !!!
…………………………………Lula Livre !!!………………..* coisa linda !!!
Robson Bonelli
20/08/2018 - 14h57
Como está demorando para o amigo perceber que #lulalivre é uma bandeira para o reestabecimento da Democracia, do Estado de Direito.
Muito triste essa sua resistência.
Sobre a última tabela desse post “de um internauta” simplesmente lamentável. Tu pirou. Passar bem.
Miguel do Rosário
20/08/2018 - 15h18
Robson, eu tô ficando de saco cheio. O blog está repleto de posts em prol da liberdade de Lula. Dê uma olhada! Você vê uma coisa no post que não vai na linha do script que você tem na cabeça e me ofende? Onde você quer chegar?
james Mourao
20/08/2018 - 15h36
liga nao, amigo
Dinis Lourenço
20/08/2018 - 16h32
Tá cada vez mais difícil né Miguel. Agora vem a ONU discordar da tese do Ciro e deste blog. Lula tem direito sim de ser candidato!
Paulo
20/08/2018 - 16h37
Pq a ONU não fez outra carta cobrando o pq de não terem liberado a candidatura dele? Qual país cobrou isto? Qual ameaça foi feita?
Miguel do Rosário
20/08/2018 - 17h44
A minha tese sempre foi a de que Lula tem todo o direito de ser candidato. Ciro também nunca negou isso. O que digo é o que todos os petistas também sabem: que o candidato será um outro, não Lula, e que a estratégia de levar essa situação até o limite é dançar à beira do abismo.
Iracema Prestes Brandão
20/08/2018 - 16h08
Até a foto que ilustra a análise é do Ciro e Alkmin. Deveria ter a do Lula.
Miguel do Rosário
20/08/2018 - 17h46
Iracema, ficaria “over”, exagerado. Olhe os últimos posts, a maioria é sobre Lula.
ÚLTIMOS POSTS
VALE A PENA VER DE NOVO: LULA NA BAND EM 1981
BOAVENTURA DOS SANTOS ASSINA MANIFESTO EM APOIO A MARCIA TIBURI
EUGÊNIO ARAGÃO E O DIREITO DE LULA CONCORRER
ANÁLISE DA PESQUISA CNT/MDA
LULA AVANÇA PARA 37% EM NOVA PESQUISA CNT/MDA
O PARECER DE VLADIMIR ARAS SOBRE O PEDIDO DA ONU
A ENTREVISTA DE CIRO PARA O CANAL RURAL
A ENTREVISTA DE HADDAD AO CANAL LIVRE, DA BAND
LULA SE ISOLA NA LIDERANÇA ATÉ NO CONSERVADOR RIO GRANDE DO SUL
COMITÊ DA ONU DETERMINA QUE ESTADO BRASILEIRO GARANTA DIREITOS POLÍTICOS DE LULA
MINHA ANÁLISE DO DEBATE NA REDETV!
O ESTRONDOSO SILÊNCIO DA MÍDIA SOBRE A DECISÃO DA ONU
A ENTREVISTA COM REPRESENTANTES DOS PRESIDENCIÁVEIS
MARINA ENQUADRA BOLSONARO EM DEBATE NA REDETV!
ESPECIALISTAS COMENTAM PRONUNCIAMENTO DA ONU A FAVOR DE LULA
SEM LULA, CIRO TEM 51% DOS VOTOS VÁLIDOS NO CEARÁ
O XEQUE-MATE DE LULA NA MEGANHAGEM JUDICIAL
Iracema Prestes Brandão
20/08/2018 - 23h24
Mas nesta pesquisa que você faz a análise o Lula dispara. É forçação de barra a foto do Ciro encabeçar a análise.
Ultra Mario
20/08/2018 - 14h52
Com o Ciro com pouco tempo de tv, não vai ter como apresentar suas idéias e seu histórico que poderia convencer os indecidos/nulos a agirem em favor da esquerda. Enquanto isso o Alckmin vai passando.
Espero que eu esteja errado e tenhamos um segundo turno entre Alckmin e Ciro. Essa política de “amor vs ódio ao PT” já deu o que tinha que dar, assim ninguém resolve os problemas do país.
Alan Cepile
20/08/2018 - 14h09
O que gera dúvida nessa última pesquisa é que Lula melhorou muito e todos os outros, sem exceção, pioraram.
É como se quase a totalidade dos indecisos se decidissem a favor de Lula, isso é possível, porém, improvável.
Stalingrado Lula da Silva
20/08/2018 - 14h31
Não basta a ONU, agora também os institutos de pesquisas estão apoiando Lula Magno.
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder
Quero-quero
20/08/2018 - 16h00
O povo anda calado, esperando a sua hora… a lavada vai ser federal! Lula de norte a sul, de leste a oeste sem medo de voltar a ser feliz!
Paulo
20/08/2018 - 16h37
Leia novamente a pesquisa e verá q Bolsonaro tbm subiu.
Ricardo JC
20/08/2018 - 20h50
Isso mesmo Paulo. A eleição está cada vez mais polarizada entre Lula e Bolsonaro. O Alckmin já começou a ser cristianizado. Noticias brotam de todas as partes de “apoiadores” de Alckmin que já pedem voto para outros candidatos. Até FHC já está preparando o voto no PT no segundo turno. Jogaram a toalha. Com 5% a esta altura do campeonato, ninguém aposta mais nele, inclusive porque a tendência é que a TV tenha menor peso nesta eleição. O mesmo vai acontecer à esquerda, pode escrever.
Não acredito que mesmo com ONU e tudo o mais, eles deixem o Lula ser candidato. Porém, com a força que ele vem demonstrando, vai ser difici impedir a transferência maciça de votos para o Haddad. Podemos nos preparar para uma guerra a partir da primeira semana de setembro. Vai ser tenso.
Alan Cepile
21/08/2018 - 01h36
Leia novamente