Menu

Após visita de Chico Buarque a Lula, militantes reagem a acordo PT-PSB

Na Carta Capital Após visita de Chico Buarque a Lula, militantes reagem a acordo PT-PSB por René Ruschel — publicado 03/08/2018 09h50, última modificação 03/08/2018 09h52 Acompanhado de Martinho da Vila, músico não falou à imprensa, mas gravou vídeo. Em seguida, houve protestos em apoio a Marília Arraes O que prometia ser apenas mais um […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Ton Cabanas

Na Carta Capital

Após visita de Chico Buarque a Lula, militantes reagem a acordo PT-PSB

por René Ruschel — publicado 03/08/2018 09h50, última modificação 03/08/2018 09h52

Acompanhado de Martinho da Vila, músico não falou à imprensa, mas gravou vídeo. Em seguida, houve protestos em apoio a Marília Arraes

O que prometia ser apenas mais um dia de visitas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba, acabou em frustração e protestos. Os músicos Chico Buarque e Martinho da Vila, aguardados por centenas de militantes que enfrentaram as baixas temperaturas do inverno curitibano, não falaram com a imprensa nem foram a vigília, do outro lado da rua, uma praxe que se repete todas às quintas-feiras defronte à sede da Policia Federal onde Lula está preso há 119 dias. Preferiram gravar um vídeo.

“Fiquei surpreso. Acho que deveriam vir ao encontro do povo. Mas o que importa foi a demonstração de solidariedade ao presidente Lula” disse Daniel Barbosa, que viajou mais de 400 km desde São Paulo para manifestar seu repúdio a prisão do líder petista. Mirian Krüguer veio de Indaial, interior de Santa Catarina. “Seria bom se tivessem interagido conosco, mas o foco neste momento é o Lula” afirmou a catarinense.

Segundo Chico, encontraram o ex-presidente disposto, firme, bem-humorado e decidido ir até o fim para provar sua inocência. “Ele disse que é candidato e não troca sua dignidade pela liberdade” interveio Martinho. O sambista de Vila Isabel justificou o fato de não querer falar com “as pessoas” por estar muito emocionado. “Gosto de falar ‘devagar, devagarinho’, mas hoje não estou em condições”. Chico criticou a decisão da Justiça Federal que impede Lula de dar entrevistas. “Ele deveria falar direto com os jornalistas. Parece que somos meninos de recado. A questão não é apenas a liberdade do Lula, mas a liberdade de imprensa. Cala a boca já morreu né! ”

Quanto aos protestos, tiveram início durante a entrevista da senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que também esteve com Lula, quando foi questionada pelos jornalistas sobre o acordo fechado com o PSB, em Pernambuco.

Um grupo de cento e dez pessoas, todos integrantes da Caravana do Semiárido Contra a Fome, que percorreu mais de dois mil quilômetros desde Recife a Curitiba para participar de uma série de debates e atividades artísticas na vigília Lula Livre, começou a gritar palavras de ordem. “Em Pernambuco, eu bato o pé, ele vai ser governado por mulher” ou “não tem plano B, em Pernambuco é Marília do PT”. Nas cercas da Vigília Lula Livre, o grupo pendurou dezenas de cartazes improvisados onde se lê “Não apoiamos golpistas. A militância é Marília Arraes”.

Gleisi justificou o acordo como necessário para resgatar uma aliança com um partido que se posicionou firmemente contra a privatização da Eletrobras, da Petrobras, das reformas trabalhista e da previdência. “Entendemos que resgatar essa aliança, somando aí o PC do B, que sempre deixou claro a importância de se fazer uma unidade, é fundamental”. Para ela, sozinho, o PT não conseguirá resgatar uma agenda de desenvolvimento inclusivo que visse a melhoria das condições de vida dos brasileiros. “Foi nesse sentido que fizemos esse movimento”. Reconheceu que é “do ponto de vista regional e de Pernambuco, é ruim abrir mão de uma candidatura como da Marília, mas nosso projeto é nacional”.

Afirmou que, desde o início, “os companheiros do PT de Pernambuco, a companheira Marília, os companheiros dos movimentos socais, sabiam da nossa conversa [com o PSB]. Em nenhum momento fizemos qualquer movimento que não fosse claro e aberto”.

Não é o que afirma os manifestantes. Mayara de Araújo Souza, de Caruaru, PE, militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra e integrante do Centro de Formação Paulo Freire, quando perguntada se ficou surpresa com a decisão do partido em não lançar a candidatura de Arraes, foi taxativa. “Oxe! Muito, muito, muito, mesmo… A gente não sabia de nada. Mas vamos resistir e lutar pela candidatura dela”.

Sandreildo José dos Santos, de Afogados da Ingazeira, no sertão do Pajeú, PE, da Pastoral da Juventude Rural, também se disse surpreso. “Para a militância, a candidatura da Marília é uma resistência ao golpe de 2016. Essa aliança que estão fazendo é se aliar com o grupo de Pernambuco que apoiou a derrubada da presidenta Dilma. A Marília representa a esperança da retomada de nossos direitos” afirmou.

Após a entrevista, Gleisi Hoffmann seguiu em caminhada até um bosque, nas imediações da PF, para acompanhar o plantio de mudas de árvores. Os protestos não pararam. Integrantes da Caravana seguiram gritando palavras de ordem enquanto Gleisi era cercada por membros do MST para garantir sua segurança. Segundo a assessoria de imprensa da senadora, contatada por CartaCapital na noite de ontem, quinta-feira 2, ao final da caminhada ela teria conversado com os manifestantes e lido uma carta que Lula encaminhou aos manifestantes.

Nela, o ex-presidente não faz qualquer menção a questão do acordo político com o PSB, apenas agradece pelas demonstrações de solidariedade e parabeniza-os por “cruzarem o país denunciando o crescimento da miséria e a volta do Brasil ao mapa da fome”. Gleisi, ainda segundo sua assessoria, “foi aplaudida e elogiada pelo diálogo com os companheiros”, embora “não arredassem o pé de alguns pontos” pelos quais protestavam.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Robson Bonelli

04/08/2018 - 10h22

Ótimo acordo. Uma disputa com o PSB no nordeste, hoje, seria um equivoco total. Fecha a porta para o Márcio-PSDB-Lacerda em Minas Gerais. E a Marília pode fazer um contribuição histórica ampliando o campo progressista na câmara com deputados federais pernambucanos.
Sucesso. A direita sentiu o golpe. Mas na esquerda ainda temos amigos correndo atrás do rabo. Golaço, Lula!

Marcos Pinto Basto

04/08/2018 - 05h10

LULA! Lula vem do Povão! Lula é a solução e já provou isso à Nação!
Os pobres terráqueos que não conseguem entender os conceitos de cidadania e muito menos de soberania, manifestam-se com surradas ladainhas veiculadas por operadores do golpe de estado que emporcalhou o Brasil como Nação em busca de normalidade social.
Os juristas brasileiros estão em falta com a Nação e o Povo ainda não acordou dum sono que lhe foi injetado por muitas décadas de lavagem cerebral, por isso que ainda aparecem por aqui alguns sacripantas apoiando a injusta e criminosa prisão de Lula. Não entenderam ainda que estão derrubando o pouco que resta da seriedade da lei que deveria nos defender! Entenderam?

Alan Cepile

03/08/2018 - 18h38

O PT cavou a própria cova.

Jeferson

03/08/2018 - 13h28

O pior para os petistas vai ser bater palmas para Renan Calheiros e Eunício Oliveira, kkkkkkkkk. Triste sina do gado de manobra…

LINDOLFO

03/08/2018 - 11h55

IBOPE: Segue o líder – LULA é disparado o preferido da juventude brasileira com 38% dos votos…….

A depender apenas da juventude brasileira, LULA teria 38% dos votos e já poderia vencer no primeiro turno, diz IBOPE………………………………………..

LULA já pode vencer no 1° turno…………………

Um dado impressionante contido na última pesquisa Ibope/CNI pode ter sido a causa que motivou a Rede Globo e a grande mídia tentarem esconder o seu resultado, engavetando os dados por mais de um mês, ontem, finalmente foi divulgado: LULA já pode vencer no primeiro turno, conforme também retratou a pesquisa do Vox Populi, nesta, o presidente LULA já tem 41% dos votos contra 29% dos demais concorrentes (aqui).

A juventude é LULA, diz IBOPE…………..

Os números que o IBOPE/CNI e Rede Globo tentaram esconder são impressionantes, LULA lidera com muita folga entre os eleitores jovens, com idade entre 16 a 24 anos, são fantásticos 38% de intenções de votos, somando os principais adversários (Bolsonaro, Ciro, Marina, Alckmin, Álvaro Dias e Manuela) eles alcançam apenas 37%.

LULA – segue o líder – eis o real motivo da sua prisão………………………….

A pesquisa IBOPE/CNI também trouxe mais preocupação ao PSDB/GLOBO/LAVA JATO, o presidente LULA lidera com folga e dependendo da quantidade de candidato no páreo, o maior líder popular da história brasileira venceria a eleição já no primeiro turno, pois sozinho ele tem 33% dos votos, a soma de Bolsonaro, Marina, Alckmin e Ciro, todos juntos, fica apenas em 30%.

O motivo da prisão de LULA pelo corrupto judiciário brasileiro é somente esse – LULA lidera todas as pesquisas e vence com tranquilidade qualquer um candidato deles.

Mais de um mês depois………………………………..

A pesquisa Ibope/CNI ficou guardada por mais de um mês, tinha previsão de divulgação em 28 de junho, o registro da pesquisa no TSE: Número de identificação é BR-02265/2018. Data de registro: 22/06/2018. Realizada entre 21 a 28/06/2018. Margem de erro é de 2%.

https://soldocarajas.blogspot.com/2018/07/voz-do-povo-lula-41-e-o-resto-apenas-29.html

    Justiceiro

    03/08/2018 - 13h36

    Eu também disse para a minha família que vou comprar uma Ferrari. Eles ficaram felizes.
    Só faltou eu dizer que preciso ganhar na mega sena pra comprar a Ferrari.

    Entendeu?

      LINDOLFO

      03/08/2018 - 16h55

      Seja justo,

      Compre duas….

      Uma pra mim e outra pra você…

      Tá vendo, por isso que vc é o inteligente, livre e honesto CIRO GOMES; aqui, eis os obcecados pelo analfabeto, preso e desonesto: LULA DA SILVA… ENTENDEU?

      Ainda não? Ufa!

      kkkkkkkkkkkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes