O instituto Ipespe, em parceria com a corretora XP Investimentos, acaba de divulgar uma pesquisa de intenção de voto em São Paulo.
Foram feitos três cenários: sem Lula (e com Haddad), com Lula e com Haddad sendo mostrado ao eleitor como explicitamente apoiado por Lula.
No cenário 2, com Lula, os três primeiros aparecem empatados com 19% a 20%.
Sem Lula, Alckmin e Bolsonaro aparecem empatados, com 20% a 21%.
Quando aparece como candidato apoiado por Lula, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, cresce cinco pontos e atinge 10% dos votos em São Paulo.
O relatório completo dos dados está aqui.
Eu fiz algumas marcações nos números da tabela estratificada onde os candidatos são melhores, ou que merecem atenção especial por algum motivo. Note que a tabela estratificada divulgada pelo Ipespe referente-se ao cenário 3, com Haddad explicitamente apoiado por Lula.
Faço alguns comentários em seguida:
- Bolsonaro
Bolsonaro tem muito mais força entre homens (28%) do que entre mulheres (13%). Este é um dado que todas as pesquisas mostram. Ele também é mais forte entre evangélicos (25%) do que entre católicos (18%). Bolsonaro é mais fraco entre a classe E, onde tem somente 14%.
- Alckmin
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é bem mais forte no interior do estado (23%) do que na capital (16%). Alckmin tem força entre os mais pobres, da classe E (24%), e menos instruídos, com formação até o ensino fundamental (30%).
- Fernando Haddad
O ex-prefeito Fernando Haddad é forte na capital, onde tem 15%, à frente de Bolsonaro, que tem 13% na região, e empatado com Alckmin, que tem 16%. Entre jovens com 16 a 17 anos, Haddad tem 17% das intenções de voto, o mesmo percentual, aliás, de Manuela D’Ávila.
- Ciro Gomes
O candidato do PDT é mais forte nas periferias urbanas, onde tem 11%, e entre pessoas mais velhas, onde tem 12%. Entre eleitores menos instruídos, Ciro tem 14%, à frente numericamente de Bolsonaro e Marina. Ao mesmo tempo, Ciro também pontua bem entre a classe A, onde tem 9% das intenções, contra apenas 3% de Marina neste segmento.