No site do Lula
A PELEJA DA BLOGOSFERA PROGRESSISTA CONTRA AS MENTIRAS DA GRANDE MÍDIA (PLIM-PLIM)
Por LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
26 DE JULHO DE 2018 ÀS 22:02
A história ensina que numa guerra, a primeira vítima é a verdade. Encontro-me há mais de 100 dias na condição de preso político, sem qualquer crime cometido, pois nem na sentença o juiz consegue apontar qual ato eu fiz de errado. Isso porque setores da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário, com apoio maciço da grande mídia, decidiram tratar-me como um inimigo a ser vencido a qualquer custo.
A guerra que travam não é contra a minha pessoa, mas contra a inclusão social que aconteceu nos meus mandatos, contra a soberania nacional exercida pelos meus governos. E a principal arma dos meus adversários sempre foi e continuará sendo a mentira, repetida mil vezes por suas poderosas antenas de transmissão.
Tenho sobrevivido a isso que encaro como uma provação, graças à boa memória, à solidariedade e ao carinho do povo brasileiro em geral.
Dentre as muitas manifestações de solidariedade, quero agradecer o espírito de luta dos homens e mulheres que fazem do jornalismo independente na internet uma trincheira de debate e verdade.
Desde que deixei a Presidência, com 87% de aprovação popular, a maior da história deste país, tenho sido vítima de uma campanha de difamação também sem paralelo na nossa história.
Trata-se, sabemos todos, da tentativa de apagar da memória do povo brasileiro a ideia de que é possível governar para todos, cuidando com especial carinho de quem mais precisa, e fazer o Brasil crescer, combatendo sem tréguas as desigualdades sociais e regionais históricas.
Foram dezenas de horas de Jornal Nacional e incontáveis manchetes dedicadas a espalhar mentiras – ou, para usar a linguagem da moda, fake news – contra mim, contra minha família e contra a ideia de que o Brasil poderia ser um país grande, soberano e justo.
Com base numa dessas mentiras, contada pelo jornal O Globo e transformada num processo sem pé nem cabeça, um juiz fez com que eu fosse condenado à prisão, por “ato indeterminado”, usando como pretexto a suposta posse de um imóvel “atribuído” a mim, do qual nunca fui dono.
Contra essa aliança espúria entre alguns procuradores e juízes e a mídia corporativa, a blogosfera progressista ousou insurgir-se. Sem poder contar com uma ínfima parcela dos recursos e dos meios à disposição dos grandes veículos alinhados ao golpe, esses homens e mulheres fazem Jornalismo. Questionam, debatem e apresentam diariamente ao povo brasileiro um poderoso contraponto à indústria da mentira.
Lutaram e continuam a lutar o bom combate, tendo muitas vezes apenas o apoio do próprio povo brasileiro, por meio de campanhas de financiamento coletivo (R$ 10 reais de uma pessoa, R$ 50 reais de outra).
Foram eles, por exemplo, que enfrentaram o silêncio da mídia e desvendaram as ligações da Globo com os paraísos fiscais, empresas de lavagem de dinheiro e a máfia da Fifa. Que demonstraram a cumplicidade de Sérgio Moro com a indústria das delações. Que denunciaram a entrega das riquezas do país aos interesses estrangeiros. Tudo com números e argumentos que sempre são censurados pela imprensa dos poderosos.
Por isso mesmo a imprensa independente é perseguida por setores do Judiciário, por meio de sentenças arbitrárias, como vem ocorrendo com tantos blogueiros, que não têm meios materiais de defesa. Enfrentam toda sorte de perseguições: tentativa de censura prévia, conduções coercitivas e condenações milionárias, entre outras formas de violência institucional.
E agora, numa investida mais sofisticada – mas não menos violenta – agências de “checagem” controladas pelos grandes grupos de imprensa “carimbam” as notícias independentes como “Fake News” e, dessa forma, bloqueiam sua presença nas redes sociais. O nome disso é censura.
Alguns desses homens e mulheres que pagam um alto preço por sua luta são jornalistas veteranos, com passagens brilhantes pela grande imprensa de outrora, outros sem qualquer vínculo anterior com o jornalismo, mas todos movidos por aquela que deveria ser a razão de existir da profissão: a busca pela verdade, a informação baseada em fatos e não em invencionices. Lutaram e lutam contra o pensamento único que a elite econômica tenta impor ao povo brasileiro.
Quantas derrotas nossos valentes Davis já não impuseram aos poderosos Golias? Quantas notícias ignoradas ou bloqueadas nos jornalões saíram pelos blogues, muitos deles com mais audiência que os sites dos jornalões?
Mesmo confinado na cela de uma prisão política, longe de meus filhos e amigos, impedido de abraçar e conversar com o povo brasileiro, tenho hoje aprovação maior e rejeição menor que meus adversários, que fracassaram no maior dos testes: melhorar a vida dos brasileiros.
Eles, que tantos crimes cometeram – grampos clandestinos no escritório de meus advogados, divulgação ilegal de conversas entre mim e a presidenta Dilma, todo o sofrimento imposto à minha família, entre muitos outros –, até hoje não conseguiram contra mim uma única prova de qualquer crime que seja. A cada dia mais e mais pessoas percebem que o golpe não foi contra Lula, contra Dilma ou contra o PT. Foi contra o povo brasileiro.
Mais do que acreditar na minha inocência – porque leram o processo, porque checaram as provas, porque fizeram Jornalismo – os blogueiros e blogueiras progressistas estão contribuindo para trazer de volta o debate público e resgatar o jornalismo da vala comum à qual foi atirado por aqueles que o pretendem não como ferramenta capaz de lançar luz onde haja escuridão, mas apenas e tão somente como arma política dos poderosos.
A democracia brasileira agradece, eu agradeço a vocês, homens e mulheres que fazem da luta pela verdade o seu ideal de vida.
Hoje a (in)Justiça brasileira não só me prende como impede sem nenhuma razão que vocês possam vir aqui me entrevistar, fazer as perguntas que quiserem. Não basta me prender, querem me calar, querem nos censurar.
Mas assim como são muitos os que lutam pela democracia nas comunicações e pelo jornalismo independente, e não caberiam aqui onde estou, essa cela também não pode aprisionar nem a verdade nem a liberdade. Elas são muito mais fortes do que as mentiras mil vezes repetidas pelo plim-plim, que quer mandar no Brasil e no povo brasileiro sem jamais ter tido um único voto. A verdade prevalecerá. A liberdade triunfará.
Forte abraço,
Lula
Alexandre
27/07/2018 - 17h07
Hoje ela faria 39 anos
https://novoexilio.blogspot.com/2018/07/por-que-eu-matei-marille-por-alexandre.html
Quem pagará pelo mal a Democracia?
Marcos
27/07/2018 - 17h02
Claro que ele deve ter excluído da lista de agradecimentos os blogs que defendem que ele fique preso, desista da sua candidatura, tente convencer o povo a votar no Ciro Gomes e macule sua honra mendigando um “indulto” caso o coroné se torne presidente…
Miguel do Rosário
27/07/2018 - 17h08
Sim, Marcos, ele certamente não incluiu os blogs que “defendem que ele fique preso”, que certamente não são os mesmos que respeitam a candidatura do PDT.
Carcará
27/07/2018 - 17h48
Marcos, não cansa, você é outro intriguento do capeta!
Lula livre! Numa boa!
Capetas e vampiros: grande queima no Levante das Tochas.
Rodrigo
27/07/2018 - 16h33
Engraçado… quantos daqui duvidariam de sua autoria se essa carta tivesse sido assinada pelo Ciro?
Por que duvidar que ela tenha sido escrita pelo Lula?
Paulo Figueira
27/07/2018 - 17h02
Preconceito, Rodrigo, preconceito.
Eles acreditam que o homem que é considerado o melhor Presidente da História, não é capaz de escrever um texto.
NeoTupi
27/07/2018 - 15h26
Mais um motivo para não abandonar a candidatura Lula, o maior movimento de resistência popular ao golpe que temos.
Lula inclusive incluiu no programa de governo um capítulo de democratização da mídia.
Ciro não teve essa coragem. Em entrevista à Folha em fevereiro já se rendeu ao lobby do PIG: “Melhor regulação da mídia é o controle remoto, diz Ciro Gomes”
JOÃO BATISTA
27/07/2018 - 17h01
Prezado, a Globo nem existiria hoje se Lula e Palocci não a tivessem salvado da falência com dinheiro do povão através do bndes.
Lula, durante 8 anos, e Dilma, durante 5 anos e 5 meses, encheram a Globo e afins de dinheiro com a malfadada “avaliação técnica” para distribuição da verba publicitária do governo federal.
Foi Dilma quem primeiro falou que o controle da mídia era o remoto.
Que você apoie seu candidato, legítimo, mas não é honesto fazer isso atacando Ciro que, diferentemente daquele que você apoia, não tem contra si qualquer processo por malversação de recurso público, mesmo com décadas de atuação no setor público. É por uma razão muito simples: Ciro NÃO rouba e NÃO deixou que roubassem enquanto esteve servindo ao povo como secretário estadual, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da fazenda no governo Itamar e ministro da integração nacional no governo Lula.
Carcará
27/07/2018 - 17h56
Ô seu gambá… estás alcoolizado, foi maconha molhada ou o que é essa birra guri ? Que festinha de índio eles não te deixaram entrar ? Acreditas mesmo que por trinta mil reais o Ciro quer exercer o cargo que pleiteia ? Acreditas que vai fazê-lo ? Te assunta!!!
NeoTupi
27/07/2018 - 18h17
Não espalhe a Fake News dita por Roberto Jefferson e repetida até hoje: No governo Lula não teve 1 centavo do BNDES para salvar a Globo. O BNDES capitalizou a Globo em 2002 no governo FHC. Depois disso nunca mais.
http://noticias.terra.com.br/brasil/crisenogoverno/interna/0,,OI667671-EI5297,00.html
A Dilma errou. Ciro persistir no erro é o quê? Burrice? Ciro não é burro. Então se rendeu à Globo. Aceita a realidade. Quer votar em Ciro vote. Mas entenda que todo candidato tem suas limitações e faz suas escolhas de ceder em algumas questões. Conforme as circunstâncias há concessões que até são necessárias, mas não creio ser neste caso.
A ajuda que a Globo teve (assim como a Abril) do Congresso com apoio do PT e creio que de todos partidos foi a mudança na lei para permitir a venda de 30% das empresas de mídia para capital estrangeiro (a globo vendeu a NET, a Abril se vendeu 30% para a Naspers). Mais tarde foi mudar a lei do cabo, obrigando 30% de conteúdo nacional. O PT errou em fazer propaganda governamental excessivamente nos canais de TV em vez de comunicar mais diretamente com o povo pela internet.
Mas o grande benefício da Globo foi o mesmo de toda empresa que vendia no Brasil (Unilever, industria automobilística, aerolinhas, etc): o crescimento da classe média e do mercado interno.
Quanto a seu discurso udenista, em blogs mais intelectualizados com este foi até recentemente, todo mundo acompanhou o que é lawfare aplicado ao presidente Lula. Você apelar para os argumentos da direita atacando a honestidade de Lula, é do nível dos bolsominions. Não caio na sua provocação e não vou atacar a honestidade de Ciro, mas Lula teve a vida devassada e só encontraram pedalinho. Tiveram que “plantar” um apartamento que não era de Lula para condená-lo. Ciro nunca teve a vida devassada, sigilos quebrados, telefone grampeado, como Lula. Então o máximo que se poderia dizer é que, como não se tem conhecimento de atos que desabonem Ciro, ele pode ser tão honesto como Lula é comprovadamente pela quebra de seus sigilos.
Paulo Figueira
27/07/2018 - 13h23
O blog virou reduto antipetista?
Por um momento pensei estar no Antagonista
Paulo Figueira
27/07/2018 - 13h21
O blog virou reduto antipetista?
Pensei por um momento estar no Antagonista
Vitor
27/07/2018 - 13h01
Miguel, nenhum comentário sobre o Toffoli ter barrado (pelo menos por enquanto) o golpe dos seus amiguinhos da Petrobras contra a empresa?
Zé dos Bagos
27/07/2018 - 14h32
Mais um intriguento que quer acabar com essas nádegas branquinhas no destino dos pedófilos #
Vitor
27/07/2018 - 15h52
Vai se informar, fedelho, vai se informar… beijos!
Emmanuel
27/07/2018 - 12h08
Eu gostava mais do O Cafezinho quando era anti-golpe.
Hildermes José Medeiros
27/07/2018 - 11h54
Acorda! Não é só a grande mídia que mente e esconde notícias. Por acaso vocês não estão sabendo da pesquisa CUT/Vox Populi, que dá Lula ganhando no primeiro turno? É claro que Lula está agradecendo a quem está lutando contra o golpe, não a quem quer afastá-lo da disputa, apoiando o golpe por outras vias, dizendo-se de esquerda.
Alberto Jorge
27/07/2018 - 11h23
A dimensão de Lula é essa!
Lula é a encarnação dos valores e princípios Democráticos Universais.
Soube perder… e soube ganhar…
Respeitou as leis e seus algozes. Dramático!
A verdade se impõe perante os Canalhas.
Lula LIVRE e apto para disputar as próximas eleições presidenciais!
Força Lula!
Alan Cepile
27/07/2018 - 11h14
Ele tb agradece as mentiras que alguns blogs, supostamente de esquerda, estão contando dos outros candidatos da esquerda para influenciar a opinião pública?
Jonas
27/07/2018 - 11h19
Calma, jovem.
Pq essa arisques.
Lack Poll
27/07/2018 - 09h02
Miguel. Do fundo do seu coração, você acredita que essa carta foi escrita por Lula?
degas
27/07/2018 - 09h10
Podemos dizer que a carta é atribuída a ele.
Marcelo M
27/07/2018 - 10h00
Pack, claro que não foi escrita por ele. O Lula não tem competência para nada, e de tão insignificante que é, tão insignificante e minúsculo, que o Ministério Público, o Judiciário, os banqueiros, a grande mídia em peso e os homens do Tio Sam estão há anos ocupados com ele é não encontraram um meio de derrotá-lo. Já que é assim, a única saída que resta é colocar em dúvida sua capacidade, mas como? Questionando sua capacidade de escrever? Se isso for um trunfo, é melhor dar a idéia para o Moro, talvez seja o tiro de misericórdia no Lula.
JOÃO BATISTA
27/07/2018 - 10h58
Carte escrita por Luís Dulci.
ari
27/07/2018 - 11h05
Seu questionamento beira o ridículo. É óbvio que uma figura pública como o Lula ouve ponderações, submete o que pretende a terceiros e mesmo a redação de uma carta pode ser delegada a outro que tenha melhor estilo, por exemplo, como é comum em textos biográficos ou memórias. No entanto – e aqui está o fundamental – as ideias contidas no texto são, sem sombra de dúvidas dele, como são do papa as ideias e princípios contidos em seus discursos, embora obviamente ele não os redija todos, até mesmo por falta de tempo. No caso da carta de Lula, estamos falando de um documento para a história e ele seria irresponsável se não ouvisse seus conselheiros e acatasse pelo menos algumas de suas sugestões
JOÃO BATISTA
27/07/2018 - 13h14
Falta de tempo não é problema para Lula.
Sergio Sete
27/07/2018 - 16h00
Não é tempo o que lhe falta….
Lack Poll
27/07/2018 - 15h24
Lula ouvindo ponderações? De quem? Lula não ouve ninguém, meu caro. Ele se considera um deus e não ia pedir opinião a ninguém. Além do mais, ele está preso, não sabia? Ele pode até receber visitas mas não tantas a ponto de juntar meia dúzia para lhe “aconselhar” a escrever essa carta. Isso foi escrito aqui fora e levado para ele dar o aval. Preguiçoso como é, Lula aceitou e mandou publicar.
Vitor
27/07/2018 - 15h55
Lula só se considera um Deus pq existe uma horda de fiéis seguidores aos seus pés. É muito mais culpa da massa não pensante que dele. Pega o caso do Miguel, por exemplo, que ousou discordar do líder. É achincalhado todo dia por uma multidão furiosa ávida por lamber o saco do Lula…
Carcará
27/07/2018 - 11h14
O Miguel não te respondeu !!! É para ti aprender uma lição de equilíbrio seu intrigento de uma figa!
Francisco
27/07/2018 - 11h17
Cara, se toca!
‘Ghost writer’ é acessório político (não só) fundamental e universal.
PS: Em tempo que até Pokémon evolui, o que está a esperar?
Vitor
27/07/2018 - 13h04
Óbvio que não foi ele. Deve ter aprovado só e olhe lá…
Mas imagino que boa parte dos políticos fazem a mesma coisa!
Thiago Melo Teixeira
27/07/2018 - 13h42
Claro que não, Lula é Burro, Analfabeto, Comunista, Ladrão, Corrupto e deve ter pago alguém com dinheiro público para divulgar a carta em veículos de comunicação custeados com recursos desviados da saúde e Educação para perpetuar um projeto criminoso de poder.
JOÃO BATISTA
27/07/2018 - 17h07
Thiago,
divirta, se quiser, mas proponha.
Ofender é coisa de coxinha e/ou bolsominion.
Thiago Melo Teixeira
27/07/2018 - 18h37
Desculpe meu caro, mas eu pago o mal com o PIOR. Bobo-democracia não é comigo.
Nostradamus ( Consultores políticos e psicológicos )
27/07/2018 - 18h06
Nunca foi tão fácil diagnosticar um idiota ! Criatura! Um pouquinho só de alteridade é necessário para viver-se neste mundo. Ele não nasce e termina no círculo da tua barriga, no ponto do teu umbigo… Se você conseguisse sair de si, e em sã consciência olhasse para si, ouvisse a sua fala, enxergasse a sua escrita… quão horrorizado ficaria!… Santíssimo! Mas isso se você conseguisse. Quer tentar ? Sozinho, no silêncio do seu quarto…