Se João Doria tem um problema grave de rejeição em São Paulo, especialmente na capital, onde 55% dos eleitores afirmaram “não votar de jeito nenhum” no tucano, segundo o Ibope, o ex-presidente Lula carrega uma bola de chumbo ainda mais pesada junto à conservadora classe média paulista: entre eleitores com renda familiar superior a 5 salários, o percentual de rejeição a Lula chega a 58%.
Segundo o TSE, São Paulo atingiu este ano 33 milhões de eleitores (22% do eleitorado nacional). Isso significa que o eleitorado paulista de “classe média”, ou seja, que ganha mais de 5 salários, corresponde a 6,2 milhões de pessoas. É maior que a população da Noruega, que tem 5,2 milhões de habitantes.
Entre eleitores paulistas com ensino superior, os mesmos 58% declararam rejeição eleitoral ao ex-presidente. Jair Bolsonaro também tem elevada rejeição entre eleitores com ensino superior: 37%.
Segundo a base usada pelo Ibope, cerca de 30% dos eleitores paulistas tem curso superior, o que corresponde a 9,5 milhões de pessoas, quase a população da Suécia, que é de 9,9 milhões.
Na média geral, Lula tem rejeição de 43% em São Paulo, a maior de todos os candidatos.
O único candidato com rejeição próxima de Lula em São Paulo é Fernando Collor: 36% dos paulistas disseram não votar nele “de jeito nenhum”.
Jair Bolsonaro, um candidato cujos índices de rejeição estão crescendo rapidamente, tem 31% de rejeição em São Paulo. O segmento onde Bolsonaro tem mais rejeição no estado é justamente onde ele, até pouco tempo, tinha mais votos, entre jovens até 24 anos: hoje ele tem rejeição de 48% entre eleitores desta faixa etária.
A base social que ganha mais de 5 salários é grande em São Paulo. Segundo o Ibope, corresponde a cerca de 20% da população no estado. É maior que o número de eleitores com renda familiar até 1 salário mínimo, que correspondem, segundo o cálculo usado pelo Ibope, a 16% da população paulista.
É importante lembrar que essa renda de 5 salários é “familiar”: ou seja, se marido e mulher ganham 2,5 salários cada um, já fazem parte desse grupo. Não é exatamente uma “elite do dinheiro”.
O grupo mais pobre, até 1 salário de renda familiar, tradicionalmente, não rejeita tanto os políticos: nessa base, onde reside a força principal do ex-presidente, sua rejeição é a segunda maior, 26%, um número relativamente baixo, e atrás de Collor, que tem 32% de rejeição entre pobres paulistas.
***
Lula e São Paulo: uma relação de amor e ódio
Apesar de ser o mais rejeitado no estado, Lula lidera as intenções de voto, com 24%. O ex-presidente lidera em todas as regiões, capital, periferia e interior, mas o destaque maior vai para a capital, onde tem 27% das intenções, mais que o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro, que tem apenas 11% na capital.
A força de Bolsonaro permanece muito concentrada no eleitorado masculino, onde ele tem 24% dos votos, contra 26% de Lula. Entre mulheres, Lula tem mais que o dobro de votos de Bolsonaro: 22% X 10%.
Na estratificação por classe, a força de Lula está no eleitorado paulista mais pobre, com renda familiar até 1 salário, onde ele tem 34% dos votos, contra 5% de Bolsonaro.
Na faixa de renda superior, com famílias paulistas que ganham mais de 5 salários por mês, Lula ainda é forte, apesar de cair 17%, empatado com Alckmin, com 16%, e atrás apenas de Bolsonaro, que tem 23% nessa faixa.
***
Cenário sem Lula
Caso o ex-presidente não consiga registrar a sua candidatura, o principal herdeiro de seus votos, por enquanto, é Marina Silva, que cresce de 8% para 13%. A migração de votos lulistas para Marina fica nítida quando olhamos a estratificação por renda: Marina tem 10% dos votos dos eleitores com renda familiar até 1 salário, num cenário com Lula, e passa para 16% num cenário sem a presença do ex-presidente.
Fernando Haddad, possível substituto de Lula, tem apenas 4% entre famílias com renda de até 1 salário, mesmo percentual de Ciro Gomes (que tinha 2% nesta faixa, no cenário com Lula).
Os eleitores de Haddad estão muito concentrados na capital, onde ele atinge 7% do eleitorado; na periferia, porém, seu índice cai para 2%, e no interior, para 1%.
A ausência de Lula faz Boulos sair da marca dos 1%, e pontuar 2% na capital e entre famílias com renda superior a 5 salários.
Ciro Gomes vai a 6% em cenário sem Lula, e tem forte pontuação em alguns segmentos, empatando ou mesmo ultrapassando Bolsonaro.
Entre eleitores com renda familiar superior a 5 salários, Ciro marcou 11 pontos, superando Marina Silva, que tem 9 pontos. Ciro tem boa pontuação no interior de São Paulo, 7 pontos.
O candidato do PDT fica à frente de Bolsonaro em dois segmentos de baixa escolaridade: até 4ª série e até 8ª série, do ensino fundamental, onde ele pontua 6% e 10%, respectivamente, contra 5% e 9% de Bolsonaro. Haddad tem 3% dos votos de eleitores com formação até 4ª série e 0% dos eleitores que cursaram até a 8ª série.
Outro setor forte de Ciro é o eleitorado com mais de 55 anos, onde ele marcou 10 pontos, empatado com Bolsonaro, que tem 11 pontos. Haddad tem apenas 1% do eleitorado mais velho.
Bolsonaro, como sempre, tem um voto muito desequilibrado na questão de gênero. Em São Paulo, no cenário sem Lula, ele tem 10% do voto feminino. Marina e Ciro tem 9% e 7% entre as mulheres paulistas, respectivamente.
***
Conclusões
A pesquisa Ibope em São Paulo nos permite entender alguns pontos da sondagem nacional do mesmo instituto, também divulgada há pouco.
Por exemplo: por que Ciro Gomes não cresceu no Ibope?
O candidato do PDT tem aparecido muito nas redes sociais, de maneira que causou estranhamento, até por parte de seus adversários, que tivesse apenas 8% das intenções de voto no Ibope, nos cenários sem Lula, e 4%, nos cenários com a presença do ex-presidente. No Datafolha de algumas semanas antes, Ciro tinha 6% com Lula e 10% a 11% sem Lula.
As aparições de Ciro, porém, não tem chegado ainda ao eleitor de baixa renda. O eleitor mais pobre não assiste Roda Viva, não acompanha as sabatinas do UOL e da Jovem Pan, nem participa de polêmicas de twitter.
Apenas eleitores com renda familiar superior a 5 salários tem acompanhado as entrevistas, sabatinas e aparições públicas dos candidatos. É nesta faixa que Ciro tem crescido.
Para ilustrar essa observação: o último Datafolha estimou que Ciro Gomes (em cenário sem Lula) já tem 17% entre eleitores com renda entre 5 e 10 salários, consolidando um firme segundo lugar neste segmento, 6 pontos à frente de Marina Silva, que tem 11 pontos. Ciro pontuou, ainda segundo o Datafolha, 14% dos eleitores com renda familiar acima de 10 salários, contra apenas 3% de Marina.
Entre eleitores com mais de 60 anos, Ciro Gomes lidera o Datafolha, com 13%, acima de Bolsonaro (12%) e Marina (10%).
Homens & Mulheres
A pesquisa Ibope para São Paulo trouxe ainda uma tabela sobre o “interesse nas eleições”. Repare a diferença entre homens e mulheres. São dados muito interessantes, e que podemos generalizar para o país todo.
Enquanto 29% dos homens afirmaram não ter “nenhum interesse” nas eleições, um total de 42% das mulheres disseram a mesma coisa.
Isso confirma minha teoria de que o voto masculino antecipa tendência, porque as mulheres costumam se interessar pelos candidatos em datas mais próximas às eleições, e tendem a votar conforme sua classe social.
A teoria não é boa para o campo progressista, porque sinaliza que Bolsonaro pode estar mais forte do que parece. No último Ibope nacional, por exemplo, Bolsonaro tem 24% entre homens e 10% entre mulheres (cenário sem Lula).
Segundo essa teoria, Marina Silva, por sua vez, tenderia a cair. No Ibope nacional, Marina tem 10% entre homens, empatada com Ciro, que tem 9%.
No último Datafolha (nacional), Ciro e Marina estão empatados com 12% entre homens, bem consolidados num segundo lugar; Alckmin tem apenas 7% entre homens, na mesma pesquisa. Ainda no Datafolha, Bolsonaro tem 26% entre homens…
Rogerio Faria
07/07/2018 - 06h54
O grande erro de Getúlio Vargas foi não ter feito expurgo nas forças armadas paulistana e ter fuzilado toda a elite política-empresarial deste Estado após o movimento Constitucionalista.
As condenações foram apenas o banimento do Brasil, sendo que depois eles voltaram, e piores…
Até hoje pagamos por esse erro nas eleições nacionais.
Quanto ao Ciro, o “homem de Harvard”, não me inspira confiança, ainda pior quando ele veste a roupagem de esquerda.
Nina
06/07/2018 - 17h15
E você Miguel trabalhando CONTRA o Lula e o PT. Que vergonha…
https://jornalggn.com.br/blog/daniel-melo/sobre-a-candidatura-ciro-gomes-por-daniel-melo#.Wz5qf015-T8.facebook
Miguel do Rosário
07/07/2018 - 07h25
Sem frescuras, vai. Estou trabalhando contra ninguém.
RUI CESAR MARTINS LOYOLA
02/07/2018 - 18h53
PO MIGUEL O QUE JÁ ENCHEU O SACO É VOCE TODO DIA FORÇANDO A BARRA PARA QUE O PT DESISTA DE QUALQUER CANDIDATURA E ABRACE O CIRO. PARECE TORCEDOR BRASILEIRO CONTRA ARGENTINO NA COPA DO MUNDO. SE NÃO CONSEGUE SER IMPARCIAL , TIRA UMAS FÉRIAS , VAI VIAJAR SEM CELULAR QUE VAI FAZER BEM PRA VOCE.
foo
03/07/2018 - 04h08
Concordo.
O problema não é apoiar o Ciro, mas a insistência em dizer que a situação está ruim para o PT, que seria melhor desistir e “unificar” ao redor de Ciro Gomes.
O que Miguel do Rosário está conseguindo é caracterizar Ciro Gomes um antagonista de Lula e do PT (o que ele não é!).
De quebra, está perdendo a confiança de seus leitores cativos, com estas análises enviesadas onde recorta os piores pontos.
E a desculpa de que estaria de alguma forma alertando para os problemas não cola: se fosse isso ele teria muito mais material para “alertar” para os problemas da candidatura de Ciro, que seria mais honesto.
Basta olhar para o recorte contrário.
Sormani Irineu Ribeiro
03/07/2018 - 09h57
Com razão. Vergonhosa a forçação de barra do Miguel. Cara, que decepção com um cara que escreve tão bem e era, a tempos atrás, um bom ponto de vista esquerdista. Agora temos um fanático cirista panfletário disposto a arrancar as roupas em público pra provar que o Cirão da Massa é esquerdista e que o Lula tem que ser desistido das eleições pra “esquerrrda ganhar as eleições”. Só produz ressentimento dos eleitores de Lula com o Cirão do Tasso Jereissati.
Benoit
03/07/2018 - 14h15
Ô Sormani, voce poderia explicar porque voce pensa que o Ciro não é de esquerda? É que alguns candidatos de esquerda acreditam que o Ciro também seja de esquerda. Ele já fez parte de governos do PT. O programa dele é de esquerda. Acho que voce está abusando um bocado da inteligência das pessoas dizendo que o Ciro não é de esquerda.
Benoit
03/07/2018 - 14h12
Faz sentido que haja uma candidatura comum da esquerda de modo a diminuir os riscos de perder as eleições. O que voce tem contra isso? E por que não apoiar o Ciro? Há várias boas razões para apoiar o Ciro. Para avaliar a melhor decisão tem-se que analisar programas, dados de pesquisas de opinião, situações e acontecimentos recentes. O Miguel tem feito tudo isso cuidadosamente e acredito que a opinião dele tenha mais fundamento do que a das pessoas reclamando de tudo de um modo histérico, até mesmo de títulos de artigos que não fazem mais do que reproduzir o resultado de pesquisas de opiniãop pública. Por que voce não vai tentar convencer as pessoas a não votar no Bolsonaro em vez de ficar reclamando de tudo? É perda de energia ficar gritando contra candidatos de esquerda em vez de enfrentar os candidatos de direita. Não pensar também é perda de tempo e pode ter maus resultados.
humberto
02/07/2018 - 18h02
Me surprendo de maneira positiva ao saber que o Lula na classe media paulistana,nao é rejeitado por 40por cento de seus componentes.Para mim a rejeiçao seria até maior
humberto
02/07/2018 - 18h00
Miguel do Rosário,por que o Ciro?Sem ser ele a oposiçao democratizante não teria outro nome?Você
está exagerando.Ele pode ser até um nome,mas não é o único,não se pode examinar outros?Que o perfil
que você acha que um candidato democratizante tem de ter.?A direitona.na campanha não exploraria
certa passado bem oligarca do Ciro,acusando-o
de incoerencia e oportunismo e assim o desgastando?Outro problema em relaçao ao Ciro é o PDT.
Na melhor das hipóteses é um aglomerado de pessoas de diversas tendencias políticas e isto já no tempo do Brizola.Depois,piorou.Tem gente que apoiou a queda da Dilma.Acho que em relaçao ao PDT o Brizola fazia dele um partido para apoiar projeto democratizante,tenho muitas duvidas em relaçâo ao Ciro quanto a isto.Ele nao tem o controle do PDT como o Brizola tinha.
Benoit
03/07/2018 - 14h19
Humberto, é claro que a direita vai atacar o Ciro no momento oportuno, assim como a esquerda tem criticado um candidato da direita intragável, o Bolsonaro (e também os outros candidatos de direita). Mas isso não é razão para desistir de uma candidatura e das eleições. Quanto a outros candidatos de esquerda, acho que eles têm sido mencionados mais ou menos na medida em que haja o que relatar e discutir acerca deles. No momento o Ciro é o que tem se projetado mais e por isso é natural que se fale dele.
Régis
02/07/2018 - 15h11
Lula, é tão rejeitado pela classe média coxinha batedora de panela e penico que eles o deixam preso com medo dele concorrer. Mais desonesto é esse título da matéria querendo desmerecer Lula sem ao menos deixa lo livre para o embate eleitoral. Tudo é válido para favorecer esse Ciro que é só mais um candidato covarde de concorrer com Lula.
Lula não irá concorrer porque golpistas e covardes o temem nas eleições 2018.
Brasileiro da Silva
02/07/2018 - 15h34
Ele não irá concorrer porque é condenado em 2ª instância por crime de de corrupção. Só isso. O resto que vc escreveu, é choro. E o choro é livre.
Francisco
02/07/2018 - 18h27
“Só isso”, não!
Esqueceu-se que, ‘por ato de ofício indeterminado’ e ‘atribuição de bem’, expressos na sentença, que de quebra registra que nada tem a ver com os alegados contratos da Petrobras, parte da acusação da Procuradoria Federal e estando claro que as delações premiadas, em que baseia-se, não são acompanhadas de prova, apenas testemunhos de condenados, a serem soltos, conforme prática ‘lavajateira’, após delatarem Lula.
Mas sabe como que é, sempre é tempo de provar-se, e portanto como cravas culpado, interessante seria encaminhar as provas que certamente detém, para ser tão afirmativo, as ‘competentes autoridades lavajateiras’, que agradeceriam e muito, pois está muito difícil sustentar a sentença do processo, ‘ao correr da pena’, com o nada que lá se registra.
Brasileiro da Silva
02/07/2018 - 20h30
Use seu farto conhecimento jurídico e auxilie o Zanin. Mas até lá, ele é só mais um corrupto condenado. O resto é choro.
Francisco
03/07/2018 - 01h34
Cara, espero que o lixo nazista que transpira seja de apoiador de bolsonazi vagando perdido no blog do Miguel, caso seja ‘apoiador de Ciro’, o que não acredito, aí sai de baixo e Miguel que preocupe-se com personagens deletérias atraídas ‘jogando contra’, como tu.
Régis
02/07/2018 - 20h51
Justiça seletiva não é justiça. O que temos é uma justiça nazista que seleciona políticos nacionalistas para prender e arquiva processos contra políticos entreguistas. É tudo que interesses estrangeiros querem. Quem apoia isso e mora no Brasil, ou é tonto ou muito ingênuo mesmo.
Brasileiro da Silva
02/07/2018 - 20h58
Mais um chorando. Conforme-se/; Lula esta fora da eleição porque é corrupto condenado. Não é tão difícil assim de entender.
Régis
02/07/2018 - 21h17
Não é choro, é indignação contra a injustiça, contra a covardia e o entreguismo. Cadê os corruptos do PSDB e MDB? Todos soltos e com processos sendo adiados ou arquivados. Se esse é o senso de justiça que você têm, então meus pêsames.
Brasileiro da Silva
02/07/2018 - 21h20
Não. Essa é a noção que o sistema judiciário tem no país. Em 13 anos de poder, o PT nunca tentou acabar com o foro privilegiado. Por que será?
Anonymous
02/07/2018 - 21h06
Bananeiro da silva, você sabe muito bem das trapaças dessa quadrilha a jato, se finge de inocente e posa de gostoso.
Gente como você não se discute, se manda TOMAR NO CU. Pode ir.
Fui.
Brasileiro da Silva
02/07/2018 - 21h10
Sua resposta combina bem com seu nível. Falta de argumento, frases prontas, copia e cola. Vá chorar na cama. Boa noite.
Anonymous
02/07/2018 - 22h27
Ih, é freguês. Quer bis, então tá.
VAI TOMAR NO CU KKKK
Brasileiro da Silva
02/07/2018 - 23h49
Sim. Sou freguês. Vou sempre tomar no c* das vacas da sua família. Afinal, é barato. Nada que 15 contos não paguem. E ainda te ajudo.
Anonymous
03/07/2018 - 22h31
Ainda por aqui animal?
Que dizia que tinha nível e etc?
Só um provocador de bosta como eu imaginei desde o começo.
Se revelou, otário.
Por fim…
VAI TOMAR NO CU KKKKK
Francisco
02/07/2018 - 14h59
Ô, Miguel, tenha dó dos viciados em só, pensar.
Daqui a pouco vai ter post informando que Lula é rejeitado por 100% dos sócios no Harmonia.
Tenha a santa paciência e aceita que dói menos, a pesquisa IBOPE para o Estado de São Paulo, encomendada pela BAND, deu Ciro com os cristalizados 4% também no reino dos golpistas, com Lula crescendo e liderando com 24%, onde é mais rejeitado, Bolsonazi descendo para 17%, Alckmin empacado em 13%, todos à frente do seu neo candidato solução (só se for soluço grande).
Deixa dessa conversa mole que Lula não será candidato, pois Lula será candidato de qualquer forma e se preciso for, através de um indicado, com as pesquisas internas (não divulgadas) de tudo quanto é interessado nas eleições de 2018 escancarando que pesquisando-se com a opção, “candidato indicado por Lula”, o indicado passa à frente de todos e vence a porfia, dando ‘snooker de bico’ na legalização do golpe. Daí o desespero e a agitação no campo golpistas, sobretudo nas instituições, jurídicas e mídiáticas.
Sarta de banda, Miguel, antes que seja tarde e acabe perdendo a credibilidade, seu maior patrimônio, de vez.
foo
02/07/2018 - 18h00
“Tenha a santa paciência e aceita que dói menos, a pesquisa IBOPE para o Estado de São Paulo, encomendada pela BAND, deu Ciro com os cristalizados 4%”
Mas o Ciro atingiu incríveis 11% na classe média paulista!
O que explica o súbito destaque do blog para este segmento.
Thiago Melo Teixeira
02/07/2018 - 14h09
Eu quero que a Classe Mérdia paulista se dane.
ALBERT FANON
02/07/2018 - 13h58
Como se os paulistas soubessem votar…..inundaram de votosTiririca e o patife evanjegue Feliciano – um entrou só para “se arrumar”, como ele mesmo admitiu, com nenhum projeto em seu mandato e o outro é um mega-falcatrua.
Douglas
02/07/2018 - 11h14
Tá ficando feio o papel de garoto propaganda de Ciro Gomes…
Alcidimar
02/07/2018 - 11h28
Bem verdade.
Reginaldo Gomes
02/07/2018 - 10h48
Depois da eleição do presidente Lula , no baile que vai ter no cafezinho, nóis vai tocar ao vivo aquela música da antiga do Roupa Nova, que a letra original era mais ou menos assim:
“Foi numa festa, gelo e ”’LULA LIVRE””
E na vitrola Whisky a Go Go
À meia luz o som do Johnny Rivers
Aquele tempo que você sonhou””
Presidente Lula sempre foi uma das maiores fontes de inspiração do rock and roll nacional
FLVP
02/07/2018 - 10h22
Diante de uma rejeição tão alta é o caso de se perguntar sobre a qualidade dos eleitos por São Paulo. Verificando-as, certamente, o senhor saberá dos reais motivos de LULA ter uma rejeição tão alta.
Bene
02/07/2018 - 10h19
Ficaria preocupado se ele tivesse 60%de apoio aqui no Tucanistao,então ele seria Psdb
Esmeraldo Cabreira
02/07/2018 - 10h26
NEM TIVE A IDIOTIA DE LER O ARTIGO… LIXO PURO EM ESTADO LÍQUIDO!
DIZER QUE LULA TEM “APENAS” 40% DE 10% DAS FAMÍLIAS QUE RECEBEM MAIS QUE CINCO SALÁRIOS MÍNIMOS DE “SUM PAULO” MOSTRA O DESPREPARO DO AUTOR…
SUM POULO NÃO É BRASIL……….
Sergio Sete
02/07/2018 - 14h08
São Paulo não é o Brasil, isso é bem uma verdade Esmeraldo.
Mas sem São Paulo, o Brasil certamente penaria muito economicamente, educacionalmente, culturalmente e politicamente.
E é São Paulo que, no final das contas, pode eleger ou derrubar um candidato… então respeitar paulistas é de bom tom.
Aliança Nacional Libertadora
02/07/2018 - 19h14
Bom Tom? Respeitar o Tucanistão de 30 anos? O Tiriricastão? O Estado que depois de muito tempo terá segundo turno entre a galera do Temer e a galera do Dória? O berço do coxinhaço? Respeitar com CPI´s e investigações contra o tucanato que são arquivadas em série, impostos mais caros do país e ainda um governo que geriu e protege como um filho o PCC.
Laerthe Jr.
02/07/2018 - 10h00
Também costumava ler o que escrevia o Miguel, mas depois que ele virou Cirominion, tá difícil…
Sempre Voltaço
02/07/2018 - 09h12
Por favor alguém me responda:
Se Lula tem grande rejeição, então porque não deixa o homem concorrer a eleição presidencial?
Por favor não me venha falar que ele é um condenado, ficha suja, e blá..blá..blá..
Brasileiro da Silva
02/07/2018 - 10h01
Por que rejeição ou intenção de voto não cancela a condenação por corrupção. Precisa desenhar?
Ediverte
02/07/2018 - 08h07
Parabéns Miguel!
É muita rejeição, tem q ser levada em conta. Ideia do PT de manter a luta judicial pode sim ajudar lula ou um indicado por ele para a disputa presidencial,as na verdade o único interesse e eleger candidatos nas proporcionais, sem falar q está estratégia pode sim eleger bonsonaro!
stalingrado Lula da Silva
02/07/2018 - 06h52
Se Lula fosse aprovado pela classe média paulista teríamos um problema grave de psicose. Como o PSDB governaria São Paulo por tanto tempo?
Esta é uma não notícia de Miguel querendo emplacar Ciro Jeirissati.
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder!
Álvaro
02/07/2018 - 03h58
A classe média paulista é golpista e não representa o Brasil. Graças a Deus. Lula livre e a esquerda unida elegendo um presidente progressista será a derrota desses viralatas e falsos brasileiros
Raquel
02/07/2018 - 02h18
Aqui foi instituído a lei da mordaça estilo Organizações Globo??? Se te incomodada algumas opiniões, faça como Paulo Henrique Amorim, exclua os comentários e fique com suas analises e convicções. Melhor assim do que a censura. Ta batendo o desespero????
Raquel
02/07/2018 - 02h11
O blogue Cafezinho do Ciro está forçando tanto a barra que a resistência ao candidato 4% só aumenta , inevitavelmente isso será refletido ao blogueiro. Quando passar a eleição, Ciro certamente não será eleito, O Cafezinhol será de quem????
Miguel do Rosário
02/07/2018 - 13h04
Hehehe O Cafezinho continuará sendo do Cafezinho, como sempre foi. Ou você acha que ele algum dia pertenceu a alguém?
João Pinto
02/07/2018 - 14h14
Miguel, a minha decepção pode não significar nada pra você ou para o Cafezinho, mas você deve saber bem quantos ex-seguidores criou desde que enveredou por esse caminho patético de tentar empurrar o Ciro para um público pensante. O Cafezinho tem usado as táticas de manipulação e distorção do pig. Está muito rídículo, não é possível que não perceba que está tratando leitores respeitáveis como idiotas; com desrespeito até. Você jogou na merda um trabalho admirável de anos. O que houve?!
PS: Ainda sobrou meu reconhecimento pelo espírito democrático do blog, que não censura os comentários negativos.
Alan Cepile
02/07/2018 - 00h21
Lula tem 60% de rejeição e a culpa é do Miguel do Rosário… rsrsrsrsr
Flavio Luiz Sartori
01/07/2018 - 22h58
Miguel do Rosário, esta sua notícia é tão importante no atual contexto quanto o avistamento de um “chupa cabras” …
Miguel do Rosário
02/07/2018 - 13h04
Ué, não é importante saber os desafios a serem superados?
foo
02/07/2018 - 13h33
Conquistar estes 4% é um não-problema. Melhor se concentrar nos outros 96%, dos quais Lula já tem a maioria.
E quando o momento chegar (pois não nos iludimos com a Justiça), o candidato do PT vai para o segundo turno com o apoio do Lula.
Até lá, é Lula Livre, Lula Inocente, Lula Presidente!
Sergio Sete
02/07/2018 - 14h09
“Melhor se concentrar nos outros 96%, dos quais Lula já tem a maioria.”
Maioria inútil, já que o presidiário não será candidato por força de lei.
Patrice L
01/07/2018 - 22h21
Acho que vale uma pesquisa sobre o poder do Cafezinho de transferir votos do Lula para o Ciro. A meu ver, quase nenhum. Miguel tem voltado a sua inteligência e os seus melhores esforços à parir argumentos fracos e contraditórios. Um dos mais frágeis, repetitivamente frágil, é o de que ao Ciro “mais à esquerda do que o PT” será possível governar e ao Lula, não. Outra coisa que me espanta é o respeitável Miguel tomando um caminho que poderá não ter volta junto aos seus sinceros leitores. Eles estão, já com enorme frequência, sendo convidados a acreditar que as perspectivas eleitorais do Ciro são melhores do que as do Lula ou as do seu poste. Quando é o contrário. Sabidamente, o contrário. Infelizmente, mostra-se correta a crítica de leitores de que o Cafezinho tem pinçado e editado coisas para provar a sua tese, que é puro wishful thinking. Espero que o Miguel reflita e reveja. O Tijolaco diz – e concordo – que não há imprensa isenta, mas há limites sobre expressar e militar pela vitória dos seus e das suas posições. Miguel, vc está se perdendo!
Benoit
02/07/2018 - 06h09
O que voce diz tem muito pouco a ver com a realidade. Não interessa a quem do PT o Lula pode transferir votos porque não existe ninguém a quem o Lula possa transferir os votos. Existe uma candidatura declarada de um político que já fez parte de governos do PT e que tem um programa de esquerda, o Ciro Gomes. Alguns candidatos da esquerda falam da possibilidade de apoiar o Ciro. É até agora a candidatura de esquerda mais viável. E ao que parece ele não vai renunciar à candidatura dele. Isso é a realidade.
O que é que o PT pode fazer? Ele poderia ver que o Ciro é o melhor candidato no momento e apoiar o Ciro. O Nelson Mandela ou o Corbyn poderiam, é claro, ser ainda muito melhores do que o Ciro. O problema é que nenhum deles estão disponíveis para uma candidatura a presidente do Brasil. Eles estão ocupados com coisas mais interessantes e nós temos que ir com o Ciro mesmo. O Ciro ocupou a cadeira vaga. O PT pode começar a espernear como uma criança contrariada ou pode tentar colaborar com o Ciro reconhecendo que ele tem boas chances e que ele representa um projeto comum. Ou o PT pode tentar cortar o pé da cadeira, o que seria um ato de vandalismo e significaria que as esquerdas perderiam as eleições, perderiam a credibilidade e perderiam até mesmo a derrota eleitoral graças à colaboração do PT. Então essa é a realidade. O que adianta para a esquerda é agir de um modo racional e se preparar para uma campanha dura. Não adianta ficar sonhando com transferências ou transubstanciações místicas de votos porque isso não funciona na política.
É claro que não podemos prever tudo, que há coisas imponderáveis. Mesmo assim é importante nos basearmos em análises cuidadosas da situação e nos prepararmos para o que puder vir a acontecer. Não é o que voce está fazendo, Patrice.
foo
02/07/2018 - 13h38
“Ciro. É até agora a candidatura de esquerda mais viável.”
Mais viável se você desconsiderar que o candidato do PT — seja ele quem for — estará no segundo turno.
Então, Ciro só é viável mesmo se o candidato do PT desistir, ou se ele conquistar a outra vaga.
Mas parece que, ao invés de lutar pela outra vaga, esse blog defende a desistência do PT.
O que não vai acontecer.
Sub. Com.
01/07/2018 - 22h01
https://pbs.twimg.com/media/DhDXvZUXkAAzP3R.jpg
helio
01/07/2018 - 20h52
Miguel, São Paulo sempre rejeitou Lula e o PT. Não será este o motivo para não votarmos no “velhinho”, o cara que deu independência e fez o país crescer para todos.
Maurício Rubem
01/07/2018 - 20h39
Caro Miguel, sempre apreciei seus comentários e continuarei a fazê-lo, porém nessa sua análise sobre a pesquisa do IBOPE você forçou uma barra. Nada contra sua posição em relação à apoiar a candidatura Ciro. Meu filho mais velho faz análise parecida com a sua, porém o PT não deve e não vai abrir mão da candidatura LULA, pois ao contrário do que diz Ciro, eleição sem Lula é fajuta. O Ciro que é jovem espere a sua vez. Lula Presidente!
Benoit
02/07/2018 - 06h19
A eleição pode ser fajuta. Acontece que é através das eleições que se vai escolher um presidente para o Brasil durante os próximos anos. Para o Brasil e para o próximo presidente não vai importar nada se as eleições tiverem sido mais ou menos fajutas. A única coisa que vai interessar é o resultado das eleições. E quem ganhar vai ser o presidente, mesmo que as eleições sejam fajutas. Por isso o fato de as eleições serem fajutas não importa muito, o que importa é quem vai ser o presidente. Eu prefiro que seja alguém que possa fazer algo pelo Brasil.
Moésio Pereira
01/07/2018 - 20h25
Quanto mais o Cafezinho faz campanha anti-Lula, mais eu me convenço em não votar em Ciro de jeito nenhum. Da minha parte, o blog está perdendo credibilidade. Lamentável.
Benoit
02/07/2018 - 06h14
Onde é que voce viu uma campanha anti-Lula? Eu não vi em lugar nenhum. Acontece que há eleições e seria bom que a esquerda apoie um candidato comum de modo a ter chances melhores de ganhar as eleições. Por que na sua opinião não se pode cogitar em apoiar o Ciro que é um candidato próximo ao Lula, com um programa próximo ao programa do PT?
foo
02/07/2018 - 17h44
A esquerda vai apoiar um candidato comum – no segundo turno.
O problema, para o Ciro, é que a vaga dele não está garantida.
Aí vem o Miguel com esse papinho de que está difícil para o PT, seria melhor desistir… esse tipo de conselho que só beneficia aos seus, soa um tanto falso.
Benoit
03/07/2018 - 05h54
Existem argumentos a favor de uma candidatura comum da esquerda. Ao contrário do que voce diz, é possível que nenhum candidato de esquerda chegue ao segundo turno, em primeiro lugar um candidato do PT. Os argumentos a favor de uma candidatura comum são baseados em análises cuidadosas de dados e não em desejos, caprichos, especulações. Além do mais, não importa somente ganhar as eleições, mas também poder governar bem. É possível que um candidato com toda a experiência do Ciro e com menos rejeição pudesse governar melhor do que outros candidatos.
Mané
01/07/2018 - 19h20
Normal que o Lula tenha esta rejeição ,sendo esquartejado em praça pública ,seus membros expostos no Morumbi e Jardins , e arrastado no J. Nacional todas as noites.
O horário nobre da tv ,é a hora esperada pela classe média e alta ,e festejada entre taças de champanhe e vinhos importados . Fumam charutos cubanos(comunistas) ,e fraque e cartola ,e ainda agradecem ao Bonner e a Miriam ,dizendo ¨ boa noite e muito obrigado¨.
Agora ,cá prá nós – o cafezinho virou o beiço???
Railton Melo
01/07/2018 - 18h33
O cafezinho é o Fachin dos blogs de esquerda
Ajsbuarque@ig.com
01/07/2018 - 17h18
Ciro Gomes vacilou na Defesa da Democracia ao adotar um discurso tímido contra as arbitrariedades cometidas contra o direito do cidadão Luís Inácio Lula da Silva!
Quando tentou dizer algo favorável à Lula sempre foi de forma discreta e com menções aos erros de Lula e do PT.
Não irá ter o apoio dos petistas. Portanto não chegará sequer no segundo turno das eleições presidenciais.
O candidato indicado por Lula irá ao segundo turno disputar com Bolsonaro. Daí Ciro Gomes também não irá apoiar o PT!
Alguém discorda?
Miguel do Rosário
02/07/2018 - 13h07
Todas as pesquisas indicam que o principal candidato apoiado pelos petistas é Ciro Gomes. E é claro que ele apoiará seja quem for contra Bolsonaro.
Nostradamus
02/07/2018 - 14h09
Companheiro! Agora ficou claríssima a sua gozação: Ciro ser o candidato mais apoiado pelos petistas.
Alexandre Neres
01/07/2018 - 16h04
Mais uma miguelada, digna do PIG. Um primeiro lugar disparado no antro do coxismo vira uma rejeição monstra em meio a uma classe média marchadeira. Nem Folha nem Estadão conseguiram dar antes esta roupagem à notícia alvissareira escondida por detrás deste invólucro. Qual o percentual do Ciro no estado natal mesmo? Sem mais.
foo
01/07/2018 - 15h10
“o ex-presidente Lula carrega uma bola de chumbo ainda mais pesada junto à conservadora classe média Paulista”
De novo fatiando os dados para corroborar sua tese?
Não basta selecionar São Paulo, estado historicamente tucano. Não. Você seleciona, dentro deste estado, a faixa mais conservadora.
Ora, eles são menos de 4% dos eleitores nacionais. Se o Lula for rejeitado por metade deles, isso dá 2% de rejeição – um erro estatístico.
Por que se concentrar neste ruído, é não analisar a maioria que está com Lula – mesmo em São Paulo, o mais tucano dos Estados?
foo
01/07/2018 - 15h24
“Entre eleitores com renda familiar superior a 5 salários, Ciro marcou 11 pontos, superando Marina Silva, que tem 9 pontos. Ciro tem boa pontuação no interior de São Paulo, 7 pontos.”
Tá explicado.
Ciro marcou 11 pontos numa fatia inferior a 4% dos eleitores nacionais (ou seja, 0.4% do eleitorado nacional).
Por isso você escolheu este recorte absolutamente minoritário.
Benoit
02/07/2018 - 06h32
Voce não acha relevante falar das tendências eleitorais da classe média paulista só porque essas tendências desagradam voce? Voce não acha bom ter uma ideia acerca do pensamento da classe média paulista que deve ser de longe a maior do Brasil todo? Todo mundo sabe que existem outros eleitores pelo Brasil afora, além da classe média paulista. Isso não foi uma descoberta sua genial. Mas não é possível que as tendências da classe média paulista sejam um reflexo das tendências nacionais da classe média? E a classe média não tem importância enquanto grupo eleitoral? O que é então que tem importância para voce, se voce acha que os resultados divulgados de pesquisas não interessam a voce? Talvez o blog pudesse fazer um post só para voce com resultados que agradem a voce. Por exemplo: “Pesquisa de opinião pública entre os 5 habitantes do número 37 da Rua Paulistada revela que 100% dos eleitores desse endereço vão votar no Lula, quer o Lula seja candidato ou não”. Voce está contente agora? Voce vai abrir agora a garrafa de champanhe depois que eu divulguei resultados que agradam a voce?
foo
02/07/2018 - 17h53
A classe média de São Paulo é irrelevante na medida em que já tem a cabeça feita.
Isso se traduz em menos de 4% do eleitorado brasileiro que não votará, jamais, no Lula e no PT.
O que não tem remédio, remediado está. Melhor concentrar esforços nos outros 96%.
Ou melhor ainda : nos 17% que faltam, uma vez que o Lula já tem 33%.
Marina
01/07/2018 - 15h10
Que grande constatação! Seria até uma aberraçāo se classe média paulistana, reacionária ao extremo, aprovasse o Lula. Diante desse achado acho que o Ciro deveria investir nesse” nicho” que combina com o candidato que busca apoio nos segmentos que odeiam o Lula. Ele já se manifestou que, se eleito, nāo concederá indulto ao Lula, isto é, o manterá na prisão até que seja octogenário. Se inocente o azar é dele. Assim, agora é meio caminho andado para ser recebido de braços abertos pela massa cheirosa paulistana. Vá em frente Ciro! O futuro te espera.
JOAO BATISTA
01/07/2018 - 16h42
Ciro é seu fetiche?
Leandro_O
01/07/2018 - 14h31
Miguel, diz um dos mandamentos de certa religião: conciliação política é monopólio do PT; o resto é golpe.
JOAO BATISTA
01/07/2018 - 14h06
Petista acha feio tudo o que não é espelho.
joao sigrist
01/07/2018 - 13h20
Pelo jeito o Miguel esta querendo erguer a candidatura Ciro e portanto precisa fazer como a grande midiota e ver a metade do copo vazio.Lula e o PT sempre tiveram dificuldades em SP e nem por isso ganharam 4 eleiçoes e Ciro ate agora ganhou o que no Brasil.
JOAO BATISTA
01/07/2018 - 16h49
Ciro ten seus direitos políticos plenos, é candidato e vai continuar apresentando suas ideias, propostas e compromissos para melhorar as condições de vida de todos os brasileiros.
Ouvidos os candidatos, a sociedade decidirá o que deseja para os quatro próximos anos.
Simples.
Fábio Ribeiro
01/07/2018 - 18h52
Concordo João Batista, é isso mesmo, só não concordo com um recorte de pesquisa, com chamada tipo PIG, para desclassificar quem mesmo preso, com uma campanha de agressão pelos meios de comunicação golpista, continua na liderança com folga nas pesquisas de opinião pública. Respeito sua opção pelo Ciro e desejo sorte em seus anseios que acredito democráticos e de justiça social, mas vamos fazer o combate de idéias sem manipular a realidade dos números de pesquisa, que por sinal nem são definitivas, apenas mostram o momento. Com respeito ao pensamento contrário deixo meus votos de façamos o debate democrático. LULA LIVRE
Benoit
02/07/2018 - 06h39
Fábio, se as pesquisas de opinião pública relativas às próximas eleições não agradam a voce, por que voce lê artigos sobre esse assunto? Há pessoas para as quais todos esses resultados dessas pesquisas são interessantes e por isso elas vão ler os artigos sobre o assunto, mas ninguém é obrigado a ler artigos sobre assuntos que não interessam a ela. Caso voce possa analisar melhor os dados das pesquisas, por que voce não escreve um comentário fazendo uma interpretação sua desses dados?
Fábio Ribeiro
02/07/2018 - 09h34
BENOIT, ao contrário, me agradou e muito a pesquisa, discordo do recorte feito pelo Miguel, mas esse sentimento de ouvir/ler a opinião contrária é um exercício de democracia, desculpe eu sei que você sabe disso, por isso mesmo vou continuar lendo O Cafezinho, pois sei da seriedade do Miguel, não consigo ler é o site “o antagonista ” . Vou tentar depois com mais tempo fazer uma análise da pesquisa se isto lhe agrada, embora penso que ler e refletir junto com competentes analista como o editor deste blog seja o máximo que minha capacidade possa atingir. No mais, num país tomado por ódio e sectarismo, rogo pelo debate democrático de idéias sem ataques que não ajudam em nada sairmos deste caos que estamos vivendo. Saudações democráticas. LULA LIVRE!
Luis Castro
01/07/2018 - 12h55
A quem interessa divulgar a rejeição de Lula em São Paulo? Qual a novidade dessa noticia? Lula quando nadava de braçadas perdeu em São Paulo, colégio eleitoral da direita, mas ganhou na maioria do Brasil e foi eleito e reeleito presidente.
gN
01/07/2018 - 12h48
Pq será q o candidato do PT ao Governo de SP esta em 5º…?
foo
02/07/2018 - 04h47
Primeiro, porque São Paulo é o estado mais tucano do Brasil.
Segundo, por que ele não é conhecido pela grande maioria do eleitorado.
Quando ele se tornar conhecido, poderá chegar ao segundo lugar.
Vai ser difícil vencer os tucanos no tucanistão — não há nenhuma novidade nisso.
Gabriel Soares
01/07/2018 - 12h45
Engraçado Miguel qualquer análise que você fizer que não for favorável à pt você vai receber crítica é assim que fonciona no Pt o bom o correto é só o pt
foo
02/07/2018 - 03h08
Bom e correto é não brigar com os fatos.
A pesquisa indica liderança de Lula no estado mais tucano do Brasil; o que Miguel faz? Recorta a parcela mais conservadora, absolutamente minoritária, e tasca uma manchete negativa par
Não por coincidência, Ciro vai um pouco melhor nessa pequena fatia do eleitorado.
Nilson Moura Messias
01/07/2018 - 12h00
O cafezinho do Ciro, o editor, Ciro, seus assessores são ridículos. Teve um assessor que falou: “O DEM não é direita. São empreendedores regionais” kkkkkkkk Esperando o cafezinho do Ciro, reproduzir a matéria e o editor fazer os malabarismos para ratificar a afirmação.
Miguel do Rosário
01/07/2018 - 12h03
Estou ficando de saco cheio desses peteminions. O que eu tenho a ver com o que diz o Mangabeira Unger?
Gabriel Soares
01/07/2018 - 12h49
Miguel você é grande profissional tá de parabéns
JC
01/07/2018 - 12h54
Bonito é o deputado Wadih Damous, por quem nutro admiração, me soltar a pérola: “nesse momento, Gilmar Mendes é nosso aliado”. Ah, a política…
Moésio Pereira
01/07/2018 - 20h34
E por falar em ataques ad hominem, lá vem um neologismo: “peteminions”. Interessante.
Marcos
01/07/2018 - 14h03
kkk, cara o Lula foi beijar a mão do Maluf, se aliou ao Temer, Jucá, Renan, Cabral e outras tranqueiras e vc vem criticar o Ciro???? Haja óleo de peroba na sua cara de pau!!!!!
ari
01/07/2018 - 22h01
Cara, tudo é uma questão de cenário. Nos anos 30, Mao aliou-se a seu inimigo, Chiang Kai Tchek para expulsar os invasores japoneses. Depois voltaram a se guerrear. Porque um partido e um candidato que tem a grande preferência do eleitorado vai ser vice de um Ciro da vida?
devanir marchioli
02/07/2018 - 08h17
Qual é a lógica da sua comparação?????? primeiro você uma coisa e depois outra…. Véio troca de fornecedor, que essa droga que está usando está batizada kakakakakakakakakakakakakak
Helter
01/07/2018 - 11h42
É, mas nenhum outro candidato foi massacrado pelo jornal nacional todos os dias durante 30 minutos dedicados so a explodir a imagem do Lula nesses 4 anos.
E quantos eleitores sao da classe media paulista, talvez, com muita boa vontade 1 milhao de pessoas e olhe la, a maioria é pobre.
Vc vai morrer abraçado com o Ciro Gomes. O PT tem opçoes melhores que o Ciro, e o Ciro está muito abaixo nas pesquisas para atacar o Lula. Fica evidente nas pesquisas que o povo nao simpatiza com o Ciro e que esta sendo uma tatica equivocada atacar lula.
Miguel do Rosário
01/07/2018 - 11h44
Helter, pare de frescuras e de ataques ad hominem. Leia o segundo parágrafo do post:
“Segundo o TSE, São Paulo atingiu este ano 33 milhões de eleitores (22% do eleitorado nacional). Isso significa que o eleitorado paulista de “classe média”, ou seja, que ganha mais de 5 salários, corresponde a 6,2 milhões de pessoas. É maior que a população da Noruega, que tem 5,2 milhões de habitantes.”
Não vou “morrer abraçado” com ninguém. Estou só fazendo uma análise política. Deixe de ser sectário!
Dio
01/07/2018 - 17h17
Vou espremer os números um pouco mais e ver o que eles nos dizem.
60% de 6,2mi de pessoas dá 3,72mi de pessoas. Numa população de 22mi, 3,72mi representa 17%. Podemos pensar nesse número como a rejeição real de lula no estado mais coxinha do brasil.
Nostradamus
01/07/2018 - 20h39
Vejo se aproximar a hora da vingança… 54 milhões!!! Tiro e queda!!!
Raquel
02/07/2018 - 02h03
No inicio o Miguel do Ciro respondia aos comentários assim, estilo paz e amor, tentando cativar e convencer os seus leitores a aceitarem suas teses sobre o candidato 4% e daí conseguir uns votinhos. Vendo que a resistência só aumenta, resolveu tirar a máscara e assumir o estilo grosseirāo Ciro Gomes. Kkkkkkkkkoooooooo
Alcidimar
02/07/2018 - 11h31
Bem observado.
Alcidimar
02/07/2018 - 11h34
Tem nada, não.
Você não é o primeiro dos traidores da causa.