STF arreganha os dentes para Lula

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

As últimas decisões do STF mantêm Lula preso até depois de agosto, quando se poderá, ou não, julgar seu recurso por liberdade. A presidente da corte, Carmen Lucia, divulgou hoje a pauta das votações para agosto, e não incluiu nada relativo ao ex-presidente.

O relator do recurso de Lula será o ministro Alexandre de Moraes, indicado por Michel Temer após a morte de Teori Zavaski num acidente aéreo. A escolha de Moraes foi por sorteio, e não foi boa para Lula, porque Moraes é aliado da Lava Jato e hostil a Lula.

A data limite para se pedir o registro de candidaturas é 15 de agosto.

O ministro Edson Fachin sinalizou ainda que irá julgar a questão da inelegibilidade de Lula antes disso, aproveitando-se do que parece ter sido um deslize da defesa do ex-presidente, que incluiu num de seus recursos, mesmo que de forma inteiramente lateral, essa questão. Alguns órgãos de imprensa estão divulgando que Fachin deu 5 dias para a defesa de Lula responda se quer ou não quer o STF discuta agora a questão da inelegibilidade.

Foram todos movimentos bastante agressivos contra o ex-presidente, reduzindo ainda mais as esperanças de que Lula saia rapidamente da prisão e possa se candidatar.

***

No Globo

Fachin diz que analisará pedido de Lula sobre elegibilidade antes de julgar liberdade

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), informou ao plenário da corte que o pedido de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva só poderá ser julgado após ele analisar um recurso apresentado pela defesa sobre a elegibilidade.

Na quinta (28), Fachin liberou para julgamento em plenário o pedido de liberdade de Lula. Depois, a defesa entrou com embargos de declaração pedindo para o ministro retirar do processo a questão sobre sua inelegibilidade e não levar o caso a julgamento até que isso fosse feito. (…)

Na prática, se o plenário do Supremo Tribunal Federal decidir que Lula está inelegível, o ex-presidente não terá outra instância para recorrer. (…)

Miguel do Rosário: Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.