Mais um petardo do professor!
***
CIRO GOMES E A LAVA JATO: UMA DÚVIDA ESSENCIAL
Por Wanderley Guilherme dos Santos, no blog Segunda Opinião
26 de junho de 2018
Sempre que perguntado se é a favor da Lava Jato o pré-candidato Ciro Gomes responde com um peremptório “sim”. Nem a pergunta nem a resposta são sérias. Os entrevistadores cumprem um protocolo sem precisar o objeto da pergunta, mas a resposta do pré-candidato merece escrutínio. Em seus inícios, a Lava Jato indicava, para uns, sério e inédito combate à corrupção “sistêmica”; para outros, armadilha jurídica para destroçar o PT e seu líder máximo, Lula.
Fosse lá o que fosse hoje não é, exclusivamente, nem uma nem outra coisa, exceto para ingênuos ou distraídos entrevistados. Ciro Gomes também não é ingênuo ou distraído.
Único dos candidatos a discutir claramente parte de um programa de governo, Ciro expõe de modo consistente o que considera a principal agenda dos problemas brasileiros, dá sua explicação para a origem deles e costuma descreve-los quantitativamente, quando possível, o estado em que se encontram, e as medidas que tomará como presidente. Não se encontram contradições entre as entrevistas e palestras vindas a público.
O eixo das propostas é, naturalmente, a economia, mas conviria ser igualmente articulado sobre temas como saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, ciência e tecnologia e, neste, o impacto da automação em países como o Brasil, faminto por empregos de modestos requisitos especiais. Com a franqueza que advoga e debate, seu peremptório “sim” à Lava Jato é inaceitável sem maiores explicações.
À parte os notórios benefícios das investigações sobre corrupção e corruptores, de há muito a Lava Jato tornou-se algo muito mais complexo do ponto de vista judicial, político e constitucional. Se a acusação de perseguição ao PT deixou de ser exclusiva, apesar dos notórios esforços de Curitiba, para assim mantê-la enquanto foi possível, decisões sobre instâncias de julgamento de políticos do PSDB não têm sido isonômicas em relação aos políticos do PT e de outros partidos.
Os vazamentos seletivos durante a fase mais intensa da exposição dos então apenas alegados crimes dos políticos petistas, que desapareceram depois que as investigações incluíram outras legendas e personagens, a escuta ilegal da conversa telefônica entre Dilma e Lula e sua divulgação, a condução coercitiva de Lula, abortada em seu objetivo de transporta-lo secretamente a Curitiba, as prisões preventivas e relatos críveis de que sejam usadas como eficaz tortura, e não cabe considerar o termo excessivo, o espetáculo de péssimo gosto e educação do evangélico Deltan Dallagnol e seu powerpoint, fundado, segundo confessou, em “convicção”, são algumas das peripécias que fazem parte integral da “Lava Jato”. O pré-candidato Ciro Gomes é favorável a isto?
Bem entendido, cidadão de posse de todos os direitos civis e políticos assegurados por nossa Constituição, Ciro Gomes tem absoluta autonomia para decidir o que apoiar ou combater. Mas, como pré-candidato à Presidência do Brasil, uma resposta automática ou meramente protocolar a pergunta de tantas implicações ofende a todos aqueles cidadãos de bem, intolerantes da corrupção, mas do mesmo modo intolerantes a concepções preconceituosas e corrompidas do exercício do poder, seja judiciário, econômico ou político. Há dúvidas sobre o que pensa Ciro Gomes em matéria de arbitrariedades pessoais.
Rita Andreata
29/06/2018 - 21h20
Todas as pesquisas apontam o Lula como o preferido do povo. Por que renunciar a sua candidatura. Eleição sem lula é farsa.
Fabio
27/06/2018 - 11h41
Ciro Gomes, alma tucana.
Gabriel Soares
28/06/2018 - 00h13
Alma tucana valente defender o Lula do mensalão teve pagamento ficou sem legenda em 2010 defender Dilma do golpe ajudou Ceará foi único estado que deu os votos necessários tá recebendo o pagamento ataque convarde que nem a folha e a veja faz a 247 ataca o Ciro Gomes dia e noite com Rui Costa Pimenta ? este que não foi nada até hoje
Alan Cepile
27/06/2018 - 11h13
Essa pergunta é do Wanderley mesmo? Ou é do Leonardo Attuch ex-Veja???
humm….
Dio
27/06/2018 - 13h20
A pergunta é ou não pertinente?
Alan Cepile
28/06/2018 - 13h27
É pertinente quando feita a todos os candidatos, quando é feita só pra um soa como uma acusação, e se é uma acusação (como parece) então é dever do BOM jornalismo denunciar, e não fazer suposições para confundir o eleitorado.
Marcelo Abb
27/06/2018 - 08h43
Pessoal,
O Ciro está tentando fazer um movimento inteligente e histórico, buscando a unificação do país.
Ao criticar o Lula (críticas merecidas, diga-se de passagem), ele dialoga com o eleitorado e os partidos de direita, alienados, golpistas, chame do que quiser.
Ao defender o Lula, ele dialoga com o PT e com os demais partidos de esquerda, reconhecendo o Lula como um grande brasileiro, uma figura de importância política ímpar, que cometeu muitos acertos e erros também.
Ao criticar a lava jato, ele fala que leu a sentença do Lula e a achou injusta. Pergunto: quantos petistas que aqui vociferam #LULALIVRE de fato leram a sentença? Ao criticar a sentença, Ciro claramente se posiciona a favor do Lula e do PT, dialogando com o eleitorado de esquerda.
Ao responder “sim” para o questionamento sobre ele ser a favor da lava jato, Ciro dialoga com o eleitorado alienado de direita, que criaria ojeriza a um candidato que se posicionasse contra a lava jato. Convenhamos, o simbolismo da lava jato não é ruim. O combate à corrupção é fundamental no país. O problema é que esta operação é parcial e claramente buscou condenar apenas um lado da história, e, em muitos casos, utilizando de métodos juridicamente questionáveis.
Ao ser contra o golpe, Ciro se coloca categoricamente no campo progressista. Basicamente hoje temos dois partidos no país, os que são a favor do golpe e os que são contra. Ciro é um dos que é contra. Qual candidato “de direita” teria coragem para se posicionar desta forma?
Mesmo sendo contra o golpe, Ciro critica duramente a política econômica de Dilma Rousseff, que, diga-se de passagem, FOI ESTRITAMENTE LIBERAL.
Alguém aqui já leu o livro Valsa Brasileira, de Laura Carvalho?
Recomendo fortemente a leitura. Mesmo sendo de esquerda e coordenadora do programa econômico do PSOL, Laura critica duramente a política de Dilma, reduzindo drasticamente investimentos públicos, praticando desonerações enormes para o empresariado (o chamado bolsa-empresário), dentre outras decisões equivocadas que levaram o país à crise atual.
Algum esquerdista esclarecido foi a favor desta política?
Eu não, nem Ciro Gomes.
Na minha opinião, o Ciro Gomes está tentando, muito corretamente, pacificar o país. Ele está trilhando o caminho mais difícil, mas mais honrado.
Seria muito mais fácil para ele assumir um discurso super esquerdista para cativar de vez o PT e o eleitor de Lula, facilitando a união com os petistas e fatalmente ganhando as eleições no primeiro turno até.
Mas Ciro trilha o caminho mais correto e corajoso, ele quer unificar e pacificar o país.
É arriscado, mas muito corajoso e louvável.
Espero que os petistas enxerguem isso enquanto há tempo.
Patrice L
28/06/2018 - 03h09
Pela descrição, não é um candidato. É um canivete suíço. Conserta tudo. Concerta tudo. Não sei em que muquifo foram parar suas declarações desagregadoras e inconfiáveis. Do Lula, como que a justificar a perseguição lavajateira, já sugeriu dinheiros inexplicáveis. Da Dilma, de quem se diferenciar, já respondeu com misoginia ao golpe misógino: com ele, machão, o Cunha não se meteria a besta. Ao PT, a quem “gentilmente” solicita-se renunciar ao Lula para apoiá-lo, ele Ciro, a culpa pelo estupro que sofreu por parte dos golpistas. Poderia também remeter a março de 2015 quando, na sequência de justa manifestação do Cid contra o Cunha, os irmãos Gomes passam a cobrar, de maneira politicamente absurda, da recém reeleita Dilma o desembarque do PMDB, Como se fosse possível uma tal coisa desestabilizadora àquela altura. Não só o candidato, o Ciro não é sequer um aliado confiável. Palmas para o tanto que já apoiou, mas a sua fatura é alta e inconveniente demais. Hegemonia é algo que se pode questionar, sim. Mas isso tem limites. E é falta de noção entender que cabe ao rabo abanar o cachorro. Ainda mais quando o cachorro demonstra ser, de longe, mais querido do que o rabo. E, finalmente, segue sendo imperdoável o Ciro, por aproveitamento político, não se opor de maneira muito clara ao lavajatismo autoritário e manipulador que não só prende o Lula, mas também destrói todo um país!
Moésio Pereira
28/06/2018 - 18h24
Alguém acredita de verdade que a direita quer unificar e pacificar o país? Fala sério! Lula é um grande conciliador e está preso.
Max
27/06/2018 - 08h28
Será que só o PT tem direito a estratégia eleitoral, ou melhor, contradição eleitoral ?
Ciro já não está anunciando, antes, enfrentamentos suficientes que nem mesmo o PT, no auge da popularidade, teve coragem de fazer?
Vide carta aos Brasileiros, sugerido por Emilio Odebrecht. Segundo ele mesmo.
Qual a contrapartida do PT para que outros façam esse enfrentamento por e para o PT?
Não vi essa mobilização quando o alvo foi o José Dirceu, o Genoino etc.
Para mim é tanto estratégia eleitoral quanto a do Ciro de não se expor contra a Lava Jato.
Hoje o governador do Ceará é do PT e o prefeito de Sobral do PT.
Me parece, daqui do Rio de Janeiro, uma coesão política num projeto de governo e não de hegemonia partidária.
Aqui o PT se aliou ao Sergio Cabral. Pode isso ? Quais os valores dessa “parceria” ? Quem foi desprestigiado em favor do Cabral ? Foi inocência do PT ? O PSOL já havia o denunciado muitas vezes ANTES do primeiro governo.
Querem falar de nacionalismo e ser de esquerda … Expliquem isso aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=yNYIAuVMKh0&feature=youtu.be
Acho que o PT tem muito a explicar antes de cobrar determinados valores dos outros.
Régis
27/06/2018 - 12h59
Você entendeu bem como funciona a lava jato. É tudo culpa do PT.
Me desculpe mas defender a lava jato ou fazer vistas grossas a ela é tudo o que a direita quer. Pergunte ao Randolfe e à Fadinha Silva
Régis
27/06/2018 - 13h03
Só um detalhe. Aqui é Régis Fernandes (regisfg – quem deu a resposta acima)
Ajsbuarque@ig.com
27/06/2018 - 08h17
Ciro Gomes perdeu o fio da História!
Suas pretensões eleitorais ruíram devido à sua soberba ao não defender com a mesma veemência que lhe é característica o Direito de Lula ser candidato!
Lamentamos!
Donizete de Aguida
26/06/2018 - 21h29
Ciro só está dando uma de Miguel e será o futuro Presidente, mesmo que alguns não queiram!
Gabriel Soares
26/06/2018 - 21h13
Pra livra a quadrilha do psdb pode ter certeza a quadrilha do pt e Mdb vai ficar todos livres
Gabriel Soares
26/06/2018 - 20h52
O Ciro Gomes não vai mudar de opinião por causa do poder ele tá certo sempre a lava jato tem de fazer seu trabalho não é pouco os milhões Eduardo Cunha e Sérgio Cabral tem devolvido ou vocês acha que Palocci é inocente ? vocês petistas são muita cara de pau se Lula for inocente José Dirceu Temer Eduardo Cunha e Cabral também é
Leandro_O
26/06/2018 - 20h47
Que bobagem. Até se o Ciro respondesse os fundamentalistas não iriam arredar.
Dio
26/06/2018 - 22h21
Bobagem?
Acha que ciro só deveria responder para os fundamentalistas arredarem?
Você não se interessa em saber?
Régis
26/06/2018 - 20h32
Número de interrupções de Manuela D’ Ávila no Roda Viva: 62
Número de interrupções de Ciro Gomes no Roda Viva: 8
Estão vendo como funciona o sistema para garantir o golpe entreguista? Qual desses dois candidatos é um legítimo nacionalista progressista? Qual deles é um verdadeiro embuste?
Para entender o que está sendo maquinado nestas eleições, observem o comportamento da imprensa golpista, do PIG, em relação ao tratamento dado aos candidatos.
É impossível não notar a diferença.
Marcelo Abb
27/06/2018 - 09h31
Que conclusão nada a ver.
Manuela foi interrompida por que é mulher, de um partido COMUNISTA e, convenhamos, muito menos preparada do que o Ciro Gomes, principalmente em relação a temas importantes, como economia, por exemplo.
A esquerda está tão perdida que até em um episódio de machismo, com o que sofreu a Manu, invoca um suposto esquema golpista de Ciro Gomes para com a imprensa para se promover.
Vocês ao menos assistiram o Roda Viva do Ciro?
Não consigo entender como que alguém tem coragem de chamar de golpista e direitista um cara que:
– Chama o impeachment de golpe;
– Fala abertamente que vai recomprar os campos de petróleo vendidos depois do golpe;
– Condena a política absurda de preços da petrobras;
– Responde a mais de 80 processos por chamar ladrões de ladrões (Cunha, Temer, Collor, etc);
– Fala que irá fazer uma reforma tributária progressiva (coisa que o PT NUNCA FEZ), reduzindo impostos sobre consumo (o mais regressivo e injusto dos impostos), taxando heranças de ricos, cobrando impostos de lucros e dividendos, diminuindo impostos dos mais pobres e de quem produz, etc. Engraçado que quando o PSOL apresenta EXATAMENTE a mesma proposta com o Boulos, nenhum petista fala nada né? Ninguém o chama de direitista ou de golpista;
– Pretende fazer uma reforma da previdência justa, respeitando as desigualdades do país, respeitando os direitos adquiridos, mas diminuindo privilégios do setor público, como os dos políticos, juízes, promotores, militares, etc;
– Fez uma revolução na educação do Ceará, fazendo de Sobral, uma cidade pobre do interior do Ceará, tenha a maior nota do IDEB do ensino fundamental. Além disto, diversos outros números impressionam: 77 das 100 melhores escolas públicas do país estão no Ceará, 40% dos aprovados no ITA são Cearenses, etc. O modelo de Sobral é estudado por diversos outros governantes país afora;
– Tornou o Ceará um estado saudável financeiramente, sendo hoje o estado mais líquido e com melhor saúde financeira do brasil, tudo isto sem arrocho e sem redução de investimentos;
– Fala abertamente que não privatizará a petrobras, banco do brasil, caixa, eletrobras, embraer e nenhuma outra empresa pública importante, respeitando e valorizando as questões estratégicas e geopolíticas sob as quais estamos submetidos;
– Fala em combater a farra dos juros dos bancos e o rentismo, que é um modelo que só privilegia quem está no topo da pirâmide. Muito bom lembrar que no governo do PT quem mais ganhou foram os bancos. Disto ninguém fala;
– Combate abertamente o fascismo, independentemente do país e de qual liderança esteja ele atrelada. De bolsonaro a Trump, Ciro Gomes condena veementemente;
– Nunca aceitou receber, com trinta e poucos anos, as três aposentadorias que teria direito. Ex-prefeito, ex-governador e ex-deputado, se não me engano. Em valores de hoje seria mais de 80 mil reais;
– Nunca aceitou morar no palácio, quando foi governador do Ceará;
– Nunca respondeu a nenhum processo e nenhum inquérito, nem para ser absolvido, por improbidades administrativas, dano ao erário, corrupção, etc;
– Quando prefeito e governador, praticamente metade do seu secretariado era composto por mulheres, quando o feminismo ainda não era moda;
– Fala abertamente que é favorável à legalização da maconha, apesar de entender que este é um tema polêmico, pois envolve religião, preconceitos, etc. Pretende abrir um debate e utilizar a experiência internacional. Ciro é muito simpático à saída encontrada por Portugal para o tema, descriminalizando pequenas quantidades de droga e tratando os casos como de saúde pública;
– É contra a revogação do estatuto do desarmamento;
– É favorável à investimentos em inteligência na polícia e na segurança pública, pois entende que o grande crime organizado não será combatido com mais força bélica;
– É contrário à “autonomia do banco central”, pois entende que este deve buscar a menor inflação no menor desemprego;
– Fala abertamente que o ajuste fiscal não é um fim em si mesmo, como dizem as lideranças de direita. O ajuste é um meio, para se investir nas questões importantes à população, como saúde e educação;
– É contra a reforma trabalhista e se expõe na mídia ao ponto de dizer que revogará esta “selvageria” (palavras dele);
– Fala que revogará a PEC do teto dos gastos, falando que isto é um crime à população;
– É a favor de uma reforma política, que crie um mecanismo de RECALL, onde de tempos em tempos o povo poderá tirar um candidato eleito, caso o mesmo cometa estelionato eleitoral;
Como a esquerda tem coragem de chamar um cara desse de golpista e direitista?
Se ele for golpista, depois de assumir ele fará um “RÁ!!!!”, “PEGADINHA DO MALANDRO!!!”, “VOU PRIVATIZAR TUDO E VENDER O PAÍS, SEUS OTÁRIOS!”?
É isso que vocês pensam mesmo?
Ou vocês só estão com a birra infantil de que “O Ciro falou mal do Lula”, não vou votar nele.
É realmente só isso que importa para vocês?
Se o cara falou mal ou não do Lula? É isto que balizará o voto de vocês?
Pessoal, deixemos a ignorância para os bolsominions. Nós temos o dever moral de combater o golpe com INTELIGÊNCIA! Vamos pensar um pouco e utilizar de CRITÉRIOS para balizar o nosso voto, deixando paixões e ódios de lado. Esqueçamos as mídias golpistas, sejam elas a Globo ou o Brasil 247, e PENSEMOS COM CRITÉRIO! BOM SENSO!
O Brasil é maior do que o PT e do que o Lula!
Pensem nisso!
GERALDO GALVÃO
28/06/2018 - 12h39
O problema não é falar mal do Lula. É o que falou do Lula. Numa recente entrevista ao Paulo Henrique Amorim, o Ciro afirmou que: “Lula tem a moral frouxa”; “Lula botou os caras pra roubar”; “Lula entregou Furnas para o Eduardo Cunha”; Lula não tem escrúpulo”; “Havia prova robusta (AP470) contra o Zé Dirceu”. É só conferir no blog http://www.confersaafiada.com.br. Até recentemente eu admitia a possibilidade de votar no Ciro se o Lula/PT pedisse. Hoje não voto nem que ele implore.
Antonio Passos
26/06/2018 - 20h08
Excelente pergunta do mestre. Eu acho que Ciro, em sua justa pretensão de ser presidente, subiu no muro na hora errada. Simplesmente porque o muro que ele subiu é algo como o “muro de Berlim” brasileiro. Erguido para separar o povo da dignidade, da civilização.
Dio
26/06/2018 - 20h05
Quando wanderley decidir questionar ciro tb sobre a midia…
Vai ter muito pano…
stalingrado Lula da Silva
26/06/2018 - 19h16
#HaddadNoGovernoLulaNoPoder.
Ciro? Tô fora.
Régis
26/06/2018 - 19h15
Ciro Gomes querendo agradar gregos e troianos (esquerda e direita) faz contorcionismo nas palavras para agradar ambos os lados. Ou seja, não é candidato a ser levado a sério, é dúbio o tempo inteiro.
Quanto a Lava Jato, que treinou e financiou 50 membros do judiciário (juízes e promotores) e depois soltou os para desmontar toda nossas empresas nacionais de engenharia, petrolífera, de construção civil e desta forma gerando uma crise sistêmica sem precedentes; é sem dúvida uma operação Cavalo de Tróia.
Benoit
27/06/2018 - 07h55
Na política voce não tem como não fazer compromissos. O Lula fez compromissos, a Dilma fez compromissos e o Ciro também fez e vai fazer. Talvez seja mesmo mais aconselhável manter uma certa ambiguidade no momento. Apesar disso em certos momentos o Ciro falou contra o tratamento dado ao Lula.
Wilton Santos
26/06/2018 - 19h12
Se o Ciro seguisse o exemplo da Manuela e do Boulos e apontasse as arbitrariedades da Lava Jato contra o Lula com certeza facilitaria a obtenção do apoio dos dirigentes e militantes do PT para a sua candidatura.
Aliança Nacional Libertadora
26/06/2018 - 19h04
A biruta tá girando…..já imaginou “se por um acaso” o Lula ganha?