Achei a íntegra da última pesquisa XP/Ipespe, com entrevistas feitas até o dia 20 de junho. A XP vem fazendo levantamentos semanais das intenções de voto e outros fatores ligados à opinião pública.
Sugiro aos internautas que não leiam as pesquisas com emoção. Elas apenas retratam momentos passageiros, tendências. A gente precisa vê-las apenas como um elemento, em meio a vários outros, para nos ajudar a fazer análises e especulações. Não vale se empolgar ou ficar triste com apenas uma pesquisa ou outra.
Vamos começar pelas boas notícias para o campo progressista.
Essa é a mesma pesquisa pela qual quase fui crucificado por publicá-la, porque havia cenários de segundo turno que mostravam Bolsonaro à frente de Lula. Bem, o jogo virou. Provavelmente o próprio instituto verificou que precisava fazer ajustes internos. Lula agora está bem à frente de Bolsonaro no segundo turno, em linha com outras pesquisas: 41% X 33%.
Essa vantagem de 8 pontos, todavia, não me parece muito animadora, porque o petista tem algumas dificuldades a serem enfrentadas: seu eleitorado é mais pobre e morador de áreas distantes das zonas de votação, e portanto muito mais sujeito a abstenção; a rejeição de Lula está muito alta no Sudeste e no Sul e nas classes médias, o que vai empurrar indecisos para Bolsonaro; o ex-presidente está preso, o que cria uma série de embaraços à campanha.
No primeiro turno, a XP fez quatro cenários: (1) sem nenhum candidato do PT, (2) com Haddad, (3) com Lula, e (4) com Haddad identificado como “candidato do Lula”.
Não houve mudança relevante no percentual de nenhum candidato. No cenário com Lula, o petista lidera com 28%, contra 19% de Bolsonaro. Marina Silva e Geraldo Alckmin pontuam 10% e 7%. Ciro Gomes tem desempenho medíocre, de 5%, em linha com o percentual que o pedetista pontua em outros institutos quando há presença de Lula, que absorve ainda a maior parte dos votos da esquerda.
No cenário sem Lula, tudo muda, naturalmente. Todos os candidatos crescem um pouco, mas alguns crescem mais que outros. O principal herdeiro dos votos lulistas, no cenário 2, com Haddad, é Ciro Gomes, que dobra sua pontuação, para 10%, embora ainda 4 pontos atrás de Marina Silva, que tem 14%. Haddad tem 3% neste cenário.
No cenário 4, em que Haddad é apresentado como “candidato de Lula”, o petista herda 41% dos votos do ex-presidente e salta para 12% das intenções de voto, empatado com Marina Silva (11%) e 4 pontos à frente de Ciro Gomes, com 8%.
Estes 12% de Haddad, todavia, não me parecem tão promissores assim. Mesmo apresentado tão explicitamente ao eleitor como o homem de Lula (e não haverá essa sugestão na urna), o petista se mantém empatado com Marina, correndo o risco de não ir ao segundo turno.
Se Ciro Gomes fosse apresentado como “o candidato de Lula”, e recebesse os mesmos 41% dos votos de Lula que foram para Haddad (equivalentes a 11 pontos), ele poderia chegar a 19% e empatar com Bolsonaro, que tem exatamente 19 pontos percentuais.
Haddad perde para Geraldo Alckmin no segundo turno. Não foi feito cenário de segundo turno entre Haddad e Bolsonaro.
Ciro Gomes empata com os dois candidatos mais fortes da direita: Geraldo 32% a 30% Ciro; e Bolsonaro 33% X 32% Ciro.
31% do eleitorado acredita que Bolsonaro será o vencedor das eleições presidenciais.
É um dado preocupante porque projeta fortes dores de cabeça para o novo governo. Seja ele qual for, terá de lidar com milhões de bolsominions ressentidos com a derrota e sem disposição democrática para aceitá-la tranquilamente.
Neste sentido, seria muito importante que a vitória sobre Bolsonaro no segundo turno fosse demolidora!
A pesquisa XP traz ainda alguns gráficos interessantes para se analisar o perfil ideológico dos eleitorados dos principais candidatos.
O eleitor de Bolsonaro, como era de se esperar, é profundamente conservador, e anseia por soluções autoritárias. Uma maioria de 63% apoia uma intervenção militar, o que é uma crença perigosa, considerando-se que Bolsonaro já disse, numa ocasião, que sua primeira atitude como governante seria dar um golpe militar no país.
O eleitor de Ciro Gomes é o mais avesso a uma intervenção militar: quase 70% são contra.
Outros gráficos interessantes mostram que, dentre os candidatos com mais pontuação, o de Ciro Gomes é, de longe, o mais progressista e liberal em temas polêmicos como “legalização da maconha”, “aborto”, “casamento gay”, “pena de morte”.
Exemplo: 40% do eleitorado de Ciro Gomes é a favor da legalização da maconha. Nesse quesito, o eleitorado de Lula é tão conservador quanto a média nacional, onde apenas 18% são favoráveis à legalização da maconha.
Este é um tema que mostra o profundo conservadorismo brasileiro: nos EUA de hoje, por exemplo, 61% dos americanos são favoráveis à legalização da maconha, segundo pesquisa feita pelo conceituado instituto Pew em janeiro deste ano.
O eleitorado de Lula é particularmente sensível ao tema “privatização”: 83% são contra, e apenas 10% a favor. O eleitorado de Ciro é mais liberal nesse tema também, embora a maioria esmagadora seja contra: 63% contra, 25% a favor. Bolsonaro é o único candidato cujo eleitorado é majoritariamente a favor de privatizações.
Os gráficos completos estão ao final do post, ou neste link.
JULIO CEZAR DE OLIVEIRA
27/06/2018 - 12h59
construiu masi casa pros pobres do que os outros todos juntos,colocou os pobres na faculdade,fez pobre andar de avião,levou agua pro nordeste,acabou com a fome no brasil,74% de aprovação até hoje.
Álvaro
27/06/2018 - 05h47
Esse debate é inútil. Quem decide é o Lula, dono dos votos. Todo o resto vem de reboque
Reginaldo Gomes
26/06/2018 - 21h36
Presidente Lula é o maior fenômeno entre as crianças.
O refrão original da música grande sucesso da Rainha dos baixinhos era mais ou menos assim:
“Ilarilarilariê (ô, ô, ô)
Ilarilarilariê (ô, ô, ô)
Ilarilarilariê (ô, ô, ô)
É a turma do LULA que vai dando o seu alô”
Régis
26/06/2018 - 19h27
Haddad sendo do PT e recebendo apoio de Lula, é uma boa opção para o campo progressista e nacionalista, assim como Manuela e Boulos.
O que não pode acontecer é essa arapuca armada pela direita que se chama Ciro, se apresentando como única opção viável da esquerda progressista. Não da pra engolir isso, seu partido é igualmente dúbio, se diz trabalhista e nacionalista e age de outra forma.
Não esqueçamos o que aconteceu no Equador, onde o candidato apoiado pelo presidente progressista, ao vencer e assumir o poder, virou a casaca. O engodo aqui no Brasil se chama Ciro Gomes.
Alan Cepile
26/06/2018 - 15h07
Haddad? Aquele que já foi acusado de traíra pelos super esquerdistas do Duplo Expresso e do 247??
Aquele que disse que não houve golpe? Apenas uma “ruptura da democracia”????
Aquele que não é unanimidade nem dentro do próprio partido??
Aquele que sai pra jantar com golpista? (Ele pode, Ciro não!!!)….
Agora petistas, me digam, com essa bagunça toda, inclusive interna, qual o partido que vai querer fazer aliança com o PT???
O PT precisa descer do salto e apoiar alguém, e logo! A não ser que pro partido esteja tudo bem dar a presidência pra direita…
Jandui Tupinambás
26/06/2018 - 13h07
E o Miguel cai (de propósito, pelo jeitão) nas arapucas da direita que sonha que Haddad seja o indicado por Lula.
Bobinhos….
Nosso candidato já está escolhido. Dia 15 vcs terão uma supresa.
E o melhor de tudo: Ciro será obrigado a apoiá-lo no segundo turno. Se houver segundo turno!
Sandro
26/06/2018 - 18h03
Eu voto nulo mas nao apoio mais o PT, depois desse jogo sujo da militancia contra Ciro, o PT pra mim virou coisa do passado. Nao só pra mim como para muitos amigos e familiares de esquerda. Baixaria braba vcs estão fazendo com o Ciro!
Lucas Franca
26/06/2018 - 12h04
O Haddad realmente eh um otimo nome. O problema eh que os otimos nomes do PT sabem que Ciro eh a melhor opcao. Soh a turminha extremista (que hoje manda no partido) nao entendeu isso.
O PT eh como um jumento empacado na linha do trem!… prefere morrer do que sair do lugar.
Sandro
26/06/2018 - 18h04
Medo de um governo mais progessista, que seja tão bom ou melhor que o do PT, fazendo com que sua hegemonia vá para o brejo.
PT não pensa mais no país, e sim na sua manutenção no poder. O Brasil ficou em segundo plano.
Ajsbuarque@ig.com
26/06/2018 - 09h36
Ciro Gomes que faça sua campanha eleitoral sem apoio de Lula!
Se conseguir chegar no segundo turno… que venha pedir apoio a Lula!
Caso contrário, Boa sorte!
CezarRM
26/06/2018 - 10h22
Pelo que tenho acompanhado, Ciro e o PDT já tem plena consciência disso. Há, porém, gente como o Capelli do PCdoB que ainda tem esperanças nessa união.
Benoit
26/06/2018 - 08h13
O resultado mais geral da pesquisa, de um ponto de vista da esquerda, é que a situação da esquerda não parece muito confortável. O principal candidato da direita tem um desempenho bom e junto com os votos dos outros candidatos conservadores, junto com o potencial eleitoral das regiões mais conservadoras do país e dos eleitores mais conservadores ele poderia vir claramente a ganhar as eleições. As eleições não são fáceis para a esquerda e ainda menos para uma esquerda dividida. Seria a hora de parar para refletir calmamente na situação para ver como agir da melhor forma possível. O que se vê é que a simples menção do nome “Lula” provoca reações emocionais que incapacitam o pensamento.
José Germano
26/06/2018 - 08h28
Mas quem colocou na cabecinha de vocês que o PDT e o Ciro é de esquerda ? Façam-me o favor! Vão brincar de pulha lá na pqp los otros! Vocês subestimam a ” massa ignara ” que dá de lavada! O irritante é ainda falarem que os petistas são intriguemos… Uma vez por todas: Ciro e o PDT não são de esquerda nem de centro esquerda mas sim de direita e ninguém quer saber de Ciro na esquerda, esse desaforado. Se precisar eu desenho. Chega de insistente tentativa de enganação. Sejam felizes com o Ciro.
Lula inocente! Lula livre! Lula presidente! Vice Amorim.
Lucas Franca
26/06/2018 - 11h58
Ciro quer Taxar Lucros e Dividendos, quer nacionalizar as reservas de petroleo, diminuir o pagmento de juros para os bancos… agora, voce pode me explicar como isso eh ser direita?.. sou todo ouvidos…
Se Ciro eh de direita o Lula eh mais direita que o bolsonaro.
Jandui Tupinambás
26/06/2018 - 13h56
1.quer nacionalizar as reservas de petroleo,
Que fique claro, Ciro não vai expropriar as reserva de petróleo. De acordo com ele mesmo na excelente entrevista (excelente pois mostrou a que ele veio) à Americans Quartely, ele não fala em expropriação e sim, somente reestatização com a devida compensação
“shall be expropriated – with due compensation.” – palavras dele.
2. diminuir o pagmento de juros para os bancos
Isso não é ser de direita ou esquerda. Nem nos países mais a direita no primeiro mundo temos juros tão indecentes.
3. E sobre seu plano de previdência:
conforme ele mesmo também na ótima entrevista supra-citada, seu plano é uma cópia do plano de Temer.
4. E sobre a Lava-jato?
conforme ele mesmo também na ótima entrevista supra-citada, apoio total!!!!
Acho que não precisa dizer que a Lava-jato é uma das operações mundiais mais fascistas do planeta, né?
5. E aí vem o melhor:
na mesma entrevista supra-citada, ele diz que o Brasil não tem espaço para a esquerda e sim, para a centro-esquerda!
É aí que Ciro entra em contradições irresolvíveis!!
Ciro é um ferrenho crítico do governo Lula, que, convenhamos não foi de esquerda e sim, de centro-esquerda. E foi por isso que a Americans Quartely pergunta:
You have been publicly critical of Lula. Why? What specifically did he do wrong?
E a resposta dele é triste:
‘Lula had made some serious mistakes throughout his life. For example, the PT, under Lula’s direction, was against the Constituent Assembly. And today the PT is against all changes to our Constitution. That is, he is defending a constitution that he refused to sign. We stabilized the currency after 20 years of excessive inflation, and the PT were against it.’
Uau!!!! Não disse nada em relação aos feitos (ou aos mal-feitos) de Lula e Dilma. É claro que não. Como um governo de centro-esquerda não concordaria com o governo Lula genuinamente de centro-esquerda??
Lucas, já que é todo ouvidos, queria que me ouvisse:
Resta ao Ciro apoiar o candidato de esquerda que irá para o segundo turno. E este candidato não vai para o segundo turno sem o apoio do PT – nem que a vaca tussa!
Lucas Franca
26/06/2018 - 18h36
You just forgot to mention about taxing profits and dividends, which it has nothing to do with lower payments of interest rates for the big banks, Is that a right wing cause?
Yes, he has been critical of Lula when and if there’s a good reason to do so. Why should he has highlighted the greatest achievements of Lula if Lula isn’t supporting him??
Say whatever you want… Ciro Gomes is right, again! Brasil doesn’t need a extreme leftist government.
José Germano
26/06/2018 - 15h31
Você acredita em papai Noel ? Almoço grátis ? Promessa de campanha biruta de aeroporto ? Vai prometer chover no sertão mas eu não vou acreditar é preclaro. Amigo, 65aKm rodado. O momento é de estado de exceção, de golpe na democracia. O caminho é outro, muito outro. Não vai ter arrego nem no segundo turno. Comigo não. Você vote em quem quiser.
Lula inocente! Lula livre! Lula presidente!
Sandro
26/06/2018 - 18h06
Realmente, o PT que é de esquerda!
Marcelo Abb
26/06/2018 - 08h04
Eu gostaria de ver uma pesquisa que incluísse o cenário de Ciro Gomes indicado por Lula.
Duvido que algum instituto faça isso, pois Ciro Gomes subirá de forma assustadora.
Marcelo Abb
26/06/2018 - 08h03
Existe uma variável que as pesquisas não ponderam…
Ciro Gomes atrai um tipo de eleitor que não votaria no PT de jeito nenhum.
É o eleitor que não vota em bolsonaro, que está desiludido com o PSDB, que talvez até tenha apoiado o golpe, mas enxerga em Ciro a experiência necessária ao atual momento, além do melhor discurso.
Este eleitor, de uma maneira geral, tem ojeriza ao PT. Eu mesmo conheço inúmeras pessoas assim. Que vão votar no Ciro, mas que não votariam no PT sob nenhuma hipótese.
Ou seja, com o apoio do PT, ainda que informal, o Ciro é muito mais competitivo do que o Haddad, pois a sua rejeição é muito menor e a sua capacidade de atrair votos diversos é muito superior também.
Haddad não ganha uma eleição para presidente. De jeito nenhum. Anotem o que eu estou falando.
Espero que o PT não cometa este CRIME.
Cezar R M
26/06/2018 - 08h43
Sua análise é completamente equivocada. Votei no PT em 2002,2006,2010 e 2014, agora voto Ciro. Frequento as páginas de apoio ao Ciro e, na sua maioria, são de pessoas que tem votado no PT mais de uma vez, no mínimo. Essas mesmas páginas de apoio ao Ciro a todo momento fazem postagens críticas a lava-jato e as injustiças cometidas contra Lula, Gleisi etc. Ademais, a chapa dos sonhos para a grande maioria dos “ciristas” é Ciro e Hadadd. O Ciro traduz muito bem o eleitor que tem consciência do que é a social democracia e sabe que o PT fez bons governos de centro-esquerda.
José Germano
26/06/2018 - 15h38
Social democracia no Brasil… a de FHC… tô fora rapaz!
Cezar R M
26/06/2018 - 08h46
E antes que você retruque com algum adjetivo incabido, sugiro que você procure no Facebook as páginas Time Ciro Gomes, Ciro Mineiro, Ciro Sincero, entre outros e verá que estou dizendo a verdade.
Lucas
26/06/2018 - 12h13
Cezar, concordo com você, mas acho que o amigo aí acima não discorda. Ele não disse que o Ciro não é capaz de trazer os sociais-democratas. Ele disse que, ALÉM DELES, o Ciro consegue atrair quem tem essa ojeriza tola e midiática ao PT, ampliando as chances de vitória.
Quero-quero
26/06/2018 - 15h44
quéééééééééééé quéééééééééé
Ciro necrófilo… se finge de coveiro para fazer o morto… quééééééééé
quééééééééééééééé quééééééééééééé
Fernando Alves
26/06/2018 - 05h34
É isso aí, Haddad, tamo junto!
antipaneleiro
26/06/2018 - 00h29
Isso com Haddad. Então imaginem se o Lula indicar um(a) candidato(a) realmente competitivo(a)!
Quero-quero
26/06/2018 - 08h03
Lula livre!!! Lula presidente!!!
( Celso Amorim )
Aquele outro foi no acampamento Lula Livre… pois bem…
Enquanto todos e principalmente a Gleisi se esgaçavam de gritar Lula Livre! Lula Livre! ele não abria a boca e parecia não estar naquele mundo!!! Ele tem as suas qualidades mas não para estar ao lado do povo com casaquinho francês! quééééééééééé pode olhar o vídeo, é vero!
Cezar R M
26/06/2018 - 08h49
Apesar de votar no Ciro, o Hadadd é um nome que sempre levarei em consideração e poderei mudar meu voto caso seja ele o candidato. O problema é que gente do PCO, alguns militantes e articulistas do 247 estão doidos para queimar o cara.
Quero-quero
26/06/2018 - 15h47
O paneleiro se entregou sem querer. Ato falho. Não respondo onde não. kakakakakaka
Antonio Passos
25/06/2018 - 22h16
A esquerda está jogando um jogo de xadrez político. Mas no fundo parece tudo uma grande ilusão. A direita é dona do tabuleiro e das peças, faz o que quer. Talvez Ciro tenha percebido isto e, por esta razão, está acenando desesperadamente pra direita.
luis castro
25/06/2018 - 21h54
Impressionante como as pessoas, inclusive a ditas bem informadas,ainda caem no conto das pesquisas. Toda eleição acontece a mesma coisa os grandes institutos, como Datafolha, Ibope, que trabalham para grandes grupos de comunicação blefam e manipulam a vontade até a proximidade do pleito, quando então começa um sobe e desce de candidatos até para não perderem a credibilidade. Enquanto a eleição não chega, os grandes grupos econômicos pagam pesquisas de institutos tradicionais como Datafolha, Ibope, além de outros que surgem como praga do nada, para criar ambientes que favoreçam os candidatos de sua preferência, mas também o melhor do campo adversário para concorrer com o escolhido deles. Do lado da esquerda, apenas Lula representa certeza de vitória e quem sinaliza isso são os próprios golpistas quando tentam de todas as formas tirá-lo da disputa. Então, não dá para acreditar em pesquisa que simula um queda de Lula, pois se fosse verdadeira por que os golpistas não o soltam para derrotá-lo nas urnas. Agora qualquer candidato indicado por Lula, em caso de seu impedimento, terá maiores chances de chegar ao segundo turno e até vencer o pleito, qualquer outro sem o seu apoio vai perder para os votos nulos e brancos. A traíra da Marina tem seu eleitorado cativo próximo dos 20%, como provou nas duas últimas eleições para presidente, enquanto Ciro vai perder para ele mesmo, ou seja, para sua incontinência verbal.
.
Wilton Santos
25/06/2018 - 21h54
O Ciro está colhendo o que plantou. Ter agredido de forma gratuita e desleal o Lula e o PT vai inviabilizar a sua candidatura. Ter rifado o Lula para beneficiar sua candidatura pegou muito mal. O Ciro não devia ter dito que a prisão do Lula não é política, ele se portou como um verdadeiro canalha. Os eleitores do Lula se sentiram ofendidos com esse gesto. O Ciro poderia receber o apoio do Lula e do PT, mas ele descartou esse apoio que agora será dado ao Haddad.
Getulio Evangelista Neto
25/06/2018 - 21h35
Quando Haddad vai de 2 para 12% com simples menção de ser o candidato de Lula, possivelmente, durante a propaganda eleitoral ele ultrapassará Bolsonaro, cujos os números estão empacados há tempos dentro dos seus limites. Nenhum candidato do campo progressista irá para o segundo turno, sem o manifesto apoio de Lula.
Menestrel
25/06/2018 - 21h31
Lula continua subindo nas pesquisas. Quer dizer que a estratégia de manter a candidatura está certa.
Jorge
26/06/2018 - 12h31
Tá subindo igual rabo de cavalo…
Alan Cepile
27/06/2018 - 11h18
Não tá subindo não….
Aliança Nacional Libertadora
25/06/2018 - 20h49
Dando de migué….
Aliança Nacional Libertadora
25/06/2018 - 20h53
Índice de rejeição está estranho não? O todo preparado perde pro Bozo? 12% não é promissor mesmo….abaixo disso então é como disse medíocre…
Gabriel Soares
25/06/2018 - 21h52
É qualquer candidato do pt a justiça vai continuar mandando e será casado pela câmera ninguém quer o pt