Frente suprapartidária do Senado visitará Lula

Comissão de Constituição e Justiça aprova ida de parlamentares à PF em Curitiba para averiguar condições da prisão do ex-presidente. Proposta por Jorge Viana, diligência é autorizada por unanimidade

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou requerimento nesta quarta-feira, 13 de junho, para que uma comissão parlamentar suprapartidária vá a Curitiba verificar as condições da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede da Superintendência da Polícia Federal.

A proposta foi apresentada pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e aprovada por unanimidade. Ele foi procurado por colegas de outros partidos, preocupados com as condições da detenção de Lula, preso há mais de dois meses. “É uma oportunidade para checar como está o presidente Lula e as outras pessoas que estão presas na sede da PF em Curitiba”, disse.

“Estamos vivendo um período diferente, uma situação atípica no país”, comentou Viana. “Esta Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde sabatinamos os indicados que vão ocupar os tribunais superiores e onde discutimos o sistema judiciário brasileiro, é a instância competente para acompanhar o sistema penitenciário e averiguar as condições da prisão do presidente Lula”.

A comissão fará a visita nos próximos dias, sem ônus para os cofres públicos, como propôs Viana. “Cada um dos integrantes dessa comissão de diligência vai arcar com as suas próprias despesas”, explicou o senador. Ele disse que senadores de outros partidos, e o próprio presidente da CCJ, senador Édson Lobão (MDB-MA), querem integrar a comissão que fará a diligência à PF.

A comissão de diligência será formalizada nos próximos dias e vai entrar em contato com as autoridades responsáveis pela execução da pena imposta ao ex-presidente Lula, a fim de encaminhar os preparativos para a realização da visita. Busca-se evitar qualquer desentendimento ou situação de mal-estar. A ideia é fazer a diligência já na próxima semana.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.